9 Financiamento da Educação

O valor destinado a financiar a Educação pública brasileira, em 2022, foi de R$ 490 bilhões, representando 4,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país – o que significou uma elevação após três anos de queda.

Ao analisar despesas do governo geral (União, estados e municípios) com o financiamento da Educação nos diversos níveis, é possível identificar acertos e distorções no que diz respeito a políticas públicas. Os dados também permitem observar como o Brasil se posiciona em relação a outros países, em especial aos membros da OCDE. Mesmo longe de ser condição suficiente, recursos financeiros adequados são premissas fundamentais para a garantia da aprendizagem.

Panorama do financiamento educacional brasileiro

Os gastos do governo brasileiro com Educação registraram crescimento de 8%, em valores já deflacionados, no período de 2013 a 2022, passando de R$ 452 bilhões para R$ 490 bilhões. Esses valores se referem a despesas do governo geral, que incluem as três esferas (União, estados e municípios), e dizem respeito à função Educação descrita na Classificação de Funções do Governo (Cofog). Em relação à fatia do PIB, as despesas se mantiveram estáveis de 2013 a 2018 (5%), sofreram redução a partir de 2019, mas voltaram para 4,9% em 2022.

Dentro do volume de gastos com Educação, em 2022, a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) respondeu por 73,8% do total – R$ 361 bilhões.  

Observando os gastos por estudante da Educação Básica, estimativas do Todos Pela Educação apontam para uma média de R$ 12,5 mil por ano, em 2023, frente a R$ 8,3 mil, em 2013. Em 2023, essa média variava de R$ 9,9 mil, no Amazonas, até R$ 15,4 mil, em Roraima.

Na análise por municípios, em 2013, 45,9% deles gastaram até R$ 8 mil por aluno da Educação Básica. Em 2023, esse percentual despencou para apenas 1,7%. O aumento do percentual de localidades com gastos acima de R$ 8 mil por aluno foi resultado direto de políticas de financiamento mais redistributivas, como o Fundeb.

Em uma comparação internacional do gasto médio por aluno na Educação Básica, percebe-se que o Brasil gastava cerca de US$ 3,5 mil por ano em 2020, enquanto a média entre os países da OCDE era de US$ 10,9 mil. Comparando com países da América Latina, o México gastava cerca de US$ 2,7 mil, a Argentina, US$ 3,9 mil, e o Chile, cerca de US$ 6,7 mil.

Notas:

45

A Cofog é uma metodologia desenvolvida em colaboração entre a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização das Nações Unidas (ONU), e foi projetada para uniformizar internacionalmente a classificação de despesas governamentais.

46

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Despesas

Brasil

Despesas em Educação do governo geral – Brasil (em bilhões de reais)

Ano

Despesas em R$ (Milhões)

2013

452.678,32

2014

456.353,94

2015

443.307,91

2016

430.504,00

2017

434.963,31

2018

442.263,78

2019

423.195,93

2020

390.642,69

2021

397.750,79

2022

490.067,66

% em relação à despesa total da União, estados e municípios

Ano

% em relação a despesa total

2013

12,6%

2014

12,0%

2015

11,1%

2016

11,1%

2017

11,3%

2018

11,3%

2019

10,9%

2020

9,5%

2021

10,3%

2022

11,2%

% do PIB

Ano

% do PIB

2013

5,0%

2014

5,0%

2015

5,1%

2016

5,1%

2017

5,0%

2018

5,0%

2019

4,7%

2020

4,4%

2021

4,2%

2022

4,9%

Fonte:Cofog – Despesas por Função do governo geral – STN, SOF, IBGE e BCB.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

47

Valores deflacionados pelo IPCA a valores de dezembro de 2022.

48

Despesas em milhões de reais referentes às despesas do governo geral.

As despesas do governo geral incluem as três esferas federativas (União, estados e municípios), e dizem respeito à função Educação descrita na Classificação de Funções do Governo (Cofog).

