10 Equidade étnico-racial na educação
Entre 2013 e 2023, a desigualdade na aprendizagem entre estudantes brancos, amarelos, negros e indígenas, no Brasil, aumentou.
No Brasil, o acesso pleno à cidadania ainda é profundamente marcado por desigualdades raciais – e a Educação Básica reflete essa realidade. Ao analisar o percurso dos estudantes, da Creche ao fim do Ensino Médio, sob a lente étnico-racial, é possível evidenciar barreiras estruturais e indicar caminhos para políticas públicas que ampliem o acesso e aprimorem o currículo escolar.
Panorama da equidade étnico-racial na educação brasileira
É possível identificar a desigualdade racial na Educação Básica em várias etapas da trajetória escolar. É bem evidente, por exemplo, nas taxas de conclusão divididas por raça/cor. Aos 16 anos, idade máxima esperada para o término do Ensino Fundamental, 91,5% dos jovens brancos já finalizaram a etapa, índice que cai para 83,5% entre os jovens pardos e para 80,9% entre os pretos. A disparidade fica ainda mais evidente no Ensino Médio: aos 19 anos, referência para a conclusão, 79,4% dos estudantes brancos estão com o diploma em mãos, frente a 66,6% dos jovens pardos e a apenas 62,1% dos pretos.
Os desafios estruturais também aparecem nos níveis de aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática. No Saeb 2023, o grupo de estudantes brancos e amarelos do 5º ano do Ensino Fundamental está 13,5 pontos percentuais à frente dos pretos, pardos e indígenas. No ano final do Ensino Médio, ainda persiste uma distância de 7,6 p.p.
Há, ainda, uma lacuna no que diz respeito à diversidade cultural e ao cumprimento das diretrizes legais da educação intercultural: apenas 40% das escolas localizadas em terras indígenas utilizam material pedagógico específico. Nas áreas quilombolas, esse indicador cai para apenas 7,4%.
Etapas da Educação Básica
Educação Infantil
Crianças de 0 a 3 anos que frequentam a Educação Infantil, por raça/cor – Brasil (em %)
Branca | |
Preta | |
Parda | |
Amarela | |
Indígena |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2014-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2024.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.
8
Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles
Educação Infantil
Crianças de 4 e 5 anos que frequentam a Educação Infantil, por raça/cor – Brasil (em %)
Branca | |
Preta | |
Parda | |
Amarela | |
Indígena |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2014-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2024.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.
8
Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles
Educação Infantil
Crianças de 0 a 3 anos que não frequentam a Educação Infantil, em 2024, de acordo com os motivos apontados pelos responsáveis, por raça/cor – Brasil (em %)
Raça/cor | Não frequentam por opção dos responsáveis | Não frequentam por alguma dificuldade de acesso | Não frequentam por outros motivos |
---|---|---|---|
Branca | 36,1 | 16,1 | 4,1 |
Preta | 33,4 | 18,8 | 4,5 |
Amarela | 18,0 | 10,7 | 11,0 |
Parda | 34,6 | 23,1 | 3,8 |
Indígena | 38,3 | 26,2 | 2,0 |
Fonte:Pnad Contínua (módulo Educação) 2024.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.
8
Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles
9
Dificuldade de acesso é definida por: falta de escola/creche ou escola distante; falta de vaga na escola/creche; e escola/creche não aceita a criança por causa da idade.
10
Outros motivos incluem: falta de qualidade ou segurança das creches com crianças com deficiência; problemas de saúde permanente da criança; falta de dinheiro para mensalidade, transporte, material escolar etc.
11
Porcentagem calculada em relação ao total de crianças de 0 a 3 anos.
Educação Infantil
Crianças de 4 e 5 anos que não frequentam a Educação Infantil, em 2024, de acordo com os motivos apontados pelos responsáveis, por raça/cor – Brasil (em %)
Raça/cor | Não frequentam por opção dos responsáveis | Não frequentam por alguma dificuldade de acesso | Não frequentam por outros motivos |
---|---|---|---|
Branca | 2,6 | 1,8 | 0,6 |
Preta | 2,8 | 1,7 | 0,9 |
Amarela | 2,9 | ||
Parda | 2,6 | 2,3 | 0,8 |
Indígena | 5,0 | 3,5 | 2,0 |
Fonte:Pnad Contínua (módulo Educação) 2024.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.
