1 Educação Infantil

Apesar da evolução para 40% em 2023, o acesso de crianças de 0 a 3 anos à Creche ainda é desigual. Já a Pré-escola chegou quase a sua universalização: 94% das crianças de 4 e 5 anos estão nas escolas.

A Educação Infantil é uma fase especialmente importante no desenvolvimento das crianças. No Brasil, a Educação Básica obrigatória começa aos quatro anos, na Pré-escola. Além disso, mesmo que não haja obrigatoriedade de matrícula, a oferta de vagas em creches para a faixa etária de 0 a 3 anos é dever constitucional. É fundamental garantir uma Educação Infantil de qualidade. As creches e pré-escolas, além de serem espaços para que as crianças recebam cuidados enquanto seus responsáveis trabalham – sobretudo no caso das famílias sob maior vulnerabilidade social –, têm a função de diversificar e aprofundar as primeiras aprendizagens e interações sociais. Isso permite construir uma base sólida e abrangente para a aprendizagem ao longo de toda a vida.

Panorama da Educação Infantil brasileira

Em uma década, o país viu evoluir o atendimento de crianças de 0 a 3 anos na Educação Infantil: partiu de 28%, em 2013, para 40%, em 2023. Contudo, 20% não frequentam a escola (seja na rede pública ou privada) por alguma dificuldade de acesso, como falta de vaga, por exemplo. Entre os estados, Acre e Roraima apresentam os maiores percentuais de crianças que não vão à Creche por dificuldade de acesso: 48% e 38%, respectivamente. Já São Paulo (11%) e Santa Catarina (12%) têm os melhores resultados nesse aspecto.

Dados assim, bem como a desigualdade econômica no acesso às vagas, tornam ainda mais preocupantes os dados da pesquisa Munic 2021 (IBGE), segundo os quais nem mesmo a metade (41,7%) dos municípios têm sistemas de consultas para demanda em Creche. 

Já a Pré-escola, embora etapa obrigatória, teve ainda 6% das crianças de 4 e 5 anos que não a frequentavam no ano de 2023, independentemente da rede de ensino. Também os mais ricos estavam mais presentes na etapa, chegando quase à universalização (98%), em comparação com os mais pobres (90%). Roraima (17%), Acre (12%) e Amapá (12%) registraram os maiores percentuais de crianças que não foram matriculadas nessa fase da Educação Infantil.

Além disso, apenas 31% das matrículas eram em tempo integral na rede pública, em 2023, de modo que, para a Creche, esse percentual ficou em 58%, e para a Pré-escola, 14%.

Acesso à Educação Infantil - todas as redes

Creche

Crianças de 0 a 3 anos que frequentam a Educação Infantil – Brasil (em %)

Ano

Percentual

2013

28,1%

2014

29,7%

2015

30,6%

2016

31,8%

2017

34,1%

2018

35,6%

2019

37,0%

2020

2021

2022

37,3%

2023

40,1%

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021.

idade

Creche

Crianças de 0 a 3 anos que frequentam a Educação Infantil, por localização – Brasil (em %)

Ano

Urbana

Rural

2013

31%

13%

2014

32%

16%

2015

34%

15%

2016

35%

18%

2017

37%

20%

2018

38%

21%

2019

40%

20%

2020

2021

2022

40%

21%

2023

43%

25%

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021.

idade

Creche

Criancas de 0 a 3 anos que frequentam a Educação Infantil, por quintis de renda – Brasil (em %)

Ano

20% mais ricos

20% mais pobres

2013

48%

18%

2014

51%

20%

2015

51%

20%

2016

45%

23%

2017

54%

25%

2018

50%

26%

2019

54%

26%

2020

2021

2022

53%

28%

2023

56%

31%

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021.