Brasil

Despesa por função de governo por esfera de governo – Brasil (em milhões de reais)

Educação

Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Ensino Pós-secundário e não Superior

Ensino Superior

Outros

2013

Governo Federal

172,7

62,2

33,6

3,0

48,3

25,6

Governos Estaduais

166,8

26,8

103,8

3,2

22,7

10,2

Governos Municipais

218,7

157,7

37,8

0,5

1,4

21,4

Coluna de Consolidação

-105,5

-62,2

-29,6

0,0

-0,4

-13,4

Gasto total

452,7

184,6

145,6

6,6

72,0

43,9

2022

Governo Federal

195,5

85,0

48,4

3,3

44,7

14,1

Governos Estaduais

199,5

23,8

127,3

1,8

26,6

20,1

Governos Municipais

241,6

172,4

39,1

0,3

1,6

28,2

Coluna de Consolidação

-146,6

-86,3

-48,1

0,0

-0,1

-12,1

Gasto total

490,1

194,9

166,7

5,3

72,9

50,3

Fonte:Cofog – Despesas por Função do governo geral – STN, SOF, IBGE e BCB.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

47

Valores deflacionados pelo IPCA a valores de dezembro de 2022.

49

A coluna "Outros" é a soma de Ensino não classificável por nível, serviços auxilares da Educação, pesquisa e desenvolvimento da Educação, Educação não especificada.

50

A compilação da despesa segue a classificação por Função de Governo - Cofog (Classification of Functions of Government), da OCDE/ONU.

51

Corresponde às transações cruzadas que devem ser eliminadas para efeitos de consolidação, de modo a excluir a duplicidade de valores.

52

Fonte: Matriz de Saldos Contábeis, disponível no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro - Siconfi, Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) do Finbra, Demonstrativo de Contas Anuais e portais de transparência.

53

Fonte: Matriz de Saldos Contábeis, disponível no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro - Siconfi, Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) do Finbra, Demonstrativo de Contas Anuais e portais de transparência. Destaca-se que foram utilizadas técnicas de imputação dos valores do Finbra, de modo a ampliar a cobertura de municípios, bem como sua complementação com informações provenientes de outras fontes de dados.

54

O resultado consolidado do governo geral exclui as transferências e juros intergovernamentais.

55

Despesa apurada pelo regime competência, que corresponde ao conceito de despesa liquidada, incluído o pagamento de restos a pagar não processados, inscritos em exercícios anteriores.

Brasil

Despesa por função de governo por esfera de governo – Brasil (em % do PIB)

Governo geral 7/

Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Ensino Pós-secundário e não Superior

Ensino Superior

Outros

2013

2,040%

1,609%

0,073%

0,796%

0,485%

2014

1,968%

1,575%

0,075%

0,806%

0,528%

2015

2,063%

1,640%

0,072%

0,864%

0,493%

2016

2,048%

1,587%

0,070%

0,891%

0,469%

2017

2,008%

1,597%

0,080%

0,890%

0,440%

2018

2,023%

1,572%

0,071%

0,873%

0,437%

2019

1,851%

1,502%

0,069%

0,855%

0,429%

2020

1,710%

1,413%

0,078%

0,827%

0,381%

2021

1,566%

1,351%

0,052%

0,764%

0,439%

2022

1,933%

1,654%

0,053%

0,723%

0,499%

Fonte:Cofog – Despesas por Função do governo geral – STN, SOF, IBGE e BCB.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

49

A coluna "Outros" é a soma de Ensino não classificável por nível, serviços auxilares da Educação, pesquisa e desenvolvimento da Educação, Educação não especificada.

54

O resultado consolidado do governo geral exclui as transferências e juros intergovernamentais.

55

Despesa apurada pelo regime competência, que corresponde ao conceito de despesa liquidada, incluído o pagamento de restos a pagar não processados, inscritos em exercícios anteriores.

