4 Ensino Médio
O Ensino Médio tem indicadores muito críticos de qualidade educacional, e os níveis médios de aprendizagem dos jovens caíram entre 2019 e 2023.
O Ensino Médio é a etapa que tem apresentado os maiores desafios para a Educação Básica brasileira, tanto em aprendizagem quanto para garantir a permanência dos jovens na escola – situação agravada pela pandemia de Covid-19.
Panorama do Ensino Médio brasileiro
O percentual de jovens de 15 a 17 anos que estão no Ensino Médio é de 81,2% (tanto na rede pública como na rede privada), aumento de 10 pontos percentuais (p.p.) em relação a 2013; a alta é consistente entre todos os perfis analisados: mais ricos, mais pobres, alunos da área urbana e da rural. Entre os estados, os maiores índices estão no Ceará (89,9%) e em São Paulo (88,7%). O menor percentual é registrado no Rio Grande do Norte: 66,5%. A taxa de distorção idade-série (dois ou mais anos de atraso na trajetória escolar) é a menor da série histórica, atingindo 21,6% dos estudantes. Outro dado bastante positivo é o salto no percentual de jovens de 19 anos que já concluíram o Ensino Médio: de 52,9%, em 2013, para 71%, em 2023.
Por outro lado, apenas 4,5% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede pública apresentavam aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática, em conjunto, no ano de 2019.
As notas do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) de 2022 reforçam a dificuldade, mostrando queda em todas as habilidades (Matemática, Leitura e Ciências), em relação a 2018.
O Ideb do Ensino Médio da rede pública cresceu entre 2019 e 2023 – passando de 3,9 para 4,1 – motivado pelo aumento do indicador de fluxo. Vale ressaltar que a projeção para 2021 era de 4,9. O indicador de aprendizagem cresceu em oito estados entre 2019 e 2023, com destaque para o Pará: alta de 0,38.
Acesso - todas as redes
Matrículas no Ensino Médio
Jovens de 15 a 17 anos que frequentam a escola – Brasil (em %)
Ano | Percentual |
---|---|
2013 | 83,1 |
2014 | 83,1 |
2015 | 84,2 |
2016 | 85,3 |
2017 | 85,3 |
2018 | 86,3 |
2019 | 87,4 |
2020 | 89,0 |
2021 | 91,1 |
2022 | 90,5 |
2023 | 90,7 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
Matrículas no Ensino Médio
Jovens de 15 a 17 anos que estão matriculados no Ensino Médio – Brasil (em %)
Ano | Percentual |
---|---|
2013 | 71,2 |
2014 | 72,9 |
2015 | 73,6 |
2016 | 74,8 |
2017 | 74,9 |
2018 | 75,6 |
2019 | 77,3 |
2020 | 80,0 |
2021 | 77,1 |
2022 | 80,5 |
2023 | 81,2 |
Fonte: IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
Desigualdade socioeconômica
Jovens de 15 a 17 anos que estão matriculados no Ensino Médio, por quintis de renda – Brasil (em %)
Ano | 20% mais pobres | 20% mais ricos |
---|---|---|
2013 | 57,9 | 69,3 |
2014 | 60,7 | 71,1 |
2015 | 61,8 | 71,9 |
2016 | 63,5 | 73,1 |
2017 | 64,5 | 73,4 |
2018 | 65,3 | 74,2 |
2019 | 67,1 | 76,1 |
2020 | 72,1 | 78,9 |
2021 | 69,2 | 75,9 |
2022 | 72,5 | 79,4 |
2023 | 74,4 | 80,2 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
Desigualdade regional
Jovens de 15 a 17 anos que estão matriculados no Ensino Médio, por localidade – Brasil (em %)
Ano | Rural | Urbana |
---|---|---|
2013 | 57,3 | 74,1 |
2014 | 58,6 | 75,8 |
2015 | 60,6 | 76,2 |
2016 | 63,5 | 77,0 |
2017 | 65,0 | 76,8 |
2018 | 65,7 | 77,5 |
2019 | 67,8 | 79,1 |
2020 | 72,4 | 81,5 |
2021 | 68,3 | 78,8 |
2022 | 72,0 | 82,1 |
2023 | 73,9 | 82,4 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
Trajetória
Fluxo
Alunos do Ensino Médio com 2 ou mais anos de atraso na trajetória escolar (distorção idade-série) – Brasil (em %)
Ano | Percentual |
---|---|
2013 | 32,7 |
2014 | 31,3 |
2015 | 30,4 |
2016 | 30,9 |
2017 | 31,1 |
2018 | 31,1 |
2019 | 28,9 |
2020 | 28,9 |
2021 | 27,9 |
2022 | 24,3 |
2023 | 21,6 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Taxas de rendimento
Taxas de aprovação, reprovação e abandono do Ensino Médio – Brasil (em %)
Ano | Aprovação | Reprovação | Abandono |
---|---|---|---|
2013 | 78,1 | 12,7 | 9,2 |
2014 | 78,3 | 13,1 | 8,6 |
2015 | 79,8 | 12,4 | 7,8 |
2016 | 79,6 | 12,9 | 7,5 |
2017 | 81,4 | 11,8 | 6,8 |
2018 | 81,7 | 11,4 | 6,9 |
2019 | 84,7 | 10,0 | 5,3 |
2020 | 94,4 | 3,0 | 2,6 |
2021 | 89,8 | 4,6 | 5,6 |
2022 | 85,1 | 8,4 | 6,5 |
2023 | 90,5 | 5,7 | 3,8 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Conclusão
Jovens de 19 anos que já concluíram o Ensino Médio, em todas as redes – Brasil (em %)
Ano | Percentual |
---|---|
2013 | 52,9 |
2014 | 55,0 |
2015 | 54,5 |
2016 | 57,5 |
2017 | 58,1 |
2018 | 62,6 |
2019 | 63,9 |
2020 | 67,7 |
2021 | 64,2 |
2022 | 67,6 |
2023 | 71,0 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
Desigualdade socioeconômica
Jovens de 19 anos que já concluíram o Ensino Médio, em todas as redes, por quintis de renda – Brasil (em %)
Ano | 20% mais pobres | 20% mais ricos |
---|---|---|
2013 | 35,2 | 50,3 |
2014 | 37,2 | 52,1 |
2015 | 37,6 | 51,2 |
2016 | 42,0 | 55,0 |
2017 | 43,7 | 55,5 |
2018 | 46,4 | 60,1 |
2019 | 46,7 | 61,6 |
2020 | 56,4 | 65,6 |
2021 | 53,2 | 62,0 |
2022 | 54,8 | 65,4 |
2023 | 55,8 | 68,8 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
Desigualdade regional
Jovens de 19 anos que já concluíram o Ensino Médio, em todas as redes, por localidade – Brasil (em %)
Ano | Rural | Urbana |
---|---|---|
2013 | 35,1 | 56,0 |
2014 | 37,9 | 57,8 |
2015 | 36,7 | 57,7 |
2016 | 40,6 | 60,4 |
2017 | 40,7 | 61,1 |
2018 | 46,0 | 65,5 |
2019 | 47,6 | 66,6 |
2020 | 50,7 | 70,8 |
2021 | 53,5 | 66,1 |
2022 | 50,2 | 70,3 |
2023 | 54,8 | 73,4 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
Aprendizagem - Rede Pública
3ª série
Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática na 3ª série do Ensino Médio – Brasil (em %)
| Língua Portuguesa e Matemática | Língua Portuguesa | Matemática |
---|---|---|---|
2013 | 4,0 | 21,5 | 4,9 |
2015 | 2,8 | 21,9 | 3,6 |
2017 | 3,2 | 22,7 | 4,0 |
2019 | 4,5 | 30,9 | 5,2 |
2021 | 3,2 | 28,6 | 3,7 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
7
Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.
