4 Ensino Médio

O Ensino Médio tem indicadores muito críticos de qualidade educacional, e os níveis médios de aprendizagem dos jovens caíram entre 2019 e 2023.

O Ensino Médio é a etapa que tem apresentado os maiores desafios para a Educação Básica brasileira, tanto em aprendizagem quanto para garantir a permanência dos jovens na escola – situação agravada pela pandemia de Covid-19.

Panorama do Ensino Médio brasileiro

O percentual de jovens de 15 a 17 anos que estão no Ensino Médio é de 81,2% (tanto na rede pública como na rede privada), aumento de 10 pontos percentuais (p.p.) em relação a 2013; a alta é consistente entre todos os perfis analisados: mais ricos, mais pobres, alunos da área urbana e da rural. Entre os estados, os maiores índices estão no Ceará (89,9%) e em São Paulo (88,7%). O menor percentual é registrado no Rio Grande do Norte: 66,5%. A taxa de distorção idade-série (dois ou mais anos de atraso na trajetória escolar) é a menor da série histórica, atingindo 21,6% dos estudantes. Outro dado bastante positivo é o salto no percentual de jovens de 19 anos que já concluíram o Ensino Médio: de 52,9%, em 2013, para 71%, em 2023.

Por outro lado, apenas 4,5% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede pública apresentavam aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática, em conjunto, no ano de 2019.

As notas do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) de 2022 reforçam a dificuldade, mostrando queda em todas as habilidades (Matemática, Leitura e Ciências), em relação a 2018.

O Ideb do Ensino Médio da rede pública cresceu entre 2019 e 2023 – passando de 3,9 para 4,1 – motivado pelo aumento do indicador de fluxo. Vale ressaltar que a projeção para 2021 era de 4,9. O indicador de aprendizagem cresceu em oito estados entre 2019 e 2023, com destaque para o Pará: alta de 0,38.

Veja o artigo Oportunidades para construir um Novo Ensino Médio no Brasil de João Paulo Cêpa

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Matrículas no Ensino Médio

Jovens de 15 a 17 anos que frequentam a escola – Brasil (em %)

Ano

Percentual

2013

83,1

2014

83,1

2015

84,2

2016

85,3

2017

85,3

2018

86,3

2019

87,4

2020

89,0

2021

91,1

2022

90,5

2023

90,7

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.

Matrículas no Ensino Médio

Jovens de 15 a 17 anos que estão matriculados no Ensino Médio – Brasil (em %)

Ano

Percentual

2013

71,2

2014

72,9

2015

73,6

2016

74,8

2017

74,9

2018

75,6

2019

77,3

2020

80,0

2021

77,1

2022

80,5

2023

81,2

Fonte: IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.

Desigualdade socioeconômica

Jovens de 15 a 17 anos que estão matriculados no Ensino Médio, por quintis de renda – Brasil (em %)

Ano

20% mais pobres

20% mais ricos

2013

57,9

69,3

2014

60,7

71,1

2015

61,8

71,9

2016

63,5

73,1

2017

64,5

73,4

2018

65,3

74,2

2019

67,1

76,1

2020

72,1

78,9

2021

69,2

75,9

2022

72,5

79,4

2023

74,4

80,2

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.

Desigualdade regional

Jovens de 15 a 17 anos que estão matriculados no Ensino Médio, por localidade – Brasil (em %)

Ano

Rural

Urbana

2013

57,3

74,1

2014

58,6

75,8

2015

60,6

76,2

2016

63,5

77,0

2017

65,0

76,8

2018

65,7

77,5

2019

67,8

79,1

2020

72,4

81,5

2021

68,3

78,8

2022

72,0

82,1

2023

73,9

82,4

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.

Educação Integral

Matrículas no Ensino Médio em tempo integral na rede pública – Brasil (em %)

ano

2013

5%

2014

6%

2015

6%

2016

7%

2017

8%

2018

10%

2019

12%

2020

14%

2021

16%

2022

20%

2023

21%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Educação Integral

Escolas que oferecem o Ensino Médio em tempo integral na rede pública – Brasil (em %)

ano

2013

6%

2014

7%

2015

8%

2016

9%

2017

10%

2018

13%

2019

14%

2020

17%

2021

21%

2022

30%

2023

30%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Consideram-se, em tempo integral, as matrículas que estão em turmas com 7 ou mais horas diárias de duração e as que estão em turmas com carga horária menor, mas que somada com o tempo de Atividade Complementar atinja as 7 horas ou mais, ou também 35 horas de aulas semanais. Já as escolas contabilizadas possuíam, pelo menos, 25% das matrículas na etapa em tempo integral.