Brasil

Classificação econômica e funcional da despesa com Educação do governo geral – Brasil (em milhões de reais)

Ano

Governo geral

Remuneração de empregados (Salários + Contribuições sociais efetivas)

Uso de bens e serviços

Benefícios previdenciários e assistenciais

Investimento bruto 4/

Demais despesas

Despesa total

2013

Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

131,8

32,3

0,5

11,8

8,1

184,6

Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

124,7

10,9

0,2

3,1

6,7

145,6

Ensino Pós-secundário e não Superior

4,3

1,5

0,0

0,7

0,1

6,6

Ensino Superior

52,2

12,9

0,2

5,4

1,4

72,0

Ensino não classificável por nível

2,4

0,7

1,3

0,2

0,1

4,6

Serviços auxiliares da Educação

0,5

21,9

0,4

1,6

1,2

25,6

Pesquisa e desenvolvimento da Educação

1,1

0,1

0,0

0,1

0,3

1,6

Educação não especificada

0,8

6,0

0,2

1,3

3,7

12,1

Total

317,8

86,2

2,9

24,2

21,7

452,7

2022

Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental 7

138,3

33,1

0,1

10,8

12,5

194,9

Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

138,9

12,1

1,0

9,3

5,4

166,7

Ensino Pós-secundário e não Superior

3,9

1,0

0,1

0,3

0,1

5,3

Ensino Superior

58,5

10,5

0,3

2,4

1,2

72,9

Ensino não classificável por nível

4,2

0,7

0,0

0,1

0,0

5,1

Serviços auxiliares da Educação

0,4

26,5

0,1

1,4

3,3

31,8

Pesquisa e desenvolvimento da Educação

0,8

0,0

0,0

0,0

0,0

0,9

Educação não especificada

4,0

6,5

0,1

1,1

0,8

12,6

Total

349,1

90,6

1,6

25,5

23,3

490,1

Fonte:Cofog – Despesas por Função do governo geral – STN, SOF, IBGE e BCB.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

47

Valores deflacionados pelo IPCA a valores de dezembro de 2022.

50

A compilação da despesa segue a classificação por Função de Governo - Cofog (Classification of Functions of Government), da OCDE/ONU.

55

Despesa apurada pelo regime competência, que corresponde ao conceito de despesa liquidada, incluído o pagamento de restos a pagar não processados, inscritos em exercícios anteriores.

56

O governo geral é composto pelo governo central (orçamentário e extraorçamentário), governos estaduais e governos municipais.

57

Investimento bruto em ativos não financeiros corresponde a aquisição menos venda de ativos.

58

Fonte: Banco Central do Brasil.

Brasil

Percentual de municípios por faixa de gasto anual por aluno – Brasil (em %)

Faixa

Até 8 mil reais

Entre 8 e 11 mil reais

Entre 11 e 13 mil reais

Entre 13 e 15 mil reais

Entre 15 e 18 mil reais

Maior que 18 mil reais

2013

45,9%

30,1%

11,1%

5,4%

3,7%

3,8%

2016

39,6%

34,3%

11,9%

6,6%

4,2%

3,3%

2019

32,7%

35,0%

14,7%

8,4%

5,3%

3,9%

2023

1,7%

29,2%

21,2%

17,4%

15,1%

15,3%

Fonte:Siconfi/Finbra - Contas Anuais (Anexo I-E - Despesas por Função) / MEC - Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

59

Para cálculo, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e Demais subfunções da Educação, além da subfunção Transferências para a Educação Básica, menos as despesas em Educação Superior.

60

Para fazer o cálculo, consideramos apenas os municípios que possuíam despesas empenhadas e pagas para todos os anos da análise.

61

Para fazer o cálculo, consideramos o total de alunos na rede pública em conjunto com o total de estudantes da rede privada conveniada ao ente.

62

Valores deflacionados pelo IPCA de 2023.