8
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
Desigualdade regional
Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática na 3ª série do Ensino Médio, por localidade – Brasil (em %)
Rural
| Língua Portuguesa e Matemática | Língua Portuguesa | Matemática |
---|---|---|---|
2013 | 1,1 | 9,7 | 1,4 |
2015 | 1,2 | 11,4 | 1,8 |
2017 | 1,5 | 12,0 | 2,0 |
2019 | 2,2 | 16,2 | 2,6 |
2021 | 1,6 | 14,8 | 1,9 |
Urbana
| Língua Portuguesa e Matemática | Língua Portuguesa | Matemática |
---|---|---|---|
2013 | 4,1 | 21,9 | 5,1 |
2015 | 2,8 | 22,4 | 3,7 |
2017 | 3,3 | 23,1 | 4,1 |
2019 | 4,6 | 31,7 | 5,3 |
2021 | 3,3 | 29,4 | 3,8 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
7
Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.
8
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
Desigualdade socioeconômica
Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática na 3ª série do Ensino Médio, por quintis de renda – Brasil (em %)
20% mais pobres
| Língua Portuguesa e Matemática | Língua Portuguesa | Matemática |
---|---|---|---|
2013 | 1,0 | 10,3 | 1,5 |
2015 | 0,9 | 10,8 | 1,4 |
2017 | 0,8 | 10,9 | 1,1 |
2019 | 1,7 | 18,9 | 2,0 |
2021 | 1,3 | 18,2 | 1,5 |
20% mais ricos
| Língua Portuguesa e Matemática | Língua Portuguesa | Matemática |
---|---|---|---|
2013 | 9,6 | 35,8 | 11,7 |
2015 | 6,9 | 33,1 | 9,1 |
2017 | 7,1 | 33,2 | 8,5 |
2019 | 8,5 | 40,9 | 9,7 |
2021 | 6,2 | 37,8 | 6,9 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
7
Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.
8
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)
Desempenho médio no Pisa, em todas as redes – Brasil
Performance Média | Matemática | Leitura | Ciência |
---|---|---|---|
2000 |
| 396 |
|
2003 | 356 | 403 |
|
2006 | 370 | 393 | 390 |
2009 | 386 | 412 | 405 |
2012 | 389 | 407 | 402 |
2015 | 377 | 407 | 401 |
2018 | 384 | 413 | 404 |
2022 | 379 | 410 | 403 |
Fonte:OCDE/Education GPS.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)
Estudantes brasileiros que atingiram o nível mínimo de proficiência no Pisa, em todas as redes – Brasil (em %)
Ano | Matemática | Leitura | Ciência |
---|---|---|---|
2000 |
| 44,2 |
|
2003 | 24,8 | 50 |
|
2006 | 27,5 | 44,5 | 39 |
2009 | 30,9 | 50,4 | 45,8 |
2012 | 31,7 | 49,2 | 44,8 |
2015 | 29,7 | 49 | 43,4 |
2018 | 31,9 | 49,9 | 44,7 |
2022 | 26,6 | 49,7 | 44,6 |
Fonte:OCDE/Education GPS.
Elaboração:Todos Pela Educação.
20
Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o nível mínimo de proficiência é 2 ou acima.
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)
Distribuição dos estudantes brasileiros por níveis de proficiência no Pisa, em todas as redes – Brasil (em %)
Ano | 2015 | 2018 | 2022 |
---|---|---|---|
Alunos de alto desempenho | 2,2 | 2,5 | 2,6 |
Alunos de baixo desempenho | 44,1 | 43,2 | 42,2 |
Fonte:OCDE/Education GPS.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)
Distribuição em séries dos alunos que participaram do Pisa 2022, em todas as redes – Brasil (em %)
Ano/série | Percentual |
---|---|
7º ano do | 1,5 |
8º ano do | 4,1 |
9º ano do | 11,1 |
1ª série do | 54,5 |
2ª série do | 28,4 |
3ª série do | 0,2 |
Sem série | 0,1 |
Fonte:OCDE/Education GPS.
Elaboração:Todos Pela Educação.
21
A OCDE avaliou no Pisa estudantes que tinham pelo menos 15 anos e 3 meses completos e no máximo 16 anos e 3 meses completos, com uma tolerância de um mês para mais ou para menos dentro dessa faixa etária.
Qualidade da Educação - Rede Pública
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - Rede Pública
Ideb do Ensino Médio – Brasil
| Resultado | Meta |
---|---|---|
2005 | 3,1 |
|
2007 | 3,2 | 3,1 |
2009 | 3,4 | 3,2 |
2011 | 3,4 | 3,4 |
2013 | 3,4 | 3,6 |
2015 | 3,5 | 4 |
2017 | 3,5 | 4,4 |
2019 | 3,9 | 4,7 |
2021 | 3,9 | 4,9 |
2023 | 4,1 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Ideb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
12
O Ideb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, dessa forma, as taxas de aprovação tornam a comparação impossível, uma vez que as redes de ensino lidaram de formas diferentes com a aprovação dos alunos durante a crise da Covid-19.
13
As metas foram estipuladas para o Ideb brasileiro até o ano de 2021, ou seja, 2023 foi o primeiro ano em que não possuímos uma meta para esse indicador.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - Rede Pública
Decomposição: indicadores de rendimento e aprendizagem da 3ª série do Ensino Médio – Brasil
Rendimento
| Rendimento |
---|---|
2005 | 0,75 |
2007 | 0,76 |
2009 | 0,78 |
2011 | 0,78 |
2013 | 0,81 |
2015 | 0,82 |
2017 | 0,83 |
2019 | 0,86 |
2021 | 0,89 |
2023 | 0,91 |
Desempenho (Nota Padronizada)
| Desempenho |
---|---|
2005 | 4,08 |
2007 | 4,20 |
2009 | 4,35 |
2011 | 4,33 |
2013 | 4,20 |
2015 | 4,25 |
2017 | 4,24 |
2019 | 4,54 |
2021 | 4,42 |
2023 | 4,45 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Ideb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
12
O Ideb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, dessa forma, as taxas de aprovação tornam a comparação impossível, uma vez que as redes de ensino lidaram de formas diferentes com a aprovação dos alunos durante a crise da Covid-19.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - Rede Pública
Desempenho médio da 3ª série do Ensino Médio (Nota Saeb) – Brasil
Matemática
| Matemática |
---|---|
2005 | 260,81 |
2007 | 263,66 |
2009 | 265,92 |
2011 | 265,38 |
2013 | 261,06 |
2015 | 260,04 |
2017 | 260,33 |
2019 | 269,03 |
2021 | 262,71 |
2023 | 264,68 |
Língua Portuguesa
| Língua Portuguesa |
---|---|
2005 | 249,27 |
2007 | 254,07 |
2009 | 262,16 |
2011 | 261,38 |
2013 | 256,61 |
2015 | 260,88 |
2017 | 260,43 |
2019 | 272,33 |
2021 | 269,79 |
2023 | 270,22 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
8
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
Nos estados
Ideb da 3ª série do Ensino Médio das redes estaduais, por faixas de investimento por aluno da Educação Básica, em 2023 – Brasil
Investimento por aluno | Ideb 2023 | Número de estados |
---|---|---|
Até 10 mil | 4,0 | 2 |
Entre 10 e 12 mil | 4,1 | 6 |
Entre 12 e 14 mil | 3,9 | 9 |
Entre 14 e 16 mil | 4,1 | 6 |
Maior que 16 mil | 3,7 | 4 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb, Microdados do Censo Escolar e Siconfi/Finbra.
