1 Educação Infantil

O índice de crianças de 0 a 3 anos na escola avançou para 41,2%, mas ainda está distante da meta de 50% estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para 2024.

Os primeiros anos de vida são chave para o desenvolvimento das crianças; portanto, é fundamental garantir uma Educação Infantil de qualidade, assegurando direitos essenciais da infância. Creches e pré-escolas são espaços para diversificar e aprofundar as primeiras interações sociais e estímulos, fundamentais para o desenvolvimento social, físico, cognitivo e emocional. Investir em uma Educação Infantil de qualidade para todos significa promover condições para o desenvolvimento pleno das crianças com equidade. No Brasil, a Educação Básica obrigatória começa aos quatro anos, na Pré-escola. Além disso, mesmo que não haja obrigatoriedade de matrícula, a oferta de vagas em creches para a faixa etária de 0 a 3 anos é dever constitucional.

Panorama da Educação Infantil brasileira

De 2014 a 2024, o índice de crianças de 0 a 3 anos matriculadas na Educação Básica, no Brasil, passou de 29,7% para 41,2% – percentual mais alto já registrado. Mesmo assim, as dificuldades de acesso impedem que 19,7% das crianças nessa faixa etária sejam atendidas. Entre essas dificuldades, estão a ausência de creches ou a longa distância para acessá-las, falta de vaga ou recusa devido à idade. Importante destacar que trazemos neste Anuário apenas dados relacionados ao acesso, por ainda não contarmos com uma métrica oficial sobre a qualidade dessa etapa.

As desigualdades educacionais persistem e começam cedo. Em 2024, 30,6% das crianças de 0 a 3 anos tinham acesso à Educação Infantil entre os 20% mais pobres, enquanto entre os 20% mais ricos o atendimento era o dobro – 60%. 

Em relação às matrículas na Pré-escola, obrigatória a partir dos quatro anos, houve um pequeno avanço em 2024, mas 5,4% das crianças de 4 e 5 anos continuam fora da escola. Isso mostra a dificuldade de garantir o acesso universal a esse direito, como conquistado pelo estado do Piauí, onde 100% das crianças nessa faixa etária frequentam a escola. Por outro lado, o Amapá tem o menor percentual entre os estados: apenas 69,8%.

Um relatório elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe), mostra que 66,3% dos municípios brasileiros têm planos de expansão de vagas em Creche e Pré-escola vinculados ao Plano de Educação, mas apenas 20,6% e 16,3% utilizam um sistema unificado de gerenciamento para a Creche e Pré-escola, respectivamente. Quando se trata da Pré-escola, 86,3% das secretarias municipais afirmam contar com ações para garantir a matrícula dos alunos que se encontram fora do sistema educacional.

Acesso à Educação Infantil

Creche

Crianças de 0 a 3 anos que frequentam a Educação Infantil – Brasil (em %)

Ano

Percentual

2014

29,7

2015

30,6

2016

31,8

2017

34,1

2018

35,6

2019

37,0

2020

2021

2022

37,3

2023

40,1

2024

41,2

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2014-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2024.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.

8

Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles

idade

Creche

Crianças de 0 a 3 anos que frequentam a Educação Infantil, por localidade – Brasil (em %)

Ano

Urbana

Rural

2014

32,3

16,2

2015

33,5

14,9

2016

34,5

17,7

2017

36,8

20,2

2018

38,3

20,9

2019

40,0

20,5

2020

2021

2022

40,3

20,7

2023

42,7

24,9

2024

43,8

25,2

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2014-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2024.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.

8

Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles

idade

Creche

Crianças de 0 a 3 anos que frequentam a Educação Infantil, por quintis de renda – Brasil (em %)

Ano

20% mais ricos

20% mais pobres

2014

50,9

19,8

2015

51,4

20,2

2016

44,5

22,5

2017

54,5

24,8

2018

50,9

26,5

2019

54,1

26,8

2020

2021

2022

53,7

28,2

2023

56,0

31,3

2024

60,0

30,6

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2014-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2024.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.

8

Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles

Creche

Crianças de 0 a 3 anos que não frequentam a Educação Infantil, em 2024, de acordo com os motivos apontados pelos responsáveis – Brasil (em %)

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

Não frequentam por opção dos responsáveis

Não frequentam por outros motivos

Brasil

19,7

35,2

4,0

20% mais pobres

28,3

36,5

4,6

20% mais ricos

6,1

30,2

3,7

Urbana

35,3

16,7

4,2

Rural

34,1

37,6

3,0

Fonte:IBGE/Pnad Contínua (módulo Educação) 2024.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.

9

Dificuldade de acesso é definida por: falta de escola/creche ou escola distante; falta de vaga na escola/creche; e escola/creche não aceita a criança por causa da idade.

10

Outros motivos incluem: falta de qualidade ou segurança das creches com crianças com deficiência; problemas de saúde permanente da criança; falta de dinheiro para mensalidade, transporte, material escolar etc.

11

Porcentagem calculada em relação ao total de crianças de 0 a 3 anos.

Creche

O que as secretarias municipais de educação têm a dizer sobre o acesso à Creche no Brasil? (% de secretarias que responderam "Sim")

Possui critérios formais de prioridade de acesso à Creche

Item

Percentual

43,8

Tem disponibilidade de informações sobre fila de espera, quando há

Item

Percentual

27,9

Utiliza sistema unificado de gerenciamento de vagas

Item

Percentual

20,6

Possui plano de expansão de vagas vinculado ao Plano de Educação (para os que necessitam de expansão)

Item

Percentual

66,3

Fonte:Retrato da Educação Infantil no Brasil: acesso e disponibilidade de vagas.

Elaboração:Gaepe Brasil e Ministério da Educação.

Nota:

12

Os dados reportados foram coletados entre os meses de junho e agosto de 2024 e são autodeclaratórios.

Pré-escola

Crianças de 4 e 5 anos que frequentam a Educação Infantil – Brasil (em %)

Ano

Percentual

2014

89,6

2015

91,0

2016

91,3

2017

92,8

2018

93,7

2019

94,0

2020

2021

2022

93,0

2023

93,9

2024

94,6

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2014-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2024.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.

8

Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles

Pré-escola

Crianças de 4 e 5 anos que frequentam a Educação Infantil, por localidade – Brasil (em %)

Ano

Urbana

Rural

2014

90,4

85,4

2015

92,1

85,3

2016

91,9

88,8

2017

93,5

89,8

2018

94,1

91,5

2019

94,5

91,2

2020

2021

2022

93,2

91,6

2023

94,0

93,4

2024

94,8

93,5

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2014-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2024.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.

8

Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles

Pré-escola

Crianças de 4 e 5 anos que frequentam a Educação Infantil, por quintis de renda – Brasil (em %)

Ano

20% mais ricos

20% mais pobres

2014

96,9

86,2

2015

96,7

88,6

2016

95,6

88,9

2017

95,9

90,2

2018

98,1

91,5

2019

98,3

91,9

2020

2021

2022

97,1

89,5

2023

98,3

90,8

2024

96,9

93,0

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2014-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2024.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.

8

Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles

Pré-escola

Crianças de 4 e 5 anos que não frequentam a Educação Infantil, em 2024, de acordo com os motivos apontados pelos responsáveis – Brasil (em %)

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

Não frequentam por opção dos responsáveis

Não frequentam por outros motivos

Brasil

2,0

2,6

0,7

20% mais pobres

3,3

3,0

0,8

20% mais ricos

0,1

2,6

0,4

Urbana

2,6

1,9

0,7

Rural

2,8

3,0

0,8

Fonte:IBGE/Pnad Contínua (módulo Educação) 2024.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.

9

Dificuldade de acesso é definida por: falta de escola/creche ou escola distante; falta de vaga na escola/creche; e escola/creche não aceita a criança por causa da idade.

10

Outros motivos incluem: falta de qualidade ou segurança das creches com crianças com deficiência; problemas de saúde permanente da criança; falta de dinheiro para mensalidade, transporte, material escolar etc.

13

Porcentagem calculada em relação ao total de crianças de 4 e 5 anos.