Mundo

Gasto médio por aluno – Brasil e países selecionados – 2021 (em milhares de dólares)

Gasto médio por aluno da Educação Básica

Pais

Gasto Médio por Aluno da Educação Básica

Noruega

17779

Estados Unidos

15603

Suíça

15233

OCDE

11914

Espanha

10736

Polônia

10674

Portugal

10537

Croácia

7873

Chile

7081

Hungria

7072

Bulgária

6013

Argentina

3679

Brasil

3668

Romênia

3241

México

2808

Gasto médio por aluno do Ensino Superior

Pais

Gasto Médio por Aluno do Ensino Superior

Noruega

27616

Suíça

24886

OCDE

17138

Estados Unidos

16990

Polônia

16851

Hungria

15488

Espanha

13802

Brasil

13569

Romênia

10115

Chile

9459

Portugal

9194

Bulgária

8748

Croácia

8598

México

6452

Argentina

Fonte:OCDE/Education at a Glance.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

63

Gastos governamentais em ensino por aluno equivalente ao tempo integral.

64

O relatório Education at a Glance não trouxe informações da Argentina para o Ensino Superior nesse contexto.

Quando comparamos o investimento público por aluno brasileiro com a média da OCDE, percebemos o quanto o financiamento da Educação Básica pública ainda precisa avançar no Brasil.

Orçamento

Brasil

Orçamento total do Ministério da Educação (MEC) e Orçamento do MEC para a Educação Básica – Brasil (em bilhões de reais)

Orçamento total

Dotação

Empenhado

Pago

2013

196,6

182,58

151,95

2014

210,12

195,6

172,14

2015

215,97

197,68

172,02

2016

195,94

187,56

169,62

2017

198,26

190,89

175,61

2018

190,39

187,27

162,15

2019

192,99

184,95

155,9

2020

177,34

170,45

144,28

2021

175,46

166,26

143,87

2022

173,72

171,44

148,1

2023

194,28

189,38

163,42

Orçamento para a Educação Básica

 

Dotação

Empenhado

Pago

2013

76,21

70,30

53,99

2014

73,37

68,41

52,36

2015

70,42

60,44

47,74

2016

54,18

53,60

45,57

2017

55,41

54,03

45,81

2018

53,12

52,99

48,23

2019

59,07

57,32

45,25

2020

53,04

51,61

40,25

2021

61,57

57,54

47,46

2022

69,15

69,08

57,44

2023

81,43

81,35

69,30

Fonte:Tesouro Gerencial (Siafi).

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

62

Valores deflacionados pelo IPCA de 2023.

Nos estados

Despesas

Gasto anual médio por aluno com Educação – por unidade da federação (em milhares de reais e variação entre 2013 e 2023)

