7 Gestão Escolar
Aspecto-chave para a melhoria dos índices de aprendizagem, desde 2019, a seleção dos diretores escolares passa por um momento de profissionalização, com aumento de acesso por processo seletivo ou concurso.
As atribuições dos diretores escolares abrangem diversas esferas, da administração de recursos à efetiva liderança pedagógica, em articulação constante com a secretaria de Educação. Mapear a forma de acesso desses gestores e qual é a sua formação é essencial para avaliar o cenário escolar, assim como é importante identificar a presença dos colegiados intraescolares. Ambos os fatores são importantes no processo de democratização do ambiente escolar.
Nota:
38
Colegiados intraescolares são órgãos formados pela comunidade escolar que auxiliam na gestão democrática da escola. São exemplos o Conselho Escolar, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil.
Panorama da gestão escolar brasileira
O acesso ao cargo de diretor escolar pelo quesito exclusivo de “indicação/escolha da gestão” caiu 9,6 pontos percentuais de 2019 a 2023. Como reflexo disso, em 2023, os diretores que assumiram seus cargos, passando por processo seletivo ou concurso público, já somavam 33,4% – o restante se divide entre processo eleitoral com a comunidade escolar ou outro meio não especificado.
Os resultados indicam ampliação de um modelo de gestão mais profissional e democrática voltada a atender às demandas educacionais dos alunos, embora alguns estados continuem com índices bastante altos de indicação, especialmente na região Norte.
Essa alteração no perfil de escolha dos diretores está muito atrelada a mudanças na legislação de repasses, inicialmente, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), que condiciona o repasse financeiro a resultados educacionais, bem como o Valor Aluno Ano Resultado (Vaar), dispositivo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que tem como condicionalidade a escolha de gestores com base em critérios técnicos.
Em relação à formação desses gestores, a quantidade de profissionais sem curso superior baixou de 14%, em 2019, para 9,1%, em 2023. Os graduados em Pedagogia, hoje, somam 57,9% do total. Alguns estados, no entanto, ainda apresentam um número elevado de gestores sem formação superior, como Roraima (35,9%) e Maranhão (35%).
Fundamental para uma gestão escolar participativa, o Conselho Escolar está presente em 75% das escolas da rede pública brasileira. Além disso, 34% dessas instituições contam com uma Associação de Pais e Mestres (APM) e 14%, com um grêmio estudantil.
Veja o artigo Pelo avanço de políticas de fortalecimento de gestoras e gestores escolares de Alex Moreira RobertoPerfil dos gestores
Critérios de escolha
Diretores da rede pública que assumiram o cargo de gestão, por tipo de acesso – Brasil (em %)
Ano |
Exclusivamente por indicação/escolha da gestão |
Processo seletivo qualificado e escolha/nomeação da gestão |
Concurso público específico para cargo de gestor escolar |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da comunidade escolar |
Processo seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar |
Outro |
---|---|---|---|---|---|---|
2019 |
56,2% |
7,2% |
8,3% |
20,0% |
6,6% |
1,7% |
2020 |
54,9% |
7,0% |
8,3% |
20,1% |
6,6% |
3,1% |
2021 |
56,3% |
7,7% |
7,4% |
19,1% |
6,0% |
3,4% |
2022 |
56,4% |
8,3% |
7,9% |
17,6% |
7,1% |
2,7% |
2023 |
46,6% |
15,3% |
7,6% |
17,0% |
10,5% |
3,0% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Estatísiticas dos Gestores Escolares.
Elaboração:Todos Pela Educação.
39
Contabilizamos o gestor em cada escola em que ele atua. Os quesitos relacionados à forma de ingresso são apresentados apenas para os gestores escolares ocupantes de cargo de diretor(a).
40
O questionário dos gestores escolares começou a ser coletado a partir de 2019.