Pré-escola

O que as secretarias municipais de educação têm a dizer sobre o acesso à Pré-escola no Brasil? (% de secretarias que responderam "Sim")

Possui ações para identificar crianças que estão fora da Pré-escola

Percentual

86,0

Implementou ações para garantir que crianças de 4 e 5 anos que estão fora da escola sejam matriculadas

Percentual

86,3

Utiliza sistema unificado de gerenciamento de vagas

Percentual

16,3

Possui plano de expansão de vagas vinculado ao Plano de Educação (para os que necessitam de expansão)

Percentual

66,3

Fonte:Retrato da Educação Infantil no Brasil: acesso e disponibilidade de vagas.

Elaboração:Gaepe Brasil e Ministério da Educação.

Nota:

12

Os dados reportados foram coletados entre os meses de junho e agosto de 2024 e são autodeclaratórios.

Educação Integral

Matrículas em tempo integral na Educação Infantil – Brasil (em %)

Total

Ano

Creche

Educação Infantil

Pré-escola

2014

58,7

28,8

11,30

2015

58,2

29,4

11,5

2016

57,9

29,3

10,90

2017

57,9

30,0

12

2018

56,6

29,8

11,1

2019

56,4

30,1

11,1

2020

57,6

30,5

11,3

2021

59,1

31,3

11,9

2022

57

32,1

12,8

2023

57,9

33,3

14,2

2024

59,5

35,1

15,8

Pública

Ano

Creche

Educação Infantil

Pré-escola

2014

63,7

28,1

10,60

2015

63,0

28,7

10,8

2016

61,4

28,2

10,00

2017

60,8

28,8

11

2018

58,6

28,2

10,2

2019

57,6

28,2

10,1

2020

57,4

28,0

10,3

2021

56

27,7

10,7

2022

56,8

29,7

12,1

2023

57,9

31,3

13,8

2024

59,7

33,4

15,6

Privada

Ano

Creche

Educação Infantil

Pré-escola

2014

50,2

30,3

13,50

2015

50

30,8

13,6

2016

51,6

32,1

13,80

2017

52,3

33,1

14

2018

53

33,9

14,0

2019

54,2

35

14,4

2020

58,1

37,3

15,0

2021

66,4

43,3

17,2

2022

57,5

38,6

15,4

2023

58

38,6

15,8

2024

59,1

39,6

16,5

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados Censo Escolar da Educação Básica.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

5

Contabiliza apenas os estudantes que estão em escolas com atividades de escolarização de alunos.

14

É considerado em tempo integral o aluno cuja permanência semanal na turma de escolarização presencial seja igual ou superior a 35 horas semanais. Também se enquadram como tempo integral os alunos que frequentam turmas presenciais com carga horária inferior a 35 horas, mas que, somado ao tempo de participação em turmas de atividade complementar, de atendimento educacional especializado (AEE) ou em turmas exclusivas de itinerário formativo, sejam essas atividades na mesma rede ou em outra, totalizam 35 horas semanais ou mais.

15

Consideramos matrículas do ensino regular.

Educação Integral

Escolas que oferecem a Educação Infantil em tempo integral – Brasil (em %)

Total

Ano

Creche

Educação Infantil

Pré-escola

2014

41,7

22,0

12,50

2015

40,2

22,8

12,8

2016

39,8

22,8

12,00

2017

39,4

23,7

13

2018

38,8

24,2

12,4

2019

38,6

24,7

12,4

2020

39

25,1

12,2

2021

39,7

25,5

12,6

2022

39,6

27,4

13,8

2023

40,4

29,0

15,4

2024

41,5

30,6

16,8

Pública

Ano

Creche

Educação Infantil

Pré-escola

2014

45,2

19,8

10,50

2015

43,6

20,6

10,8

2016

43,1

20,5

9,80

2017

42,3

21,5

11

2018

41,4

22,2

10,4

2019

41

22,7

10,3

2020

41,2

23,1

10,4

2021

40,6

23,8

11,2

2022

41,5

25,8

12,8

2023

42,7

27,9

14,8

2024

44,1

29,9

16,6

Privada

Ano

Creche

Educação Infantil

Pré-escola

2014

36,7

27,9

17,90

2015

35,3

28,6

18,2

2016

35,1

28,8

17,90

2017

35

29,2

18

2018

35

29,3

17,5

2019

35,2

29,6

17,6

2020

35,8

29,9

16,8

2021

38,3

30

16,2

2022

36,6

31,2

16,4

2023

36,7

31,6

17,0

2024

37,2

32,1

17,3

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados Censo Escolar da Educação Básica.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

7

Contabilizamos apenas escolas em atividade e com escolarização de alunos.

16

Considera as escolas que ofertam ensino regular.

17

Para que uma escola seja classificada como de tempo integral em determinada etapa, é necessário que, no mínimo, 25% das matrículas dessa etapa estejam em tempo integral. Considera-se em tempo integral o aluno cuja permanência semanal na turma de escolarização presencial seja igual ou superior a 35 horas. Também são considerados em tempo integral os alunos que frequentam turmas presenciais com carga horária inferior a 35 horas semanais, mas que, somado ao tempo de participação em turmas de atividade complementar, de atendimento educacional especializado (AEE) ou em turmas exclusivas de itinerário formativo, seja na mesma rede ou em outra, totalizam 35 horas semanais ou mais.

Nos estados

Creche

Crianças de 0 a 3 anos que frequentam a Educação Infantil – por unidade da federação (em %)