8
Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles
9
Dificuldade de acesso é definida por: falta de escola/creche ou escola distante; falta de vaga na escola/creche; e escola/creche não aceita a criança por causa da idade.
10
Outros motivos incluem: falta de qualidade ou segurança das creches com crianças com deficiência; problemas de saúde permanente da criança; falta de dinheiro para mensalidade, transporte, material escolar etc.
13
Porcentagem calculada em relação ao total de crianças de 4 e 5 anos.
Ensino Fundamental
Crianças e jovens de 6 a 14 anos matriculados na escola, por raça/cor – Brasil (em %)
Branca | |
Preta | |
Amarela | |
Parda | |
Indígena |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2º trimestre.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.
8
Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles
Ensino Fundamental
Crianças e jovens de 6 a 14 anos matriculados no Ensino Fundamental, por raça/cor – Brasil (em %)
Branca | |
Preta | |
Amarela | |
Parda | |
Indígena |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2º trimestre.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.
8
Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles
Ensino Fundamental
Jovens de 16 anos que concluíram o Ensino Fundamental, por raça/cor – Brasil (em %)
Branca | |
Preta | |
Amarela | |
Parda | |
Indígena |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2º trimestre.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.
8
Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles
Ensino Médio
Jovens de 15 a 17 anos matriculados na escola, por raça/cor – Brasil (em %)
Branca | |
Preta | |
Amarela | |
Parda | |
Indígena |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2º trimestre.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.
8
Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles
Ensino Médio
Jovens de 15 a 17 anos matriculados no Ensino Médio, por raça/cor – Brasil (em %)
Branca | |
Preta | |
Amarela | |
Parda | |
Indígena |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua Educação 2º trimestre.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.
8
Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles
Ensino Médio
Jovens de 19 anos que concluíram o Ensino Médio, por raça/cor – Brasil (em %)
Branca | |
Preta | |
Amarela | |
Parda | |
Indígena |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2º trimestre.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.
8
Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles
Educação de Jovens e Adultos
Matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), por raça/cor – Brasil (em milhares)
Branca | |
Preta | |
Amarela | |
Parda | |
Indígena | |
Não Declarada |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar da Educação Básica.
Elaboração:Todos Pela Educação.
5
Contabiliza apenas os estudantes que estão em escolas com atividades de escolarização de alunos.
65
Consideram-se matrículas de EJA Fundamental, EJA Ensino Médio, FIC níveis Fundamental e Médio e Curso Técnico Integrado à EJA de Nível Médio.
Os dados da desigualdade educacional não refletem capacidades individuais de pessoas negras, indígenas e quilombolas, mas, sim, os efeitos de um ciclo histórico de marginalização. No campo da educação, esse cenário também é resultado da falta de prioridade dada, por décadas, à Educação para as Relações Étnico-Raciais em suas múltiplas dimensões.
Aprendizagem
Ensino Fundamental
Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental, por raça/cor – Brasil (em %)
Total
Ano | Brancos/Amarelos | Pretos/Pardos/Indígenas |
---|---|---|
2013 | 42,3 | 29,9 |
2015 | 45,0 | 34,6 |
2017 | 53,0 | 39,7 |
2019 | 54,4 | 41,3 |
2021 | 45,6 | 33,0 |
2023 | 52,0 | 38,5 |
Pública
Ano | Brancos/Amarelos | Pretos/Pardos/Indígenas |
---|---|---|
2013 | 35,1 | 26,5 |
2015 | 39,2 | 31,3 |
2017 | 45,8 | 36,4 |
2019 | 47,5 | 37,8 |
2021 | 37,7 | 29,0 |
2023 | 44,8 | 34,9 |
Privada
Ano | Brancos/Amarelos | Pretos/Pardos/Indígenas |
---|---|---|
2013 | 66,9 | 54,1 |
2015 | 64,9 | 55,2 |
2017 | 75,9 | 61,9* |
2019 | 75* | 62,8* |
2021 | 72,1* | 58,7 |
2023 | 73,2 | 61,6 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
19
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
*A nota média é estatisticamente semelhante à de 2023, considerando a mesma rede de ensino e raça/cor.