UF

2013

2023

Variação

Municipal

Estadual

Municipal + Estadual

Municipal

Estadual

Municipal + Estadual

Municipal

Estadual

Municipal + Estadual

UF

Brasil

2013

8,3

2023

8,4

Variação

8,3

Municipal

12,5

Estadual

12,6

Municipal + Estadual

12,5

Municipal

50%

Estadual

51%

Municipal + Estadual

50%

UF

Norte

UF

Acre

2013

6,8

2023

10,1

Variação

8,8

Municipal

11,5

Estadual

16,6

Municipal + Estadual

14,6

Municipal

69%

Estadual

65%

Municipal + Estadual

65%

UF

Amapá

2013

6,9

2023

11,3

Variação

9,9

Municipal

12,5

Estadual

14,4

Municipal + Estadual

13,7

Municipal

82%

Estadual

27%

Municipal + Estadual

39%

UF

Amazonas

2013

6,3

2023

7,1

Variação

6,6

Municipal

9,1

Estadual

11,0

Municipal + Estadual

9,9

Municipal

46%

Estadual

55%

Municipal + Estadual

49%

UF

Pará

2013

5,8

2023

6,7

Variação

6,1

Municipal

10,0

Estadual

13,8

Municipal + Estadual

11,1

Municipal

72%

Estadual

106%

Municipal + Estadual

82%

UF

Rondônia

2013

8,0

2023

6,9

Variação

7,4

Municipal

12,6

Estadual

12,5

Municipal + Estadual

12,6

Municipal

58%

Estadual

82%

Municipal + Estadual

70%

UF

Roraima

2013

8,5

2023

13,1

Variação

11,2

Municipal

11,5

Estadual

19,7

Municipal + Estadual

15,4

Municipal

35%

Estadual

50%

Municipal + Estadual

38%

UF

Tocantins

2013

8,7

2023

8,2

Variação

8,4

Municipal

12,4

Estadual

15,9

Municipal + Estadual

13,9

Municipal

43%

Estadual

93%

Municipal + Estadual

65%

UF

Nordeste

UF

Alagoas

2013

5,6

2023

7,9

Variação

6,2

Municipal

9,5

Estadual

12,0

Municipal + Estadual

10,2

Municipal

71%

Estadual

51%

Municipal + Estadual

63%

UF

Bahia

2013

6,3

2023

6,1

Variação

6,2

Municipal

10,5

Estadual

16,4

Municipal + Estadual

11,9

Municipal

67%

Estadual

168%

Municipal + Estadual

92%

UF

Ceará

2013

5,9

2023

7,7

Variação

6,4

Municipal

10,2

Estadual

15,3

Municipal + Estadual

11,4

Municipal

72%

Estadual

99%

Municipal + Estadual

78%

UF

Maranhão

2013

5,1

2023

8,7

Variação

5,9

Municipal

9,9

Estadual

11,5

Municipal + Estadual

10,2

Municipal

93%

Estadual

32%

Municipal + Estadual

73%

UF

Paraíba

2013

6,7

2023

7,3

Variação

6,9

Municipal

10,1

Estadual

17,2

Municipal + Estadual

12,0

Municipal

50%

Estadual

137%

Municipal + Estadual

74%

UF

Pernambuco

2013

6,8

2023

6,5

Variação

6,7

Municipal

9,9

Estadual

12,4

Municipal + Estadual

10,8

Municipal

47%

Estadual

90%

Municipal + Estadual

61%

UF

Piauí

2013

5,8

2023

7,7

Variação

6,4

Municipal

10,7

Estadual

12,7

Municipal + Estadual

11,3

Municipal

85%

Estadual

65%

Municipal + Estadual

77%

UF

Rio Grande do Norte

2013

6,8

2023

9,5

Variação

7,9

Municipal

10,6

Estadual

12,8

Municipal + Estadual

11,3

Municipal

56%

Estadual

34%

Municipal + Estadual

44%

UF

Sergipe

2013

7,4

2023

8,0

Variação

7,6

Municipal

11,6

Estadual

12,3

Municipal + Estadual

11,9

Municipal

56%

Estadual

54%

Municipal + Estadual

55%

UF

Sudeste

UF

Espírito Santo

2013

8,6

2023

7,7

Variação

8,2

Municipal

12,2

Estadual

14,3

Municipal + Estadual

12,9

Municipal

43%

Estadual

87%

Municipal + Estadual

56%

UF

Minas Gerais

2013

8,7

2023

5,8

Variação

7,2

Municipal

13,8

Estadual

8,9

Municipal + Estadual

11,4

Municipal

58%

Estadual

53%

Municipal + Estadual

60%

UF

Rio de Janeiro

2013

9,1

2023

11,1

Variação

9,8

Municipal

12,5

Estadual

13,7

Municipal + Estadual

12,9

Municipal

38%

Estadual

23%

Municipal + Estadual

32%

UF

São Paulo

2013

12,8

2023

10,4

Variação

11,6

Municipal

16,6

Estadual

13,8

Municipal + Estadual

15,3

Municipal

30%

Estadual

33%

Municipal + Estadual

33%

UF

Sul

UF

Paraná

2013

9,0

2023

8,8

Variação

8,9

Municipal

13,1

Estadual

11,6

Municipal + Estadual

12,4

Municipal

46%

Estadual

31%

Municipal + Estadual

39%

UF

Rio Grande do Sul

2013

9,8

2023

5,6

Variação

7,7

Municipal

12,8

Estadual

7,7

Municipal + Estadual

10,7

Municipal

31%

Estadual

36%

Municipal + Estadual

39%

UF

Santa Catarina

2013