Unidade da federação

2014

2015

2016

2017

2018

2019

2022

2023

2024

Unidade da federação

Brasil

2014

29,7

2015

30,6

2016

31,8

2017

34,1

2018

35,6

2019

37,0

2022

37,3

2023

40,1

2024

41,2

Unidade da federação

Norte

2014

13,4

2015

13,8

2016

15,6

2017

18,5

2018

19,1

2019

18,6

2022

20,4

2023

22,0

2024

23,7

Unidade da federação

Acre

2014

8,6

2015

13,8

2016

16,0

2017

19,0

2018

21,5

2019

24,7

2022

19,3

2023

16,8

2024

17,9

Unidade da federação

Amapá

2014

10,4

2015

8,0

2016

12,8

2017

7,7

2018

10,9

2019

12,9

2022

10,2

2023

8,3

2024

9,7

Unidade da federação

Amazonas

2014

9,1

2015

9,6

2016

12,7

2017

11,4

2018

14,1

2019

14,1

2022

16,7

2023

19,9

2024

18,1

Unidade da federação

Pará

2014

14,7

2015

13,6

2016

15,1

2017

20,9

2018

20,0

2019

19,9

2022

21,7

2023

23,9

2024

26,5

Unidade da federação

Rondônia

2014

19,5

2015

20,8

2016

18,8

2017

21,2

2018

18,5

2019

15,6

2022

18,3

2023

18,4

2024

22,8

Unidade da federação

Roraima

2014

17,7

2015

18,0

2016

17,5

2017

20,5

2018

19,5

2019

11,5

2022

22,9

2023

19,6

2024

25,6

Unidade da federação

Tocantins

2014

15,7

2015

22,2

2016

24,8

2017

29,5

2018

32,4

2019

29,3

2022

32,3

2023

33,4

2024

35,2

Unidade da federação

Nordeste

2014

26,4

2015

25,5

2016

28,6

2017

30,5

2018

32,2

2019

32,8

2022

33,7

2023

36,9

2024

37,5

Unidade da federação

Alagoas

2014

22,5

2015

22,2

2016

25,0

2017

24,9

2018

30,9

2019

30,3

2022

35,2

2023

36,1

2024

36,8

Unidade da federação

Bahia

2014

23,4

2015

21,9

2016

26,9

2017

30,4

2018

30,7

2019

32,0

2022

32,1

2023

36,4

2024

36,9

Unidade da federação

Ceará

2014

33,6

2015

33,4

2016

35,7

2017

35,4

2018

37,1

2019

33,8

2022

37,7

2023

41,6

2024

41,1

Unidade da federação

Maranhão

2014

26,3

2015

23,2

2016

28,7

2017

29,5

2018

31,8

2019

31,5

2022

35,1

2023

37,8

2024

39,7

Unidade da federação

Paraíba

2014

27,5

2015

28,5

2016

29,3

2017

32,1

2018

31,2

2019

34,5

2022

30,1

2023

35,7

2024

36,5

Unidade da federação

Pernambuco

2014

25,6

2015

24,6

2016

26,7

2017

27,4

2018

31,9

2019

32,9

2022

30,8

2023

29,5

2024

32,5

Unidade da federação

Piauí

2014

27,2

2015

21,4

2016

24,1

2017

28,3

2018

28,4

2019

32,6

2022

34,5

2023

39,2

2024

37,5

Unidade da federação

Rio Grande do Norte

2014

27,7

2015

32,7

2016

33,0

2017

36,8

2018

36,6

2019

39,0

2022

37,2

2023

42,7

2024

40,3

Unidade da federação

Sergipe

2014

23,7

2015

26,0

2016

24,0

2017

26,8

2018

28,8

2019

31,7

2022

33,6

2023

40,4

2024

38,9

Unidade da federação

Sudeste

2014

36,0

2015

38,4

2016

37,4

2017

40,2

2018

42,3

2019

43,8

2022

44,3

2023

46,7

2024

48,5

Unidade da federação

Espírito Santo

2014

34,8

2015

32,0

2016

33,0

2017

32,9

2018

37,2

2019

37,6

2022

37,8

2023

35,6

2024

39,7

Unidade da federação

Minas Gerais

2014

30,9

2015

31,4

2016

30,3

2017

33,8

2018

35,8

2019

36,7

2022

33,3

2023

35,4

2024

40,0

Unidade da federação

Rio de Janeiro

2014

30,6

2015

33,7

2016

29,6

2017

31,9

2018

32,9

2019

35,3

2022

40,9

2023

44,4

2024

40,7

Unidade da federação

São Paulo

2014

40,4

2015

44,1

2016

44,1

2017

46,9

2018

48,8

2019

50,7

2022

51,6

2023

54,4

2024

56,8

Unidade da federação

Sul

2014

36,4

2015

36,9

2016

39,0

2017

40,9

2018

39,3

2019

43,9

2022

42,5

2023

46,6

2024

45,7

Unidade da federação

Paraná

2014

35,1

2015

35,9

2016

36,7

2017

37,3

2018

38,2

2019

41,4

2022

39,1

2023

44,9

2024

42,0

Unidade da federação

Rio Grande do Sul

2014

32,8

2015

35,2

2016

37,2

2017

40,6

2018

34,6

2019

40,9

2022

41,1

2023

44,5

2024

44,0

Unidade da federação

Santa Catarina

2014

44,6

2015

41,4

2016

46,3

2017

47,1

2018

48,6

2019

52,3

2022

49,5

2023

52,3

2024

53,3

Unidade da federação

Centro-Oeste

2014

22,9

2015

23,6

2016

25,9

2017

26,8

2018

29,5

2019

29,4

2022

31,5

2023

33,4

2024

35,2

Unidade da federação

Distrito Federal

2014

28,7

2015

26,3

2016

24,8

2017

22,6

2018

27,4

2019

28,1

2022

31,1

2023

36,8

2024

38,6

Unidade da federação

Goiás

2014

18,0

2015

19,9

2016

21,7

2017

24,9

2018

26,3

2019

26,2

2022

26,2

2023

27,8

2024

30,0

Unidade da federação

Mato Grosso

2014

21,3

2015

22,1

2016

28,5

2017

28,8

2018

29,7

2019

31,4

2022

33,0

2023

34,6

2024

37,1

Unidade da federação

Mato Grosso do Sul

2014

31,2

2015

31,1

2016

33,8

2017

32,6

2018

38,1

2019

35,5

2022

40,5

2023

41,1

2024

41,6

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2014-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2024.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.

8

Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles

Creche

Crianças de 0 a 3 anos que não frequentam a Educação Infantil, em 2024, de acordo com os motivos apontados pelos responsáveis – por unidade da federação (em %)

Unidade da federação

Frequentam

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

Não frequentam a Creche por outros motivos

Unidade da federação

Brasil

Frequentam

41,2

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

35,2

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

19,7

Não frequentam a Creche por outros motivos

4,0

Unidade da federação

Norte

Frequentam

23,7

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

42,7

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

30,9

Não frequentam a Creche por outros motivos

2,8

Unidade da federação

Acre

Frequentam

17,9

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

36,6

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

44,4

Não frequentam a Creche por outros motivos

1,1

Unidade da federação

Amapá

Frequentam

9,7

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

55,4

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

31,7

Não frequentam a Creche por outros motivos

3,2

Unidade da federação

Amazonas

Frequentam

18,1

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

49,5

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

30,4

Não frequentam a Creche por outros motivos

1,9

Unidade da federação

Pará

Frequentam

26,5

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

37,1

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

33,5

Não frequentam a Creche por outros motivos

2,9

Unidade da federação

Rondônia

Frequentam

22,8

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

52,8

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

19,4

Não frequentam a Creche por outros motivos

5,0

Unidade da federação

Roraima

Frequentam

25,6

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

36,6

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

36,9

Não frequentam a Creche por outros motivos

0,9

Unidade da federação

Tocantins

Frequentam

35,2

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

43,6

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

17,5

Não frequentam a Creche por outros motivos

3,7

Unidade da federação

Nordeste

Frequentam

37,5

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

34,0

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

25,0

Não frequentam a Creche por outros motivos

3,5

Unidade da federação

Alagoas

Frequentam

36,8

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

44,0

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

17,1

Não frequentam a Creche por outros motivos

2,1

Unidade da federação

Bahia

Frequentam

36,9

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

31,9

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

26,7

Não frequentam a Creche por outros motivos

4,4

Unidade da federação

Ceará

Frequentam

41,1

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

31,4

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

23,0

Não frequentam a Creche por outros motivos

4,4

Unidade da federação

Maranhão

Frequentam

39,7

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

23,3

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

33,8

Não frequentam a Creche por outros motivos

3,2

Unidade da federação

Paraíba

Frequentam

36,5

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

42,6

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

18,4

Não frequentam a Creche por outros motivos

2,5

Unidade da federação

Pernambuco

Frequentam

32,5

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

36,8

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

27,4

Não frequentam a Creche por outros motivos

3,2

Unidade da federação

Piauí

Frequentam

37,5

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

33,0

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

27,4

Não frequentam a Creche por outros motivos

2,2

Unidade da federação

Rio Grande do Norte

Frequentam

40,3

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

36,5

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

19,4

Não frequentam a Creche por outros motivos

3,7

Unidade da federação

Sergipe

Frequentam

38,9

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

43,8

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

14,6

Não frequentam a Creche por outros motivos

2,6

Unidade da federação

Sudeste

Frequentam

48,5

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

33,0

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

14,0

Não frequentam a Creche por outros motivos

4,5

Unidade da federação

Espírito Santo

Frequentam

39,7

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

35,0

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

21,5

Não frequentam a Creche por outros motivos

3,8

Unidade da federação

Minas Gerais

Frequentam

40,0

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

36,8

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

20,7

Não frequentam a Creche por outros motivos

2,4

Unidade da federação

Rio de Janeiro

Frequentam

40,7

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

40,4

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

14,4

Não frequentam a Creche por outros motivos

4,5

Unidade da federação

São Paulo

Frequentam

56,8

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

28,0

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

9,4

Não frequentam a Creche por outros motivos

5,7

Unidade da federação

Sul

Frequentam

45,7

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

33,4

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

16,2

Não frequentam a Creche por outros motivos

4,8

Unidade da federação

Paraná

Frequentam

42,0

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

35,9

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

17,5

Não frequentam a Creche por outros motivos

4,6

Unidade da federação

Rio Grande do Sul

Frequentam

44,0

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

33,4

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

17,6

Não frequentam a Creche por outros motivos

5,0

Unidade da federação

Santa Catarina

Frequentam

53,3

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

29,7

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

12,1

Não frequentam a Creche por outros motivos

4,8

Unidade da federação

Centro-Oeste

Frequentam

35,2

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

41,9

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

19,3

Não frequentam a Creche por outros motivos

3,7

Unidade da federação

Distrito Federal

Frequentam

38,6

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

42,7

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

15,9

Não frequentam a Creche por outros motivos

2,7

Unidade da federação

Goiás

Frequentam

30,0

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

42,5

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

23,5

Não frequentam a Creche por outros motivos

4,0

Unidade da federação

Mato Grosso

Frequentam

37,1

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

43,4

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

15,4

Não frequentam a Creche por outros motivos

4,1

Unidade da federação

Mato Grosso do Sul

Frequentam

41,6

Não frequentam a Creche por opção dos responsáveis

37,2

Não frequentam a Creche por dificuldade de acesso

17,8

Não frequentam a Creche por outros motivos

3,3

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2014-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2024.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.

