5 Educação de Jovens e Adultos

O acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA) caiu 34,5% na última década: foram 2,4 milhões de matrículas, em 2024, sendo 140 mil delas integradas à Educação Profissional. Já a escolaridade média da população de 18 a 29 anos subiu e alcançou 11,9 anos, com um avanço de um ano de estudo no período.

Além da evolução da escolaridade, destaca-se o fato de que, em 2024, 29% dos brasileiros de 15 a 64 anos eram analfabetos funcionais, ou seja, enfrentavam dificuldades para compreender e usar informações básicas de leitura e escrita no dia a dia. A situação indica, também, o comprometimento da capacidade que essas pessoas têm de acessar e utilizar ferramentas digitais, o que pode limitar a plena participação delas na sociedade. Recorrer a políticas públicas para fortalecer a EJA, portanto, é um elemento-chave de mudança.

Panorama da Educação de Jovens e Adultos no Brasil

A EJA teve queda de 1,3 milhão de matrículas, no Brasil, entre 2014 e 2024, sobretudo na região Sudeste (510 mil matrículas a menos) e no Nordeste (265 mil matrículas a menos). Nos estados, Rondônia (72,3%) e Mato Grosso (68%) tiveram decréscimos maiores; Bahia (0%) e Alagoas (+8%) foram os únicos que não apresentaram queda.

De acordo com dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), o índice de analfabetismo funcional entre a população de 15 a 64 anos caiu de 37% para 29%, em duas décadas (2004/2005 – 2024). Apesar da queda, ainda se trata de um percentual elevado de pessoas que enfrentam dificuldades para compreender e utilizar informações básicas de leitura e escrita. Entre os homens, 32% são analfabetos funcionais e entre as pessoas pretas, esse índice é de 26%. Já entre aqueles que possuem apenas escolaridade até os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o percentual chega a 82%. Vale ressaltar que, mesmo entre pessoas que terminaram o Ensino Médio, 17% ainda são considerados analfabetos funcionais.

Destaca-se, ainda, que, entre os jovens de 15 a 29 anos, a taxa de analfabetismo funcional é de 16%, enquanto, entre a população de 50 a 64 anos, esse percentual chega a 51%. Esse contraste reflete os avanços da educação brasileira nas últimas décadas, especialmente no acesso à escolarização das gerações mais jovens.

Já a escolaridade média na faixa de 18 a 29 anos, em anos de estudo, foi de 10,9, em 2014, para 11,9 anos, em 2024, com aumento de 7,4 pontos percentuais de quem estudou mais de 12 anos e a mesma queda dos que estudaram de 0 a 12 anos.

Acesso à EJA

Matrículas em EJA

Número de matrículas na EJA, rede total – Brasil (em milhões)

Ano

Rede total

2014

3.653.530

2015

3.491.869

2016

3.482.174

2017

3.598.716

2018

3.545.988

2019

3.273.668

2020

3.002.749

2021

2.962.322

2022

2.774.428

2023

2.589.815

2024

2.391.319

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar da Educação Básica.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

5

Contabiliza apenas os estudantes que estão em escolas com atividades de escolarização de alunos.

Matrículas em EJA

Número de matrículas na EJA por etapa, rede total – Brasil (em milhões)

Ano

Ensino Fundamental

Ensino Médio

2014

2.344.484

1.309.046

2015

2.182.611

1.309.258

2016

2.105.535

1.376.639

2017

2.172.904

1.425.812

2018

2.108.155

1.437.833

2019

1.937.583

1.336.085

2020

1.750.169

1.252.580

2021

1.725.129

1.237.193

2022

1.691.821

1.082.607

2023

1.575.804

1.014.011

2024

1.414.929

976.390

Fonte:MEC/Inep/DEED - Sinopses da Educação Básica.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

5

Contabiliza apenas os estudantes que estão em escolas com atividades de escolarização de alunos.