Elaboração:Todos Pela Educação.
14
Para o cálculo de investimento por aluno, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e demais subfunções da Educação, além da subfunção Transferências para a Educação Básica, e retiramos as despesas com a Educação Superior.
Nos estados
Acesso
Jovens de 15 a 17 anos que estão matriculados no Ensino Médio – por unidade da federação (em %)
Unidade da federação | 2013 | 2023 |
---|---|---|
Unidade da federação Brasil | 2013 71,2 | 2023 81,2 |
Unidade da federação Norte | ||
Unidade da federação Amapá | 2013 68,4 | 2023 77,3 |
Unidade da federação Acre | 2013 75,8 | 2023 70,2 |
Unidade da federação Amazonas | 2013 60,0 | 2023 80,2 |
Unidade da federação Pará | 2013 54,5 | 2023 68,9 |
Unidade da federação Rondônia | 2013 63,9 | 2023 77,0 |
Unidade da federação Roraima | 2013 73,1 | 2023 79,8 |
Unidade da federação Tocantins | 2013 72,9 | 2023 82,9 |
Unidade da federação Nordeste | ||
Unidade da federação Alagoas | 2013 52,1 | 2023 78,0 |
Unidade da federação Bahia | 2013 52,1 | 2023 73,6 |
Unidade da federação Ceará | 2013 70,7 | 2023 89,9 |
Unidade da federação Maranhão | 2013 64,0 | 2023 77,5 |
Unidade da federação Paraíba | 2013 54,0 | 2023 73,4 |
Unidade da federação Pernambuco | 2013 62,8 | 2023 77,8 |
Unidade da federação Piauí | 2013 61,9 | 2023 78,7 |
Unidade da federação Rio Grande do Norte | 2013 60,2 | 2023 66,5 |
Unidade da federação Sergipe | 2013 53,3 | 2023 72,2 |
Unidade da federação Sudeste | ||
Unidade da federação Espírito Santo | 2013 71,5 | 2023 80,5 |
Unidade da federação Minas Gerais | 2013 76,5 | 2023 86,8 |
Unidade da federação Rio de Janeiro | 2013 67,1 | 2023 78,7 |
Unidade da federação São Paulo | 2013 88,0 | 2023 88,7 |
Unidade da federação Sul | ||
Unidade da federação Paraná | 2013 75,9 | 2023 82,2 |
Unidade da federação Rio Grande do Sul | 2013 74,7 | 2023 79,3 |
Unidade da federação Santa Catarina | 2013 86,2 | 2023 78,2 |
Unidade da federação Centro-Oeste | ||
Unidade da federação Distrito Federal | 2013 76,6 | 2023 84,4 |
Unidade da federação Goiás | 2013 76,4 | 2023 86,0 |
Unidade da federação Mato Grosso | 2013 80,8 | 2023 80,5 |
Unidade da federação Mato Grosso do Sul | 2013 68,2 | 2023 78,4 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
Trajetória
Alunos do Ensino Médio com 2 ou mais anos de atraso na trajetória escolar (distorção idade-série) – por unidade da federação (em %)
Unidade da federação | 2013 | 2023 |
---|---|---|
Unidade da federação Brasil | 2013 32,7 | 2023 21,6 |
Unidade da federação Norte | ||
Unidade da federação Amapá | 2013 40,2 | 2023 34,9 |
Unidade da federação Acre | 2013 35,7 | 2023 28,0 |
Unidade da federação Amazonas | 2013 48,8 | 2023 29,4 |
Unidade da federação Pará | 2013 57,3 | 2023 34,7 |
Unidade da federação Rondônia | 2013 33,0 | 2023 17,6 |
Unidade da federação Roraima | 2013 29,9 | 2023 22,6 |
Unidade da federação Tocantins | 2013 33,6 | 2023 21,1 |
Unidade da federação Nordeste | ||
Unidade da federação Alagoas | 2013 47,4 | 2023 26,1 |
Unidade da federação Bahia | 2013 47,9 | 2023 35,7 |
Unidade da federação Ceará | 2013 33,2 | 2023 15,2 |
Unidade da federação Maranhão | 2013 42,4 | 2023 25,0 |
Unidade da federação Paraíba | 2013 40,2 | 2023 28,3 |
Unidade da federação Pernambuco | 2013 40,1 | 2023 20,3 |
Unidade da federação Piauí | 2013 49,2 | 2023 28,4 |
Unidade da federação Rio Grande do Norte | 2013 48,4 | 2023 39,1 |
Unidade da federação Sergipe | 2013 50,7 | 2023 32,9 |
Unidade da federação Sudeste | ||
Unidade da federação Espírito Santo | 2013 29,6 | 2023 20,6 |
Unidade da federação Minas Gerais | 2013 30,0 | 2023 17,1 |
Unidade da federação Rio de Janeiro | 2013 38,6 | 2023 32,6 |
Unidade da federação São Paulo | 2013 17,1 | 2023 11,8 |
Unidade da federação Sul | ||
Unidade da federação Paraná | 2013 24,3 | 2023 12,5 |
Unidade da federação Rio Grande do Sul | 2013 31,2 | 2023 26,5 |
Unidade da federação Santa Catarina | 2013 18,4 | 2023 21,9 |
Unidade da federação Centro-Oeste | ||
Unidade da federação Distrito Federal | 2013 33,7 | 2023 23,7 |
Unidade da federação Goiás | 2013 30,8 | 2023 13,9 |
Unidade da federação Mato Grosso | 2013 34,3 | 2023 17,7 |
Unidade da federação Mato Grosso do Sul | 2013 35 | 2023 25,6 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Trajetória
Taxas de aprovação, reprovação e abandono do Ensino Médio – por unidade da federação (em %)
Unidade da federação | 2013 | 2023 | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
Aprovação | Reprovação | Abandono | Aprovação | Reprovação | Abandono | |
Unidade da federação Brasil | 2013 78,1 | 2023 12,7 | Aprovação 9,2 | Reprovação 90,5 | Abandono 5,7 | Aprovação 3,8 |
Unidade da federação Norte | ||||||
Unidade da federação Amapá | 2013 70,8 | 2023 13,7 | Aprovação 15,5 | Reprovação 85,5 | Abandono 9,3 | Aprovação 5,2 |
Unidade da federação Acre | 2013 78,0 | 2023 11,5 | Aprovação 10,5 | Reprovação 87,2 | Abandono 6,5 | Aprovação 6,3 |
Unidade da federação Amazonas | 2013 80,6 | 2023 7,0 | Aprovação 12,4 | Reprovação 89,3 | Abandono 6,3 | Aprovação 4,4 |
Unidade da federação Pará | 2013 68,2 | 2023 13,6 | Aprovação 18,2 | Reprovação 98,8 | Abandono 0,9 | Aprovação 0,3 |