Escolaridade
Gestores escolares da rede pública, por curso superior – Brasil (em %)
Ano |
Sem formação Superior |
Pedagogia |
Educação - outro curso |
Outro Curso superior |
---|---|---|---|---|
2019 |
-14,0% |
52,0% |
28,8% |
5,3% |
2020 |
-12,3% |
55,1% |
29,7% |
2,8% |
2021 |
-11,0% |
55,8% |
30,1% |
3,1% |
2022 |
-10,2% |
56,5% |
30,2% |
3,1% |
2023 |
-9,1% |
57,9% |
30,0% |
3,0% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Estatísiticas dos Gestores Escolares.
Elaboração:Todos Pela Educação.
40
O questionário dos gestores escolares começou a ser coletado a partir de 2019.
41
Contabilizamos o gestor em cada escola em que ele atua.
Gestão democrática
Colegiados intraescolares
Escolas da rede pública com colegiados intraescolares – Brasil (em %)
Ano |
Associação de Pais e Mestres (APM) |
Conselho escolar |
Grêmio estudantil |
---|---|---|---|
2019 |
31% |
64% |
13% |
2023 |
34% |
75% |
14% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Estatísiticas dos Gestores Escolares.
Elaboração:Todos Pela Educação.
38
Colegiados intraescolares são órgãos formados pela comunidade escolar que auxiliam na gestão democrática da escola. São exemplos o Conselho Escolar, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil.
40
O questionário dos gestores escolares começou a ser coletado a partir de 2019.
Os gestores escolares também precisam estimular, juntamente com os demais profissionais das escolas, a criação de um ambiente escolar mais acolhedor e respeitoso às diversidades de professores, alunos e toda a equipe escolar. Ainda, é importante que o diretor engaje as famílias na vida escolar dos estudantes, construa laços e parcerias com a comunidade do entorno e promova uma gestão democrática, incentivando a participação de todos os segmentos nos processos de tomada de decisão.
Nos estados
Critérios de escolha
Diretores da rede pública que assumiram o cargo de gestão por tipo de acesso, em 2023 – por unidade da federação (em %)
Unidade da Federação |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão |
Processo seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão |
Concurso público específico para cargo de gestor escolar |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da comunidade escolar |
Processo seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar |
Outro |
---|---|---|---|---|---|---|
Unidade da Federação
Brasil |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
46,6 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
15,3 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
7,6 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
17,0 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
10,5 |
Outro
3,0 |
Unidade da Federação
Norte |
||||||
Unidade da Federação
Acre |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
25,1 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
7,5 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
1,6 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
33,1 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
32,2 |
Outro
0,4 |
Unidade da Federação
Amapá |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
86,9 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
6,0 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,3 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
3,5 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
1,3 |
Outro
2,1 |
Unidade da Federação
Amazonas |
Exclusivamente por indicação /
escolha da gestão
91,3 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
4,8 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,1 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
2,1 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
1,0 |
Outro
0,8 |
Unidade da Federação
Pará |
Exclusivamente
por indicação / escolha da gestão
59,9 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
9,0 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
1,1 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
7,9 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
2,2 |
Outro
19,9 |
Unidade da Federação
Rondônia |
Exclusivamente
por indicação / escolha da gestão
74,4 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
12,1 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,5 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
8,9 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
1,9 |
Outro
2,2 |
Unidade da Federação
Roraima |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
84,2 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
3,4 |
Concurso público específico
para cargo de gestor escolar
0,0 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
4,4 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
1,5 |
Outro
6,5 |
Unidade da Federação
Tocantins |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
64,0 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
23,8 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,3 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
2,4 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
5,8 |
Outro
3,7 |
Unidade da Federação
Nordeste |
||||||
Unidade da Federação
Alagoas |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
30,0 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
37,0 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,6 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
19,9 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
11,1 |
Outro
1,3 |
Unidade da Federação
Bahia |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
59,1 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
18,0 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
1,0 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
8,1 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
11,6 |
Outro
2,2 |
Unidade da Federação
Ceará |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
42,4 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
41,7 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,5 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
0,5 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
13,1 |
Outro
1,7 |
Unidade da Federação
Maranhão |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
73,3 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
