4 Ensino Médio
O Ensino Médio tem indicadores muito críticos de qualidade educacional, e os níveis médios de aprendizagem dos jovens caíram entre 2019 e 2023.
O Ensino Médio é a etapa que tem apresentado os maiores desafios para a Educação Básica brasileira, tanto em aprendizagem quanto para garantir a permanência dos jovens na escola – situação agravada pela pandemia de Covid-19.
Panorama do Ensino Médio brasileiro
O percentual de jovens de 15 a 17 anos que estão no Ensino Médio é de 81,2% (tanto na rede pública como na rede privada), aumento de 10 pontos percentuais (p.p.) em relação a 2013; a alta é consistente entre todos os perfis analisados: mais ricos, mais pobres, alunos da área urbana e da rural. Entre os estados, os maiores índices estão no Ceará (89,9%) e em São Paulo (88,7%). O menor percentual é registrado no Rio Grande do Norte: 66,5%. A taxa de distorção idade-série (dois ou mais anos de atraso na trajetória escolar) é a menor da série histórica, atingindo 21,6% dos estudantes. Outro dado bastante positivo é o salto no percentual de jovens de 19 anos que já concluíram o Ensino Médio: de 52,9%, em 2013, para 71%, em 2023.
Por outro lado, apenas 4,5% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede pública apresentavam aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática, em conjunto, no ano de 2019.
As notas do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) de 2022 reforçam a dificuldade, mostrando queda em todas as habilidades (Matemática, Leitura e Ciências), em relação a 2018.
O Ideb do Ensino Médio da rede pública cresceu entre 2019 e 2023 – passando de 3,9 para 4,1 – motivado pelo aumento do indicador de fluxo. Vale ressaltar que a projeção para 2021 era de 4,9. O indicador de aprendizagem cresceu em oito estados entre 2019 e 2023, com destaque para o Pará: alta de 0,38.
Veja o artigo Oportunidades para construir um Novo Ensino Médio no Brasil de João Paulo CêpaAcesso - todas as redes
Matrículas no Ensino Médio
Jovens de 15 a 17 anos que frequentam a escola – Brasil (em %)
Ano |
Percentual |
---|---|
2013 |
83,1 |
2014 |
83,1 |
2015 |
84,2 |
2016 |
85,3 |
2017 |
85,3 |
2018 |
86,3 |
2019 |
87,4 |
2020 |
89,0 |
2021 |
91,1 |
2022 |
90,5 |
2023 |
90,7 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
2
Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.
Matrículas no Ensino Médio
Jovens de 15 a 17 anos que estão matriculados no Ensino Médio – Brasil (em %)
Ano |
Percentual |
---|---|
2013 |
71,2 |
2014 |
72,9 |
2015 |
73,6 |
2016 |
74,8 |
2017 |
74,9 |
2018 |
75,6 |
2019 |
77,3 |
2020 |
80,0 |
2021 |
77,1 |
2022 |
80,5 |
2023 |
81,2 |
Fonte: IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
2
Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.
Desigualdade socioeconômica
Jovens de 15 a 17 anos que estão matriculados no Ensino Médio, por quintis de renda – Brasil (em %)
Ano |
20% mais pobres |
20% mais ricos |
---|---|---|
2013 |
57,9 |
69,3 |
2014 |
60,7 |
71,1 |
2015 |
61,8 |
71,9 |
2016 |
63,5 |
73,1 |
2017 |
64,5 |
73,4 |
2018 |
65,3 |
74,2 |
2019 |
67,1 |
76,1 |
2020 |
72,1 |
78,9 |
2021 |
69,2 |
75,9 |
2022 |
72,5 |
79,4 |
2023 |
74,4 |
80,2 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
2
Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.
Desigualdade regional
Jovens de 15 a 17 anos que estão matriculados no Ensino Médio, por localidade – Brasil (em %)
Ano |
Rural |
Urbana |
---|---|---|
2013 |
57,3 |
74,1 |
2014 |
58,6 |
75,8 |
2015 |
60,6 |
76,2 |
2016 |
63,5 |
77,0 |
2017 |
65,0 |
76,8 |
2018 |
65,7 |
77,5 |
2019 |
67,8 |
79,1 |
2020 |
72,4 |
81,5 |
2021 |
68,3 |
78,8 |
2022 |
72,0 |
82,1 |
2023 |
73,9 |
82,4 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
2
Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.