Unidade da federação Rondônia | 2013 77,7 | 2023 11,0 | Aprovação 11,3 | Reprovação 90,7 | Abandono 5,1 | Aprovação 4,2 |
Unidade da federação Roraima | 2013 75,3 | 2023 15,7 | Aprovação 9,0 | Reprovação 87,6 | Abandono 7,9 | Aprovação 4,5 |
Unidade da federação Tocantins | 2013 78,8 | 2023 13,9 | Aprovação 7,3 | Reprovação 94,5 | Abandono 3,6 | Aprovação 1,9 |
Unidade da federação Nordeste | ||||||
Unidade da federação Alagoas | 2013 71,0 | 2023 11,7 | Aprovação 17,3 | Reprovação 93,4 | Abandono 3,8 | Aprovação 2,8 |
Unidade da federação Bahia | 2013 75,8 | 2023 15,0 | Aprovação 9,2 | Reprovação 91,1 | Abandono 3,6 | Aprovação 5,3 |
Unidade da federação Ceará | 2013 83,2 | 2023 7,2 | Aprovação 9,6 | Reprovação 96,8 | Abandono 1,0 | Aprovação 2,2 |
Unidade da federação Maranhão | 2013 76,2 | 2023 12,3 | Aprovação 11,5 | Reprovação 92,3 | Abandono 4,3 | Aprovação 3,4 |
Unidade da federação Paraíba | 2013 75,3 | 2023 9,8 | Aprovação 14,9 | Reprovação 84,2 | Abandono 8,3 | Aprovação 7,5 |
Unidade da federação Pernambuco | 2013 83,7 | 2023 10,9 | Aprovação 5,4 | Reprovação 94,9 | Abandono 4,2 | Aprovação 0,9 |
Unidade da federação Piauí | 2013 75,2 | 2023 9,7 | Aprovação 15,1 | Reprovação 96,5 | Abandono 1,4 | Aprovação 2,1 |
Unidade da federação Rio Grande do Norte | 2013 71,5 | 2023 11,9 | Aprovação 16,6 | Reprovação 77,4 | Abandono 13,5 | Aprovação 9,1 |
Unidade da federação Sergipe | 2013 69,0 | 2023 15,6 | Aprovação 15,4 | Reprovação 88,3 | Abandono 8,7 | Aprovação 3,0 |
Unidade da federação Sudeste | ||||||
Unidade da federação Espírito Santo | 2013 75,3 | 2023 16,4 | Aprovação 8,3 | Reprovação 95,2 | Abandono 3,0 | Aprovação 1,8 |
Unidade da federação Minas Gerais | 2013 80,5 | 2023 10,2 | Aprovação 9,3 | Reprovação 86,8 | Abandono 7,7 | Aprovação 5,5 |
Unidade da federação Rio de Janeiro | 2013 79,3 | 2023 13,6 | Aprovação 7,1 | Reprovação 80,8 | Abandono 14,1 | Aprovação 5,1 |
Unidade da federação São Paulo | 2013 81,6 | 2023 12,8 | Aprovação 5,6 | Reprovação 92,4 | Abandono 4,3 | Aprovação 3,3 |
Unidade da federação Sul | ||||||
Unidade da federação Paraná | 2013 78,7 | 2023 14,0 | Aprovação 7,3 | Reprovação 96,3 | Abandono 3,0 | Aprovação 0,7 |
Unidade da federação Rio Grande do Sul | 2013 73,6 | 2023 16,4 | Aprovação 10,0 | Reprovação 81,0 | Abandono 10,6 | Aprovação 8,4 |
Unidade da federação Santa Catarina | 2013 76,6 | 2023 15,0 | Aprovação 8,4 | Reprovação 81,4 | Abandono 13,6 | Aprovação 5,0 |
Unidade da federação Centro-Oeste | ||||||
Unidade da federação Distrito Federal | 2013 74,4 | 2023 18,3 | Aprovação 7,3 | Reprovação 84,6 | Abandono 11,6 | Aprovação 3,8 |
Unidade da federação Goiás | 2013 83,8 | 2023 9,1 | Aprovação 7,1 | Reprovação 97,9 | Abandono 1,4 | Aprovação 0,7 |
Unidade da federação Mato Grosso | 2013 62,6 | 2023 22,9 | Aprovação 14,5 | Reprovação 96,2 | Abandono 1,6 | Aprovação 2,2 |
Unidade da federação Mato Grosso do Sul | 2013 72,7 | 2023 16,7 | Aprovação 10,6 | Reprovação 86,5 | Abandono 9,5 | Aprovação 4,0 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Trajetória
Jovens de 19 anos que já concluíram o Ensino Médio – por unidade da federação (em %)
Unidade da federação | 2013 | 2023 |
---|---|---|
Unidade da federação Brasil | 2013 52,9 | 2023 71,0 |
Unidade da federação Norte | ||
Unidade da federação Amapá | 2013 52,7 | 2023 66,0 |
Unidade da federação Acre | 2013 57,0 | 2023 60,1 |
Unidade da federação Amazonas | 2013 42,1 | 2023 66,0 |
Unidade da federação Pará | 2013 36,1 | 2023 51,9 |
Unidade da federação Rondônia | 2013 39,9 | 2023 63,5 |
Unidade da federação Roraima | 2013 50,2 | 2023 66,9 |
Unidade da federação Tocantins | 2013 48,2 | 2023 69,9 |
Unidade da federação Nordeste | ||
Unidade da federação Alagoas | 2013 33,8 | 2023 59,9 |
Unidade da federação Bahia | 2013 38,8 | 2023 55,9 |
Unidade da federação Ceará | 2013 54,7 | 2023 76,3 |
Unidade da federação Maranhão | 2013 46,0 | 2023 64,8 |
Unidade da federação Paraíba | 2013 45,4 | 2023 59,1 |
Unidade da federação Pernambuco | 2013 47,6 | 2023 72,3 |
Unidade da federação Piauí | 2013 43,0 | 2023 57,1 |
Unidade da federação Rio Grande do Norte | 2013 43,8 | 2023 60,5 |
Unidade da federação Sergipe | 2013 45,4 | 2023 56,2 |
Unidade da federação Sudeste | ||
Unidade da federação Espírito Santo | 2013 58,5 | 2023 68,7 |
Unidade da federação Minas Gerais | 2013 58,0 | 2023 68,7 |
Unidade da federação Rio de Janeiro | 2013 51,7 | 2023 74,1 |
Unidade da federação São Paulo | 2013 65,1 | 2023 84,0 |
Unidade da federação Sul | ||
Unidade da federação Paraná | 2013 58,1 | 2023 79,6 |
Unidade da federação Rio Grande do Sul | 2013 52,3 | 2023 68,3 |
Unidade da federação Santa Catarina | 2013 59,6 | 2023 72,3 |
Unidade da federação Centro-Oeste | ||
Unidade da federação Distrito Federal | 2013 64,1 | 2023 74,3 |
Unidade da federação Goiás | 2013 56,9 | 2023 79,2 |
Unidade da federação Mato Grosso | 2013 60,1 | 2023 68,9 |
Unidade da federação Mato Grosso do Sul | 2013 44,9 | 2023 77,2 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
Aprendizagem
Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática na 3ª série do Ensino Médio – por unidade da federação (em %)