Trajetória

Fluxo

Alunos do Ensino Médio com 2 ou mais anos de atraso na trajetória escolar (distorção idade-série) – Brasil (em %)

Ano

Percentual

2013

32,7

2014

31,3

2015

30,4

2016

30,9

2017

31,1

2018

31,1

2019

28,9

2020

28,9

2021

27,9

2022

24,3

2023

21,6

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Taxas de rendimento

Taxas de aprovação, reprovação e abandono do Ensino Médio – Brasil (em %)

Ano

Aprovação

Reprovação

Abandono

2013

78,1

12,7

9,2

2014

78,3

13,1

8,6

2015

79,8

12,4

7,8

2016

79,6

12,9

7,5

2017

81,4

11,8

6,8

2018

81,7

11,4

6,9

2019

84,7

10,0

5,3

2020

94,4

3,0

2,6

2021

89,8

4,6

5,6

2022

85,1

8,4

6,5

2023

90,5

5,7

3,8

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Conclusão

Jovens de 19 anos que já concluíram o Ensino Médio, em todas as redes – Brasil (em %)

Ano

Percentual

2013

52,9

2014

55,0

2015

54,5

2016

57,5

2017

58,1

2018

62,6

2019

63,9

2020

67,7

2021

64,2

2022

67,6

2023

71,0

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.

Desigualdade socioeconômica

Jovens de 19 anos que já concluíram o Ensino Médio, em todas as redes, por quintis de renda – Brasil (em %)

Ano

20% mais pobres

20% mais ricos

2013

35,2

50,3

2014

37,2

52,1

2015

37,6

51,2

2016

42,0

55,0

2017

43,7

55,5

2018

46,4

60,1

2019

46,7

61,6

2020

56,4

65,6

2021

53,2

62,0

2022

54,8

65,4

2023

55,8

68,8

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.

Desigualdade regional

Jovens de 19 anos que já concluíram o Ensino Médio, em todas as redes, por localidade – Brasil (em %)

Ano

Rural

Urbana

2013

35,1

56,0

2014

37,9

57,8

2015

36,7

57,7

2016

40,6

60,4

2017

40,7

61,1

2018

46,0

65,5

2019

47,6

66,6

2020

50,7

70,8

2021

53,5

66,1

2022

50,2

70,3

2023

54,8

73,4

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.

Aprendizagem - Rede Pública

3ª série

Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática na 3ª série do Ensino Médio – Brasil (em %)

 

Língua Portuguesa e Matemática

Língua Portuguesa

Matemática

2013

4,0

21,5

4,9

2015

2,8

21,9

3,6

2017

3,2

22,7

4,0

2019

4,5

30,9

5,2

2021

3,2

28,6

3,7

Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

7

Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.

8

O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.

Desigualdade regional

Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática na 3ª série do Ensino Médio, por localidade – Brasil (em %)

Rural

 

Língua Portuguesa e Matemática

Língua Portuguesa

Matemática

2013

1,1

9,7

1,4

2015

1,2

11,4

1,8

2017

1,5

12,0

2,0

2019

2,2

16,2

2,6

2021

1,6

14,8

1,9

Urbana

 

Língua Portuguesa e Matemática

Língua Portuguesa

Matemática

2013

4,1

21,9

5,1

2015

2,8

22,4

3,7

2017

3,3

23,1

4,1

2019

4,6

31,7

5,3

2021

3,3

29,4

3,8

Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

7

Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.

8

O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.

Desigualdade socioeconômica

Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática na 3ª série do Ensino Médio, por quintis de renda – Brasil (em %)

20% mais pobres

 

Língua Portuguesa e Matemática

Língua Portuguesa

Matemática

2013

1,0

10,3

1,5

2015

0,9

10,8

1,4

2017

0,8

10,9

1,1

2019

1,7

18,9

2,0

2021

1,3

18,2

1,5

20% mais ricos

 

Língua Portuguesa e Matemática

Língua Portuguesa

Matemática

2013

9,6

35,8

11,7

2015

6,9

33,1

9,1

2017

7,1

33,2

8,5

2019

8,5

40,9

9,7

2021

6,2

37,8

6,9

Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

7

Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.

8

O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.

Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)

Desempenho médio no Pisa, em todas as redes – Brasil

Performance Média

Matemática

Leitura

Ciência

2000

 

396

 

2003

356

403

 

2006

370

393

390

2009

386

412

405

2012

389

407

402

2015

377

407

401

2018

384

413

404

2022

379

410

403

Fonte:OCDE/Education GPS.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)

Estudantes brasileiros que atingiram o nível mínimo de proficiência no Pisa, em todas as redes – Brasil (em %)

Ano

Matemática

Leitura

Ciência

2000

 

44,2

 

2003

24,8

50

 

2006

27,5

44,5

39

2009

30,9

50,4

45,8

2012

31,7

49,2

44,8

2015

29,7

49

43,4

2018

31,9

49,9

44,7

2022

26,6

49,7

44,6

Fonte:OCDE/Education GPS.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

20

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o nível mínimo de proficiência é 2 ou acima.

Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)

Distribuição dos estudantes brasileiros por níveis de proficiência no Pisa, em todas as redes – Brasil (em %)

Ano

2015

2018

2022

Alunos de alto desempenho
////em, pelo menos, uma área do
////conhecimento (nível 5 ou 6)

2,2

2,5

2,6

Alunos de baixo desempenho
////em todas as três áreas
////do conhecimento
////(abaixo do nível 2)

44,1

43,2

42,2

Fonte:OCDE/Education GPS.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)

Distribuição em séries dos alunos que participaram do Pisa 2022, em todas as redes – Brasil (em %)

Ano/série

Percentual

7º ano do
////Ensino Fundamental

1,5

8º ano do
////Ensino Fundamental

4,1

9º ano do
////Ensino Fundamental

11,1

1ª série do
////Ensino Médio

54,5

2ª série do
////Ensino Médio

28,4

3ª série do
////Ensino Médio

0,2

Sem série

0,1

Fonte:OCDE/Education GPS.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

21

A OCDE avaliou, no Pisa, estudantes que tinham, pelo menos, 15 anos e 3 meses completos e, no máximo, 16 anos e 3 meses completos, com uma tolerância de um mês para mais ou para menos dentro dessa faixa etária.

Qualidade da Educação - Rede Pública

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - Rede Pública

Ideb do Ensino Médio – Brasil

 

Resultado

Meta

2005

3,1

 

2007

3,2

3,1

2009

3,4

3,2

2011

3,4

3,4

2013

3,4

3,6

2015

3,5

4

2017

3,5

4,4

2019

3,9

4,7

2021

3,9

4,9

2023

4,1

Fonte:MEC/Inep/Daeb - Ideb.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

12

O Ideb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, dessa forma, as taxas de aprovação tornam a comparação impossível, uma vez que as redes de ensino lidaram de formas diferentes com a aprovação dos alunos durante a crise da Covid-19.

13

As metas foram estipuladas para o Ideb brasileiro até o ano de 2021, ou seja, 2023 foi o primeiro ano em que não possuímos uma meta para esse indicador.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - Rede Pública

Decomposição: indicadores de rendimento e aprendizagem da 3ª série do Ensino Médio – Brasil

Rendimento

 

Rendimento

2005

0,75

2007

0,76

2009

0,78

2011

0,78

2013

0,81

2015

0,82

2017

0,83

2019

0,86

2021

0,89

2023

0,91

Desempenho (Nota Padronizada)

 

Desempenho

2005

4,08

2007

4,20

2009

4,35

2011

4,33

2013

4,20

2015

4,25

2017

4,24

2019

4,54

2021

4,42

2023

4,45

Fonte:MEC/Inep/Daeb - Ideb.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

12

O Ideb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, dessa forma, as taxas de aprovação tornam a comparação impossível, uma vez que as redes de ensino lidaram de formas diferentes com a aprovação dos alunos durante a crise da Covid-19.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - Rede Pública

Desempenho médio da 3ª série do Ensino Médio (Nota Saeb) – Brasil

Matemática

 

Matemática

2005

260,81

2007

263,66

2009

265,92

2011

265,38

2013

261,06

2015

260,04

2017

260,33

2019

269,03

2021

262,71

2023

264,68

Língua Portuguesa

 

Língua Portuguesa

2005

249,27

2007

254,07

2009

262,16

2011

261,38

2013

256,61

2015

260,88

2017

260,43

2019

272,33

2021

269,79

2023

270,22

Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

8

O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.

Nos estados

Ideb médio da 3ª série do Ensino Médio das redes estaduais, por faixas de investimento por aluno da Educação Básica, em 2023 – Brasil

Investimento por aluno

Ideb 2023

Número de estados

Até 10 mil

4,0

2

Entre 10 e 12 mil

4,1

6

Entre 12 e 14 mil

3,9

9

Entre 14 e 16 mil

4,1

6

Maior que 16 mil

3,7

4

Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb, Microdados do Censo Escolar e Siconfi/Finbra.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

14

Para o cálculo de investimento por aluno, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e demais subfunções da Educação, além da subfunção Transferências para a Educação Básica, e retiramos as despesas com a Educação Superior.