9

Dificuldade de acesso é definida por: falta de escola/creche ou escola distante; falta de vaga na escola/creche; e escola/creche não aceita a criança por causa da idade.

10

Outros motivos incluem: falta de qualidade ou segurança das creches com crianças com deficiência; problemas de saúde permanente da criança; falta de dinheiro para mensalidade, transporte, material escolar etc.

11

Porcentagem calculada em relação ao total de crianças de 0 a 3 anos.

Pré-escola

Crianças de 4 e 5 anos que frequentam a Educação Infantil – por unidade da federação (em %)

Unidade da federação

2014

2015

2016

2017

2018

2019

2022

2023

2024

Unidade da federação

Brasil

2014

89,6

2015

91,0

2016

91,3

2017

92,8

2018

93,7

2019

94,0

2022

93,0

2023

93,9

2024

94,6

Unidade da federação

Norte

2014

81,3

2015

80,9

2016

86,6

2017

86,8

2018

87,8

2019

87,8

2022

85,2

2023

87,9

2024

89,2

Unidade da federação

Acre

2014

77,0

2015

74,7

2016

77,7

2017

81,4

2018

79,4

2019

78,6

2022

77,4

2023

79,5

2024

82,0

Unidade da federação

Amapá

2014

71,9

2015

71,3

2016

75,4

2017

72,2

2018

67,4

2019

74,9

2022

68,8

2023

68,9

2024

69,8

Unidade da federação

Amazonas

2014

74,8

2015

76,0

2016

83,0

2017

81,4

2018

87,2

2019

87,1

2022

78,5

2023

85,5

2024

84,9

Unidade da federação

Pará

2014

84,3

2015

82,6

2016

89,6

2017

90,6

2018

89,6

2019

89,9

2022

90,2

2023

91,2

2024

93,3

Unidade da federação

Rondônia

2014

83,9

2015

81,5

2016

84,5

2017

87,6

2018

89,3

2019

86,2

2022

86,8

2023

87,7

2024

85,4

Unidade da federação

Roraima

2014

90,4

2015

94,6

2016

93,3

2017

93,2

2018

91,4

2019

89,5

2022

84,1

2023

80,7

2024

90,0

Unidade da federação

Tocantins

2014

82,5

2015

91,6

2016

92,8

2017

92,6

2018

93,4

2019

93,9

2022

93,1

2023

96,9

2024

97,0

Unidade da federação

Nordeste

2014

92,7

2015

94,4

2016

94,8

2017

95,5

2018

96,3

2019

96,5

2022

94,7

2023

95,1

2024

96,3

Unidade da federação

Alagoas

2014

87,7

2015

82,5

2016

88,2

2017

89,8

2018

92,5

2019

93,5

2022

92,1

2023

91,9

2024

95,2

Unidade da federação

Bahia

2014

90,7

2015

94,6

2016

93,7

2017

95,8

2018

97,4

2019

97,3

2022

95,4

2023

96,2

2024

97,3

Unidade da federação

Ceará

2014

97,5

2015

96,0

2016

97,0

2017

98,0

2018

98,4

2019

97,3

2022

97,0

2023

95,9

2024

96,3

Unidade da federação

Maranhão

2014

94,5

2015

94,6

2016

97,0

2017

97,1

2018

97,4

2019

97,5

2022

96,7

2023

96,6

2024

95,4

Unidade da federação

Paraíba

2014

93,4

2015

91,5

2016

92,0

2017

96,9

2018

93,9

2019

95,1

2022

93,0

2023

92,7

2024

92,0

Unidade da federação

Pernambuco

2014

90,7

2015

95,8

2016

94,5

2017

91,3

2018

93,4

2019

94,1

2022

90,9

2023

91,2

2024

96,5

Unidade da federação

Piauí

2014

97,2

2015

97,1

2016

99,2

2017

97,7

2018

97,2

2019

99,1

2022

95,7

2023

99,3

2024

100

Unidade da federação

Rio Grande do Norte

2014

90,4

2015

96,9

2016

96,4

2017

96,8

2018

97,4

2019

98,0

2022

94,6

2023

95,1

2024

96,4

Unidade da federação

Sergipe

2014

91,8

2015

93,8

2016

91,8

2017

94,0

2018

95,1

2019

96,1

2022

94,8

2023

97,2

2024

97,4

Unidade da federação

Sudeste

2014

92,3

2015

93,9

2016

91,5

2017

94,3

2018

94,8

2019

95,1

2022

94,3

2023

95,4

2024

95,5

Unidade da federação

Espírito Santo

2014

93,2

2015

92,9

2016

95,3

2017

93,4

2018

96,3

2019

96,1

2022

95,6

2023

95,7

2024

95,3

Unidade da federação

Minas Gerais

2014

90,7

2015

92,3

2016

93,8

2017

95,0

2018

94,4

2019

96,0

2022

95,9

2023

96,2

2024

96,0

Unidade da federação

Rio de Janeiro

2014

91,0

2015

94,7

2016

86,9

2017

91,1

2018

92,1

2019

92,4

2022

92,1

2023

92,7

2024

95,8

Unidade da federação

São Paulo

2014

93,6

2015

94,4

2016

91,8

2017

95,1

2018

95,6

2019

95,6

2022

94,2

2023

96,1

2024

95,2

Unidade da federação

Sul

2014

85,5

2015

87,2

2016

89,8

2017

90,3

2018

92,4

2019

93,3

2022

93,2

2023

92,6

2024

93,6

Unidade da federação

Paraná

2014

87,6

2015

89,8

2016

92,3

2017

91,2

2018

94,8

2019

94,2

2022

94,1

2023

94,4

2024

95,2

Unidade da federação

Rio Grande do Sul

2014

80,4

2015

79,8

2016

85,3

2017

87,5

2018

88,8

2019

90,2

2022

91,3

2023

89,9

2024

90,7

Unidade da federação

Santa Catarina

2014

89,9

2015

94,6

2016

92,6

2017

93,1

2018

94,2

2019

96,5

2022

94,2

2023

93,7

2024

95,2

Unidade da federação

Centro-Oeste

2014

83,9

2015

85,3

2016

86,7

2017

88,3

2018

89,0

2019

89,4

2022

90,1

2023

92,6

2024

93,6

Unidade da federação

Distrito Federal

2014

83,5

2015

88,2

2016

81,3

2017

85,3

2018

85,8

2019

86,8

2022

94,5

2023

96,1

2024

94,8

Unidade da federação

Goiás

2014

81,2

2015

84,6

2016

89,0

2017

87,9

2018

87,3

2019

86,3

2022

87,8

2023

92,0

2024

92,7

Unidade da federação

Mato Grosso

2014

85,0

2015

83,5

2016

85,2

2017

88,8

2018

92,8

2019

94,1

2022

91,3

2023

90,4

2024

96,7

Unidade da federação

Mato Grosso do Sul

2014

88,8

2015

86,3

2016

88,8

2017

91,1

2018

90,8

2019

91,5

2022

90,0

2023

93,5

2024

90,8

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2014-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2024.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.