Unidade da federação | 2013 | 2019 | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa e Matemática | Língua Portuguesa | Matemática | Língua Portuguesa e Matemática | Língua Portuguesa | Matemática | |
Unidade da federação Brasil | 2013
| 2019
| Língua Portuguesa e Matemática
| Língua Portuguesa
| Matemática
| Língua Portuguesa e Matemática
|
Unidade da federação Norte | ||||||
Unidade da federação Amapá | 2013 1,3 | 2019 12,2 | Língua Portuguesa e Matemática 1,8 | Língua Portuguesa 0,8 | Matemática 17,1 | Língua Portuguesa e Matemática 1,1 |
Unidade da federação Acre | 2013 1,7 | 2019 17,9 | Língua Portuguesa e Matemática 1,9 | Língua Portuguesa 3,4 | Matemática 26,2 | Língua Portuguesa e Matemática 4,1 |
Unidade da federação Amazonas | 2013 1,1 | 2019 11,0 | Língua Portuguesa e Matemática 1,6 | Língua Portuguesa 1,6 | Matemática 16,4 | Língua Portuguesa e Matemática 1,9 |
Unidade da federação Pará | 2013 1,0 | 2019 11,0 | Língua Portuguesa e Matemática 1,5 | Língua Portuguesa 1,2 | Matemática 16,0 | Língua Portuguesa e Matemática 1,4 |
Unidade da federação Rondônia | 2013 2,8 | 2019 21,0 | Língua Portuguesa e Matemática 3,5 | Língua Portuguesa 4,2 | Matemática 32,1 | Língua Portuguesa e Matemática 5,1 |
Unidade da federação Roraima | 2013 0,4 | 2019 13,1 | Língua Portuguesa e Matemática 0,8 | Língua Portuguesa 2,3 | Matemática 19,6 | Língua Portuguesa e Matemática 2,9 |
Unidade da federação Tocantins | 2013 1,7 | 2019 13,3 | Língua Portuguesa e Matemática 2,4 | Língua Portuguesa 3,1 | Matemática 23,5 | Língua Portuguesa e Matemática 3,9 |
Unidade da federação Nordeste | ||||||
Unidade da federação Alagoas | 2013 0,6 | 2019 6,4 | Língua Portuguesa e Matemática 0,9 | Língua Portuguesa 1,7 | Matemática 20,7 | Língua Portuguesa e Matemática 2,0 |
Unidade da federação Bahia | 2013 1,1 | 2019 10,9 | Língua Portuguesa e Matemática 1,5 | Língua Portuguesa 2,1 | Matemática 20,7 | Língua Portuguesa e Matemática 2,6 |
Unidade da federação Ceará | 2013 2,2 | 2019 15,8 | Língua Portuguesa e Matemática 3,1 | Língua Portuguesa 4,3 | Matemática 29,8 | Língua Portuguesa e Matemática 5,0 |
Unidade da federação Maranhão | 2013 0,6 | 2019 8,5 | Língua Portuguesa e Matemática 1,1 | Língua Portuguesa 1,9 | Matemática 17,7 | Língua Portuguesa e Matemática 2,3 |
Unidade da federação Paraíba | 2013 1,6 | 2019 13,6 | Língua Portuguesa e Matemática 2,2 | Língua Portuguesa 3,1 | Matemática 26,4 | Língua Portuguesa e Matemática 3,6 |
Unidade da federação Pernambuco | 2013 4,0 | 2019 19,3 | Língua Portuguesa e Matemática 4,9 | Língua Portuguesa 6,3 | Matemática 33,4 | Língua Portuguesa e Matemática 7,2 |
Unidade da federação Piauí | 2013 1,2 | 2019 10,6 | Língua Portuguesa e Matemática 2,0 | Língua Portuguesa 3,0 | Matemática 22,6 | Língua Portuguesa e Matemática 3,6 |
Unidade da federação Rio Grande do Norte | 2013 0,7 | 2019 9,2 | Língua Portuguesa e Matemática 1,0 | Língua Portuguesa 1,3 | Matemática 18,8 | Língua Portuguesa e Matemática 1,7 |
Unidade da federação Sergipe | 2013 1,3 | 2019 12,3 | Língua Portuguesa e Matemática 2,1 | Língua Portuguesa 2,6 | Matemática 22,6 | Língua Portuguesa e Matemática 3,1 |
Unidade da federação Sudeste | ||||||
Unidade da federação Espírito Santo | 2013 4,4 | 2019 20,9 | Língua Portuguesa e Matemática 6,3 | Língua Portuguesa 9,0 | Matemática 44,2 | Língua Portuguesa e Matemática 10,7 |
Unidade da federação Minas Gerais | 2013 5,7 | 2019 24,4 | Língua Portuguesa e Matemática 7,3 | Língua Portuguesa 6,8 | Matemática 36,5 | Língua Portuguesa e Matemática 7,8 |
Unidade da federação Rio de Janeiro | 2013 5,8 | 2019 30,6 | Língua Portuguesa e Matemática 7,5 | Língua Portuguesa 4,3 | Matemática 31,0 | Língua Portuguesa e Matemática 5,0 |
Unidade da federação São Paulo | 2013 6,3 | 2019 30,4 | Língua Portuguesa e Matemática 7,1 | Língua Portuguesa 5,1 | Matemática 37,0 | Língua Portuguesa e Matemática 5,8 |
Unidade da federação Sul | ||||||
Unidade da federação Paraná | 2013 4,0 | 2019 20,0 | Língua Portuguesa e Matemática 5,2 | Língua Portuguesa 6,4 | Matemática 38,4 | Língua Portuguesa e Matemática 7,3 |
Unidade da federação Rio Grande do Sul | 2013 6,5 | 2019 31,5 | Língua Portuguesa e Matemática 8,4 | Língua Portuguesa 6,4 | Matemática 39,7 | Língua Portuguesa e Matemática 7,5 |
Unidade da federação Santa Catarina | 2013 4,2 | 2019 23,1 | Língua Portuguesa e Matemática 6,3 | Língua Portuguesa 4,9 | Matemática 34,1 | Língua Portuguesa e Matemática 6,0 |
Unidade da federação Centro-Oeste | ||||||
Unidade da federação Distrito Federal | 2013 5,4 | 2019 27,2 | Língua Portuguesa e Matemática 6,3 | Língua Portuguesa 6,1 | Matemática 39,1 | Língua Portuguesa e Matemática 7,0 |
Unidade da federação Goiás | 2013 3,3 | 2019 23,5 | Língua Portuguesa e Matemática 4,1 | Língua Portuguesa 7,3 | Matemática 40,8 | Língua Portuguesa e Matemática 8,4 |
Unidade da federação Mato Grosso | 2013 1,9 | 2019 15,7 | Língua Portuguesa e Matemática 2,3 | Língua Portuguesa 2,5 | Matemática 24,7 | Língua Portuguesa e Matemática 3,2 |
Unidade da federação Mato Grosso do Sul | 2013 4,2 | 2019 26,6 | Língua Portuguesa e Matemática 5,4 | Língua Portuguesa 4,7 | Matemática 34,5 | Língua Portuguesa e Matemática 5,5 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
7
Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.
