11 Educação Inclusiva

Em 2024, avançaram as matrículas de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação na Educação Básica, mas os dados indicam que ainda são insuficientes as condições para garantir um ambiente verdadeiramente inclusivo e com suporte adequado nas escolas: somente 41% desses estudantes tinham acesso ao Atendimento Educacional Especializado previsto em lei.

A Educação Especial no Brasil, hoje, se orienta por uma abordagem inclusiva — aquela que defende o direito de todos os estudantes, com ou sem deficiência, a aprenderem juntos no mesmo espaço escolar. Para avançar nesse caminho, é essencial dispor de informações precisas sobre as matrículas de crianças e adolescentes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação. Também é necessário identificar onde concentrar esforços e investimentos, por meio de políticas públicas e recursos, para que as escolas se tornem verdadeiramente inclusivas.

Panorama da Educação Inclusiva brasileira

Embora o percentual de matrículas na Educação Básica de alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades ou superdotação tenha crescido em dez anos, os dados de 2024 revelam que ainda havia limitações relevantes na infraestrutura escolar voltada à inclusão desse público. 

Quase 30% das instituições de ensino apresentavam barreiras de acessibilidade. Banheiros adaptados, essenciais à autonomia e permanência desses estudantes no ambiente escolar, existiam em apenas 54,8% das escolas. Aumentou o percentual de unidades com sala de recursos multifuncionais para o AEE, componente essencial da política de inclusão, mas elas chegaram a apenas 25,1%.

De 2014 a 2024, o avanço no acesso de matrículas na Educação Inclusiva se deu, especialmente, nas regiões Sudeste (17,8 pontos percentuais) e Sul (14,4), além de Minas Gerais (24,6) e Distrito Federal (22,6).

Acesso - rede total

Matrículas

Percentual de matrículas na Educação Básica de alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades ou superdotação – Brasil (em %)

Ano

Percentual

2014

1,8

2015

1,9

2016

2,0

2017

2,2

2018

2,4

2019

2,6

2020

2,8

2021

2,9

2022

3,2

2023

3,7

2024

4,4

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

5

Contabiliza apenas os estudantes que estão em escolas com atividades de escolarização de alunos.

Escolas

Alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades ou superdotação matriculados em classes comuns – Brasil (em%)

Ano

Percentual

2014

78,8

2015

80,7

2016

82,0

2017

84,1

2018

85,9

2019

87,2

2020

88,1

2021

88,4

2022

89,9

2023

91,3

2024

92,6

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

5

Contabiliza apenas os estudantes que estão em escolas com atividades de escolarização de alunos.

Escolas

Alunos matriculados na Educação Básica com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação que têm acesso ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Brasil (em %)

Ano

Percentual

2014

33,2

2015

33,6

2016

35,3

2017

36,1

2018

36,0

2019

37,2

2020

34,1

2021

36,3

2022

35,9

2023

38,2

2024

41

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

5

Contabiliza apenas os estudantes que estão em escolas com atividades de escolarização de alunos.

Infraestrutura - rede total

Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Escolas com sala de recursos multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Brasil (em %)

Ano

Percentual

2014

13,9

2015

16,2

2016

17,3

2017

18,4

2018

19,0

2019

19,5

2020

20,2

2021

20,7

2022

21,5

2023

22,9

2024

25,1

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

7

Contabilizamos apenas escolas em atividade e com escolarização de alunos.

Escolas

Escolas da Educação Básica com banheiro adequado ao uso dos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida – Brasil (em %)

Ano

Escolas

2014

28,8

2015

32,9

2016

35,7

2017

39,3

2018

41,2

2019

44,5

2020

46,6

2021

49,0

2022

50,9

2023

52,8

2024

54,8

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

7

Contabilizamos apenas escolas em atividade e com escolarização de alunos.

Escolas

Escolas com dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida – Brasil (em %)

Ano

Percentual

2019

55,9

2020

60,4

2021

64,1

2022

66,1

2023

68,4

2024

72,1

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

7

Contabilizamos apenas escolas em atividade e com escolarização de alunos.