Matrículas em EJA

Matrículas na EJA integradas à Educação Profissional, rede total – Brasil (em milhares)

Ano

Números absolutos

2014

101.714

2015

106.454

2016

96.414

2017

65.250

2018

61.834

2019

53.392

2020

54.238

2021

64.945

2022

97.592

2023

121.527

2024

140.042

Porcentagem em relação ao total de matrículas em EJA

Ano

Porcentagem em relação ao total de matrículas em EJA

2014

2,80

2015

3,00

2016

2,80

2017

1,80

2018

1,70

2019

1,60

2020

1,80

2021

2,20

2022

3,50

2023

4,70

2024

5,9

Fonte:MEC/Inep/DEED - Sinopses da Educação Básica.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

5

Contabiliza apenas os estudantes que estão em escolas com atividades de escolarização de alunos.

35

Nas sinopses da Educação Básica, há uma mudança na composição das matrículas EJA integradas. Colunas EJA INTEGRADA 2013- 2016:
"Curso Técnico (Ensino Médio) Integrado à EJA" - coluna 26;
"EJA Ensino Fundamental Projovem Urbano" - coluna 31;
"Curso FIC Integrado à Modalidade EJA de
Nível Fundamental" - coluna 41;
"Curso FIC Integrado à Modalidade EJA de Nível Médio" - coluna 46.
Dessa forma, para os anos de 2013 a 2016, o EJA TEC do Ensino Fundamental é a soma do Projovem Urbano e FIC Fundamental (coluna 31 + 41).
Analogamente, o EJA TEC Ensino Médio é a soma das matrículas FIC com o Curso Técnico (EM) Integrado (colunas 26 + 46).
Colunas EJA INTEGRADA 2017-2023:
Passam a ser somente três categorias de matrículas integradas:
Total 8 = Curso Técnico (Ensino Médio) Integrado à EJA;
Total 10 = Curso FIC Integrado à Modalidade EJA de Nível Fundamental;
Total 11 = Curso FIC Integrado à Modalidade EJA de Nível Médio.

Escolaridade de jovens e adultos

Nível de instrução

Escolaridade média, em anos de estudo, da população de 18 a 29 anos – Brasil

Ano

Escolaridade média

2014

10,9

2015

11,1

2016

11,1

2017

11,3

2018

11,4

2019

11,5

2020

11,7

2021

11,8

2022

11,7

2023

11,8

2024

11,9

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2º trimestre.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

8

Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles

Nível de instrução

População de 18 a 29 anos por anos de estudo – Brasil (em %)

Ano

Mais de 12 anos de estudo

0 a 12 anos de estudo

2014

20,4%

79,6%

2015

21,7%

78,3%

2016

23,0%

77,0%

2017

23,2%

76,8%

2018

24,6%

75,4%

2019

25,7%

74,3%

2020

27,4%

72,6%

2021

27,7%

72,3%

2022

26,0%

74,0%

2023

26,9%

73,1%

2024

27,8%

72,2%

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2º trimestre.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

8

Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles

Nível de instrução

Taxa de analfabetismo funcional da população de 15 anos ou mais – Brasil (em %)

Ano

Percentual

2014

22,2%

2015

21,5%

2016

21,8%

2017

20,8%

2018

20,2%

2019

19,5%

2020

17,8%

2021

17,0%

2022

17,3%

2023

17,0%

2024

16,3%

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2º trimestre.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

8

Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles

36

O analfabetismo funcional é definido como quem não concluiu os Anos Iniciais do Ensino Fundamental ou não sabe ler e/ou escrever.

Nível de instrução

Taxa de analfabetismo funcional da população de 15 anos ou mais, por localização – Brasil (em %)

Ano

Urbana

Rural

2014

18,9

44,0

2015

18,3

42,3

2016

18,7

42,2

2017

17,7

41,0

2018

17,2

40,5

2019

16,5

39,0

2020

15,1

35,5

2021

14,3

35,3

2022

14,5

36,5

2023

14,3

36,4

2024

13,9

34,4

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2º trimestre.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

8

Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles

36

O analfabetismo funcional é definido como quem não concluiu os Anos Iniciais do Ensino Fundamental ou não sabe ler e/ou escrever.