8
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
Qualidade da Educação
Ideb do Ensino Médio – por unidade da federação
Unidade da federação | 2005 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 | 2017 | 2019 | 2021 | 2023 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Unidade da federação Brasil | 2005 3,1 | 2007 3,2 | 2009 3,4 | 2011 3,4 | 2013 3,4 | 2015 3,5 | 2017 3,5 | 2019 3,9 | 2021 3,9 | 2023 4,1 |
Unidade da federação Norte | ||||||||||
Unidade da federação Amapá | 2005 2,7 | 2007 2,7 | 2009 2,8 | 2011 3 | 2013 2,9 | 2015 3,1 | 2017 3 | 2019 3,2 | 2021 3,1 | 2023 3,6 |
Unidade da federação Acre | 2005 3 | 2007 3,3 | 2009 3,5 | 2011 3,3 | 2013 3,3 | 2015 3,5 | 2017 3,6 | 2019 3,7 | 2021 3,9 | 2023 3,9 |
Unidade da federação Amazonas | 2005 2,3 | 2007 2,8 | 2009 3,2 | 2011 3,4 | 2013 3 | 2015 3,5 | 2017 3,3 | 2019 3,5 | 2021 3,6 | 2023 3,7 |
Unidade da federação Pará | 2005 2,6 | 2007 2,3 | 2009 3 | 2011 2,8 | 2013 2,7 | 2015 3 | 2017 2,8 | 2019 3,2 | 2021 3 | 2023 4,3 |
Unidade da federação Rondônia | 2005 3 | 2007 3,1 | 2009 3,7 | 2011 3,3 | 2013 3,4 | 2015 3,3 | 2017 3,8 | 2019 4 | 2021 3,9 | 2023 4 |
Unidade da federação Roraima | 2005 3,2 | 2007 3,1 | 2009 3,5 | 2011 3,5 | 2013 3,2 | 2015 3,4 | 2017 3,3 | 2019 3,5 | 2021 3,7 | 2023 3,6 |
Unidade da federação Tocantins | 2005 2,9 | 2007 3,1 | 2009 3,3 | 2011 3,5 | 2013 3,2 | 2015 3,3 | 2017 3,7 | 2019 3,9 | 2021 4,1 | 2023 4,1 |
Unidade da federação Nordeste | ||||||||||
Unidade da federação Alagoas | 2005 2,8 | 2007 2,6 | 2009 2,8 | 2011 2,6 | 2013 2,6 | 2015 2,8 | 2017 3,3 | 2019 3,6 | 2021 3,5 | 2023 4 |
Unidade da federação Bahia | 2005 2,7 | 2007 2,8 | 2009 3,1 | 2011 3 | 2013 2,8 | 2015 2,9 | 2017 2,7 | 2019 3,2 | 2021 3,5 | 2023 3,7 |
Unidade da federação Ceará | 2005 3 | 2007 3,1 | 2009 3,4 | 2011 3,4 | 2013 3,3 | 2015 3,4 | 2017 3,8 | 2019 4,2 | 2021 4,4 | 2023 4,4 |
Unidade da federação Maranhão | 2005 2,4 | 2007 2,8 | 2009 3 | 2011 3 | 2013 2,8 | 2015 3,1 | 2017 3,4 | 2019 3,7 | 2021 3,5 | 2023 3,7 |
Unidade da federação Paraíba | 2005 2,6 | 2007 2,9 | 2009 3 | 2011 2,9 | 2013 3 | 2015 3,1 | 2017 3,1 | 2019 3,6 | 2021 3,9 | 2023 3,6 |
Unidade da federação Pernambuco | 2005 2,7 | 2007 2,7 | 2009 3 | 2011 3,1 | 2013 3,6 | 2015 3,9 | 2017 4 | 2019 4,4 | 2021 4,4 | 2023 4,5 |
Unidade da federação Piauí | 2005 2,3 | 2007 2,5 | 2009 2,7 | 2011 2,9 | 2013 3 | 2015 3,2 | 2017 3,3 | 2019 3,7 | 2021 4 | 2023 4,3 |
Unidade da federação Rio Grande do Norte | 2005 2,6 | 2007 2,6 | 2009 2,8 | 2011 2,8 | 2013 2,7 | 2015 2,8 | 2017 2,9 | 2019 3,2 | 2021 2,8 | 2023 3,2 |
Unidade da federação Sergipe | 2005 2,8 | 2007 2,6 | 2009 2,9 | 2011 2,9 | 2013 2,8 | 2015 2,6 | 2017 3,1 | 2019 3,3 | 2021 3,9 | 2023 3,7 |
Unidade da federação Sudeste | ||||||||||
Unidade da federação Espírito Santo | 2005 3,1 | 2007 3,2 | 2009 3,4 | 2011 3,3 | 2013 3,4 | 2015 3,7 | 2017 4,1 | 2019 4,6 | 2021 4,4 | 2023 4,7 |
Unidade da federação Minas Gerais | 2005 3,4 | 2007 3,5 | 2009 3,6 | 2011 3,7 | 2013 3,6 | 2015 3,5 | 2017 3,6 | 2019 4 | 2021 4 | 2023 4 |
Unidade da federação Rio de Janeiro | 2005 2,8 | 2007 2,8 | 2009 2,8 | 2011 3,2 | 2013 3,6 | 2015 3,6 | 2017 3,3 | 2019 3,5 | 2021 3,9 | 2023 3,3 |
Unidade da federação São Paulo | 2005 3,3 | 2007 3,4 | 2009 3,6 | 2011 3,9 | 2013 3,7 | 2015 3,9 | 2017 3,8 | 2019 4,3 | 2021 4,4 | 2023 4,2 |
Unidade da federação Sul | ||||||||||
Unidade da federação Paraná | 2005 3,3 | 2007 3,7 | 2009 3,9 | 2011 3,7 | 2013 3,4 | 2015 3,6 | 2017 3,7 | 2019 4,4 | 2021 4,6 | 2023 4,7 |
Unidade da federação Rio Grande do Sul | 2005 3,4 | 2007 3,4 | 2009 3,6 | 2011 3,4 | 2013 3,7 | 2015 3,3 | 2017 3,4 | 2019 4 | 2021 4,1 | 2023 3,9 |
Unidade da federação Santa Catarina | 2005 3,5 | 2007 3,8 | 2009 3,7 | 2011 4 | 2013 3,6 | 2015 3,4 | 2017 3,6 | 2019 3,8 | 2021 3,6 | 2023 3,8 |
Unidade da federação Centro-Oeste | ||||||||||
Unidade da federação Distrito Federal | 2005 3 | 2007 3,2 | 2009 3,2 | 2011 3,1 | 2013 3,3 | 2015 3,5 | 2017 3,4 | 2019 4 | 2021 4 | 2023 3,7 |
Unidade da federação Goiás | 2005 2,9 | 2007 2,8 | 2009 3,1 | 2011 3,6 | 2013 3,8 | 2015 3,8 | 2017 4,3 | 2019 4,7 | 2021 4,5 | 2023 4,8 |
Unidade da federação Mato Grosso | 2005 2,6 | 2007 3 | 2009 2,9 | 2011 3,1 | 2013 2,7 | 2015 3 | 2017 3,2 | 2019 3,4 | 2021 3,6 | 2023 4,2 |
Unidade da federação Mato Grosso do Sul | 2005 2,8 | 2007 3,4 | 2009 3,5 | 2011 3,5 | 2013 3,4 | 2015 3,5 | 2017 3,6 | 2019 4,1 | 2021 3,7 | 2023 3,8 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Ideb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
12
O Ideb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, dessa forma, as taxas de aprovação tornam a comparação impossível, uma vez que as redes de ensino lidaram de formas diferentes com a aprovação dos alunos durante a crise da Covid-19.
