9 Financiamento da educação

O investimento público em educação, no Brasil, foi de R$ 540 bilhões, em 2023, o que equivale a 4,9% do PIB. A maior parte do orçamento pago pelo MEC (74%) na área, em 2024, foi destinada à Educação Básica.

A trajetória das despesas do governo geral – incluindo União, estados e municípios – com o financiamento da educação brasileira nos diversos níveis revela políticas que vão na direção correta, como o novo Fundeb, e aponta áreas que precisam de mais atenção. Com esses dados, ainda é possível analisar como o Brasil se posiciona no cenário global, no que diz respeito à pauta. Financiamento, ainda que não seja suficiente, é fundamental para o avanço da qualidade da educação brasileira. 

Panorama do financiamento da educação brasileira

No período entre 2014 e 2023, o investimento das três esferas de governo com educação, no Brasil, aumentou em 13%, passando de R$ 477 bilhões para R$ 540 bilhões, em valores já deflacionados. Esse montante equivale a 4,9% do PIB, um percentual que voltou a registrar crescimento a partir de 2022. Em relação às despesas totais, os gastos com educação representam uma fatia de 10,9%. Para fins de uniformização internacional, os valores dizem respeito à função Educação descrita na Classificação de Funções do Governo (Cofog).

Do total de recursos, em 2023, 74% – ou R$ 399 bilhões – foram destinados às subfunções Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Já o Ensino Superior foi responsável por 14,6% dos gastos totais. 

O orçamento total do MEC, em 2024, foi de R$ 213,6 bilhões, consolidando um retorno aos níveis pré-pandêmicos. Somente com a Educação Básica, os gastos foram de R$ 90,7 bilhões – 42% do orçamento total do MEC.

O investimento médio por aluno da Educação Básica, no Brasil, é de US$ 3.668, semelhante ao da Argentina (US$ 3.679), mas ainda muito abaixo da média da OCDE: US$ 11.914. 

Despesas

Brasil

Despesas em educação do governo geral – Brasil (em bilhões de reais)

Ano

Despesas em R$ (Milhões)

2014

477.443,0

2015

463.793,9

2016

450.434,7

2017

455.106,3

2018

462.748,4

2019

442.789,4

2020

408.699,0

2021

410.191,5

2022

503.502,3

2023

539.973,3

% em relação à despesa total

Ano

% em relação a despesa total

2014

12,0

2015

11,1

2016

11,1

2017

11,3

2018

11,3

2019

10,9

2020

9,5

2021

10,2

2022

11,0

2023

10,9

% do PIB

Ano

% do PIB

2014

5,0

2015

5,1

2016

5,1

2017

5,0

2018

5,0

2019

4,7

2020

4,4

2021

4,1

2022

4,8

2023

4,9

Fonte:Cofog – Despesas por função do governo geral – STN, SOF, IBGE e BCB.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

50

Despesas, em milhões de reais, referentes às despesas do governo geral.

51

Valores deflacionados pelo IPCA de dezembro de 2023.

52

As despesas do governo geral incluem as três esferas federativas (União, estados e municípios) e dizem respeito à função Educação descrita na Classificação das Funções do Governo (Cofog).

Brasil

Despesa por função de governo, por esfera de governo – Brasil (em milhões de reais)

Ano

Esfera

Educação

Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Ensino Pós-
-secundário e não Superior

Ensino Superior

Outros

2014

Governo Central

191.546

69.481

35.429

3.631

54.096

28.910

Governos Estaduais

172.993

27.759

107.811

2.620

23.652

11.151

Governos Municipais

227.461

161.574

38.834

384

1.524

25.144

Consolidação

-114.557

-69.090

-30.714

-9

-415

-14.328

Governo Geral

477.443

189.724

151.359

6.626

78.856

50.878

2023

Governo Central

214.689

95.115

45.336

2.914

48.920

22.404

Governos Estaduais

205.565

20.268

135.891

2.218

28.235

18.953

Governos Municipais

276.700

197.759

44.856

262

2.099

31.724

Consolidação

-156.981

-95.767

-44.225

-29

-215

-16.745

Governo Geral

539.973

217.376

181.859

5.365

79.038

56.336

Fonte:Cofog – Despesas por função do governo geral – STN, SOF, IBGE e BCB.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

51

Valores deflacionados pelo IPCA de dezembro de 2023.

