11 Educação Inclusiva

A Educação Inclusiva avança: em 2023, 91% das crianças e jovens de 4 a 17 anos com alguma deficiência estavam matriculados na escola

Hoje, no Brasil, a Educação Especial assume uma perspectiva inclusiva, ou seja, pressupõe que todos os estudantes devem conviver e compartilhar o mesmo ambiente de ensino e aprendizagem. Por isso, é fundamental ter informações detalhadas sobre as matrículas de crianças e jovens em idade escolar com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades ou superdotação e, também, sobre onde é necessário investir, seja por meio de políticas públicas ou de recursos, para tornar as escolas, de fato, mais inclusivas. 

Panorama da Educação Inclusiva brasileira

De acordo com o módulo especial da Pnad Contínua, divulgado em 2023, 97% das crianças e jovens de 4 a 17 anos frequentavam a escola, independentemente da rede de ensino, em 2022, no Brasil. Já entre aqueles que tinham alguma deficiência, nessa mesma faixa etária, esse índice era de 91,4%. Por pessoas com deficiência, consideram-se aquelas com muita dificuldade ou impossibilidade de enxergar, ouvir, andar, ter o funcionamento dos membros superiores, cognição, autocuidado e comunicação. 

Outro fator importante que confirma a inclusão desse público na Educação Básica é o crescimento da quantidade de alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades ou superdotação matriculados em classes comuns. O Brasil saiu de 77%, em 2013, para 91%, em 2023.

Alguns estados são destaque nesse indicador: em Alagoas, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Roraima e Santa Catarina, 100% desses estudantes estão matriculados em classes comuns no último ano. 

Em dez anos, a quantidade de alunos com alguma deficiência, com altas habilidades ou superdotação que recebiam Atendimento Educacional Especializado (AEE) passou de 33%, em 2013, para 38%, em 2023. O AEE proporciona profissionais especializados e recursos pedagógicos e de acessibilidade para garantir o acesso e a permanência desses estudantes no ambiente escolar. A oferta desse serviço é obrigatória, mas o corpo pedagógico da escola avalia se o estudante é elegível ou não. A presença de sala de recursos multifuncionais - com mobiliário acessível, softwares para comunicação, teclados adaptados, entre outros itens - passou de 11% para 27%, no período.

Ainda sobre infraestrutura adequada para uso dos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida: a existência de banheiros adaptados aumentou quase três vezes entre 2013 e 2023, saltando de 19% para 51% do total. Já as escolas que contam com dependências e vias adequadas a esses alunos representavam 76%, em 2023.

Acesso

Matrículas

População de 4 a 17 anos com e sem deficiência que frequentava a escola, independentemente da rede de ensino, em 2023 – Brasil (em %)

Faixa-etária

Pessoas com deficiência

Pessoas sem deficiência

4 a 17 anos

91,4%

96,5%

4 e 5 anos

89,3%

95,4%

6 a 14 anos

95,5%

99,3%

15 e 17 anos

81,2%

89,3%

Fonte:IBGE/Pnad Contínua (Módulo Pessoas com Deficiência 2022.3).

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

68

As perguntas foram formuladas a todas as pessoas de 2 anos ou mais de idade e permitiram conhecer os tipos de dificuldades por elas declaradas quanto a alguns domínios funcionais – enxergar, ouvir, andar, funcionamento dos membros superiores, cognição, autocuidado e comunicação –, tendo como referência quatro categorias de respostas: tem, não consegue de modo algum; tem muita dificuldade; tem alguma dificuldade; e não tem dificuldade. Assim, considerou-se pessoa com deficiência aquela que respondeu ter muita dificuldade ou não conseguir de modo algum realizar as atividades indagadas em ao menos um dos quesitos investigados.