Educação Integral
Matrículas no Ensino Médio em tempo integral na rede pública – Brasil (em %)
ano |
|
---|---|
2013 |
5% |
2014 |
6% |
2015 |
6% |
2016 |
7% |
2017 |
8% |
2018 |
10% |
2019 |
12% |
2020 |
14% |
2021 |
16% |
2022 |
20% |
2023 |
21% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Educação Integral
Escolas que oferecem o Ensino Médio em tempo integral na rede pública – Brasil (em %)
ano |
|
---|---|
2013 |
6% |
2014 |
7% |
2015 |
8% |
2016 |
9% |
2017 |
10% |
2018 |
13% |
2019 |
14% |
2020 |
17% |
2021 |
21% |
2022 |
30% |
2023 |
30% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Consideram-se, em tempo integral, as matrículas que estão em turmas com 7 ou mais horas diárias de duração e as que estão em turmas com carga horária menor, mas que somada com o tempo de Atividade Complementar atinja as 7 horas ou mais, ou também 35 horas de aulas semanais. Já as escolas contabilizadas possuíam, pelo menos, 25% das matrículas na etapa em tempo integral.
Trajetória
Fluxo
Alunos do Ensino Médio com 2 ou mais anos de atraso na trajetória escolar (distorção idade-série) – Brasil (em %)
Ano |
Percentual |
---|---|
2013 |
32,7 |
2014 |
31,3 |
2015 |
30,4 |
2016 |
30,9 |
2017 |
31,1 |
2018 |
31,1 |
2019 |
28,9 |
2020 |
28,9 |
2021 |
27,9 |
2022 |
24,3 |
2023 |
21,6 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Taxas de rendimento
Taxas de aprovação, reprovação e abandono do Ensino Médio – Brasil (em %)
Ano |
Aprovação |
Reprovação |
Abandono |
---|---|---|---|
2013 |
78,1 |
12,7 |
9,2 |
2014 |
78,3 |
13,1 |
8,6 |
2015 |
79,8 |
12,4 |
7,8 |
2016 |
79,6 |
12,9 |
7,5 |
2017 |
81,4 |
11,8 |
6,8 |
2018 |
81,7 |
11,4 |
6,9 |
2019 |
84,7 |
10,0 |
5,3 |
2020 |
94,4 |
3,0 |
2,6 |
2021 |
89,8 |
4,6 |
5,6 |
2022 |
85,1 |
8,4 |
6,5 |
2023 |
90,5 |
5,7 |
3,8 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Conclusão
Jovens de 19 anos que já concluíram o Ensino Médio, em todas as redes – Brasil (em %)
Ano |
Percentual |
---|---|
2013 |
52,9 |
2014 |
55,0 |
2015 |
54,5 |
2016 |
57,5 |
2017 |
58,1 |
2018 |
62,6 |
2019 |
63,9 |
2020 |
67,7 |
2021 |
64,2 |
2022 |
67,6 |
2023 |
71,0 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
2
Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.
Desigualdade socioeconômica
Jovens de 19 anos que já concluíram o Ensino Médio, em todas as redes, por quintis de renda – Brasil (em %)
Ano |
20% mais pobres |
20% mais ricos |
---|---|---|
2013 |
35,2 |
50,3 |
2014 |
37,2 |
52,1 |
2015 |
37,6 |
51,2 |
2016 |
42,0 |
55,0 |
2017 |
43,7 |
55,5 |
2018 |
46,4 |
60,1 |
2019 |
46,7 |
61,6 |
2020 |
56,4 |
65,6 |
2021 |
53,2 |
62,0 |
2022 |
54,8 |
65,4 |
2023 |
55,8 |
68,8 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
2
Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.
Desigualdade regional
Jovens de 19 anos que já concluíram o Ensino Médio, em todas as redes, por localidade – Brasil (em %)
Ano |
Rural |
Urbana |
---|---|---|
2013 |
35,1 |
56,0 |
2014 |
37,9 |
57,8 |
2015 |
36,7 |
57,7 |
2016 |
40,6 |
60,4 |
2017 |
40,7 |
61,1 |
2018 |
46,0 |
65,5 |
2019 |
47,6 |
66,6 |
2020 |
50,7 |
70,8 |
2021 |
53,5 |
66,1 |
2022 |
50,2 |
70,3 |
2023 |
54,8 |
73,4 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
2
Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.