8

Devido à pandemia de covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021; por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE. Vale ressaltar também que a amostra da Pnad-C pode mudar devido a ajustes no plano amostral, com a inclusão de novos domicílios ou a perda de alguns deles

Pré-escola

Crianças de 4 e 5 anos que não frequentam a Educação Infantil, em 2024, de acordo com os motivos apontados pelos responsáveis – por unidade da federação (em %)

Unidade da federação

Frequentam

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

Unidade da federação

Brasil

Frequentam

94,6

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

2,6

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

2,0

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,7

Unidade da federação

Norte

Frequentam

89,2

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

4,4

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

5,4

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

1,0

Unidade da federação

Acre

Frequentam

82,0

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

5,5

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

10,5

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

2,0

Unidade da federação

Amapá

Frequentam

69,8

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

13,8

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

14,2

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

2,3

Unidade da federação

Amazonas

Frequentam

84,9

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

6,5

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

6,7

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

1,9

Unidade da federação

Pará

Frequentam

93,3

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

2,2

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

4,1

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,4

Unidade da federação

Rondônia

Frequentam

85,4

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

8,3

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

4,6

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

1,6

Unidade da federação

Roraima

Frequentam

90,0

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

1,9

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

6,4

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

1,7

Unidade da federação

Tocantins

Frequentam

97,0

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

2,0

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

1,0

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,0

Unidade da federação

Nordeste

Frequentam

96,1

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

2,0

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

1,2

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,7

Unidade da federação

Alagoas

Frequentam

95,2

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

1,4

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

2,0

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

1,5

Unidade da federação

Bahia

Frequentam

97,3

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

1,7

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

0,5

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,5

Unidade da federação

Ceará

Frequentam

96,3

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

2,1

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

1,3

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,2

Unidade da federação

Maranhão

Frequentam

95,4

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

2,1

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

1,5

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

1,0

Unidade da federação

Paraíba

Frequentam

92,0

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

5,8

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

2,2

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,0

Unidade da federação

Pernambuco

Frequentam

96,5

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

0,9

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

1,3

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

1,3

Unidade da federação

Piauí

Frequentam

100

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

0,0

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

0,0

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,0

Unidade da federação

Rio Grande do Norte

Frequentam

96,4

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

2,4

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

0,0

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

1,3

Unidade da federação

Sergipe

Frequentam

97,4

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

1,7

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

0,9

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,0

Unidade da federação

Sudeste

Frequentam

95,5

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

2,5

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

1,5

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,6

Unidade da federação

Espírito Santo

Frequentam

95,3

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

1,9

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

1,7

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

1,1

Unidade da federação

Minas Gerais

Frequentam

96,0

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

2,4

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

1,4

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,2

Unidade da federação

Rio de Janeiro

Frequentam

95,8

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

2,1

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

1,8

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,3

Unidade da federação

São Paulo

Frequentam

95,2

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

2,6

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

1,4

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,8

Unidade da federação

Sul

Frequentam

93,6

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

3,3

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

2,5

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,6

Unidade da federação

Paraná

Frequentam

95,2

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

2,1

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

2,0

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,7

Unidade da federação

Rio Grande do Sul

Frequentam

90,7

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

5,2

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

3,3

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,7

Unidade da federação

Santa Catarina

Frequentam

95,2

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

2,4

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

2,1

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,3

Unidade da federação

Centro-Oeste

Frequentam

93,6

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

2,5

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

2,9

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

1,0

Unidade da federação

Distrito Federal

Frequentam

94,8

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

3,6

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

1,6

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,0

Unidade da federação

Goiás

Frequentam

92,7

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

2,1

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

3,7

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

1,5

Unidade da federação

Mato Grosso

Frequentam

96,7

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

0,4

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

2,0

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,9

Unidade da federação

Mato Grosso do Sul

Frequentam

90,8

Não frequentam a Educação Infantil por opção dos responsáveis

5,2

Não frequentam a Educação Infantil por dificuldade de acesso

3,1

Não frequentam a Educação Infantil por outros motivos

0,8

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2014-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2024.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou a idade escolar.

9

Dificuldade de acesso é definida por: falta de escola/creche ou escola distante; falta de vaga na escola/creche; e escola/creche não aceita a criança por causa da idade.

10

Outros motivos incluem: falta de qualidade ou segurança das creches com crianças com deficiência; problemas de saúde permanente da criança; falta de dinheiro para mensalidade, transporte, material escolar etc.

13

Porcentagem calculada em relação ao total de crianças de 4 e 5 anos.

Educação Integral

Matrículas em tempo integral na Educação Infantil – por unidade da federação (em %)