Escolas

Percentual de escolas com matrículas em Educação Especial com itens de acessibilidade – Brasil (em %)

Corrimão
Elevador
Piso tátil
Vão livre
Rampas
Sinal sonoro
Sinal tátil
Sinal visual
Nenhum recurso

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

7

Contabilizamos apenas escolas em atividade e com escolarização de alunos.

Para uma análise mais ampla da última década, vale consultar o Panorama da Educação Especial 2024, realizado pelo Instituto Rodrigo Mendes, com dados e reflexões até 2023. O material oferece leitura complementar essencial sobre o tema. Conheça a publicação aqui.

Nos estados

Acesso

Percentual de alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades ou superdotação matriculados em classes comuns, rede total – por unidade da federação (em %)

Unidade da federação

2014

2024

Evolução

Unidade da federação

Brasil

2014

78,8

2024

92,6

Evolução

13,8

Unidade da federação

Norte

2014

88,9

2024

96,8

Evolução

7,9

Unidade da federação

Amapá

2014

100,0

2024

98,6

Evolução

-1,4

Unidade da federação

Acre

2014

84,9

2024

98,0

Evolução

13,2

Unidade da federação

Amazonas

2014

76,1

2024

92,8

Evolução

16,7

Unidade da federação

Pará

2014

97,7

2024

99,6

Evolução

1,8

Unidade da federação

Rondônia

2014

79,8

2024

97,2

Evolução

17,4

Unidade da federação

Roraima

2014

100,0

2024

100,0

Evolução

0,0

Unidade da federação

Tocantins

2014

78,7

2024

87,5

Evolução

8,8

Unidade da federação

Nordeste

2014

91,9

2024

99,0

Evolução

7,1

Unidade da federação

Alagoas

2014

97,5

2024

99,8

Evolução

2,3

Unidade da federação

Bahia

2014

93,5

2024

99,1

Evolução

5,6

Unidade da federação

Ceará

2014

94,9

2024

99,4

Evolução

4,5

Unidade da federação

Maranhão

2014

85,8

2024

97,8

Evolução

12,0

Unidade da federação

Paraíba

2014

95,3

2024

98,7

Evolução

3,4

Unidade da federação

Pernambuco

2014

81,0

2024

98,9

Evolução

17,9

Unidade da federação

Piauí

2014

98,0

2024

99,1

Evolução

1,1

Unidade da federação

Rio Grande do Norte

2014

99,9

2024

100,0

Evolução

0,1

Unidade da federação

Sergipe

2014

89,5

2024

98,0

Evolução

8,5

Unidade da federação

Sudeste

2014

73,5

2024

91,3

Evolução

17,8

Unidade da federação

Espírito Santo

2014

100,0

2024

99,9

Evolução

-0,1

Unidade da federação

Minas Gerais

2014

66,4

2024

91,0

Evolução

24,6

Unidade da federação

Rio de Janeiro

2014

75,2

2024

92,8

Evolução

17,7

Unidade da federação

São Paulo

2014

74,7

2024

89,4

Evolução

14,7

Unidade da federação

Sul

2014

68,5

2024

82,9

Evolução

14,4

Unidade da federação

Paraná

2014

49,8

2024

68,1

Evolução

18,3

Unidade da federação

Rio Grande do Sul

2014

79,9

2024

89,2

Evolução

9,3

Unidade da federação

Santa Catarina

2014

95,7

2024

99,9

Evolução

4,1

Unidade da federação

Centro-Oeste

2014

80,4

2024

89,6

Evolução

9,3

Unidade da federação

Distrito Federal

2014

71,7

2024

94,3

Evolução

22,6

Unidade da federação

Goiás

2014

96,1

2024

93,1

Evolução

-3,1

Unidade da federação

Mato Grosso

2014

73,0

2024

85,2

Evolução

12,2

Unidade da federação

Mato Grosso do Sul

2014

72,3

2024

82,4

Evolução

10,2

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

5

Contabiliza apenas os estudantes que estão em escolas com atividades de escolarização de alunos.

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