9,3

2023

6,6

Variação

8,1

Municipal

14,1

Estadual

10,5

Municipal + Estadual

12,7

Municipal

51%

Estadual

58%

Municipal + Estadual

56%

UF

Centro Oeste

UF

Distrito Federal

2013

-

2023

14,5

Variação

14,5

Municipal

-

Estadual

12,7

Municipal + Estadual

12,7

MunicipalEstadual

-12%

Municipal + Estadual

-12%

UF

Goiás

2013

9,0

2023

10,2

Variação

9,5

Municipal

11,9

Estadual

12,0

Municipal + Estadual

11,9

Municipal

33%

Estadual

17%

Municipal + Estadual

26%

UF

Mato Grosso

2013

8,4

2023

7,0

Variação

7,6

Municipal

13,4

Estadual

15,4

Municipal + Estadual

14,3

Municipal

60%

Estadual

118%

Municipal + Estadual

88%

UF

Mato Grosso do Sul

2013

9,1

2023

8,9

Variação

9,0

Municipal

12,5

Estadual

15,7

Municipal + Estadual

13,6

Municipal

38%

Estadual

75%

Municipal + Estadual

51%

Fonte:Siconfi/Finbra - Contas Anuais (Anexo I-E - Despesas por Função).

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

59

Para cálculo, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e Demais subfunções da Educação, além da subfunção Transferências para a Educação Básica, menos as despesas em Educação Superior.

60

Para fazer o cálculo, consideramos apenas os municípios que possuíam despesas empenhadas e pagas para todos os anos da análise.

61

Para fazer o cálculo, consideramos o total de alunos na rede pública em conjunto com o total de estudantes da rede privada conveniada ao ente.

62

Valores deflacionados pelo IPCA de 2023.

Opinião

Financiamento da Educação Básica no Brasil: superando desafios

A Educação é uma política pública de extrema relevância para o desenvolvimento econômico e social de qualquer país e a forma como é ofertada e implementada no território pode permitir tanto a redução quanto a perpetuação de desigualdades de renda, gênero e raça em um país como o Brasil.

Neste Anuário, são apresentados os dados consolidados da Educação com respeito ao ano de 2022 (último período disponível) e em comparação com anos anteriores, considerando diversos aspectos dessa política.

No que diz respeito ao financiamento, é importante destacar que, no período de 2013 a 2022, os gastos do governo brasileiro com Educação registraram crescimento de 8%, em valores já deflacionados, passando de R$ 452 bilhões para R$ 490 bilhões. Esses valores referem-se a despesas do agregado geral do governo, o que inclui os três entes federativos, e dizem respeito à função Educação, conforme definido na Portaria 42/1999. Em relação à fatia do PIB, as despesas se mantiveram estáveis em 5% entre 2013 e 2018, sofreram redução a partir de 2019, especialmente em 2020, em função da pandemia da Covid-19, mas voltaram para 4,9% em 2022.

Dentro do volume de gastos com Educação em 2022, a Educação Básica respondeu por 73,8% do total – isto é, R$ 361 bilhões. Observando os gastos por estudante da Educação Básica, estimativas do Todos Pela Educação apontam para uma média de R$ 12,5 mil por ano em 2023, frente a R$ 8,3 mil em 2013. Esse aumento está associado à mudança na regra do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) que, a partir de 2020, prevê um percentual incremental de transferências da União para a complementação das redes escolares municipais e estaduais, cujo percentual passará de 10% em 2020 para 23% em 2026.

O avanço no volume de recursos alocados na Educação Básica é fundamental, visto que o Brasil ainda tem um baixo gasto por aluno. Isso fica claro quando comparamos suas despesas com outros países. Em uma comparação internacional do gasto médio por aluno na Educação Básica, percebe-se que o Brasil gastava cerca de US$ 3,6 mil por ano em 2021, enquanto a média entre os países da OCDE era de US$ 11,9 mil.

A expectativa para os próximos anos é que sigamos avançando com investimentos na Educação que considerem as desigualdades regionais brasileiras – além das internas de cada rede de ensino – e que possamos garantir um ensino de qualidade e equânime a todos os estudantes.

Ursula Dias Peres

Professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole – CEM/USP.

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