Creche

Crianças de 0 a 3 anos que não frequentam a Educação Infantil, em 2023, de acordo com os motivos apontados pelos responsáveis – Brasil (em %)

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

Não frequentam por opção dos responsáveis

Não frequentam por outros motivos

Brasil

20,0%

36,0%

3,0%

20% mais pobres

28,2%

37,2%

3,8%

20% mais ricos

7,3%

33,2%

4,1%

Urbana

16,9%

36,8%

3,6%

Rural

39,3%

32,9%

2,9%

Fonte:IBGE/Pnad Contínua Educação 2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

3

Dificuldade de acesso é definida por: falta de escola/creche ou escola distante; falta de vaga na escola/creche; e escola/creche não aceita a criança por causa da idade.

4

Outros motivos incluem: falta de qualidade ou segurança das creches para com crianças com deficiência; problema de saúde permanente da criança; falta de dinheiro para mensalidade, transporte, material escolar etc.

5

Porcentagem calculada em relação ao total de crianças de 0 a 3 anos.

Creche

O que as secretarias municipais de Educação têm a dizer sobre o acesso à Creche no Brasil?

632 mil

crianças em filas de Creche no país: é o que apontam os municípios;

21 %

dos municípios que indicam ter fila para Creche fazem o registro dessa fila em um sistema unificado da secretaria;

20 %

possuem sistemas de gestão da informação, sendo que a maioria ainda utiliza arquivos físicos para isso;

49 %

dos municípios dizem ter atuação em colaboração com a rede estadual, em prol da Educação Infantil.

Fonte:Retrato da Educação Infantil no Brasil: Acesso e disponibilidade de vagas.

Elaboração:Iniciativa Gaepe Brasil e Ministério da Educação.

Pré-escola

Crianças de 4 e 5 anos que frequentam a Educação Infantil – Brasil (em %)

Ano

Percentual

2013

89,0

2014

89,6

2015

91,0

2016

91,3

2017

92,8

2018

93,7

2019

94,0

2020

2021

2022

93,0

2023

93,9

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021.

Pré-escola

Crianças de 4 e 5 anos que frequentam a Educação Infantil, por localização – Brasil (em %)

Ano

Urbana

Rural

2013

90%

84%

2014

90%

85%

2015

92%

85%

2016

92%

89%

2017

93%

90%

2018

94%

91%

2019

95%

91%

2020

2021

2022

93%

92%

2023

94%

93%

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021.

Pré-escola

Crianças de 4 e 5 anos que frequentam a Educação Infantil, por quintis de renda – Brasil (em %)

Ano

20% mais pobres

20% mais ricos

2013

85%

96%

2014

86%

97%

2015

89%

97%

2016

89%

96%

2017

90%

96%

2018

91%

98%

2019

92%

98%

2020

2021

2022

89%

97%

2023

90%

98%

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021.

Pré-escola

Crianças de 4 e 5 anos que não frequentam a Educação Infantil, em 2023, de acordo com os motivos apontados pelos responsáveis – Brasil (em %)

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso*

Não frequentam por opção dos responsáveis

Não frequentam por outros motivos**

Brasil

2,3%

2,9%

0,9%

20% mais pobres

4,1%

3,8%

1,7%

20% mais ricos

0,6%

1,2%

0,1%

Urbana

2,1%

2,9%

1,0%

Rural

3,5%

2,6%

0,4%

Fonte:IBGE/Pnad Contínua Educação 2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

3

Dificuldade de acesso é definida por: falta de escola/creche ou escola distante; falta de vaga na escola/creche; e escola/creche não aceita a criança por causa da idade.

4

Outros motivos incluem: falta de qualidade ou segurança das creches para com crianças com deficiência; problema de saúde permanente da criança; falta de dinheiro para mensalidade, transporte, material escolar etc.

6

Porcentagem calculada em relação ao total de crianças de 4 e 5 anos.