Ensino Fundamental
Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental, por raça/cor – Brasil (em %)
Total
Ano | Brancos/Amarelos | Pretos/Pardos |
---|---|---|
2013 | 19,2 | 8,7 |
2015 | 21,6 | 10,4 |
2017 | 26,7* | 13,3* |
2019 | 28,9 | 15,4 |
2021 | 24,1 | 12,7 |
2023 | 26,3 | 13,3 |
Pública
Ano | Brancos/Amarelos | Pretos/Pardos |
---|---|---|
2013 | 11,8 | 6,4 |
2015 | 14,0 | 7,9 |
2017 | 17,5 | 10,2 |
2019 | 20,6 | 12,4 |
2021 | 17,6 | 10,1 |
2023 | 18,8 | 10,7 |
Privada
Ano | Brancos/Amarelos | Pretos/Pardos |
---|---|---|
2013 | 47,1* | 29,9 |
2015 | 48,2* | 31,2 |
2017 | 54,5 | 39,1 |
2019 | 56,1 | 41,1 |
2021 | 47,4* | 34,3* |
2023 | 48,9 | 35,4 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
19
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
* A nota média é estatisticamente semelhante à de 2023, considerando a mesma rede de ensino e raça/cor.
Ensino Médio
Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática no Ensino Médio, por raça/cor – Brasil (em %)
Total
Ano | Brancos/Amarelos | Pretos/Pardos/Indígenas |
---|---|---|
2013 | 12,9* | 5* |
2015 | 10,0 | 3,7 |
2017 | 14,4 | 4,6* |
2019 | 17,3 | 6,4 |
2021 | 13,3 | 4,3 |
2023 | 12,3 | 4,7 |
Pública
Ano | Brancos/Amarelos | Pretos/Pardos/Indígenas |
---|---|---|
2013 | 7* | 3,3* |
2015 | 4,1 | 2,1 |
2017 | 5,0 | 2,4 |
2019 | 9,5 | 4,5 |
2021 | 7,3 | 3,1* |
2023 | 6,9 | 3,2 |
Privada
Ano | Brancos/Amarelos | Pretos/Pardos/Indígenas |
---|---|---|
2013 | 34,3* | 22,3* |
2015 | 30,2* | 19,1* |
2017 | 42,9 | 26,1 |
2019 | 44,8 | 28,7 |
2021 | 36,6 | 20,2* |
2023 | 32,8 | 20,8 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
3
As análises referentes à 3ª série do Ensino Médio são realizadas com base nos dados dessa série. Nos anos em que há disponibilidade de dados da 4ª série do Ensino Médio, esses também são incorporados às análises, a fim de ampliar a cobertura e a representatividade dos resultados.
19
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
*A nota média é estatisticamente semelhante à de 2023, considerando a mesma rede de ensino e raça/cor.
Gestão
Gestão
Escolas com projetos voltados ao combate da discriminação - Brasil (em %)
Escolas com projetos de combate à discriminação racial, de gênero, orientação sexual, econômica/social, deficiência e religiosa
Ano | Escolas com projetos de combate à discriminação racial, gênero, orientação sexual, econômica/social, deficiência e religiosa |
---|---|
89,2 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Questionário Diretores Escolares - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
41
Foi utilizada uma fonte de dados diferente da adotada no Anuário 2024.
66
Contabilizamos apenas os diretores que responderam ao questionário.
Gestão
Redes municipais que executaram, em 2023, ações de combate ao racismo nas escolas (em %)
Combate ao racismo
Ano | Combate ao racismo |
---|---|
96,3 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Questionário Secretário Municipal - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
41
Foi utilizada uma fonte de dados diferente da adotada no Anuário 2024.
49
Contabilizamos apenas os secretários que responderam ao questionário.