Aprendizagem - Rede Pública
3ª série
Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática na 3ª série do Ensino Médio – Brasil (em %)
|
Língua Portuguesa e Matemática |
Língua Portuguesa |
Matemática |
---|---|---|---|
2013 |
4,0 |
21,5 |
4,9 |
2015 |
2,8 |
21,9 |
3,6 |
2017 |
3,2 |
22,7 |
4,0 |
2019 |
4,5 |
30,9 |
5,2 |
2021 |
3,2 |
28,6 |
3,7 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
7
Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.
8
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
Desigualdade regional
Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática na 3ª série do Ensino Médio, por localidade – Brasil (em %)
Rural
|
Língua Portuguesa e Matemática |
Língua Portuguesa |
Matemática |
---|---|---|---|
2013 |
1,1 |
9,7 |
1,4 |
2015 |
1,2 |
11,4 |
1,8 |
2017 |
1,5 |
12,0 |
2,0 |
2019 |
2,2 |
16,2 |
2,6 |
2021 |
1,6 |
14,8 |
1,9 |
Urbana
|
Língua Portuguesa e Matemática |
Língua Portuguesa |
Matemática |
---|---|---|---|
2013 |
4,1 |
21,9 |
5,1 |
2015 |
2,8 |
22,4 |
3,7 |
2017 |
3,3 |
23,1 |
4,1 |
2019 |
4,6 |
31,7 |
5,3 |
2021 |
3,3 |
29,4 |
3,8 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
7
Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.
8
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
Desigualdade socioeconômica
Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática na 3ª série do Ensino Médio, por quintis de renda – Brasil (em %)
20% mais pobres
|
Língua Portuguesa e Matemática |
Língua Portuguesa |
Matemática |
---|---|---|---|
2013 |
1,0 |
10,3 |
1,5 |
2015 |
0,9 |
10,8 |
1,4 |
2017 |
0,8 |
10,9 |
1,1 |
2019 |
1,7 |
18,9 |
2,0 |
2021 |
1,3 |
18,2 |
1,5 |
20% mais ricos
|
Língua Portuguesa e Matemática |
Língua Portuguesa |
Matemática |
---|---|---|---|
2013 |
9,6 |
35,8 |
11,7 |
2015 |
6,9 |
33,1 |
9,1 |
2017 |
7,1 |
33,2 |
8,5 |
2019 |
8,5 |
40,9 |
9,7 |
2021 |
6,2 |
37,8 |
6,9 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
7
Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.
8
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)
Desempenho médio no Pisa, em todas as redes – Brasil
Performance Média |
Matemática |
Leitura |
Ciência |
---|---|---|---|
2000 |
|
396 |
|
2003 |
356 |
403 |
|
2006 |
370 |
393 |
390 |
2009 |
386 |
412 |
405 |
2012 |
389 |
407 |
402 |
2015 |
377 |
407 |
401 |
2018 |
384 |
413 |
404 |
2022 |
379 |
410 |
403 |
Fonte:OCDE/Education GPS.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)
Estudantes brasileiros que atingiram o nível mínimo de proficiência no Pisa, em todas as redes – Brasil (em %)
Ano |
Matemática |
Leitura |
Ciência |
---|---|---|---|
2000 |
|
44,2 |
|
2003 |
24,8 |
50 |
|
2006 |
27,5 |
44,5 |
39 |
2009 |
30,9 |
50,4 |
45,8 |
2012 |
31,7 |
49,2 |
44,8 |
2015 |
29,7 |
49 |
43,4 |
2018 |
31,9 |
49,9 |
44,7 |
2022 |
26,6 |
49,7 |
44,6 |
Fonte:OCDE/Education GPS.
Elaboração:Todos Pela Educação.
20
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o nível mínimo de proficiência é 2 ou acima.
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)
Distribuição dos estudantes brasileiros por níveis de proficiência no Pisa, em todas as redes – Brasil (em %)
Ano |
2015 |
2018 |
2022 |
---|---|---|---|
Alunos de alto desempenho |
2,2 |
2,5 |
2,6 |
Alunos de baixo desempenho |
44,1 |
43,2 |
42,2 |
Fonte:OCDE/Education GPS.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)
Distribuição em séries dos alunos que participaram do Pisa 2022, em todas as redes – Brasil (em %)
Ano/série |
Percentual |
---|---|
7º ano do |
1,5 |
8º ano do |
4,1 |
9º ano do |
11,1 |
1ª série do |
54,5 |
2ª série do |
28,4 |
3ª série do |
0,2 |
Sem série |
0,1 |
Fonte:OCDE/Education GPS.