Nos estados

Acesso

Jovens de 15 a 17 anos que estão matriculados no Ensino Médio – por unidade da federação (em %)

Unidade da federação

2013

2023

Unidade da federação

Brasil

2013

71,2

2023

81,2

Unidade da federação

Norte

Unidade da federação

Amapá

2013

68,4

2023

77,3

Unidade da federação

Acre

2013

75,8

2023

70,2

Unidade da federação

Amazonas

2013

60,0

2023

80,2

Unidade da federação

Pará

2013

54,5

2023

68,9

Unidade da federação

Rondônia

2013

63,9

2023

77,0

Unidade da federação

Roraima

2013

73,1

2023

79,8

Unidade da federação

Tocantins

2013

72,9

2023

82,9

Unidade da federação

Nordeste

Unidade da federação

Alagoas

2013

52,1

2023

78,0

Unidade da federação

Bahia

2013

52,1

2023

73,6

Unidade da federação

Ceará

2013

70,7

2023

89,9

Unidade da federação

Maranhão

2013

64,0

2023

77,5

Unidade da federação

Paraíba

2013

54,0

2023

73,4

Unidade da federação

Pernambuco

2013

62,8

2023

77,8

Unidade da federação

Piauí

2013

61,9

2023

78,7

Unidade da federação

Rio Grande do Norte

2013

60,2

2023

66,5

Unidade da federação

Sergipe

2013

53,3

2023

72,2

Unidade da federação

Sudeste

Unidade da federação

Espírito Santo

2013

71,5

2023

80,5

Unidade da federação

Minas Gerais

2013

76,5

2023

86,8

Unidade da federação

Rio de Janeiro

2013

67,1

2023

78,7

Unidade da federação

São Paulo

2013

88,0

2023

88,7

Unidade da federação

Sul

Unidade da federação

Paraná

2013

75,9

2023

82,2

Unidade da federação

Rio Grande do Sul

2013

74,7

2023

79,3

Unidade da federação

Santa Catarina

2013

86,2

2023

78,2

Unidade da federação

Centro-Oeste

Unidade da federação

Distrito Federal

2013

76,6

2023

84,4

Unidade da federação

Goiás

2013

76,4

2023

86,0

Unidade da federação

Mato Grosso

2013

80,8

2023

80,5

Unidade da federação

Mato Grosso do Sul

2013

68,2

2023

78,4

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.

Educação Integral

Matrículas no Ensino Médio em tempo integral na rede pública – por unidade da federação (em %)

