Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025
Explore os principais dados e análises da Educação Básica do Brasil na 12ª edição do Anuário, produzido por Todos Pela Educação, Fundação Santillana e Editora Moderna.
É com entusiasmo que apresentamos a décima segunda edição do Anuário Brasileiro da Educação Básica. Em 2025, seguimos firmes no propósito de tornar os dados educacionais mais acessíveis e compreensíveis, como instrumento essencial para o fortalecimento das políticas públicas e a garantia do direito à aprendizagem de todos os estudantes.
Nesta edição, ampliamos nosso olhar: além da tradicional ênfase na Educação Básica pública, passamos a trazer, também, dados agregados das redes privadas e a junção das duas, a rede total. Com isso, buscamos oferecer um panorama ainda mais completo do cenário educacional brasileiro, sem perder o foco na equidade e na redução das desigualdades.
Estamos igualmente atentos aos desafios da transparência e da atualização das estatísticas educacionais no país. Por isso, seguimos em constante busca por bases oficiais que possam substituir indicadores desatualizados, garantindo a continuidade do monitoramento, sem abrir mão da confiabilidade das fontes.
Outro destaque desta edição é o acompanhamento do Indicador Criança Alfabetizada, que monitoramos pelo segundo ano consecutivo. Esse é um dos temas centrais de 2025 e reflete o compromisso com a aprendizagem na idade certa como pilar para todo o percurso educacional.
O Anuário também continua valorizando a diversidade, com capítulos dedicados à equidade étnico-racial no ensino e também à Educação Inclusiva. Ainda traz os dados mais recentes sobre acesso, permanência, aprendizagem, infraestrutura, carreira e formação docente e financiamento, com fontes como o IBGE, o Inep/MEC e outras bases fundamentais.
Esperamos que esta nova edição contribua para o debate público qualificado e seja útil na formulação de estratégias educacionais mais justas, eficazes e transformadoras.
Boa leitura!