Educação Integral

Matrículas em tempo integral na Educação Infantil na rede pública – Brasil (em %)

Ano

Matrículas em tempo integral na Educação Infantil

Matrículas em tempo integral na Creche

Matrículas em tempo integral na Pré-escola

2013

28%

64%

10%

2014

28%

64%

11%

2015

29%

63%

11%

2016

28%

61%

10%

2017

29%

61%

11%

2018

28%

59%

10%

2019

28%

58%

10%

2020

28%

57%

10%

2021

28%

56%

11%

2022

30%

57%

12%

2023

31%

58%

14%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nos estados

Creche

Criancas de 0 a 3 anos que frequentam a Educação Infantil – por unidade da federação (em %)

Unidades da federação

2013

2014

2015

2016

2017

2018

2019

2022

2023

Unidades da federação

Brasil

2013

28

2014

30

2015

31

2016

32

2017

34

2018

36

2019

37

2022

37

2023

40

Unidades da federação

Norte

Unidades da federação

Acre

2013

12

2014

9

2015

14

2016

16

2017

19

2018

22

2019

25

2022

19

2023

17

Unidades da federação

Amapá

2013

11

2014

10

2015

8

2016

13

2017

8

2018

11

2019

13

2022

10

2023

8

Unidades da federação

Amazonas

2013

8

2014

9

2015

10

2016

13

2017

11

2018

14

2019

14

2022

17

2023

20

Unidades da federação

Pará

2013

15

2014

15

2015

14

2016

15

2017

21

2018

20

2019

20

2022

22

2023

24

Unidades da federação

Rondônia

2013

12

2014

20

2015

21

2016

19

2017

21

2018

18

2019

16

2022

18

2023

18

Unidades da federação

Roraima

2013

13

2014

18

2015

18

2016

17

2017

21

2018

19

2019

12

2022

23

2023

20

Unidades da federação

Tocantins

2013

15

2014

16

2015

22

2016

25

2017

30

2018

32

2019

29

2022

32

2023

33

Unidades da federação

Nordeste

Unidades da federação

Alagoas

2013

24

2014

23

2015

22

2016

25

2017

25

2018

31

2019

30

2022

35

2023

36

Unidades da federação

Bahia

2013

23

2014

23

2015

22

2016

27

2017

30

2018

31

2019

32

2022

32

2023

36

Unidades da federação

Ceará

2013

29

2014

34

2015

33

2016

36

2017

35

2018

37

2019

34

2022

38

2023

42

Unidades da federação

Maranhão

2013

22

2014

26

2015

23

2016

29

2017

29

2018

32

2019

32

2022

35

2023

38

Unidades da federação

Paraíba

2013

23

2014

28

2015

29

2016

29

2017

32

2018

31

2019

34

2022

30

2023

36

Unidades da federação

Pernambuco

2013

26

2014

26

2015

25

2016

27

2017

27

2018

32

2019

33

2022

31

2023

29

Unidades da federação

Piauí

2013

23

2014

27

2015

21

2016

24

2017

28

2018

28

2019

33

2022

35

2023

39

Unidades da federação

Rio Grande do Norte

2013

33

2014

28

2015

33

2016

33

2017

37

2018

37

2019

39

2022

37

2023

43

Unidades da federação

Sergipe

2013

28

2014

24

2015

26

2016

24

2017

27

2018

29

2019

32

2022

34

2023

40

Unidades da federação

Sudeste

Unidades da federação

Espírito Santo

2013

31

2014

35

2015

32

2016

33

2017

33

2018

37

2019

38

2022

38

2023

36

Unidades da federação

Minas Gerais

2013

26

2014

31

2015

31

2016

30

2017

34

2018

36

2019

37

2022

33

2023

35

Unidades da federação

Rio de Janeiro

2013

33

2014

31

2015

34

2016

30

2017

32

2018

33

2019

35

2022

41

2023

44

Unidades da federação

São Paulo

2013

37

2014

40

2015

44

2016

44

2017

47

2018

49

2019

51

2022

52

2023

54

Unidades da federação

Sul

Unidades da federação

Paraná

2013

34

2014

35

2015

36

2016

37

2017

37

2018

38

2019

41

2022

39

2023

45

Unidades da federação

Rio Grande do Sul

2013

33

2014

33

2015

35

2016

37

2017

41

2018

35

2019

41

2022

41

2023

44

Unidades da federação

Santa Catarina

2013

42

2014

45

2015

41

2016

46

2017

47

2018

49

2019

52

2022

50

2023

52

Unidades da federação

Centro-Oeste

Unidades da federação

Distrito Federal

2013

30

2014

29

2015

26

2016

25

2017

23

2018

27

2019

28

2022

31

2023

37

Unidades da federação

Goiás

2013

18

2014

18

2015

20

2016

22

2017

25

2018

26

2019

26

2022

26

2023

28

Unidades da federação

Mato Grosso

2013

21

2014

21

2015

22

2016

28

2017

29

2018

30

2019

31

2022

33

2023

35

Unidades da federação

Mato Grosso do Sul

2013

26

2014

31

2015

31

2016

34

2017

33

2018

38

2019

35

2022

40

2023

41

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021.