Elaboração:Todos Pela Educação.
21
A OCDE avaliou, no Pisa, estudantes que tinham, pelo menos, 15 anos e 3 meses completos e, no máximo, 16 anos e 3 meses completos, com uma tolerância de um mês para mais ou para menos dentro dessa faixa etária.
Qualidade da Educação - Rede Pública
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - Rede Pública
Ideb do Ensino Médio – Brasil
|
Resultado |
Meta |
---|---|---|
2005 |
3,1 |
|
2007 |
3,2 |
3,1 |
2009 |
3,4 |
3,2 |
2011 |
3,4 |
3,4 |
2013 |
3,4 |
3,6 |
2015 |
3,5 |
4 |
2017 |
3,5 |
4,4 |
2019 |
3,9 |
4,7 |
2021 |
3,9 |
4,9 |
2023 |
4,1 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Ideb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
12
O Ideb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, dessa forma, as taxas de aprovação tornam a comparação impossível, uma vez que as redes de ensino lidaram de formas diferentes com a aprovação dos alunos durante a crise da Covid-19.
13
As metas foram estipuladas para o Ideb brasileiro até o ano de 2021, ou seja, 2023 foi o primeiro ano em que não possuímos uma meta para esse indicador.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - Rede Pública
Decomposição: indicadores de rendimento e aprendizagem da 3ª série do Ensino Médio – Brasil
Rendimento
|
Rendimento |
---|---|
2005 |
0,75 |
2007 |
0,76 |
2009 |
0,78 |
2011 |
0,78 |
2013 |
0,81 |
2015 |
0,82 |
2017 |
0,83 |
2019 |
0,86 |
2021 |
0,89 |
2023 |
0,91 |
Desempenho (Nota Padronizada)
|
Desempenho |
---|---|
2005 |
4,08 |
2007 |
4,20 |
2009 |
4,35 |
2011 |
4,33 |
2013 |
4,20 |
2015 |
4,25 |
2017 |
4,24 |
2019 |
4,54 |
2021 |
4,42 |
2023 |
4,45 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Ideb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
12
O Ideb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, dessa forma, as taxas de aprovação tornam a comparação impossível, uma vez que as redes de ensino lidaram de formas diferentes com a aprovação dos alunos durante a crise da Covid-19.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - Rede Pública
Desempenho médio da 3ª série do Ensino Médio (Nota Saeb) – Brasil
Matemática
|
Matemática |
---|---|
2005 |
260,81 |
2007 |
263,66 |
2009 |
265,92 |
2011 |
265,38 |
2013 |
261,06 |
2015 |
260,04 |
2017 |
260,33 |
2019 |
269,03 |
2021 |
262,71 |
2023 |
264,68 |
Língua Portuguesa
|
Língua Portuguesa |
---|---|
2005 |
249,27 |
2007 |
254,07 |
2009 |
262,16 |
2011 |
261,38 |
2013 |
256,61 |
2015 |
260,88 |
2017 |
260,43 |
2019 |
272,33 |
2021 |
269,79 |
2023 |
270,22 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
8
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
Nos estados
Ideb médio da 3ª série do Ensino Médio das redes estaduais, por faixas de investimento por aluno da Educação Básica, em 2023 – Brasil
Investimento por aluno |
Ideb 2023 |
Número de estados |
---|---|---|
Até 10 mil |
4,0 |
2 |
Entre 10 e 12 mil |
4,1 |
6 |
Entre 12 e 14 mil |
3,9 |
9 |
Entre 14 e 16 mil |
4,1 |
6 |
Maior que 16 mil |
3,7 |
4 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb, Microdados do Censo Escolar e Siconfi/Finbra.
Elaboração:Todos Pela Educação.
14
Para o cálculo de investimento por aluno, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e demais subfunções da Educação, além da subfunção Transferências para a Educação Básica, e retiramos as despesas com a Educação Superior.