Educação Escolar Indígena
Matrículas em terras indígenas – Brasil (em milhares)
Ano | Total de Matrículas | Matrículas de pessoas indígenas |
---|---|---|
2014 | 221.095 | 172.557 |
2015 | 232.108 | 183.579 |
2016 | 233.711 | 189.971 |
2017 | 242.473 | 198.423 |
2018 | 244.628 | 208.021 |
2019 | 253.117 | 217.656 |
2020 | 250.884 | 217.252 |
2021 | 267.294 | 231.930 |
2022 | 275.035 | 237.878 |
2023 | 276.526 | 241.629 |
2024 | 276.007 | 243.698 |
Municípios com escolas localizadas em terras indígenas e unidades de uso sustentável em terra indígena
Ano | Municípios com escolas localizadas em terras indígenas e unidades de uso sustentável em terra indígena |
---|---|
2014 | 395 |
2015 | 387 |
2016 | 404 |
2017 | 401 |
2018 | 407 |
2019 | 427 |
2020 | 420 |
2021 | 418 |
2022 | 436 |
2023 | 438 |
2024 | 435 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar da Educação Básica.
Elaboração:Todos Pela Educação.
5
Contabiliza apenas os estudantes que estão em escolas com atividades de escolarização de alunos.
67
As matrículas em questão foram computadas em escolas localizadas em terras indígenas. O item "matrículas de pessoas indígenas" diz respeito às matrículas de estudantes de etnicidade indígena.
Escolas indígenas que possuem itens de infraestrutura básica, em 2024 – Brasil (em %)
Equipamento | Percentual de escolas indígenas |
---|---|
Banheiro | 62,5 |
Cozinha | 66,7 |
Água Potável | 73,0 |
Energia | 57,8 |
Esgoto | 2,1 |
Coleta de Lixo | 12,9 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar da Educação Básica.
Elaboração:Todos Pela Educação.
7
Contabilizamos apenas escolas em atividade e com escolarização de alunos.
68
Escolas localizadas em terras indígenas e unidades de uso sustentável em terra indígena.
Uso de material pedagógico para a Educação Indígena, em 2024 – Brasil (em %)
Ano | Uso de material pedagógico para a Educação Indígena |
---|---|
2024 | 40,0 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar da Educação Básica.
Elaboração:Todos Pela Educação.
7
Contabilizamos apenas escolas em atividade e com escolarização de alunos.
68
Escolas localizadas em terras indígenas e unidades de uso sustentável em terra indígena.
Educação Escolar Quilombola
Matrículas em terras quilombolas – Brasil (em milhares)
Matrículas em terras quilombolas
Ano | Matrículas em terras quilombolas |
---|---|
2014 | 239.975 |
2015 | 246.404 |
2016 | 241.925 |
2017 | 254.352 |
2018 | 258.571 |
2019 | 273.403 |
2020 | 260.087 |
2021 | 280.275 |
2022 | 283.020 |
2023 | 278.030 |
2024 | 279.000 |
Municípios com matrículas em terras quilombolas
Ano | Municípios com matrículas em terras quilombolas |
---|---|
2014 | 614 |
2015 | 624 |
2016 | 623 |
2017 | 635 |
2018 | 642 |
2019 | 668 |
2020 | 658 |
2021 | 671 |
2022 | 682 |
2023 | 690 |
2024 | 690 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar da Educação Básica.
Elaboração:Todos Pela Educação.
5
Contabiliza apenas os estudantes que estão em escolas com atividades de escolarização de alunos.
69
As matrículas em questão foram computadas em escolas localizadas em áreas remanescentes de quilombos e em unidades de uso sustentável, em áreas remanescentes de quilombos.
Escolas quilombolas que possuem itens de infraestrutura básica, em 2024 – Brasil (em %)
Equipamento | Percentual de escolas quilombolas |
---|---|
Banheiro | 96,0 |
Cozinha | 97,9 |
Água Potável | 89,4 |
Energia | 96,3 |
Esgoto | 9,7 |
Coleta de Lixo | 36,8 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar da Educação Básica.
Elaboração:Todos Pela Educação.
7
Contabilizamos apenas escolas em atividade e com escolarização de alunos.
70
Escolas localizadas em áreas remanescentes de quilombos e em unidades de uso sustentável, em áreas remanescentes de quilombos.
Uso de material pedagógico para a Educação Escolar Quilombola, em 2024 – Brasil (em %)
Ano | Uso de material pedagógico para a Educação Escolar Quilombola |
---|---|
2024 | 7,4 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar da Educação Básica.
Elaboração:Todos Pela Educação.
7
Contabilizamos apenas escolas em atividade e com escolarização de alunos.
70
Escolas localizadas em áreas remanescentes de quilombos e em unidades de uso sustentável, em áreas remanescentes de quilombos.