Creche

Crianças de 0 a 3 anos que não frequentam a Educação Infantil, em 2023, de acordo com os motivos apontados pelos responsáveis – por unidade da federação (em %)

Unidades da federação

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

Não frequentam por opção dos responsáveis

Não frequentam por outros motivos

Unidades da federação

Brasil

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

20

Não frequentam por opção dos responsáveis

36

Não frequentam por outros motivos

3

Unidades da federação

Norte

Unidades da federação

Acre

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

48

Não frequentam por opção dos responsáveis

33

Não frequentam por outros motivos

2

Unidades da federação

Amapá

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

24

Não frequentam por opção dos responsáveis

68

Não frequentam por outros motivos

0

Unidades da federação

Amazonas

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

29

Não frequentam por opção dos responsáveis

48

Não frequentam por outros motivos

3

Unidades da federação

Pará

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

35

Não frequentam por opção dos responsáveis

39

Não frequentam por outros motivos

3

Unidades da federação

Rondônia

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

30

Não frequentam por opção dos responsáveis

50

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

Roraima

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

38

Não frequentam por opção dos responsáveis

41

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

Tocantins

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

22

Não frequentam por opção dos responsáveis

43

Não frequentam por outros motivos

2

Unidades da federação

Nordeste

Unidades da federação

Alagoas

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

21

Não frequentam por opção dos responsáveis

40

Não frequentam por outros motivos

3

Unidades da federação

Bahia

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

25

Não frequentam por opção dos responsáveis

35

Não frequentam por outros motivos

3

Unidades da federação

Ceará

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

22

Não frequentam por opção dos responsáveis

33

Não frequentam por outros motivos

3

Unidades da federação

Maranhão

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

31

Não frequentam por opção dos responsáveis

28

Não frequentam por outros motivos

3

Unidades da federação

Paraíba

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

16

Não frequentam por opção dos responsáveis

46

Não frequentam por outros motivos

3

Unidades da federação

Pernambuco

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

25

Não frequentam por opção dos responsáveis

40

Não frequentam por outros motivos

5

Unidades da federação

Piauí

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

33

Não frequentam por opção dos responsáveis

26

Não frequentam por outros motivos

2

Unidades da federação

Rio Grande do Norte

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

24

Não frequentam por opção dos responsáveis

30

Não frequentam por outros motivos

4

Unidades da federação

Sergipe

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

18

Não frequentam por opção dos responsáveis

37

Não frequentam por outros motivos

4

Unidades da federação

Sudeste

Unidades da federação

Espírito Santo

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

33

Não frequentam por opção dos responsáveis

28

Não frequentam por outros motivos

3

Unidades da federação

Minas Gerais

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

19

Não frequentam por opção dos responsáveis

43

Não frequentam por outros motivos

3

Unidades da federação

Rio de Janeiro

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

13

Não frequentam por opção dos responsáveis

38

Não frequentam por outros motivos

4

Unidades da federação

São Paulo

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

11

Não frequentam por opção dos responsáveis

30

Não frequentam por outros motivos

4

Unidades da federação

Sul

Unidades da federação

Paraná

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

17

Não frequentam por opção dos responsáveis

33

Não frequentam por outros motivos

5

Unidades da federação

Rio Grande do Sul

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

17

Não frequentam por opção dos responsáveis

35

Não frequentam por outros motivos

3

Unidades da federação

Santa Catarina

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

12

Não frequentam por opção dos responsáveis

31

Não frequentam por outros motivos

5

Unidades da federação

Centro-Oeste

Unidades da federação

Distrito Federal

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

25

Não frequentam por opção dos responsáveis

33

Não frequentam por outros motivos

5

Unidades da federação

Goiás

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

20

Não frequentam por opção dos responsáveis

50

Não frequentam por outros motivos

2

Unidades da federação

Mato Grosso

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

19

Não frequentam por opção dos responsáveis

43

Não frequentam por outros motivos

4

Unidades da federação

Mato Grosso do Sul

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

18

Não frequentam por opção dos responsáveis

38

Não frequentam por outros motivos

4

Fonte:IBGE/Pnad Contínua Educação 2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