Nos estados
Acesso
Jovens de 15 a 17 anos que estão matriculados no Ensino Médio – por unidade da federação (em %)
Unidade da federação |
2013 |
2023 |
---|---|---|
Unidade da federação
Brasil |
2013
71,2 |
2023
81,2 |
Unidade da federação
Norte |
||
Unidade da federação
Amapá |
2013
68,4 |
2023
77,3 |
Unidade da federação
Acre |
2013
75,8 |
2023
70,2 |
Unidade da federação
Amazonas |
2013
60,0 |
2023
80,2 |
Unidade da federação
Pará |
2013
54,5 |
2023
68,9 |
Unidade da federação
Rondônia |
2013
63,9 |
2023
77,0 |
Unidade da federação
Roraima |
2013
73,1 |
2023
79,8 |
Unidade da federação
Tocantins |
2013
72,9 |
2023
82,9 |
Unidade da federação
Nordeste |
||
Unidade da federação
Alagoas |
2013
52,1 |
2023
78,0 |
Unidade da federação
Bahia |
2013
52,1 |
2023
73,6 |
Unidade da federação
Ceará |
2013
70,7 |
2023
89,9 |
Unidade da federação
Maranhão |
2013
64,0 |
2023
77,5 |
Unidade da federação
Paraíba |
2013
54,0 |
2023
73,4 |
Unidade da federação
Pernambuco |
2013
62,8 |
2023
77,8 |
Unidade da federação
Piauí |
2013
61,9 |
2023
78,7 |
Unidade da federação
Rio Grande do Norte |
2013
60,2 |
2023
66,5 |
Unidade da federação
Sergipe |
2013
53,3 |
2023
72,2 |
Unidade da federação
Sudeste |
||
Unidade da federação
Espírito Santo |
2013
71,5 |
2023
80,5 |
Unidade da federação
Minas Gerais |
2013
76,5 |
2023
86,8 |
Unidade da federação
Rio de Janeiro |
2013
67,1 |
2023
78,7 |
Unidade da federação
São Paulo |
2013
88,0 |
2023
88,7 |
Unidade da federação
Sul |
||
Unidade da federação
Paraná |
2013
75,9 |
2023
82,2 |
Unidade da federação
Rio Grande do Sul |
2013
74,7 |
2023
79,3 |
Unidade da federação
Santa Catarina |
2013
86,2 |
2023
78,2 |
Unidade da federação
Centro-Oeste |
||
Unidade da federação
Distrito Federal |
2013
76,6 |
2023
84,4 |
Unidade da federação
Goiás |
2013
76,4 |
2023
86,0 |
Unidade da federação
Mato Grosso |
2013
80,8 |
2023
80,5 |
Unidade da federação
Mato Grosso do Sul |
2013
68,2 |
2023
78,4 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
2
Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.
Educação Integral
Matrículas no Ensino Médio em tempo integral na rede pública – por unidade da federação (em %)
Unidades da federação |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
2021 |
2022 |
2023 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Unidades da federação
Brasil |
2013
5% |
2014
6% |
2015
6% |
2016
7% |
2017
8% |
2018
10% |
2019
12% |
2020
14% |
2021
16% |
2022
20% |
2023
21% |
Unidades da federação
Norte |
|||||||||||
Unidades da federação
Acre |
2013
1% |
2014
1% |
2015
0% |
2016
1% |
2017
10% |
2018
11% |
2019
10% |
2020
11% |
2021
11% |
2022
13% |
2023
19% |
Unidades da federação
Amapá |
2013
1% |
2014
0% |
2015
1% |
2016
1% |
2017
6% |
2018
8% |
2019
12% |
2020
16% |
2021
22% |
2022
26% |
2023
26% |
Unidades da federação
Amazonas |
2013
7% |
2014
12% |
2015
6% |
2016
6% |
2017
9% |
2018
10% |
2019
10% |
2020
11% |
2021
12% |
2022
14% |
2023
15% |
Unidades da federação
Pará |
2013
0% |
2014
1% |
2015
1% |
2016
1% |
2017
2% |
2018
3% |
2019
3% |
2020
3% |
2021
4% |
2022
5% |
2023
7% |
Unidades da federação
Rondônia |
2013
20% |
2014
20% |
2015
27% |
2016
18% |
2017
11% |
2018
11% |
2019
11% |
2020
12% |
2021
12% |
2022
12% |
2023
11% |
Unidades da federação
Roraima |