Unidades da federação

2013

2014

2015

2016

2017

2018

2019

2020

2021

2022

2023

Unidades da federação

Brasil

2013

5%

2014

6%

2015

6%

2016

7%

2017

8%

2018

10%

2019

12%

2020

14%

2021

16%

2022

20%

2023

21%

Unidades da federação

Norte

Unidades da federação

Acre

2013

1%

2014

1%

2015

0%

2016

1%

2017

10%

2018

11%

2019

10%

2020

11%

2021

11%

2022

13%

2023

19%

Unidades da federação

Amapá

2013

1%

2014

0%

2015

1%

2016

1%

2017

6%

2018

8%

2019

12%

2020

16%

2021

22%

2022

26%

2023

26%

Unidades da federação

Amazonas

2013

7%

2014

12%

2015

6%

2016

6%

2017

9%

2018

10%

2019

10%

2020

11%

2021

12%

2022

14%

2023

15%

Unidades da federação

Pará

2013

0%

2014

1%

2015

1%

2016

1%

2017

2%

2018

3%

2019

3%

2020

3%

2021

4%

2022

5%

2023

7%

Unidades da federação

Rondônia

2013

20%

2014

20%

2015

27%

2016

18%

2017

11%

2018

11%

2019

11%

2020

12%

2021

12%

2022

12%

2023

11%

Unidades da federação

Roraima

2013

2%

2014

3%

2015

4%

2016

5%

2017

11%

2018

19%

2019

14%

2020

11%

2021

9%

2022

9%

2023

10%

Unidades da federação

Tocantins

2013

6%

2014

8%

2015

9%

2016

9%

2017

11%

2018

13%

2019

17%

2020

17%

2021

18%

2022

18%

2023

19%

Unidades da federação

Nordeste

Unidades da federação

Alagoas

2013

1%

2014

1%

2015

2%

2016

3%

2017

7%

2018

11%

2019

13%

2020

25%

2021

20%

2022

21%

2023

24%

Unidades da federação

Bahia

2013

2%

2014

2%

2015

3%

2016

2%

2017

4%

2018

4%

2019

4%

2020

5%

2021

6%

2022

9%

2023

13%

Unidades da federação

Ceará

2013

12%

2014

14%

2015

14%

2016

16%

2017

19%

2018

23%

2019

28%

2020

31%

2021

33%

2022

42%

2023

49%

Unidades da federação

Maranhão

2013

2%

2014

3%

2015

2%

2016

2%

2017

3%

2018

5%

2019

7%

2020

9%

2021

10%

2022

13%

2023

13%

Unidades da federação

Paraíba

2013

12%

2014

12%

2015

13%

2016

9%

2017

15%

2018

25%

2019

35%

2020

46%

2021

56%

2022

58%

2023

55%

Unidades da federação

Pernambuco

2013

30%

2014

35%

2015

39%

2016

40%

2017

47%

2018

49%

2019

52%

2020

55%

2021

58%

2022

63%

2023

67%

Unidades da federação

Piauí

2013

4%

2014

7%

2015

9%

2016

16%

2017

19%

2018

24%

2019

25%

2020

18%

2021

19%

2022

21%

2023

45%

Unidades da federação

Rio Grande do Norte

2013

1%

2014

1%

2015

1%

2016

1%

2017

5%

2018

9%

2019

13%

2020

14%

2021

12%

2022

14%

2023

16%

Unidades da federação

Sergipe

2013

4%

2014

4%

2015

4%

2016

4%

2017

7%

2018

14%

2019

19%

2020

23%

2021

27%

2022

31%

2023

33%

Unidades da federação

Sudeste

Unidades da federação

Espírito Santo

2013

1%

2014

2%

2015

2%

2016

4%

2017

6%

2018

11%

2019

11%

2020

14%

2021

18%

2022

24%

2023

28%

Unidades da federação

Minas Gerais

2013

3%

2014

2%

2015

2%

2016

2%

2017

3%

2018

4%

2019

4%

2020

8%

2021

13%

2022

25%

2023

17%

Unidades da federação

Rio de Janeiro

2013

7%

2014

9%

2015

10%

2016

10%

2017

11%

2018

12%

2019

14%

2020

15%

2021

15%

2022

14%

2023

14%

Unidades da federação

São Paulo

2013

2%

2014

3%

2015

4%

2016

6%

2017

7%

2018

9%

2019

10%

2020

13%

2021

19%

2022

22%

2023

22%

Unidades da federação

Sul

Unidades da federação

Paraná

2013

2%

2014

2%

2015

2%

2016

2%

2017

2%

2018

2%

2019

3%

2020

3%

2021

4%

2022

4%

2023

7%

Unidades da federação

Rio Grande do Sul

2013

2%

2014

3%

2015

3%

2016

3%

2017

3%

2018

3%

2019

4%

2020

4%

2021

5%

2022

5%

2023

7%

Unidades da federação

Santa Catarina

2013

6%

2014

7%

2015

7%

2016

8%

2017

9%

2018

10%

2019

11%

2020

11%

2021

12%

2022

12%

2023

8%

Unidades da federação

Centro-Oeste

Unidades da federação

Distrito Federal

2013

1%

2014

1%

2015

1%

2016

2%

2017

2%

2018

4%

2019

3%

2020

5%

2021

7%

2022

7%

2023

5%

Unidades da federação

Goiás

2013

3%

2014

4%

2015

4%

2016

5%

2017

8%

2018

10%

2019

11%

2020

11%

2021

13%

2022

19%

2023

21%

Unidades da federação

Mato Grosso

2013

2%

2014

3%

2015

3%

2016

5%

2017

7%

2018

10%

2019

10%

2020

10%

2021

8%

2022

9%

2023

10%

Unidades da federação

Mato Grosso do Sul

2013

3%

2014

3%

2015

3%

2016

3%

2017

5%

2018

6%

2019

7%

2020

9%

2021

14%

2022

17%

2023

18%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Educação Integral

Escolas que oferecem o Ensino Médio em tempo integral na rede pública – por unidade da federação (em %)