53

A coluna "Outros" é a soma de "ensino não classificável por nível", "serviços auxiliares da educação", "pesquisa e desenvolvimento da educação" e "educação não especificada".

54

A compilação da despesa segue a classificação por Função de Governo - Cofog (Classification of Functions of the Government), da OCDE/ONU.

55

Corresponde às transações cruzadas, que devem ser eliminadas para efeitos de consolidação, de modo a excluir a duplicidade de valores.

56

Fonte: Matriz de Saldos Contábeis, disponível no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro - Siconfi, Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) do Finbra, Demonstrativo de Contas Anuais e portais de transparência. Destaca-se que foram utilizadas técnicas de imputação dos valores do Finbra, de modo a ampliar a cobertura de municípios, bem como sua complementação com informações provenientes de outras fontes de dados.

57

Dados sujeitos a atualizações.

58

O resultado consolidado do Governo Geral exclui as transferências e os juros intergovernamentais.

Brasil

Despesa por função de governo, por esfera de governo – Brasil (em % do PIB)

2014

Esfera

Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Ensino Pós-secundário e não Superior

Ensino Superior

Outros

Governo Central

0,72

0,37

0,04

0,56

0,30

Governos Estaduais

0,29

1,12

0,03

0,25

0,12

Governos Municipais

1,68

0,40

0,02

0,26

Consolidação

-0,72

-0,32

-0,15

Governo Geral

1,97

1,57

0,07

0,82

0,53

2023

Esfera

Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Ensino Pós-secundário e não Superior

Ensino Superior

Outros

Governo Central

0,87

0,41

0,03

0,45

0,20

Governos Estaduais

0,19

1,24

0,02

0,26

0,17

Governos Municipais

1,81

0,41

0,02

0,29

Consolidação

-0,88

-0,40

-0,15

Governo Geral

1,99

1,66

0,05

0,72

0,51

Fonte:Cofog – Despesas por função do governo geral – STN, SOF, IBGE e BCB.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

53

A coluna "Outros" é a soma de "ensino não classificável por nível", "serviços auxiliares da educação", "pesquisa e desenvolvimento da educação" e "educação não especificada".

54

A compilação da despesa segue a classificação por Função de Governo - Cofog (Classification of Functions of the Government), da OCDE/ONU.

55

Corresponde às transações cruzadas, que devem ser eliminadas para efeitos de consolidação, de modo a excluir a duplicidade de valores.

56

Fonte: Matriz de Saldos Contábeis, disponível no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro - Siconfi, Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) do Finbra, Demonstrativo de Contas Anuais e portais de transparência. Destaca-se que foram utilizadas técnicas de imputação dos valores do Finbra, de modo a ampliar a cobertura de municípios, bem como sua complementação com informações provenientes de outras fontes de dados.

57

Dados sujeitos a atualizações.

58

O resultado consolidado do Governo Geral exclui as transferências e os juros intergovernamentais.

Brasil

Percentual de municípios por faixa de gasto anual por aluno – Brasil (em %)

Ano

Até 8 mil reais

Entre 8 e 11 mil reais

Entre 11 e 13 mil reais

Entre 13 e 15 mil reais

Entre 15 e 18 mil reais

Maior que 18 mil reais

2014

35,8

31,4

13,0

8,1

5,2

6,4

2015

37,8

32,4

13,1

7,3

4,8

4,6

2016

35,1

33,8

14,0

8,1

4,9

4,1

2017

37,0

33,2

13,6

7,4

4,6

4,1

2018

32,6

33,7

14,9

8,5

5,5

4,7

2019

28,2

34,1

16,5

9,8

6,4

5,0

2020

33,4

41,1

12,7

6,1

4,2

2,5

2021

29,1

34,6

17,5

9,4

5,6

3,9

2022

2,4

30,1

19,6

17,3

15,4

15,2

2023

0,9

23,7

21,4

17,7

17,3

18,9

2024

0,2

8,2

23,7

24,7

21,8

21,4

Fonte:Siconfi/Finbra - Contas anuais (Anexo I-E - Despesas por função).

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

23

Para o cálculo de investimento por aluno, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e demais subfunções da Educação, além da subfunção Transferências para a Educação Básica, e retiramos as despesas com a Educação Superior.

24

Para o cálculo, consideramos apenas os municípios que possuíam despesas empenhadas e pagas para os anos da análise.