14,3 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,2 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
5,4 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
5,2 |
Outro
1,6 |
Unidade da Federação
Paraíba |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
71,1 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
19,7 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,2 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
4,5 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
1,4 |
Outro
3,1 |
Unidade da Federação
Pernambuco |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
48,6 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
31,4 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,7 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
4,5 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
12,4 |
Outro
2,4 |
Unidade da Federação
Piauí |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
31,2 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
36,5 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,4 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
28,6 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
2,1 |
Outro
1,2 |
Unidade da Federação
Rio Grande do Norte |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
48,3 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
9,9 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,1 |
Exclusivamente
por processo eleitoral com a participação da comunidade escolar
34,7 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
5,5 |
Outro
1,5 |
Unidade da Federação
Sergipe |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
51,0 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
33,3 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,4 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
4,2 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
10,2 |
Outro
1,0 |
Unidade da Federação
Sudeste |
||||||
Unidade da Federação
Espírito Santo |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
42,2 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
26,4 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,5 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
18,9 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
7,7 |
Outro
4,1 |
Unidade da Federação
Minas Gerais |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
43,9 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
6,3 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,6 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
14,6 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
31,9 |
Outro
2,8 |
Unidade da Federação
Rio de Janeiro |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
28,0 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
3,1 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,3 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
56,9 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
10,5 |
Outro
1,2 |
Unidade da Federação
São Paulo |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
31,8 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
14,0 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
49,7 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
0,8 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
1,5 |
Outro
2,2 |
Unidade da Federação
Sul |
||||||
Unidade da Federação
Paraná |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
30,5 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
7,9 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,2 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
47,4 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
14,0 |
Outro
0,1 |
Unidade da Federação
Rio Grande do Sul |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
40,7 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
6,7 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,2 |
Exclusivamente
por processo eleitoral com a participação da comunidade escolar
46,7 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
3,4 |
Outro
2,2 |
Unidade da Federação
Santa Catarina |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
37,5 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
16,9 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,1 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
5,2 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
36,1 |
Outro
4,1 |
Unidade da Federação
Centro-Oeste |
||||||
Unidade da Federação
Distrito Federal |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
14,0 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
6,3 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
1,1 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
52,2 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
25,2 |
Outro
1,1 |
Unidade da Federação
Goiás |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
44,4 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
8,6 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,5 |
Exclusivamente
por processo eleitoral com a participação da comunidade escolar
31,4 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
13,2 |
Outro
1,9 |
Unidade da Federação
Mato Grosso |
Exclusivamente por indicação / escolha da gestão
46,2 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
9,4 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,2 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
39,3 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
3,0 |
Outro
1,9 |
Unidade da Federação
Mato Grosso do Sul |
Exclusivamente
por indicação / escolha da gestão
41,3 |
Processo
seletivo qualificado e escolha / nomeação da gestão
15,3 |
Concurso
público específico para cargo de gestor escolar
0,6 |
Exclusivamente por processo eleitoral com a participação da
comunidade escolar
24,3 |
Processo
seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar
16,5 |
Outro
1,9 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Estatísiticas dos Gestores Escolares.
Elaboração:Todos Pela Educação.
39
Contabilizamos o gestor em cada escola em que ele atua. Os quesitos relacionados à forma de ingresso são apresentados apenas para os gestores escolares ocupantes de cargo de diretor(a).
40
O questionário dos gestores escolares começou a ser coletado a partir de 2019.