3

Dificuldade de acesso é definida por: falta de escola/creche ou escola distante; falta de vaga na escola/creche; e escola/creche não aceita a criança por causa da idade.

4

Outros motivos incluem: falta de qualidade ou segurança das creches para com crianças com deficiência; problema de saúde permanente da criança; falta de dinheiro para mensalidade, transporte, material escolar etc.

5

Porcentagem calculada em relação ao total de crianças de 0 a 3 anos.

Pré-escola

Criancas de 4 e 5 anos que frequentam a Educação Infantil – por unidade da federação (em %)

Unidades da federação

2013

2014

2015

2016

2017

2018

2019

2022

2023

Unidades da federação

Brasil

2013

89

2014

90

2015

91

2016

91

2017

93

2018

94

2019

94

2022

93

2023

94

Unidades da federação

Norte

Unidades da federação

Acre

2013

73

2014

77

2015

75

2016

78

2017

81

2018

79

2019

79

2022

77

2023

79

Unidades da federação

Amapá

2013

77

2014

72

2015

71

2016

75

2017

72

2018

67

2019

75

2022

69

2023

69

Unidades da federação

Amazonas

2013

78

2014

75

2015

76

2016

83

2017

81

2018

87

2019

87

2022

79

2023

86

Unidades da federação

Pará

2013

83

2014

84

2015

83

2016

90

2017

91

2018

90

2019

90

2022

90

2023

91

Unidades da federação

Rondônia

2013

72

2014

84

2015

82

2016

85

2017

88

2018

89

2019

86

2022

87

2023

88

Unidades da federação

Roraima

2013

85

2014

90

2015

95

2016

93

2017

93

2018

91

2019

90

2022

84

2023

81

Unidades da federação

Tocantins

2013

83

2014

83

2015

92

2016

93

2017

93

2018

93

2019

94

2022

93

2023

97

Unidades da federação

Nordeste

Unidades da federação

Alagoas

2013

91

2014

88

2015

83

2016

88

2017

90

2018

92

2019

94

2022

92

2023

92

Unidades da federação

Bahia

2013

93

2014

91

2015

95

2016

94

2017

96

2018

97

2019

97

2022

95

2023

96

Unidades da federação

Ceará

2013

97

2014

98

2015

96

2016

97

2017

98

2018

98

2019

97

2022

97

2023

96

Unidades da federação

Maranhão

2013

94

2014

95

2015

95

2016

97

2017

97

2018

97

2019

98

2022

97

2023

97

Unidades da federação

Paraíba

2013

95

2014

93

2015

92

2016

92

2017

97

2018

94

2019

95

2022

93

2023

93

Unidades da federação

Pernambuco

2013

89

2014

91

2015

96

2016

94

2017

91

2018

93

2019

94

2022

91

2023

91

Unidades da federação

Piauí

2013

97

2014

97

2015

97

2016

99

2017

98

2018

97

2019

99

2022

96

2023

99

Unidades da federação

Rio Grande do Norte

2013

93

2014

90

2015

97

2016

96

2017

97

2018

97

2019

98

2022

95

2023

95

Unidades da federação

Sergipe

2013

96

2014

92

2015

94

2016

92

2017

94

2018

95

2019

96

2022

95

2023

97

Unidades da federação

Sudeste

Unidades da federação

Espírito Santo

2013

92

2014

93

2015

93

2016

95

2017

93

2018

96

2019

96

2022

96

2023

96

Unidades da federação

Minas Gerais

2013

89

2014

91

2015

92

2016

94

2017

95

2018

94

2019

96

2022

96

2023

96

Unidades da federação

Rio de Janeiro

2013

91

2014

91

2015

95

2016

87

2017

91

2018

92

2019

92

2022

92

2023

93

Unidades da federação

São Paulo

2013

92

2014

94

2015

94

2016

92

2017

95

2018

96

2019

96

2022

94

2023

96

Unidades da federação

Sul

Unidades da federação

Paraná

2013

87

2014

88

2015

90

2016

92

2017

91

2018

95

2019

94

2022

94

2023

94

Unidades da federação

Rio Grande do Sul

2013

71

2014

80

2015

80

2016

85

2017

87

2018

89

2019

90

2022

91

2023

90

Unidades da federação

Santa Catarina

2013

89

2014

90

2015

95

2016

93

2017

93

2018

94

2019

96

2022

94

2023

94

Unidades da federação

Centro-Oeste

Unidades da federação

Distrito Federal

2013

87

2014

84

2015

88

2016

81

2017

85

2018

86

2019

87

2022

95

2023

96

Unidades da federação

Goiás

2013

83

2014

81

2015

85

2016

89

2017

88

2018

87

2019

86

2022

88

2023

92

Unidades da federação

Mato Grosso

2013

83

2014

85

2015

84

2016

85

2017

89

2018

93

2019

94

2022

91

2023

90

Unidades da federação

Mato Grosso do Sul

2013

85

2014

89

2015

86

2016

89

2017

91

2018

91

2019

92

2022

90

2023

94

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua Educação 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021.

Pré-escola

Crianças de 4 e 5 anos que não frequentam a Educação Infantil, em 2023, de acordo com os motivos apontados pelos responsáveis – por unidade da federação (em %)