Alfabetismo de jovens e adultos

Inaf

Alfabetismo funcional entre a população de 15 a 64 anos - Brasil (em %)

Nível

Funcionalmente Alfabetizado

Analfabeto Funcional

2001 - 2002

61

39

2002 - 2003

61

39

2003 - 2004

63

37

2004 - 2005

63

37

2007

66

34

2009

73

27

2011

73

27

2015

73

27

2018

71

29

2024

71

29

Fonte:Conhecimento Social e Ação Educativa/ Inaf.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

37

Indivíduos classificados nos níveis analfabeto e rudimentar compõem o grupo denominado analfabeto funcional.

38

O critério de arredondamento das frações dos resultados permite percentuais totais diferentes da soma dos números arredondados.

De acordo com o Inaf, pessoas funcionalmente alfabetizadas são aquelas nos níveis proficiente, intermediário ou elementar. Já quem está nos níveis rudimentar ou analfabeto é considerado analfabeto funcional, ou seja, não tem habilidades básicas para lidar com textos e números do dia a dia.

Níveis de alfabetismo funcional

Nível

Analfabeto

Rudimentar

Elementar

Intermediário

Proficiente

2001-2002

12

27

28

20

12

2002-2003

13

26

29

21

12

2003-2004

12

26

30

21

12

2004-2005

11

26

31

21

12

2007

9

25

32

21

13

2009

7

20

35

27

11

2011

6

21

37

25

11

2015

4

23

42

23

8

2018

8

22

34

25

12

2024

7

22

36

25

10

Fonte:Conhecimento Social e Ação Educativa/ Inaf.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

37

Indivíduos classificados nos níveis analfabeto e rudimentar compõem o grupo denominado analfabeto funcional.

38

O critério de arredondamento das frações dos resultados permite percentuais totais diferentes da soma dos números arredondados.

Inaf

Analfabetismo funcional entre a população de 15 a 64 anos, em 2024, e desempenho em atividades digitais - Brasil (em %)

ível de escolaridade

Baixo

Médio

Alto

Proficiente

3

37

60

Intermediário

6

57

38

Elementar

15

67

18

Rudimentar

49

48

4

Analfabeto

95

4

1

Total

25

53

23

Fonte:Conhecimento Social e Ação Educativa/Inaf.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

37

Indivíduos classificados nos níveis analfabeto e rudimentar compõem o grupo denominado analfabeto funcional.

38

O critério de arredondamento das frações dos resultados permite percentuais totais diferentes da soma dos números arredondados.

Inaf

Analfabetismo funcional entre a população de 15 a 64 anos, em 2024 - Brasil (em %)

Proporção das variáveis demográficas, por nível de alfabetismo

Analfabetos funcionais

Funcionalmente alfabetizados

Sexo

Homens

32

69

Mulheres

27

73

Faixa etária

15 a 29 anos

16

84

30 a 39 anos

22

78

40 a 49 anos

34

66

50 a 64 anos

51

49

Escolaridade

Ensino Fundamental I

82

18

Ensino Fundamental II

43

57

Ensino Médio

17

83

Ensino Superior ou mais

12

88

Raça/cor

Branca

28

72

Preta

26

74

Parda

31

69

Região

Norte / Centro-Oeste

22

78

Nordeste

42

58

Sudeste

23

77

Sul

35

65

Porte do município
(em número de habitantes)

Até 20 mil

42

57

Mais de 20 a 100 mil

31

68

Mais de 100 a 500 mil

27

73

Mais de 500 mil

22

78

Localização do município

Capital

25

75

Periferia

25

75

Interior

32

68

Fonte:Conhecimento Social e Ação Educativa/Inaf.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

37

Indivíduos classificados nos níveis analfabeto e rudimentar compõem o grupo denominado analfabeto funcional.