Escolaridade
Gestores escolares da rede pública por curso superior em 2023 – por unidade da federação (em %)
Unidade da Federação |
Sem formação Superior |
Pedagogia |
Educação - outro curso |
Outro Curso superior |
---|---|---|---|---|
Unidade da Federação
Brasil |
Sem formação
Superior
9,1 |
Pedagogia
57,9 |
Educação -
outro curso
30,0 |
Outro Curso
superior
3,0 |
Unidade da Federação
Norte |
||||
Unidade da Federação
Acre |
Sem formação
Superior
20,3 |
Pedagogia
29,3 |
Educação -
outro curso
46,0 |
Outro Curso
superior
4,4 |
Unidade da Federação
Amapá |
Sem formação
Superior
15,1 |
Pedagogia
52,4 |
Educação -
outro curso
29,9 |
Outro Curso
superior
2,6 |
Unidade da Federação
Amazonas |
Sem formação
Superior
10,3 |
Pedagogia
51,0 |
Educação -
outro curso
30,9 |
Outro Curso
superior
7,8 |
Unidade da Federação
Pará |
Sem formação
Superior
8,2 |
Pedagogia
72,0 |
Educação -
outro curso
18,8 |
Outro
Curso superior
0,9 |
Unidade da Federação
Rondônia |
Sem
formação Superior
2,4 |
Pedagogia
62,5 |
Educação -
outro curso
30,2 |
Outro Curso
superior
4,9 |
Unidade da Federação
Roraima |
Sem formação
Superior
35,9 |
Pedagogia
40,8 |
Educação -
outro curso
21,2 |
Outro Curso superior
2,1 |
Unidade da Federação
Tocantins |
Sem formação
Superior
6,3 |
Pedagogia
65,0 |
Educação - outro
curso
25,9 |
Outro Curso
superior
2,8 |
Unidade da Federação
Nordeste |
||||
Unidade da Federação
Alagoas |
Sem formação
Superior
9,2 |
Pedagogia
58,8 |
Educação -
outro curso
30,4 |
Outro Curso
superior
1,6 |
Unidade da Federação
Bahia |
Sem formação
Superior
16,0 |
Pedagogia
52,5 |
Educação -
outro curso
29,0 |
Outro Curso
superior
2,5 |
Unidade da Federação
Ceará |
Sem formação
Superior
5,1 |
Pedagogia
47,9 |
Educação -
outro curso
44,0 |
Outro Curso
superior
2,9 |
Unidade da Federação
Maranhão |
Sem formação
Superior
35,0 |
Pedagogia
35,1 |
Educação -
outro curso
28,5 |
Outro Curso
superior
1,4 |
Unidade da Federação
Paraíba |
Sem formação
Superior
18,2 |
Pedagogia
53,3 |
Educação -
outro curso
24,9 |
Outro Curso
superior
3,6 |
Unidade da Federação
Pernambuco |
Sem formação
Superior
11,1 |
Pedagogia
44,5 |
Educação -
outro curso
43,3 |
Outro Curso
superior
1,7 |
Unidade da Federação
Piauí |
Sem formação
Superior
15,1 |
Pedagogia
42,5 |
Educação -
outro curso
40,1 |
Outro Curso
superior
2,3 |
Unidade da Federação
Rio Grande do Norte |
Sem formação
Superior
7,7 |
Pedagogia
63,6 |
Educação -
outro curso
26,0 |
Outro Curso
superior
2,6 |
Unidade da Federação
Sergipe |
Sem
formação Superior
5,3 |
Pedagogia
59,2 |
Educação -
outro curso
34,0 |
Outro Curso
superior
1,1 |
Unidade da Federação
Sudeste |
||||
Unidade da Federação
Espírito Santo |
Sem formação
Superior
1,9 |
Pedagogia
62,7 |
Educação -
outro curso
32,1 |
Outro Curso
superior
3,4 |
Unidade da Federação
Minas Gerais |
Sem formação
Superior
4,1 |
Pedagogia
54,8 |
Educação -
outro curso
37,7 |
Outro Curso
superior
3,5 |
Unidade da Federação
Rio de Janeiro |
Sem formação
Superior
10,4 |
Pedagogia
51,8 |
Educação -
outro curso
32,6 |
Outro Curso
superior
5,3 |
Unidade da Federação
São Paulo |
Sem
formação Superior
0,5 |
Pedagogia
85,4 |
Educação -
outro curso
11,8 |
Outro Curso
superior
2,3 |
Unidade da Federação
Sul |
||||
Unidade da Federação
Paraná |
Sem formação Superior
0,4 |
Pedagogia
64,6 |
Educação -
outro curso
31,4 |
Outro Curso
superior
3,7 |
Unidade da Federação
Rio Grande do Sul |
Sem formação