Unidade da federação

2014

2024

Educação Infantil

Creche

Pré-escola

Educação Infantil

Creche

Pré-escola

Total

Pública

Privada

Total

Pública

Privada

Total

Pública

Privada

Total

Pública

Privada

Total

Pública

Privada

Total

Pública

Privada

Unidade da federação

Brasil

2014

28,8

2024

28,1

Educação Infantil

30,3

Creche

58,7

Pré-escola

63,7

Educação Infantil

50,2

Creche

11,3

Pré-escola

10,6

Total

13,5

Pública

35,1

Privada

33,4

Total

39,6

Pública

59,5

Privada

59,7

Total

59,1

Pública

15,8

Privada

15,6

Total

16,5

Unidade da federação

Norte

2014

6,6

2024

6,6

Educação Infantil

6,5

Creche

26,3

Pré-escola

29,2

Educação Infantil

15,3

Creche

1,6

Pré-escola

1,4

Total

3,2

Pública

11,3

Privada

11,6

Total

8,9

Pública

23,4

Privada

24,3

Total

16,7

Pública

5,9

Privada

6

Total

4,8

Unidade da federação

Acre

2014

7,8

2024

8,2

Educação Infantil

1,2

Creche

31,1

Pré-escola

33,9

Educação Infantil

1,9

Creche

0,4

Pré-escola

0,4

Total

0,9

Pública

15,5

Privada

16,1

Total

1,6

Pública

34,6

Privada

35,8

Total

0,2

Pública

6,5

Privada

6,7

Total

2,1

Unidade da federação

Amapá

2014

1,9

2024

1,2

Educação Infantil

4,8

Creche

9,3

Pré-escola

9,1

Educação Infantil

9,6

Creche

0,5

Pré-escola

0,1

Total

2,7

Pública

4,4

Privada

4,7

Total

2,5

Pública

5,6

Privada

6,3

Total

2,1

Pública

4,1

Privada

4,3

Total

2,6

Unidade da federação

Amazonas

2014

4,6

2024

2,9

Educação Infantil

13,1

Creche

19,1

Pré-escola

15,8

Educação Infantil

28,2

Creche

1,6

Pré-escola

0,8

Total

7,2

Pública

6,4

Privada

5,4

Total

14

Pública

15,8

Privada

14,4

Total

23,8

Pública

2,9

Privada

2,2

Total

8,8

Unidade da federação

Pará

2014

4,3

2024

4,7

Educação Infantil

2,1

Creche

17,7

Pré-escola

20,1

Educação Infantil

5,4

Creche

1,5

Pré-escola

1,5

Total

1,2

Pública

11,5

Privada

12,1

Total

6,5

Pública

21,6

Privada

22,6

Total

13,7

Pública

6,9

Privada

7,4

Total

3,4

Unidade da federação

Rondônia

2014

9,1

2024

9,2

Educação Infantil

8,3

Creche

33,7

Pré-escola

38,2

Educação Infantil

19

Creche

1

Pré-escola

0,5

Total

3,5

Pública

6,5

Privada

6,2

Total

8,2

Pública

19,1

Privada

19,6

Total

17,4

Pública

1,6

Privada

1,4

Total

2,7

Unidade da federação

Roraima

2014

4,6

2024

4,9

Educação Infantil

4

Creche

17,7

Pré-escola

30,2

Educação Infantil

8

Creche

0,4

Pré-escola

0,2

Total

1

Pública

11,6

Privada

11,4

Total

13,8

Pública

32,2

Privada

35,1

Total

22,7

Pública

2,7

Privada

2,8

Total

1,8

Unidade da federação

Tocantins

2014

21,9

2024

24,1

Educação Infantil

11

Creche

56,1

Pré-escola

62,6

Educação Infantil

24,4

Creche

5,1

Pré-escola

5,3

Total

4,2

Pública

24,9

Privada

26,7

Total

10,3

Pública

38,5

Privada

41,1

Total

15

Pública

14,9

Privada

15,9

Total

7,4

Unidade da federação

Nordeste

2014

11,1

2024

12,8

Educação Infantil

6,8

Creche

27,7

Pré-escola

33,3

Educação Infantil

14,1

Creche

4,3

Pré-escola

4,6

Total

3,7

Pública

23,7

Privada

27,6

Total

11,7

Pública

38

Privada

43,2

Total

21,2

Pública

13,7

Privada

16,5

Total

5,4

Unidade da federação

Alagoas

2014

15,2

2024

18,9

Educação Infantil

3,1

Creche

43,8

Pré-escola

55,6

Educação Infantil

5,7

Creche

4,4

Pré-escola

5,1

Total

2,1

Pública

35,8

Privada

42,6

Total

1,1

Pública

54,5

Privada

62,1

Total

1,5

Pública

20,2

Privada

24,9

Total

0,9

Unidade da federação

Bahia

2014

19,2

2024

22,7

Educação Infantil

9,7

Creche

54,8

Pré-escola

65,4

Educação Infantil

24,2

Creche

7

Pré-escola

7,7

Total

5,1

Pública

34,3

Privada

39,6

Total

17,8

Pública

57,8

Privada

66,6

Total

28,8

Pública

18,5

Privada

20,9

Total

10,9

Unidade da federação

Ceará

2014

6,6

2024

8,4

Educação Infantil

2,2

Creche

12,7

Pré-escola

16,5

Educação Infantil

3,5

Creche

3,1

Pré-escola

3,8

Total

1,4

Pública

21,3

Privada

23

Total

15,9

Pública

31

Privada

31,5

Total

29,6

Pública

13,8

Privada

16,6

Total

4,1

Unidade da federação

Maranhão

2014

6,1

2024

3

Educação Infantil

18,5

Creche

14,4

Pré-escola

8,6

Educação Infantil

30,9

Creche

2,9

Pré-escola

1

Total

11,5

Pública

10,4

Privada

10

Total

11,8

Pública

13

Privada

12,5

Total

14,9

Pública

8,4

Privada

8,2

Total

9,4

Unidade da federação

Paraíba

2014

20,7

2024

29,3

Educação Infantil

1,8

Creche

49,8

Pré-escola

68,1

Educação Infantil

5,1

Creche

9,1

Pré-escola

13,1

Total

0,6

Pública

34,3

Privada

45

Total

2,4

Pública

57,4

Privada

70,8

Total

4,1

Pública

17,4

Privada

23,9

Total

1,5

Unidade da federação

Pernambuco

2014

10,4

2024

13,3

Educação Infantil

6,7

Creche

29,3

Pré-escola

44,1

Educação Infantil

15

Creche

3,7

Pré-escola

4,2

Total

3

Pública

18,1

Privada

21,3

Total

12,2

Pública

40

Privada

47,5

Total

27,7

Pública

5,8

Privada

7,7

Total

2,1

Unidade da federação

Piauí

2014

2,7

2024

2,8

Educação Infantil

2,4

Creche

3,8

Pré-escola

3,7

Educação Infantil

4,6

Creche

2,3

Pré-escola

2,4

Total

1,8

Pública

28,2

Privada

32,6

Total

2,2

Pública

31,7

Privada

35,6

Total

2,3

Pública

25,8

Privada

30,3

Total

2,1

Unidade da federação

Rio Grande do Norte

2014

5

2024

6

Educação Infantil

2,5

Creche

11,8

Pré-escola

14,4

Educação Infantil

4,4

Creche

1,1

Pré-escola

0,9

Total

1,6

Pública

6,7

Privada

7,9

Total

2,8

Pública

8,7

Privada

10

Total

4,2

Pública

5,2

Privada

6,3

Total

1,9

Unidade da federação

Sergipe

2014

8,1

2024

10,3

Educação Infantil

3,6

Creche

34,9

Pré-escola

45,3

Educação Infantil

10,4

Creche

1,7

Pré-escola

1,4

Total

2,2

Pública

22,7

Privada

29,7

Total

4,5

Pública

37,7

Privada

47,1

Total

7,1

Pública

13,3

Privada

17,7

Total

3,2

Unidade da federação

Sudeste

2014

36,1

2024

33,8

Educação Infantil

40,7

Creche

67,1

Pré-escola

72,6

Educação Infantil

60,1

Creche

13,3

Pré-escola

12,4

Total

16

Pública

43,5

Privada

39,1

Total

52,4

Pública

70,9

Privada

70,9

Total

70,9

Pública

18,1

Privada

17,2

Total

21

Unidade da federação

Espírito Santo

2014

14,6

2024

14,7

Educação Infantil

14

Creche

28,7

Pré-escola

28,8

Educação Infantil

28

Creche

4,7

Pré-escola

4,6

Total

5,6

Pública

16

Privada

16,3

Total

12,7

Pública

26,7

Privada

27

Total

22,7

Pública

8,3

Privada

8,5

Total

6,3

Unidade da federação

Minas Gerais

2014

30,2

2024

29,1

Educação Infantil

32,6

Creche

59,9

Pré-escola

69,7

Educação Infantil

46,7

Creche

13,4

Pré-escola

11,8

Total

18,6

Pública

34,5

Privada

33,3

Total

37,7

Pública

59,4

Privada

61,6

Total

54,7

Pública

15,2

Privada

14,8

Total

16,9

Unidade da federação

Rio de Janeiro

2014

30,8

2024

39,1

Educação Infantil

19,8

Creche

63,3

Pré-escola

82,8

Educação Infantil

39,1

Creche

11,3

Pré-escola

14,1

Total

7,5

Pública

35,5

Privada

38,4

Total

30,6

Pública

60,1

Privada

67,1

Total

50,9

Pública

16,9

Privada

20

Total

10,6

Unidade da federação

São Paulo

2014

41,5

2024

36,3

Educação Infantil

51,8

Creche

72,8

Pré-escola

76,4

Educação Infantil

68,7

Creche

14,7

Pré-escola

13

Total

20,9

Pública

51,4

Privada

44,5

Total

63,3

Pública

80

Privada

81

Total

79

Pública

20,7

Privada

18,5

Total

28

Unidade da federação

Sul

2014

53,4

2024

54,6

Educação Infantil

50,5

Creche

79,7

Pré-escola

86,9

Educação Infantil

63

Creche

31,5

Pré-escola

29

Total

38,6

Pública

47,9

Privada

46,7

Total

51,5

Pública

73,2

Privada

76,1

Total

65,6

Pública

25

Privada

22,4

Total

34,7

Unidade da federação

Paraná

2014

53,4

2024

59,5

Educação Infantil

37,2

Creche

80,2

Pré-escola

92,3

Educação Infantil

48,3

Creche

32

Pré-escola

33,4

Total

28,4

Pública

45,9

Privada

48,4

Total

36,7

Pública

71,6

Privada

78,5

Total

51,9

Pública

24,1

Privada

25,4

Total

18,4

Unidade da federação

Rio Grande do Sul

2014

53,8

2024

47,8

Educação Infantil

64,5

Creche

80,8

Pré-escola

83,8

Educação Infantil

76,7

Creche

32,5

Pré-escola

23,7

Total

51,6

Pública

53,3

Privada

47,4

Total

65,5

Pública

80,5

Privada

80,9

Total

79,8

Pública

29,8

Privada

22,5

Total

48,8

Unidade da federação

Santa Catarina

2014

53,1

2024

55,1

Educação Infantil

44,5

Creche

78,1

Pré-escola

83,5

Educação Infantil

56,4

Creche

29,6

Pré-escola

29,1

Total

32,3

Pública

44,8

Privada

44,1

Total

47,7

Pública

67,9

Privada

69,9

Total

60,5

Pública

20,7

Privada

18,1

Total

32,1

Unidade da federação

Centro-Oeste

2014

29,5

2024

32,4

Educação Infantil

22,6

Creche

64,3

Pré-escola

77

Educação Infantil

39,1

Creche

10,6

Pré-escola

10,1

Total

11,8

Pública

28,6

Privada

27,7

Total

31,6

Pública

58,5

Privada

61,2

Total

51,9

Pública

8,3

Privada

7,1

Total

12,7

Unidade da federação

Distrito Federal

2014

20,4

2024

11,1

Educação Infantil

26,9

Creche

37,3

Pré-escola

39,1

Educação Infantil

37,2

Creche

13

Pré-escola

9,9

Total

17,1

Pública

32,4

Privada

4,1

Total

53,6

Pública

72

Privada

50,7

Total

72

Pública

9,2

Privada

4

Total

20,2

Unidade da federação

Goiás

2014

31,2

2024

36

Educação Infantil

20,9

Creche

68,1

Pré-escola

80,1

Educação Infantil

40,8

Creche

14

Pré-escola

14,9

Total

12,1

Pública

32,9

Privada

36,9

Total

20,7

Pública

67,5

Privada

77,3

Total

36,9

Pública

11,9

Privada

12,2

Total

11,1

Unidade da federação

Mato Grosso

2014

25,2

2024

27,4

Educação Infantil

13,7

Creche

61,7

Pré-escola

67,7

Educação Infantil

29,6

Creche

4,8

Pré-escola

4,7

Total

4,8

Pública

18,4

Privada

18,6

Total

16,7

Pública

37,3

Privada

38,2

Total

28,9

Pública

4,1

Privada

3,5

Total

8,6

Unidade da federação

Mato Grosso do Sul

2014

38,8

2024

42,1

Educação Infantil

25,9

Creche

76,9

Pré-escola

84,8

Educação Infantil

47,8

Creche

8,9

Pré-escola

9,2

Total

7,4

Pública

31,2

Privada

33,6

Total

20,2

Pública

63,3

Privada

69,8

Total

32,9

Pública

5,3

Privada

4,5

Total

9,3

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar da Educação Básica.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