25

Para o cálculo, consideramos o total de alunos na rede pública municipal acrescentado ao total de estudantes das redes privadas conveniadas a cada ente.

42

Valores deflacionados pelo IPCA de dezembro de 2024.

59

Para cálculo, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e Demais subfunções da Educação, além da subfunção Transferências para a Educação Básica, menos as despesas em Educação Superior.

60

Para fazer o cálculo, consideramos apenas os municípios que possuíam despesas empenhadas e pagas para todos os anos da análise.

61

Para fazer o cálculo, consideramos o total de alunos na rede pública em conjunto com o total de estudantes da rede privada conveniada ao ente.

Mundo

Gasto médio por aluno – Brasil e países selecionados – 2021 (em milhares de dólares)

Gasto médio por aluno da Educação Básica

Pais

Gasto Médio por Aluno da Educação Básica

Brasil

3.668

Bulgária

6.013

Croácia

7.873

Romênia

3.241

Noruega

17.779

Polônia

10.674

Portugal

10.537

Espanha

10.736

Suíça

15.233

Estados Unidos

15.603

OCDE

11.914

México

2.808

Hungria

7.072

Chile

7.081

Argentina

3.679

Gasto médio por aluno do Ensino Superior

Pais

Gasto Médio por Aluno do Ensino Superior

Brasil

13.569

Bulgária

8.748

Croácia

8.598

Romênia

10.115

Noruega

27.616

Polônia

16.851

Portugal

9.194

Espanha

13.802

Suíça

24.886

Estados Unidos

16.990

OCDE

17.138

México

6.452

Hungria

15.488

Chile

9.459

Argentina

Fonte:OCDE/Education at a Glance.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

62

Gastos governamentais em ensino, por aluno, equivalentes ao tempo integral.

63

O relatório Education at a Glance não trouxe informações da Argentina para o Ensino Superior nesse contexto.

Orçamento

Brasil

Orçamento total do Ministério da Educação (MEC) e Orçamento do MEC para a Educação Básica – Brasil (em bilhões de reais)

Educação

Dotação

Empenhado

Pago

2014

77,5

72,2

55,3

2015

74,4

63,8

50,4

2016

57,2

56,6

48,1

2017

58,5

57,1

48,4

2018

56,1

55,9

50,9

2019

62,4

60,5

47,8

2020

56,0

54,5

42,5

2021

65,0

60,8

50,1

2022

73,0

72,9

60,7

2023

86,0

85,9

73,2

2024

90,7

90,5

74,0

MEC

 

Dotação

Empenhado

Pago

2014

221,9

206,5

181,8

2015

228,1

208,7

181,6

2016

206,9

198,1

179,1

2017

209,4

201,6

185,4

2018

201,0

197,7

171,2

2019

203,8

195,3

164,6

2020

187,3

180,0

152,3

2021

185,3

175,6

151,9

2022

183,4

181,0

156,4

2023

205,1

200,0

172,6

2024

213,6

206,7

174,9

Fonte:Tesouro Gerencial (Siafi).

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

42

Valores deflacionados pelo IPCA de dezembro de 2024.

64

Considera as seguintes subfunções para a educação: 243 - Assistência à Criança e ao Adolescente, 306 - Alimentação e Nutrição, 361 - Ensino Fundamental, 362 - Ensino Médio, 365 - Educação Infantil, 366 - Educação de Jovens e Adultos, 367 - Educação Especial, 368 - Educação Básica, 392 - Difusão Cultural, 422 - Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, 812 - Desporto Comunitário e 813 - Lazer.

Nos estados

Despesas

Gasto anual médio por aluno, com educação – por unidade da federação (em milhares de reais e variação entre 2014 e 2024)