Superior
4,3 |
Pedagogia
47,3 |
Educação - outro
curso
46,3 |
Outro Curso superior
2,1 |
Unidade da Federação
Santa Catarina |
Sem formação
Superior
1,9 |
Pedagogia
62,5 |
Educação -
outro curso
33,8 |
Outro Curso
superior
1,7 |
Unidade da Federação
Centro-Oeste |
||||
Unidade da Federação
Distrito Federal |
Sem
formação Superior
2,2 |
Pedagogia
44,6 |
Educação -
outro curso
42,1 |
Outro Curso
superior
11,2 |
Unidade da Federação
Goiás |
Sem
formação Superior
3,1 |
Pedagogia
62,8 |
Educação -
outro curso
30,0 |
Outro Curso
superior
4,1 |
Unidade da Federação
Mato Grosso |
Sem
formação Superior
3,9 |
Pedagogia
58,8 |
Educação -
outro curso
24,9 |
Outro Curso
superior
12,4 |
Unidade da Federação
Mato Grosso do Sul |
Sem formação
Superior
1,4 |
Pedagogia
54,7 |
Educação -
outro curso
42,0 |
Outro Curso
superior
1,9 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Estatísiticas dos Gestores Escolares.
Elaboração:Todos Pela Educação.
40
O questionário dos gestores escolares começou a ser coletado a partir de 2019.
41
Contabilizamos o gestor em cada escola em que ele atua.
Pelo avanço de políticas de fortalecimento de gestoras e gestores escolares
Para gerir bem uma escola, é preciso liderança pedagógica por parte de gestoras e gestores e visão clara dos objetivos a serem alcançados. A lista de atributos necessários às lideranças ainda inclui: capacidade de mobilizar continuamente as equipes; desenvolver profissionalmente os professores e funcionários; acolher e engajar as famílias; e promover a aprendizagem, com equidade, de todos/as estudantes.
A realização dessas e outras atividades pressupõe a presença de um gestor bem preparado, com competências técnicas e comportamentais desenvolvidas para, de maneira exitosa, planejar e implementar o projeto pedagógico da escola. Para isto, duas premissas centrais precisam ser garantidas: bons processos de seleção e formação dos gestores e das gestoras escolares.
Um passo importante para a qualificação dos processos de seleção é a inclusão de etapas técnicas capazes de medir competências fundamentais para o exercício desta função. Ainda são muitos os desafios para avanços mais consistentes nessa agenda, mas há que reconhecer os passos que temos dado. A indicação política para acesso ao cargo, por exemplo, caiu 9,6 pontos percentuais de 2019 a 2023, passando de 56,2% para 46,6%. São diversas as evidências que reforçam a inclusão de critérios técnicos como fator positivo para a seleção de candidatos mais bem preparados.
Sobre a formação, um avanço relevante é a queda – 14%, em 2019, para 9,1%, em 2023 – de profissionais ocupando o cargo sem curso superior. Há que considerar que esse percentual médio esconde disparidades e cenários de maiores complexidades, como é o caso de Roraima e Maranhão, estados onde ainda há um elevado número de gestores sem formação – 35,9% e 35%, respectivamente.
Sem o fortalecimento dos gestores escolares, há poucas possibilidades de melhoria das aprendizagens dos estudantes. Fortalecer esta carreira contribui para um círculo virtuoso de promoção de Educação Pública de qualidade com equidade. Com melhor preparo, eles/as têm maiores condições de implementar com êxito políticas educacionais que contribuam para a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos/as estudantes.
Alex Moreira Roberto
Phd em Educação (Universidad Diego Portales) e Gerente na Motriz