5

Contabiliza apenas os estudantes que estão em escolas com atividades de escolarização de alunos.

14

É considerado em tempo integral o aluno cuja permanência semanal na turma de escolarização presencial seja igual ou superior a 35 horas semanais. Também se enquadram como tempo integral os alunos que frequentam turmas presenciais com carga horária inferior a 35 horas, mas que, somado ao tempo de participação em turmas de atividade complementar, de atendimento educacional especializado (AEE) ou em turmas exclusivas de itinerário formativo, sejam essas atividades na mesma rede ou em outra, totalizam 35 horas semanais ou mais.

15

Consideramos matrículas do ensino regular.

Educação Integral

Escolas que oferecem a Educação Infantil em tempo integral – por unidade da federação (em %)

Unidade da federação

2014

2024

Educação Infantil

Creche

Pré-escola

Educação Infantil

Creche

Pré-escola

Total

Pública

Privada

Total

Pública

Privada

Total

Pública

Privada

Total

Pública

Privada

Total

Pública

Privada

Total

Pública

Privada

Unidade da federação

Brasil

2014

22

2024

19,8

Educação Infantil

27,9

Creche

41,7

Pré-escola

45,2

Educação Infantil

36,7

Creche

12,5

Pré-escola

10,5

Total

17,9

Pública

30,6

Privada

29,9

Total

32,1

Pública

41,5

Privada

44,1

Total

37,2

Pública

16,8

Privada

16,6

Total

17,3

Unidade da federação

Norte

2014

3,7

2024

3,7

Educação Infantil

4,3

Creche

12,7

Pré-escola

13,7

Educação Infantil

8,5

Creche

1,6

Pré-escola

1,6

Total

2,4

Pública

6,4

Privada

6,4

Total

5,5

Pública

10,1

Privada

10,4

Total

8,5

Pública

4

Privada

4

Total

4,1

Unidade da federação

Acre

2014

5,7

2024

6

Educação Infantil

0

Creche

14,1

Pré-escola

15,1

Educação Infantil

0

Creche

2,2

Pré-escola

2

Total

5,6

Pública

5,7

Privada

5,9

Total

0

Pública

16,7

Privada

18

Total

0

Pública

1,5

Privada

1,5

Total

0

Unidade da federação

Amapá

2014

1,3

2024

0,9

Educação Infantil

4

Creche

5,9

Pré-escola

5,9

Educação Infantil

6,1

Creche

0,5

Pré-escola

0,3

Total

2

Pública

2,7

Privada

2,6

Total

3

Pública

1,6

Privada

0,7

Total

3,8

Pública

2,5

Privada

2,4

Total

3,1

Unidade da federação

Amazonas

2014

2,2

2024

1,9

Educação Infantil

6,4

Creche

5,4

Pré-escola

4,4

Educação Infantil

10,5

Creche

1,5

Pré-escola

1,2

Total

5

Pública

2,6

Privada

2,2

Total

7,5

Pública

4,5

Privada

3,5

Total

11,7

Pública

1,6

Privada

1,1

Total

7,9

Unidade da federação

Pará

2014

2,1

2024

2,2

Educação Infantil

1,1

Creche

7,8

Pré-escola

8,6

Educação Infantil

3,4

Creche

1,2

Pré-escola

1,2

Total

0,9

Pública

5,9

Privada

6,1

Total

3,8

Pública

9

Privada

9,3

Total

6,4

Pública

4,1

Privada

4,3

Total

2,2

Unidade da federação

Rondônia

2014

11

2024

11,9

Educação Infantil

7,7

Creche

30,6

Pré-escola

42,9

Educação Infantil

14

Creche

1,9

Pré-escola

1,4

Total

3,6

Pública

7,3

Privada

7,7

Total

5,6

Pública

21

Privada

27,8

Total

8,9

Pública

2,3

Privada

1,4

Total

5,7

Unidade da federação

Roraima

2014

7,5

2024

7,1

Educação Infantil

11,1

Creche

30,3

Pré-escola

39

Educação Infantil

13,3

Creche

0

Pré-escola

0

Total

0

Pública

11,5

Privada

10,7

Total

20,5

Pública

25,8

Privada

26,5

Total

21,6

Pública

1

Privada

1,1

Total

0

Unidade da federação

Tocantins

2014

17,6

2024

18,7

Educação Infantil

12

Creche

39

Pré-escola

50

Educação Infantil

14,7

Creche

6,7

Pré-escola

7,1

Total

4,8

Pública

28,8

Privada

32,6

Total

7,8

Pública

31,7

Privada

38,4

Total

8,8

Pública

21,4

Privada

24,3

Total

6,1

Unidade da federação

Nordeste

2014

7

2024

7,1

Educação Infantil

6,6

Creche

14,5

Pré-escola

16,1

Educação Infantil

10,5

Creche

4,1

Pré-escola

3,9

Total

4,9

Pública

17,6

Privada

20,4

Total

8,5

Pública

20,7

Privada

24,5

Total

10,1

Pública

12,3

Privada

14,6

Total

4,8

Unidade da federação

Alagoas

2014

10,2

2024

11,8

Educação Infantil

4,1

Creche

29

Pré-escola

40,6

Educação Infantil

6,9

Creche

4,3

Pré-escola

4,7

Total

3

Pública

28,2

Privada

36,6

Total

0,9

Pública

32,6

Privada

43,6

Total

1,4

Pública

19

Privada

24,9

Total

1,2

Unidade da federação

Bahia

2014

10,8

2024

11,3

Educação Infantil

8,6

Creche

32,4

Pré-escola

39,4

Educação Infantil

16,6

Creche

5,9

Pré-escola

5,9

Total

6,2

Pública

24,4

Privada

28,3

Total

10,7

Pública

32,9

Privada

41,5

Total

12,6

Pública

16,4

Privada

18,9

Total

8,5

Unidade da federação

Ceará

2014

5

2024

5,8

Educação Infantil

2,5

Creche

6,9

Pré-escola

8,1

Educação Infantil

3,3

Creche

3,1

Pré-escola

3,4

Total

2,1

Pública

19,9

Privada

22,7

Total

13

Pública

19,7

Privada

22,2

Total

13,7

Pública

14,3

Privada

18,1

Total

3,8

Unidade da federação

Maranhão

2014

3

2024

1,5

Educação Infantil

18,7

Creche

6,1

Pré-escola

2,6

Educação Infantil

25,3

Creche

1,9

Pré-escola

0,8

Total

12,7

Pública

6,6

Privada

5,9

Total

11,6

Pública

6,5

Privada

5,5

Total

13,2

Pública

5,9

Privada

5,3

Total

10,1

Unidade da federação

Paraíba

2014

9,6

2024

11,6

Educação Infantil

1,6

Creche

26,8

Pré-escola

40,3

Educação Infantil

2,7

Creche

6,9

Pré-escola

8,4

Total

0,8

Pública

22

Privada

28,9

Total

1,6

Pública

28,8

Privada

41,1

Total

2,8

Pública

15,2

Privada

20,3

Total

1,1

Unidade da federação

Pernambuco

2014

7,7

2024

7,9

Educação Infantil

7,4

Creche

16,2

Pré-escola

21,8

Educação Infantil

10,9

Creche

5

Pré-escola

4,6

Total

6,1

Pública

11,4

Privada

12,6

Total

9

Pública

18

Privada

23,2

Total

11,3

Pública

3,9

Privada

4,9

Total

1,8

Unidade da federação

Piauí

2014

1,5

2024

1,3

Educação Infantil

3

Creche

2,4

Pré-escola

2,1

Educação Infantil

5,2

Creche

1,5

Pré-escola

1,4

Total

2,8

Pública

25,9

Privada

29,8

Total

1,5

Pública

24,8

Privada

28,2

Total

1,8

Pública

25,3

Privada