Matrículas

Percentual de matrículas na Educação Básica da rede pública de alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades ou superdotação – Brasil (em %)

Ano

Matrículas

2013

1,6%

2014

1,7%

2015

1,9%

2016

2,0%

2017

2,2%

2018

2,5%

2019

2,7%

2020

2,9%

2021

3,0%

2022

3,4%

2023

4,0%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Escola

Alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades ou superdotação matriculados em classes comuns na rede pública – Brasil (em%)

Ano

Percentual

2013

76,9%

2014

78,8%

2015

80,7%

2016

82,0%

2017

84,1%

2018

85,9%

2019

87,2%

2020

88,1%

2021

88,4%

2022

89,9%

2023

91,3%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Escola

Alunos matriculados na Educação Básica com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação que têm acesso ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede pública – Brasil (em %)

Ano

Matrículas

2013

33,2%

2014

33,2%

2015

35,2%

2016

35,3%

2017

36,1%

2018

37,2%

2019

37,2%

2020

34,1%

2021

36,3%

2022

35,9%

2023

38,2%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Instituto Rodrigo Mendes.

Infraestrutura

Atendimento Educacional Especializado

Escolas da rede pública com sala de recursos multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Brasil (em %)

Ano

Escolas

2013

11%

2014

13%

2015

15%

2016

16%

2017

17%

2018

17%

2019

18%

2020

19%

2021

20%

2022

25%

2023

27%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Infraestrutura básica

Escolas de Educação Básica da rede pública com banheiro adequado ao uso dos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida – Brasil (em %)

Ano

Escolas

2013

19%

2014

21%

2015

25%

2016

27%

2017

29%

2018

30%

2019

34%

2020

36%

2021

38%

2022

49%

2023

51%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Infraestrutura básica

Percentual de escolas da rede pública com matrículas em Educação Especial com itens de acessibilidade

Corrimão
Elevador
Piso tátil
Vão livre
Rampas
Sinal sonoro
Sinal tátil
Sinal visual

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Infraestrutura básica

Escolas da rede pública com dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida – Brasil (em %)

Ano

Escolas

2019

76%

2020

78%

2021

80%

2022

75%

2023

76%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nos estados

Acesso

Percentual de alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades ou superdotação matriculados em classes comuns – por unidade da federação (em %)