Qualidade da Educação
Decomposição: indicadores de rendimento e aprendizagem da 3ª série do Ensino Médio – por unidade da federação
Unidade da federação | Rendimento | Desempenho (Nota Padronizada) | ||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2005 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 | 2017 | 2019 | 2021 | 2023 | 2005 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 | 2017 | 2019 | 2021 | 2023 | |
Unidade da federação Brasil | Rendimento 0,75 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,76 | 2005 0,78 | 2007 0,78 | 2009 0,81 | 2011 0,82 | 2013 0,83 | 2015 0,86 | 2017 0,89 | 2019 0,91 | 2021 4,1 | 2023 4,2 | 2005 4,4 | 2007 4,3 | 2009 4,2 | 2011 4,3 | 2013 4,2 | 2015 4,5 | 2017 4,4 | 2019 4,5 |
Unidade da federação Norte | ||||||||||||||||||||
Unidade da federação Amapá | Rendimento 0,69 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,69 | 2005 0,70 | 2007 0,74 | 2009 0,74 | 2011 0,77 | 2013 0,79 | 2015 0,80 | 2017 0,75 | 2019 0,90 | 2021 3,9 | 2023 3,8 | 2005 4,1 | 2007 4,0 | 2009 3,9 | 2011 4,0 | 2013 3,8 | 2015 4,0 | 2017 4,2 | 2019 4,2 |
Unidade da federação Acre | Rendimento 0,77 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,80 | 2005 0,81 | 2007 0,82 | 2009 0,79 | 2011 0,84 | 2013 0,85 | 2015 0,84 | 2017 0,86 | 2019 0,90 | 2021 3,9 | 2023 4,2 | 2005 4,3 | 2007 4,1 | 2009 4,2 | 2011 4,2 | 2013 4,3 | 2015 4,4 | 2017 4,5 | 2019 4,4 |
Unidade da federação Amazonas | Rendimento 0,67 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,77 | 2005 0,82 | 2007 0,84 | 2009 0,81 | 2011 0,83 | 2013 0,83 | 2015 0,86 | 2017 0,92 | 2019 0,90 | 2021 3,4 | 2023 3,7 | 2005 4,0 | 2007 4,1 | 2009 3,7 | 2011 4,2 | 2013 3,9 | 2015 4,0 | 2017 4,0 | 2019 4,2 |
Unidade da federação Pará | Rendimento 0,73 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,61 | 2005 0,73 | 2007 0,74 | 2009 0,74 | 2011 0,75 | 2013 0,79 | 2015 0,80 | 2017 0,75 | 2019 1,00 | 2021 3,6 | 2023 3,7 | 2005 4,2 | 2007 3,7 | 2009 3,6 | 2011 4,0 | 2013 3,6 | 2015 3,9 | 2017 4,0 | 2019 4,3 |
Unidade da federação Rondônia | Rendimento 0,70 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,73 | 2005 0,80 | 2007 0,74 | 2009 0,78 | 2011 0,76 | 2013 0,85 | 2015 0,86 | 2017 0,89 | 2019 0,90 | 2021 4,2 | 2023 4,2 | 2005 4,6 | 2007 4,5 | 2009 4,4 | 2011 4,3 | 2013 4,4 | 2015 4,7 | 2017 4,5 | 2019 4,4 |
Unidade da federação Roraima | Rendimento 0,77 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,78 | 2005 0,81 | 2007 0,82 | 2009 0,79 | 2011 0,84 | 2013 0,84 | 2015 0,83 | 2017 0,86 | 2019 0,90 | 2021 4,2 | 2023 4,0 | 2005 4,3 | 2007 4,3 | 2009 4,0 | 2011 4,1 | 2013 3,9 | 2015 4,3 | 2017 4,3 | 2019 4,1 |
Unidade da federação Tocantins | Rendimento 0,80 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,83 | 2005 0,84 | 2007 0,84 | 2009 0,82 | 2011 0,82 | 2013 0,87 | 2015 0,90 | 2017 0,96 | 2019 1,00 | 2021 3,6 | 2023 3,8 | 2005 4,0 | 2007 4,2 | 2009 3,9 | 2011 4,0 | 2013 4,2 | 2015 4,3 | 2017 4,3 | 2019 4,3 |
Unidade da federação Nordeste | ||||||||||||||||||||
Unidade da federação Alagoas | Rendimento 0,74 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,73 | 2005 0,73 | 2007 0,72 | 2009 0,75 | 2011 0,75 | 2013 0,85 | 2015 0,87 | 2017 0,87 | 2019 0,95 | 2021 3,8 | 2023 3,5 | 2005 3,8 | 2007 3,6 | 2009 3,5 | 2011 3,8 | 2013 3,9 | 2015 4,2 | 2017 4,1 | 2019 4,2 |
Unidade da federação Bahia | Rendimento 0,71 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,71 | 2005 0,72 | 2007 0,75 | 2009 0,78 | 2011 0,77 | 2013 0,74 | 2015 0,78 | 2017 0,88 | 2019 0,91 | 2021 3,8 | 2023 4,0 | 2005 4,3 | 2007 4,0 | 2009 3,5 | 2011 3,8 | 2013 3,7 | 2015 4,1 | 2017 4,0 | 2019 4,0 |
Unidade da federação Ceará | Rendimento 0,74 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,77 | 2005 0,81 | 2007 0,83 | 2009 0,85 | 2011 0,87 | 2013 0,91 | 2015 0,94 | 2017 0,99 | 2019 0,98 | 2021 4,0 | 2023 4,0 | 2005 4,2 | 2007 4,1 | 2009 4,0 | 2011 3,9 | 2013 4,2 | 2015 4,5 | 2017 4,4 | 2019 4,5 |
Unidade da federação Maranhão | Rendimento 0,75 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,78 | 2005 0,81 | 2007 0,79 | 2009 0,79 | 2011 0,82 | 2013 0,86 | 2015 0,91 | 2017 0,89 | 2019 0,92 | 2021 3,3 | 2023 3,6 | 2005 3,7 | 2007 3,8 | 2009 3,6 | 2011 3,8 | 2013 3,9 | 2015 4,0 | 2017 3,9 | 2019 4,0 |
Unidade da federação Paraíba | Rendimento 0,75 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,76 | 2005 0,75 | 2007 0,76 | 2009 0,79 | 2011 0,80 | 2013 0,79 | 2015 0,83 | 2017 0,95 | 2019 0,84 | 2021 3,5 | 2023 3,8 | 2005 4,0 | 2007 3,9 | 2009 3,8 | 2011 3,9 | 2013 3,9 | 2015 4,4 | 2017 4,1 | 2019 4,3 |
Unidade da federação Pernambuco | Rendimento 0,73 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,72 | 2005 0,78 | 2007 0,81 | 2009 0,86 | 2011 0,89 | 2013 0,93 | 2015 0,95 | 2017 0,95 | 2019 0,96 | 2021 3,7 | 2023 3,7 | 2005 3,9 | 2007 3,9 | 2009 4,2 | 2011 4,4 | 2013 4,3 | 2015 4,7 | 2017 4,6 | 2019 4,7 |
Unidade da federação Piauí | Rendimento 0,65 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,71 | 2005 0,72 | 2007 0,77 | 2009 0,79 | 2011 0,83 | 2013 0,86 | 2015 0,87 | 2017 0,96 | 2019 0,97 | 2021 3,6 | 2023 3,6 | 2005 3,7 | 2007 3,8 | 2009 3,7 | 2011 3,9 | 2013 3,9 | 2015 4,3 | 2017 4,2 | 2019 4,4 |
Unidade da federação Rio Grande do Norte | Rendimento 0,72 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,68 | 2005 0,72 | 2007 0,73 | 2009 0,75 | 2011 0,73 | 2013 0,76 | 2015 0,79 | 2017 0,69 | 2019 0,77 | 2021 3,6 | 2023 3,8 | 2005 4,0 | 2007 3,9 | 2009 3,6 | 2011 3,8 | 2013 3,8 | 2015 4,0 | 2017 4,1 | 2019 4,1 |
Unidade da federação Sergipe | Rendimento 0,72 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,73 | 2005 0,70 | 2007 0,74 | 2009 0,74 | 2011 0,68 | 2013 0,75 | 2015 0,79 | 2017 0,94 | 2019 0,89 | 2021 4,0 | 2023 3,6 | 2005 4,1 | 2007 3,9 | 2009 3,8 | 2011 3,9 | 2013 4,1 | 2015 4,3 | 2017 4,1 | 2019 4,2 |
Unidade da federação Sudeste | ||||||||||||||||||||
Unidade da federação Espírito Santo | Rendimento 0,71 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,77 | 2005 0,72 | 2007 0,75 | 2009 0,79 | 2011 0,80 | 2013 0,86 | 2015 0,90 | 2017 0,93 | 2019 0,97 | 2021 4,3 | 2023 4,1 | 2005 4,7 | 2007 4,4 | 2009 4,3 | 2011 4,6 | 2013 4,8 | 2015 5,1 | 2017 4,8 | 2019 4,9 |