Unidades da federação

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

Não frequentam por opção dos responsáveis

Não frequentam por outros motivos

Unidades da federação

Brasil

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

2

Não frequentam por opção dos responsáveis

3

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

Norte

Unidades da federação

Acre

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

12

Não frequentam por opção dos responsáveis

8

Não frequentam por outros motivos

0

Unidades da federação

Amapá

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

12

Não frequentam por opção dos responsáveis

18

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

Amazonas

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

5

Não frequentam por opção dos responsáveis

9

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

Pará

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

4

Não frequentam por opção dos responsáveis

4

Não frequentam por outros motivos

0

Unidades da federação

Rondônia

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

4

Não frequentam por opção dos responsáveis

9

Não frequentam por outros motivos

0

Unidades da federação

Roraima

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

17

Não frequentam por opção dos responsáveis

2

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

Tocantins

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

1

Não frequentam por opção dos responsáveis

1

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

Nordeste

Unidades da federação

Alagoas

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

3

Não frequentam por opção dos responsáveis

4

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

Bahia

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

1

Não frequentam por opção dos responsáveis

2

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

Ceará

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

1

Não frequentam por opção dos responsáveis

2

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

Maranhão

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

2

Não frequentam por opção dos responsáveis

1

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

Paraíba

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

2

Não frequentam por opção dos responsáveis

4

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

Pernambuco

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

4

Não frequentam por opção dos responsáveis

4

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

Piauí

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

0

Não frequentam por opção dos responsáveis

1

Não frequentam por outros motivos

0

Unidades da federação

Rio Grande do Norte

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

2

Não frequentam por opção dos responsáveis

2

Não frequentam por outros motivos

2

Unidades da federação

Sergipe

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

2

Não frequentam por opção dos responsáveis

1

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

Sudeste

Unidades da federação

Espírito Santo

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

3

Não frequentam por opção dos responsáveis

1

Não frequentam por outros motivos

0

Unidades da federação

Minas Gerais

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

1

Não frequentam por opção dos responsáveis

3

Não frequentam por outros motivos

0

Unidades da federação

Rio de Janeiro

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

3

Não frequentam por opção dos responsáveis

3

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

São Paulo

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

1

Não frequentam por opção dos responsáveis

2

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

Sul

Unidades da federação

Paraná

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

3

Não frequentam por opção dos responsáveis

2

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

Rio Grande do Sul

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

4

Não frequentam por opção dos responsáveis

5

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