Unidade da federação

2014

2024

Variação

Municipal

Estadual

Municipal + Estadual

Municipal

Estadual

Municipal + Estadual

Municipal

Estadual

Municipal + Estadual

Unidade da federação

Brasil

2014

9,1

2024

8,8

Variação

9,0

Municipal

14,1

Estadual

14,5

Municipal + Estadual

14,3

Municipal

54,7

Estadual

64,0

Municipal + Estadual

58,5

Unidade da federação

Norte

2014

7,1

2024

8,0

Variação

7,5

Municipal

12,3

Estadual

15,9

Municipal + Estadual

13,7

Municipal

72,7

Estadual

98,4

Municipal + Estadual

81,9

Unidade da federação

Acre

2014

7,5

2024

10,1

Variação

9,1

Municipal

13,2

Estadual

19,3

Municipal + Estadual

16,8

Municipal

76,1

Estadual

91,4

Municipal + Estadual

84,1

Unidade da federação

Amapá

2014

8,2

2024

11,7

Variação

10,6

Municipal

13,8

Estadual

16,9

Municipal + Estadual

15,7

Municipal

68,2

Estadual

44,2

Municipal + Estadual

47,8

Unidade da federação

Amazonas

2014

7,1

2024

7,4

Variação

7,3

Municipal

11,6

Estadual

13,1

Municipal + Estadual

12,2

Municipal

62,3

Estadual

76,0

Municipal + Estadual

67,6

Unidade da federação

Pará

2014

6,5

2024

6,9

Variação

6,6

Municipal

11,9

Estadual

16,6

Municipal + Estadual

13,2

Municipal

84,0

Estadual

141,4

Municipal + Estadual

100,1

Unidade da federação

Rondônia

2014

8,8

2024

7,4

Variação

8,0

Municipal

14,2

Estadual

14,3

Municipal + Estadual

14,2

Municipal

61,4

Estadual

92,9

Municipal + Estadual

78,2

Unidade da federação

Roraima

2014

9,8

2024

12,3

Variação

11,2

Municipal

13,6

Estadual

20,8

Municipal + Estadual

17,1

Municipal

38,1

Estadual

69,2

Municipal + Estadual

52,7

Unidade da federação

Tocantins

2014

9,4

2024

8,4

Variação

8,9

Municipal

14,6

Estadual

17,7

Municipal + Estadual

15,9

Municipal

55,3

Estadual

109,9

Municipal + Estadual

78,8

Unidade da federação

Nordeste

2014

7,0

2024

7,9

Variação

7,2

Municipal

12,3

Estadual

15,8

Municipal + Estadual

13,2

Municipal

77,4

Estadual

101,2

Municipal + Estadual

83,2

Unidade da federação

Alagoas

2014

5,8

2024

8,6

Variação

6,6

Municipal

12,1

Estadual

15,2

Municipal + Estadual

12,9

Municipal

108,4

Estadual

77,4

Municipal + Estadual

95,5

Unidade da federação

Bahia

2014

7,2

2024

6,6

Variação

7,0

Municipal

12,6

Estadual

16,6

Municipal + Estadual

13,6

Municipal

75,1

Estadual

151,6

Municipal + Estadual

93,8

Unidade da federação

Ceará

2014

6,7

2024

8,3

Variação

7,1

Municipal

12,2

Estadual

15,4

Municipal + Estadual

13,0

Municipal

83,3

Estadual

85,7

Municipal + Estadual

82,8

Unidade da federação

Maranhão

2014

6,0

2024

9,0

Variação

6,6

Municipal

12,5

Estadual

16,3

Municipal + Estadual

13,2

Municipal

106,8

Estadual

81,1

Municipal + Estadual

99,4

Unidade da federação

Paraíba

2014

7,5

2024

8,2

Variação

7,8

Municipal

12,1

Estadual

19,4

Municipal + Estadual

14,1

Municipal

60,7

Estadual

135,5

Municipal + Estadual

80,7

Unidade da federação

Pernambuco

2014

7,8

2024

7,4

Variação

7,6

Municipal

11,6

Estadual

14,4

Municipal + Estadual

12,5

Municipal

48,5

Estadual

94,2

Municipal + Estadual

63,3

Unidade da federação

Piauí

2014

6,6

2024

7,7

Variação

7,0

Municipal

12,5

Estadual

16,7

Municipal + Estadual

13,6

Municipal

88,8

Estadual

117,1

Municipal + Estadual

95,7

Unidade da federação

Rio Grande do Norte

2014

8,0

2024

9,9

Variação

8,8

Municipal

12,4

Estadual

14,8

Municipal + Estadual

13,2

Municipal

55,2

Estadual

48,8

Municipal + Estadual

50,8

Unidade da federação

Sergipe

2014

8,2

2024

8,5