Unidade da federação Minas Gerais | Rendimento 0,76 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,76 | 2005 0,79 | 2007 0,79 | 2009 0,81 | 2011 0,80 | 2013 0,79 | 2015 0,84 | 2017 0,88 | 2019 0,87 | 2021 4,5 | 2023 4,7 | 2005 4,6 | 2007 4,7 | 2009 4,4 | 2011 4,4 | 2013 4,5 | 2015 4,8 | 2017 4,6 | 2019 4,6 |
Unidade da federação Rio de Janeiro | Rendimento 0,72 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,69 | 2005 0,68 | 2007 0,73 | 2009 0,82 | 2011 0,84 | 2013 0,79 | 2015 0,79 | 2017 0,93 | 2019 0,81 | 2021 3,8 | 2023 4,0 | 2005 4,1 | 2007 4,4 | 2009 4,5 | 2011 4,4 | 2013 4,2 | 2015 4,4 | 2017 4,2 | 2019 4,1 |
Unidade da federação São Paulo | Rendimento 0,79 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,78 | 2005 0,80 | 2007 0,84 | 2009 0,82 | 2011 0,89 | 2013 0,87 | 2015 0,91 | 2017 0,94 | 2019 0,92 | 2021 4,2 | 2023 4,4 | 2005 4,5 | 2007 4,6 | 2009 4,5 | 2011 4,4 | 2013 4,4 | 2015 4,7 | 2017 4,6 | 2019 4,5 |
Unidade da federação Sul | ||||||||||||||||||||
Unidade da federação Paraná | Rendimento 0,75 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,82 | 2005 0,82 | 2007 0,83 | 2009 0,82 | 2011 0,82 | 2013 0,82 | 2015 0,90 | 2017 0,96 | 2019 0,97 | 2021 4,4 | 2023 4,6 | 2005 4,8 | 2007 4,5 | 2009 4,2 | 2011 4,4 | 2013 4,5 | 2015 4,9 | 2017 4,8 | 2019 4,9 |
Unidade da federação Rio Grande do Sul | Rendimento 0,68 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,70 | 2005 0,71 | 2007 0,72 | 2009 0,78 | 2011 0,76 | 2013 0,74 | 2015 0,81 | 2017 0,86 | 2019 0,82 | 2021 5,1 | 2023 4,8 | 2005 5,2 | 2007 4,8 | 2009 4,7 | 2011 4,4 | 2013 4,6 | 2015 4,9 | 2017 4,7 | 2019 4,7 |
Unidade da federação Santa Catarina | Rendimento 0,79 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,82 | 2005 0,83 | 2007 0,84 | 2009 0,80 | 2011 0,76 | 2013 0,84 | 2015 0,80 | 2017 0,74 | 2019 0,83 | 2021 4,4 | 2023 4,6 | 2005 4,5 | 2007 4,8 | 2009 4,5 | 2011 4,5 | 2013 4,4 | 2015 4,8 | 2017 4,8 | 2019 4,6 |
Unidade da federação Centro-Oeste | ||||||||||||||||||||
Unidade da federação Distrito Federal | Rendimento 0,64 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,66 | 2005 0,73 | 2007 0,69 | 2009 0,75 | 2011 0,78 | 2013 0,79 | 2015 0,83 | 2017 0,85 | 2019 0,84 | 2021 4,6 | 2023 4,9 | 2005 4,3 | 2007 4,6 | 2009 4,3 | 2011 4,4 | 2013 4,3 | 2015 4,8 | 2017 4,7 | 2019 4,4 |
Unidade da federação Goiás | Rendimento 0,74 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,73 | 2005 0,73 | 2007 0,83 | 2009 0,88 | 2011 0,88 | 2013 0,94 | 2015 0,95 | 2017 0,98 | 2019 0,99 | 2021 3,9 | 2023 3,9 | 2005 4,2 | 2007 4,4 | 2009 4,3 | 2011 4,4 | 2013 4,6 | 2015 4,9 | 2017 4,6 | 2019 4,9 |
Unidade da federação Mato Grosso | Rendimento 0,65 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,75 | 2005 0,72 | 2007 0,73 | 2009 0,68 | 2011 0,71 | 2013 0,77 | 2015 0,77 | 2017 0,84 | 2019 0,97 | 2021 4,0 | 2023 4,0 | 2005 4,1 | 2007 4,2 | 2009 4,0 | 2011 4,2 | 2013 4,2 | 2015 4,4 | 2017 4,3 | 2019 4,3 |
Unidade da federação Mato Grosso do Sul | Rendimento 0,64 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,76 | 2005 0,73 | 2007 0,73 | 2009 0,74 | 2011 0,75 | 2013 0,81 | 2015 0,85 | 2017 0,83 | 2019 0,85 | 2021 4,4 | 2023 4,5 | 2005 4,8 | 2007 4,9 | 2009 4,5 | 2011 4,6 | 2013 4,5 | 2015 4,8 | 2017 4,5 | 2019 4,5 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Ideb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
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O Ideb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, dessa forma, as taxas de aprovação tornam a comparação impossível, uma vez que as redes de ensino lidaram de formas diferentes com a aprovação dos alunos durante a crise da Covid-19.
Oportunidades para construir um Novo Ensino Médio no Brasil
Há anos, existe um consenso de que o Ensino Médio brasileiro precisa mudar. Este debate foi motivado pelo constante fracasso dos estudantes no aprendizado de Língua Portuguesa e de Matemática e pela baixa atratividade dessa etapa para os jovens. O resultado é um cenário de acentuada distorção idade-série e abandono, especialmente em grupos sociais mais vulneráveis. E não podemos esquecer o legado de desigualdade educacional deixado pela Covid-19.
Neste contexto, foi sancionada a Lei 14.945/2024, que aprimora a atual lei do Ensino Médio e está ancorada nos seguintes pilares: um currículo flexível para os estudantes, formação geral básica pautada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ampliação do tempo integral e a Educação Profissional e Técnica como parte integrante do currículo.
Uma formação geral básica baseada na BNCC oportunizará a formação integral dos estudantes com qualidade, atenta para a construção de seu projeto de vida. Cabe, aqui, ressaltar a importância da ampliação da jornada dos alunos neste processo, que deve vir acompanhada de programas de incentivos à permanência e retorno dos jovens de maior vulnerabilidade social.
Ao mesmo tempo, a adoção de um currículo flexível coloca nossos estudantes no mesmo patamar de outros países, permitindo que direcionem parte da carga horária para suas áreas de interesse. Segundo um levantamento da Unesco, em 2023, este é o desejo de 87% dos estudantes, que apoiam a possibilidade de escolha de diferentes trilhas de aprendizagem.
Num momento da vida em que os jovens desejam fazer escolhas relacionadas ao mercado de trabalho, a definição da Educação Profissional e Técnica como um percurso de aprofundamento oferecido aos estudantes é um avanço. A ampliação da oferta é um interesse manifesto dos jovens. Além disso, estudos têm sinalizado os impactos da ampliação do ensino técnico na geração de emprego, na produtividade e na renda dos trabalhadores no Brasil.
Transformar a juventude brasileira será um trabalho conjunto do governo federal e dos estados. A sanção da lei é uma grande oportunidade que dependerá do foco para vencer as dificuldades logísticas que persistem e avançar nas melhorias necessárias para que o Brasil desfrute de um Novo Ensino Médio.
João Paulo Cêpa
Gerente de Articulação e Advocacy – Movimento pela Base