Unidade da federação

2013

2023

Evolução em pontos percentuais

Unidade da federação

Brasil

2013

76,9%

2023

91,3%

Evolução em pontos percentuais

14,4

Unidade da federação

Norte

20132023Evolução em pontos percentuais

0,0

Unidade da federação

Amapá

2013

84,6%

2023

96,0%

Evolução em pontos percentuais

11,4

Unidade da federação

Acre

2013

100,0%

2023

98,3%

Evolução em pontos percentuais

-1,7

Unidade da federação

Amazonas

2013

74,3%

2023

91,4%

Evolução em pontos percentuais

17,1

Unidade da federação

Pará

2013

95,6%

2023

99,4%

Evolução em pontos percentuais

3,9

Unidade da federação

Rondônia

2013

78,7%

2023

96,0%

Evolução em pontos percentuais

17,3

Unidade da federação

Roraima

2013

100,0%

2023

100,0%

Evolução em pontos percentuais

0,0

Unidade da federação

Tocantins

2013

78,2%

2023

86,0%

Evolução em pontos percentuais

7,8

Unidade da federação

Nordeste

20132023Evolução em pontos percentuais

0,0

Unidade da federação

Alagoas

2013

97,1%

2023

99,6%

Evolução em pontos percentuais

2,4

Unidade da federação

Bahia

2013

91,8%

2023

98,7%

Evolução em pontos percentuais

6,9

Unidade da federação

Ceará

2013

93,3%

2023

99,2%

Evolução em pontos percentuais

5,9

Unidade da federação

Maranhão

2013

84,5%

2023

97,2%

Evolução em pontos percentuais

12,7

Unidade da federação

Paraíba

2013

94,9%

2023

98,9%

Evolução em pontos percentuais

3,9

Unidade da federação

Pernambuco

2013

79,1%

2023

98,0%

Evolução em pontos percentuais

19,0

Unidade da federação

Piauí

2013

97,1%

2023

98,7%

Evolução em pontos percentuais

1,6

Unidade da federação

Rio Grande do Norte

2013

99,8%

2023

100,0%

Evolução em pontos percentuais

0,2

Unidade da federação

Sergipe

2013

85,2%

2023

97,5%

Evolução em pontos percentuais

12,3

Unidade da federação

Sudeste

20132023Evolução em pontos percentuais

0,0

Unidade da federação

Espírito Santo

2013

100,0%

2023

100,0%

Evolução em pontos percentuais

0,0

Unidade da federação

Minas Gerais

2013

63,8%

2023

89,1%

Evolução em pontos percentuais

25,3

Unidade da federação

Rio de Janeiro

2013

73,0%

2023

91,2%

Evolução em pontos percentuais

18,3

Unidade da federação

São Paulo

2013

73,3%

2023

87,7%

Evolução em pontos percentuais

14,3

Unidade da federação

Sul

20132023Evolução em pontos percentuais

0,0

Unidade da federação

Paraná

2013

48,3%

2023

64,2%

Evolução em pontos percentuais

16,0

Unidade da federação

Rio Grande do Sul

2013

77,8%

2023

88,2%

Evolução em pontos percentuais

10,4

Unidade da federação

Santa Catarina

2013

94,1%

2023

99,8%

Evolução em pontos percentuais

5,8

Unidade da federação

Centro-Oeste

20132023Evolução em pontos percentuais

0,0

Unidade da federação

Distrito Federal

2013

74,4%

2023

93,5%

Evolução em pontos percentuais

19,1

Unidade da federação

Goiás

2013

92,2%

2023

92,2%

Evolução em pontos percentuais

-0,1

Unidade da federação

Mato Grosso

2013

71,1%

2023

83,0%

Evolução em pontos percentuais

11,9

Unidade da federação

Mato Grosso do Sul

2013

70,2%

2023

80,0%

Evolução em pontos percentuais

9,8

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Opinião

A Educação de qualidade inclui todos

A Educação Inclusiva é um pilar essencial para a construção de um ambiente escolar que assegure o direito à aprendizagem de todos. Fomentar a interação entre pessoas diferentes é fundamental para o pleno desenvolvimento de cada um. Dessa forma, a escola é o local que proporciona a convivência e a formação de cidadãos aptos a viver em uma sociedade democrática e diversa.

Temos marcos significativos, no Brasil, quando se trata de inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtorno do espectro do autismo, altas habilidades ou superdotação. Em 2023, 91% das matrículas da Educação Básica referentes a esse segmento eram em classes comuns. Este é um progresso notável, consonante com a quarta meta do Plano Nacional de Educação, que trata da universalização do acesso para esse grupo, na faixa etária de 4 a 17 anos.

Outro dado importante é que, em uma década (2013-2023), a quantidade de salas de recursos multifuncionais aumentou de 11% para 27%, com materiais pedagógicos, softwares, teclados adaptados, entre outros itens que apoiam a oferta do Atendimento Educacional Especializado. Além disso, a proporção de banheiros adaptados subiu de 19% para 51%, entre 2013 e 2023. Já a taxa de escolas com dependências adequadas alcançou 76%, em 2023. Esses indicadores apontam o esforço com políticas públicas para garantir espaços acessíveis e receber bem todos os alunos.

Apesar dessas vitórias, ainda existem dificuldades que precisam ser superadas. Uma delas é o monitoramento dos dados da Educação Especial. Atualmente, não é mensurado, por exemplo, se a formação continuada de professores ocorre na perspectiva inclusiva. Igualmente relevante é o acompanhamento das políticas públicas de forma contínua e sistemática. Embora incipiente, tal prática é essencial, pois permite fazer ajustes na trajetória, seja considerando recursos ou a formulação de regulações que fortaleçam um sistema inclusivo.

Os avanços citados cumprem com a obrigação constitucional e consolidam o compromisso ético na direção de uma sociedade mais justa e igualitária, garantindo Educação de qualidade e um futuro promissor para todos nós.

Rodrigo Hübner Mendes

Fundador e CEO do Instituto Rodrigo Mendes

Karolyne Ferreira

Especialista de Advocacy do Instituto Rodrigo Mendes

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