Unidades da federação

2013

2014

2015

2016

2017

2018

2019

2020

2021

2022

2023

Unidades da federação

Brasil

2013

6%

2014

7%

2015

8%

2016

9%

2017

10%

2018

13%

2019

14%

2020

17%

2021

21%

2022

30%

2023

30%

Unidades da federação

Norte

Unidades da federação

Acre

2013

5%

2014

5%

2015

1%

2016

1%

2017

9%

2018

6%

2019

5%

2020

6%

2021

6%

2022

6%

2023

8%

Unidades da federação

Amapá

2013

1%

2014

0%

2015

2%

2016

3%

2017

8%

2018

9%

2019

12%

2020

20%

2021

21%

2022

26%

2023

26%

Unidades da federação

Amazonas

2013

8%

2014

13%

2015

13%

2016

11%

2017

13%

2018

15%

2019

16%

2020

16%

2021

16%

2022

17%

2023

17%

Unidades da federação

Pará

2013

1%

2014

1%

2015

1%

2016

1%

2017

3%

2018

5%

2019

5%

2020

5%

2021

7%

2022

9%

2023

10%

Unidades da federação

Rondônia

2013

34%

2014

23%

2015

32%

2016

20%

2017

10%

2018

8%

2019

8%

2020

10%

2021

11%

2022

11%

2023

10%

Unidades da federação

Roraima

2013

2%

2014

2%

2015

3%

2016

3%

2017

7%

2018

11%

2019

7%

2020

6%

2021

6%

2022

6%

2023

6%

Unidades da federação

Tocantins

2013

8%

2014

11%

2015

11%

2016

9%

2017

11%

2018

11%

2019

14%

2020

14%

2021

15%

2022

14%

2023

17%

Unidades da federação

Nordeste

Unidades da federação

Alagoas

2013

1%

2014

1%

2015

2%

2016

7%

2017

13%

2018

18%

2019

20%

2020

33%

2021

26%

2022

29%

2023

39%

Unidades da federação

Bahia

2013

3%

2014

4%

2015

5%

2016

5%

2017

7%

2018

8%

2019

8%

2020

12%

2021

14%

2022

16%

2023

21%

Unidades da federação

Ceará

2013

17%

2014

18%

2015

19%

2016

22%

2017

28%

2018

34%

2019

40%

2020

43%

2021

44%

2022

58%

2023

68%

Unidades da federação

Maranhão

2013

2%

2014

2%

2015

2%

2016

2%

2017

3%

2018

6%

2019

7%

2020

10%

2021

11%

2022

12%

2023

11%

Unidades da federação

Paraíba

2013

14%

2014

14%

2015

14%

2016

12%

2017

18%

2018

29%

2019

36%

2020

50%

2021

65%

2022

65%

2023

64%

Unidades da federação

Pernambuco

2013

33%

2014

40%

2015

40%

2016

41%

2017

48%

2018

49%

2019

50%

2020

53%

2021

56%

2022

62%

2023

66%

Unidades da federação

Piauí

2013

6%

2014

10%

2015

13%

2016

24%

2017

30%

2018

37%

2019

37%

2020

20%

2021

20%

2022

22%

2023

66%

Unidades da federação

Rio Grande do Norte

2013

1%

2014

1%

2015

0%

2016

0%

2017

6%

2018

11%

2019

18%

2020

20%

2021

15%

2022

19%

2023

24%

Unidades da federação

Sergipe

2013

4%

2014

4%

2015

5%

2016

6%

2017

11%

2018

23%

2019

29%

2020

30%

2021

35%

2022

42%

2023

46%

Unidades da federação

Sudeste

Unidades da federação

Espírito Santo

2013

3%

2014

4%

2015

4%

2016

6%

2017

10%

2018

14%

2019

15%

2020

21%

2021

26%

2022

37%

2023

43%

Unidades da federação

Minas Gerais

2013

4%

2014

2%

2015

2%

2016

2%

2017

2%

2018

4%

2019

3%

2020

11%

2021

18%

2022

48%

2023

29%

Unidades da federação

Rio de Janeiro

2013

10%

2014

11%

2015

11%

2016

12%

2017

12%

2018

15%

2019

21%

2020

24%

2021

23%

2022

24%

2023

23%

Unidades da federação

São Paulo

2013

3%

2014

6%

2015

8%

2016

9%

2017

10%

2018

11%

2019

12%

2020

17%

2021