Variação

8,3

Municipal

13,6

Estadual

13,7

Municipal + Estadual

13,6

Municipal

66,6

Estadual

60,8

Municipal + Estadual

64,3

Unidade da federação

Sudeste

2014

11,4

2024

9,4

Variação

10,4

Municipal

16,3

Estadual

14,6

Municipal + Estadual

15,6

Municipal

43,0

Estadual

56,1

Municipal + Estadual

49,7

Unidade da federação

Espírito Santo

2014

9,7

2024

8,6

Variação

9,2

Municipal

14,2

Estadual

16,6

Municipal + Estadual

14,9

Municipal

46,9

Estadual

92,8

Municipal + Estadual

61,0

Unidade da federação

Minas Gerais

2014

9,7

2024

6,2

Variação

7,8

Municipal

15,1

Estadual

10,3

Municipal + Estadual

12,8

Municipal

55,7

Estadual

64,4

Municipal + Estadual

64,3

Unidade da federação

Rio de Janeiro

2014

9,4

2024

12,0

Variação

10,3

Municipal

13,9

Estadual

14,2

Municipal + Estadual

14,0

Municipal

47,7

Estadual

18,4

Municipal + Estadual

36,3

Unidade da federação

São Paulo

2014

13,3

2024

10,6

Variação

11,9

Municipal

18,1

Estadual

16,7

Municipal + Estadual

17,4

Municipal

36,0

Estadual

58,0

Municipal + Estadual

46,7

Unidade da federação

Sul

2014

10,6

2024

7,9

Variação

9,2

Municipal

14,5

Estadual

11,4

Municipal + Estadual

13,2

Municipal

36,7

Estadual

45,3

Municipal + Estadual

43,7

Unidade da federação

Paraná

2014

10,5

2024

10,0

Variação

10,2

Municipal

14,4

Estadual

12,9

Municipal + Estadual

13,7

Municipal

37,8

Estadual

28,5

Municipal + Estadual

34,0

Unidade da federação

Rio Grande do Sul

2014

11,0

2024

6,0

Variação

8,4

Municipal

14,2

Estadual

9,3

Municipal + Estadual

12,3

Municipal

30,0

Estadual

54,5

Municipal + Estadual

46,6

Unidade da federação

Santa Catarina

2014

10,5

2024

7,1

Variação

8,9

Municipal

15,1

Estadual

11,7

Municipal + Estadual

13,8

Municipal

44,2

Estadual

64,3

Municipal + Estadual

54,9

Unidade da federação

Centro-Oeste

2014

9,8

2024

11,1

Variação

10,5

Municipal

13,8

Estadual

14,4

Municipal + Estadual

14,1

Municipal

40,6

Estadual

30,4

Municipal + Estadual

34,1

Unidade da federação

Distrito Federal

2014

-

2024

15,0

Variação

15,0

Municipal

-

Estadual

16,2

Municipal + Estadual

16,2

Municipal

-

Estadual

8,0

Municipal + Estadual

8,0

Unidade da federação

Goiás

2014

10,1

2024

12,0

Variação

11,0

Municipal

13,5

Estadual

11,4

Municipal + Estadual

12,6

Municipal

33,4

Estadual

-4,8

Municipal + Estadual

14,9

Unidade da federação

Mato Grosso

2014

9,1

2024

7,3

Variação

8,1

Municipal

14,2

Estadual

15,7

Municipal + Estadual

14,9

Municipal

54,9

Estadual

116,3

Municipal + Estadual

83,7

Unidade da federação

Mato Grosso do Sul

2014

10,0

2024

8,2

Variação

9,2

Municipal

14,1

Estadual

16,6

Municipal + Estadual

14,9

Municipal

41,2

Estadual

102,4

Municipal + Estadual

63,0

Fonte:Siconfi/Finbra - Contas anuais (Anexo I-E - despesas por função).

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

24

Para o cálculo, consideramos apenas os municípios que possuíam despesas empenhadas e pagas para os anos da análise.

25

Para o cálculo, consideramos o total de alunos na rede pública municipal acrescentado ao total de estudantes das redes privadas conveniadas a cada ente.

42

Valores deflacionados pelo IPCA de dezembro de 2024.

60

Para fazer o cálculo, consideramos apenas os municípios que possuíam despesas empenhadas e pagas para todos os anos da análise.

61

Para fazer o cálculo, consideramos o total de alunos na rede pública em conjunto com o total de estudantes da rede privada conveniada ao ente.

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