Santa Catarina

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

2

Não frequentam por opção dos responsáveis

4

Não frequentam por outros motivos

0

Unidades da federação

Centro-Oeste

Unidades da federação

Distrito Federal

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

3

Não frequentam por opção dos responsáveis

1

Não frequentam por outros motivos

0

Unidades da federação

Goiás

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

4

Não frequentam por opção dos responsáveis

3

Não frequentam por outros motivos

1

Unidades da federação

Mato Grosso

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

3

Não frequentam por opção dos responsáveis

5

Não frequentam por outros motivos

2

Unidades da federação

Mato Grosso do Sul

Não frequentam por alguma dificuldade de acesso

3

Não frequentam por opção dos responsáveis

2

Não frequentam por outros motivos

1

Fonte:IBGE/Pnad Contínua Educação 2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

3

Dificuldade de acesso é definida por: falta de escola/creche ou escola distante; falta de vaga na escola/creche; e escola/creche não aceita a criança por causa da idade.

4

Outros motivos incluem: falta de qualidade ou segurança das creches para com crianças com deficiência; problema de saúde permanente da criança; falta de dinheiro para mensalidade, transporte, material escolar etc.

6

Porcentagem calculada em relação ao total de crianças de 4 e 5 anos.

Opinião

Política Nacional Integrada da Primeira Infância: inclusão e participação

As crianças são pessoas e cidadãs desde que nascem. Elas têm direito de viver e participar da vida social na plenitude do significado e das potencialidades da infância. Só é democrática a sociedade que inclui, acolhe, protege, promove e escuta as crianças. A todas, de todas as infâncias – branca, negra, indígena, quilombola, cigana, ribeirinha, do campo, da floresta, dos povos e comunidades tradicionais.

O Brasil ainda não alcançou esse patamar de democracia, porque 8,1 milhões de crianças de 0 a 6 anos vivem em situação de pobreza ou de extrema pobreza1. Essa condição acarreta outros problemas como dificuldade de acesso à saúde, à Creche e, até, à Pré-escola obrigatória.

Mas estão sendo feitos esforços gigantescos para corrigir a injustiça histórica do pouco-caso com algumas infâncias e da ação seletiva para as já aquinhoadas com boas condições de vida e desenvolvimento. A falta de acesso aos bens públicos como saúde, Educação, desenvolvimento social, fere a dignidade e o direito de cada uma das crianças deixadas à margem, mas também agrava a desigualdade e desperdiça o inestimável potencial de participação criativa de uma grande parcela da população.

Políticas públicas setoriais e algumas intersetoriais, planos multissetoriais e abrangentes das diversas infâncias vêm sendo formulados e aplicados nas três esferas da Federação. Falta, porém, um passo estratégico nessa trajetória da garantia dos direitos de todas as crianças de todas as infâncias: uma política nacional integrada e interfederativa que abranja todos os direitos de todas as crianças com execução compartilhada por todos os entes da Federação.

Essa política preencherá o vácuo entre o muito bem formulado quadro de princípios e diretrizes legais e as políticas e planos setoriais. Cabe a ela dar organicidade e integralidade ao que hoje se vê como ações fragmentadas e pontuais.

Nessa política, a Educação Infantil ocupa uma posição central, dada a sua finalidade de desenvolvimento integral da criança, em todos os aspectos de sua personalidade, e de atendê-la 220 dias por ano, durante 4 a 8 horas diárias. A frequência de 100% das crianças de 4 e 5 anos à Pré-escola e de todas as crianças de 0 a 3 anos que precisam da Creche é um imperativo político.

Vital Didonet

Professor

Assessor em legislação e políticas para a Primeira Infância

Rede Nacional Primeira Infância

1. Entre as 10 milhões de crianças cadastradas no CadÚnico, 81% delas (cerca de 8,1 milhões) estão em situação de pobreza ou extrema pobreza (com renda mensal familiar per capita de até R$ 218), sem o auxílio de nenhum programa de transferência de renda.

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