26%

2022

43%

2023

46%

Unidades da federação

Sul

Unidades da federação

Paraná

2013

2%

2014

2%

2015

2%

2016

2%

2017

3%

2018

3%

2019

3%

2020

5%

2021

5%

2022

7%

2023

12%

Unidades da federação

Rio Grande do Sul

2013

4%

2014

5%

2015

5%

2016

4%

2017

5%

2018

5%

2019

5%

2020

5%

2021

5%

2022

6%

2023

9%

Unidades da federação

Santa Catarina

2013

9%

2014

11%

2015

11%

2016

12%

2017

12%

2018

13%

2019

16%

2020

17%

2021

18%

2022

22%

2023

10%

Unidades da federação

Centro-Oeste

Unidades da federação

Distrito Federal

2013

2%

2014

2%

2015

3%

2016

8%

2017

9%

2018

13%

2019

11%

2020

14%

2021

17%

2022

15%

2023

9%

Unidades da federação

Goiás

2013

4%

2014

6%

2015

6%

2016

7%

2017

9%

2018

12%

2019

13%

2020

15%

2021

17%

2022

27%

2023

27%

Unidades da federação

Mato Grosso

2013

4%

2014

3%

2015

4%

2016

6%

2017

8%

2018

12%

2019

12%

2020

11%

2021

10%

2022

10%

2023

14%

Unidades da federação

Mato Grosso do Sul

2013

4%

2014

4%

2015

4%

2016

3%

2017

7%

2018

7%

2019

10%

2020

15%

2021

25%

2022

34%

2023

38%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Trajetória

Alunos do Ensino Médio com 2 ou mais anos de atraso na trajetória escolar (distorção idade-série) – por unidade da federação (em %)

Unidade da federação

2013

2023

Unidade da federação

Brasil

2013

32,7

2023

21,6

Unidade da federação

Norte

Unidade da federação

Amapá

2013

40,2

2023

34,9

Unidade da federação

Acre

2013

35,7

2023

28,0

Unidade da federação

Amazonas

2013

48,8

2023

29,4

Unidade da federação

Pará

2013

57,3

2023

34,7

Unidade da federação

Rondônia

2013

33,0

2023

17,6

Unidade da federação

Roraima

2013

29,9

2023

22,6

Unidade da federação

Tocantins

2013

33,6

2023

21,1

Unidade da federação

Nordeste

Unidade da federação

Alagoas

2013

47,4

2023

26,1

Unidade da federação

Bahia

2013

47,9

2023

35,7

Unidade da federação

Ceará

2013

33,2

2023

15,2

Unidade da federação

Maranhão

2013

42,4

2023

25,0

Unidade da federação

Paraíba

2013

40,2

2023

28,3

Unidade da federação

Pernambuco

2013

40,1

2023

20,3

Unidade da federação

Piauí

2013

49,2

2023

28,4

Unidade da federação

Rio Grande do Norte

2013

48,4

2023

39,1

Unidade da federação

Sergipe

2013

50,7

2023

32,9

Unidade da federação

Sudeste

Unidade da federação

Espírito Santo

2013

29,6

2023

20,6

Unidade da federação

Minas Gerais

2013

30,0

2023

17,1

Unidade da federação

Rio de Janeiro

2013

38,6

2023

32,6

Unidade da federação

São Paulo

2013

17,1

2023

11,8

Unidade da federação

 Sul

Unidade da federação

Paraná

2013

24,3

2023

12,5

Unidade da federação

Rio Grande do Sul

2013

31,2

2023

26,5

Unidade da federação

Santa Catarina

2013

18,4

2023

21,9

Unidade da federação

Centro-Oeste

Unidade da federação

Distrito Federal

2013

33,7

2023

23,7

Unidade da federação

Goiás

2013

30,8

2023

13,9

Unidade da federação

Mato Grosso

2013

34,3

2023

17,7

Unidade da federação

Mato Grosso do Sul

2013

35

2023

25,6

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Trajetória

Taxas de aprovação, reprovação e abandono do Ensino Médio – por unidade da federação (em %)