29,1

Total

1,6

Unidade da federação

Rio Grande do Norte

2014

4,3

2024

4,7

Educação Infantil

2,9

Creche

6,6

Pré-escola

7,3

Educação Infantil

4,4

Creche

1,3

Pré-escola

1,1

Total

1,8

Pública

6,9

Privada

8,2

Total

3,9

Pública

7

Privada

7,8

Total

4,9

Pública

5,9

Privada

7,1

Total

2,9

Unidade da federação

Sergipe

2014

6,7

2024

7,4

Educação Infantil

4,1

Creche

22,9

Pré-escola

29

Educação Infantil

9,4

Creche

2,4

Pré-escola

2,3

Total

3

Pública

21,7

Privada

29,2

Total

3,9

Pública

24,1

Privada

31,8

Total

5,6

Pública

16

Privada

21,5

Total

3,9

Unidade da federação

Sudeste

2014

38,3

2024

39,7

Educação Infantil

36,5

Creche

56,1

Pré-escola

71

Educação Infantil

44,3

Creche

19,4

Pré-escola

19,6

Total

19,2

Pública

44,6

Privada

47

Total

41,6

Pública

58,4

Privada

72

Total

47,2

Pública

22,1

Privada

24,7

Total

18,6

Unidade da federação

Espírito Santo

2014

20,8

2024

21

Educação Infantil

19,8

Creche

40,5

Pré-escola

43,1

Educação Infantil

29,9

Creche

8

Pré-escola

7,7

Total

10

Pública

22,5

Privada

24

Total

14

Pública

32,6

Privada

36,2

Total

18,2

Pública

13,2

Privada

14,2

Total

8,2

Unidade da federação

Minas Gerais

2014

29

2024

28,8

Educação Infantil

29,2

Creche

50,4

Pré-escola

70,5

Educação Infantil

34,4

Creche

15,6

Pré-escola

14,7

Total

17,2

Pública

33,2

Privada

34,8

Total

29,8

Pública

48,6

Privada

61,8

Total

33,2

Pública

16,7

Privada

18,2

Total

13,5

Unidade da federação

Rio de Janeiro

2014

27,1

2024

35,7

Educação Infantil

17,9

Creche

45,3

Pré-escola

70,2

Educação Infantil

27,6

Creche

13,3

Pré-escola

17,5

Total

9,4

Pública

31,8

Privada

42,1

Total

20,6

Pública

41,2

Privada

62,9

Total

25,8

Pública

16,6

Privada

23,4

Total

9,8

Unidade da federação

São Paulo

2014

50,1

2024

51,8

Educação Infantil

48,2

Creche

63

Pré-escola

75,2

Educação Infantil

54

Creche

26,5

Pré-escola

26,8

Total

26,2

Pública

57,4

Privada

60,9

Total

54

Pública

70,1

Privada

85,5

Total

59,7

Pública

29

Privada

32,6

Total

25,4

Unidade da federação

Sul

2014

46,8

2024

44,9

Educação Infantil

51,4

Creche

74,2

Pré-escola

87,1

Educação Infantil

58,1

Creche

35,9

Pré-escola

31

Total

46,9

Pública

51,6

Privada

50,2

Total

54,7

Pública

74,4

Privada

85,8

Total

59,5

Pública

32,7

Privada

27,9

Total

43,5

Unidade da federação

Paraná

2014

45,2

2024

51,2

Educação Infantil

33

Creche

68,2

Pré-escola

94,7

Educação Infantil

37,7

Creche

35

Pré-escola

38,8

Total

27,5

Pública

45,1

Privada

49,6

Total

33,6

Pública

67,1

Privada

89,3

Total

37

Pública

27,1

Privada

29

Total

22,6

Unidade da federação

Rio Grande do Sul

2014

46,5

2024

34,6

Educação Infantil

68,7

Creche

81,2

Pré-escola

85,7

Educação Infantil

77,6

Creche

37,7

Pré-escola

23,4

Total

64,3

Pública

55,1

Privada

46,2

Total

71,3

Pública

81,9

Privada

86,9

Total

77,5

Pública

38,2

Privada

26,7

Total

58,8

Unidade da federação

Santa Catarina

2014

49,8

2024

50,9

Educação Infantil

45,1

Creche

72,6

Pré-escola

81

Educação Infantil

50,3

Creche

34,3

Pré-escola

32,4

Total

41,5

Pública

56

Privada

56,7

Total

54

Pública

73,9

Privada

81,2

Total

57,8

Pública

32,1

Privada

27,9

Total

43,8

Unidade da federação

Centro-Oeste

2014

27,1

2024

31,9

Educação Infantil

17,8

Creche

54,6

Pré-escola

81,9

Educação Infantil

25,9

Creche

14,4

Pré-escola

15,4

Total

12,6

Pública

28,6

Privada

30,8

Total

24,1

Pública

48,6

Privada

67,1

Total

29,1

Pública

11,4

Privada

10,2

Total

13,9

Unidade da federação

Distrito Federal

2014

17

2024

9,4

Educação Infantil

21,8

Creche

25,6

Pré-escola

26,5

Educação Infantil

25,5

Creche

13,2

Pré-escola

9,1

Total

15,9

Pública

28,9

Privada

5,6

Total

42

Pública

48,1

Privada

57,1

Total

47,9

Pública

14,2

Privada

5,2

Total

20,8

Unidade da federação

Goiás

2014

27,6

2024

33,5

Educação Infantil

17

Creche

58

Pré-escola

82,8

Educação Infantil

28,6

Creche

18,9

Pré-escola

22

Total

13,6

Pública

29,8

Privada

35,2

Total

18,3

Pública

51,1

Privada

75

Total

23,6

Pública

14

Privada

14,8

Total

12,5

Unidade da federação

Mato Grosso

2014

23,1

2024

26

Educação Infantil

12,5

Creche

54,8

Pré-escola

74,5

Educação Infantil

19,2

Creche

7,2

Pré-escola

6,9

Total

8

Pública

21,3

Privada

22,4

Total

17,1

Pública

38,6

Privada

47,5

Total

20,4

Pública

7,2

Privada

5,7

Total

12

Unidade da federação

Mato Grosso do Sul

2014

38

2024

45,2

Educação Infantil

20,1

Creche

67,6

Pré-escola

93,9

Educação Infantil

26,8

Creche

14,5

Pré-escola

16,5

Total

9,9

Pública

35,3

Privada

41,2

Total

19,4

Pública

55,6

Privada

78,1

Total

21,9

Pública

9

Privada

8

Total

11,1

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar da Educação Básica.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

7

Contabilizamos apenas escolas em atividade e com escolarização de alunos.

16

Considera as escolas que ofertam ensino regular.

17

Para que uma escola seja classificada como de tempo integral em determinada etapa, é necessário que, no mínimo, 25% das matrículas dessa etapa estejam em tempo integral. Considera-se em tempo integral o aluno cuja permanência semanal na turma de escolarização presencial seja igual ou superior a 35 horas. Também são considerados em tempo integral os alunos que frequentam turmas presenciais com carga horária inferior a 35 horas semanais, mas que, somado ao tempo de participação em turmas de atividade complementar, de atendimento educacional especializado (AEE) ou em turmas exclusivas de itinerário formativo, seja na mesma rede ou em outra, totalizam 35 horas semanais ou mais.

AnteriorOs números da Educação Básica brasileiraPróximoAnos Iniciais do Ensino Fundamental
logo do todos pela educação logo da moderna logo da fundação santillana