38

O critério de arredondamento das frações dos resultados permite percentuais totais diferentes da soma dos números arredondados.

Nos estados

Acesso à EJA

Número de matrículas em EJA, rede total – por unidade da federação

Unidade da federação

2014

2024

Evolução

Unidade da federação

Brasil

2014

3.653.530

2024

2.391.319

Evolução

-34,5%

Unidade da federação

Norte

2014

477.940

2024

275.065

Evolução

-42,4%

Unidade da federação

Acre

2014

28.251

2024

19.705

Evolução

-30,3%

Unidade da federação

Amapá

2014

23.393

2024

16.244

Evolução

-30,6%

Unidade da federação

Amazonas

2014

96.934

2024

57.844

Evolução

-40,3%

Unidade da federação

Pará

2014

239.449

2024

148.034

Evolução

-38,2%

Unidade da federação

Rondônia

2014

58.881

2024

16.295

Evolução

-72,3%

Unidade da federação

Roraima

2014

10.247

2024

6.032

Evolução

-41,1%

Unidade da federação

Tocantins

2014

20.785

2024

10.911

Evolução

-47,5%

Unidade da federação

Nordeste

2014

1.465.862

2024

1.201.169

Evolução

-18,1%

Unidade da federação

Alagoas

2014

113.880

2024

123.115

Evolução

8,1%

Unidade da federação

Bahia

2014

397.979

2024

397.996

Evolução

0,0%

Unidade da federação

Ceará

2014

183.777

2024

149.515

Evolução

-18,6%

Unidade da federação

Maranhão

2014

180.787

2024

137.683

Evolução

-23,8%

Unidade da federação

Paraíba

2014

153.193

2024

96.470

Evolução

-37,0%

Unidade da federação

Pernambuco

2014

215.309

2024

123.712

Evolução

-42,5%

Unidade da federação

Piauí

2014

92.206

2024

88.212

Evolução

-4,3%

Unidade da federação

Rio Grande do Norte

2014

82.155

2024

50.566

Evolução

-38,5%

Unidade da federação

Sergipe

2014

46.576

2024

33.900

Evolução

-27,2%

Unidade da federação

Sudeste

2014

1.091.039

2024

581.116

Evolução

-46,7%

Unidade da federação

Espírito Santo

2014

72.627

2024

34.715

Evolução

-52,2%

Unidade da federação

Minas Gerais

2014

335.165

2024

156.235

Evolução

-53,4%

Unidade da federação

Rio de Janeiro

2014

235.104

2024

171.763

Evolução

-26,9%

Unidade da federação

São Paulo

2014

448.143

2024

218.403

Evolução

-51,3%

Unidade da federação

Sul

2014

373.377

2024

206.557

Evolução

-44,7%

Unidade da federação

Paraná

2014

150.023

2024

81.709

Evolução

-45,5%

Unidade da federação

Rio Grande do Sul

2014

147.261

2024

77.226

Evolução

-47,6%

Unidade da federação

Santa Catarina

2014

76.093

2024

47.622

Evolução

-37,4%

Unidade da federação

Centro-Oeste

2014

245.312

2024

127.412

Evolução

-48,1%

Unidade da federação

Distrito Federal

2014

48.557

2024

26.769

Evolução

-44,9%

Unidade da federação

Goiás

2014

63.349

2024

54.809

Evolução

-13,5%

Unidade da federação

Mato Grosso

2014

89.535

2024

28.646

Evolução

-68,0%

Unidade da federação

Mato Grosso do Sul

2014

43.871

2024

17.188

Evolução

-60,8%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar da Educação Básica.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

5

Contabiliza apenas os estudantes que estão em escolas com atividades de escolarização de alunos.

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