Unidade da federação

2013

2023

Aprovação

Reprovação

Abandono

Aprovação

Reprovação

Abandono

Unidade da federação

Brasil

2013

78,1

2023

12,7

Aprovação

9,2

Reprovação

90,5

Abandono

5,7

Aprovação

3,8

Unidade da federação

Norte

Unidade da federação

Amapá

2013

70,8

2023

13,7

Aprovação

15,5

Reprovação

85,5

Abandono

9,3

Aprovação

5,2

Unidade da federação

Acre

2013

78,0

2023

11,5

Aprovação

10,5

Reprovação

87,2

Abandono

6,5

Aprovação

6,3

Unidade da federação

Amazonas

2013

80,6

2023

7,0

Aprovação

12,4

Reprovação

89,3

Abandono

6,3

Aprovação

4,4

Unidade da federação

Pará

2013

68,2

2023

13,6

Aprovação

18,2

Reprovação

98,8

Abandono

0,9

Aprovação

0,3

Unidade da federação

Rondônia

2013

77,7

2023

11,0

Aprovação

11,3

Reprovação

90,7

Abandono

5,1

Aprovação

4,2

Unidade da federação

Roraima

2013

75,3

2023

15,7

Aprovação

9,0

Reprovação

87,6

Abandono

7,9

Aprovação

4,5

Unidade da federação

Tocantins

2013

78,8

2023

13,9

Aprovação

7,3

Reprovação

94,5

Abandono

3,6

Aprovação

1,9

Unidade da federação

Nordeste

Unidade da federação

Alagoas

2013

71,0

2023

11,7

Aprovação

17,3

Reprovação

93,4

Abandono

3,8

Aprovação

2,8

Unidade da federação

Bahia

2013

75,8

2023

15,0

Aprovação

9,2

Reprovação

91,1

Abandono

3,6

Aprovação

5,3

Unidade da federação

Ceará

2013

83,2

2023

7,2

Aprovação

9,6

Reprovação

96,8

Abandono

1,0

Aprovação

2,2

Unidade da federação

Maranhão

2013

76,2

2023

12,3

Aprovação

11,5

Reprovação

92,3

Abandono

4,3

Aprovação

3,4

Unidade da federação

Paraíba

2013

75,3

2023

9,8

Aprovação

14,9

Reprovação

84,2

Abandono

8,3

Aprovação

7,5

Unidade da federação

Pernambuco

2013

83,7

2023

10,9

Aprovação

5,4

Reprovação

94,9

Abandono

4,2

Aprovação

0,9

Unidade da federação

Piauí

2013

75,2

2023

9,7

Aprovação

15,1

Reprovação

96,5

Abandono

1,4

Aprovação

2,1

Unidade da federação

Rio Grande do Norte

2013

71,5

2023

11,9

Aprovação

16,6

Reprovação

77,4

Abandono

13,5

Aprovação

9,1

Unidade da federação

Sergipe

2013

69,0

2023

15,6

Aprovação

15,4

Reprovação

88,3

Abandono

8,7

Aprovação

3,0

Unidade da federação

Sudeste 

Unidade da federação

Espírito Santo

2013

75,3

2023

16,4

Aprovação

8,3

Reprovação

95,2

Abandono

3,0

Aprovação

1,8

Unidade da federação

Minas Gerais

2013

80,5

2023

10,2

Aprovação

9,3

Reprovação

86,8

Abandono

7,7

Aprovação

5,5

Unidade da federação

Rio de Janeiro

2013

79,3

2023

13,6

Aprovação

7,1

Reprovação

80,8

Abandono

14,1

Aprovação

5,1

Unidade da federação

São Paulo

2013

81,6

2023

12,8

Aprovação

5,6

Reprovação

92,4

Abandono

4,3

Aprovação

3,3

Unidade da federação

Sul

Unidade da federação

Paraná

2013

78,7

2023

14,0

Aprovação

7,3

Reprovação

96,3

Abandono

3,0

Aprovação

0,7

Unidade da federação

Rio Grande do Sul

2013

73,6

2023

16,4

Aprovação

10,0

Reprovação

81,0

Abandono

10,6

Aprovação

8,4

Unidade da federação

Santa Catarina

2013

76,6

2023

15,0

Aprovação

8,4

Reprovação

81,4

Abandono

13,6

Aprovação

5,0

Unidade da federação

Centro-Oeste

Unidade da federação

Distrito Federal

2013

74,4

2023

18,3

Aprovação

7,3

Reprovação

84,6

Abandono

11,6

Aprovação

3,8

Unidade da federação

Goiás

2013

83,8

2023

9,1

Aprovação

7,1

Reprovação

97,9

Abandono

1,4

Aprovação

0,7

Unidade da federação

Mato Grosso

2013

62,6

2023

22,9

Aprovação

14,5

Reprovação

96,2

Abandono

1,6

Aprovação

2,2

Unidade da federação

Mato Grosso do Sul

2013

72,7

2023

16,7

Aprovação

10,6

Reprovação

86,5

Abandono

9,5

Aprovação

4,0

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Trajetória

Jovens de 19 anos que já concluíram o Ensino Médio – por unidade da federação (em %)

Unidade da federação

2013

2023

Unidade da federação

Brasil

2013

52,9

2023

71,0

Unidade da federação

Norte

Unidade da federação

Amapá

2013

52,7

2023

66,0

Unidade da federação

Acre

2013

57,0

2023

60,1

Unidade da federação

Amazonas

2013

42,1

2023

66,0

Unidade da federação

Pará

2013

36,1

2023

51,9

Unidade da federação

Rondônia

2013

39,9

2023

63,5

Unidade da federação

Roraima

2013

50,2

2023

66,9

Unidade da federação

Tocantins

2013

48,2

2023