2013
2% |
2014
3% |
2015
4% |
2016
5% |
2017
11% |
2018
19% |
2019
14% |
2020
11% |
2021
9% |
2022
9% |
2023
10% |
Unidades da federação
Tocantins |
2013
6% |
2014
8% |
2015
9% |
2016
9% |
2017
11% |
2018
13% |
2019
17% |
2020
17% |
2021
18% |
2022
18% |
2023
19% |
Unidades da federação
Nordeste |
|||||||||||
Unidades da federação
Alagoas |
2013
1% |
2014
1% |
2015
2% |
2016
3% |
2017
7% |
2018
11% |
2019
13% |
2020
25% |
2021
20% |
2022
21% |
2023
24% |
Unidades da federação
Bahia |
2013
2% |
2014
2% |
2015
3% |
2016
2% |
2017
4% |
2018
4% |
2019
4% |
2020
5% |
2021
6% |
2022
9% |
2023
13% |
Unidades da federação
Ceará |
2013
12% |
2014
14% |
2015
14% |
2016
16% |
2017
19% |
2018
23% |
2019
28% |
2020
31% |
2021
33% |
2022
42% |
2023
49% |
Unidades da federação
Maranhão |
2013
2% |
2014
3% |
2015
2% |
2016
2% |
2017
3% |
2018
5% |
2019
7% |
2020
9% |
2021
10% |
2022
13% |
2023
13% |
Unidades da federação
Paraíba |
2013
12% |
2014
12% |
2015
13% |
2016
9% |
2017
15% |
2018
25% |
2019
35% |
2020
46% |
2021
56% |
2022
58% |
2023
55% |
Unidades da federação
Pernambuco |
2013
30% |
2014
35% |
2015
39% |
2016
40% |
2017
47% |
2018
49% |
2019
52% |
2020
55% |
2021
58% |
2022
63% |
2023
67% |
Unidades da federação
Piauí |
2013
4% |
2014
7% |
2015
9% |
2016
16% |
2017
19% |
2018
24% |
2019
25% |
2020
18% |
2021
19% |
2022
21% |
2023
45% |
Unidades da federação
Rio Grande do Norte |
2013
1% |
2014
1% |
2015
1% |
2016
1% |
2017
5% |
2018
9% |
2019
13% |
2020
14% |
2021
12% |
2022
14% |
2023
16% |
Unidades da federação
Sergipe |
2013
4% |
2014
4% |
2015
4% |
2016
4% |
2017
7% |
2018
14% |
2019
19% |
2020
23% |
2021
27% |
2022
31% |
2023
33% |
Unidades da federação
Sudeste |
|||||||||||
Unidades da federação
Espírito Santo |
2013
1% |
2014
2% |
2015
2% |
2016
4% |
2017
6% |
2018
11% |
2019
11% |
2020
14% |
2021
18% |
2022
24% |
2023
28% |
Unidades da federação
Minas Gerais |
2013
3% |
2014
2% |
2015
2% |
2016
2% |
2017
3% |
2018
4% |
2019
4% |
2020
8% |
2021
13% |
2022
25% |
2023
17% |
Unidades da federação
Rio de Janeiro |
2013
7% |
2014
9% |
2015
10% |
2016
10% |
2017
11% |
2018
12% |
2019
14% |
2020
15% |
2021
15% |
2022
14% |
2023
14% |
Unidades da federação
São Paulo |
2013
2% |
2014
3% |
2015
4% |
2016
6% |
2017
7% |
2018
9% |
2019
10% |
2020
13% |
2021
19% |
2022
22% |
2023
22% |
Unidades da federação
Sul |
|||||||||||
Unidades da federação
Paraná |
2013
2% |
2014
2% |
2015
2% |
2016
2% |
2017
2% |
2018
2% |
2019
3% |
2020
3% |
2021
4% |
2022
4% |
2023
7% |
Unidades da federação
Rio Grande do Sul |
2013
2% |
2014
3% |
2015
3% |
2016
3% |
2017
3% |
2018
3% |
2019
4% |
2020
4% |
2021
5% |
2022
5% |
2023
7% |
Unidades da federação
Santa Catarina |
2013
6% |
2014
7% |
2015
7% |
2016
8% |
2017
9% |
2018
10% |
2019
11% |
2020
11% |
2021
12% |
2022
12% |
2023
8% |
Unidades da federação
Centro-Oeste |
|||||||||||
Unidades da federação
Distrito Federal |
2013
1% |
2014
1% |
2015
1% |
2016
2% |
2017
2% |
2018
4% |
2019
3% |
2020
5% |
2021
7% |
2022
7% |
2023
5% |
Unidades da federação
Goiás |
2013
3% |
2014
4% |
2015
4% |
2016
5% |
2017
8% |
2018
10% |
2019
11% |
2020
11% |
2021
13% |
2022
19% |
2023
21% |
Unidades da federação
Mato Grosso |
2013
2% |
2014
3% |
2015
3% |
2016
5% |
2017
7% |
2018
10% |
2019
10% |
2020
10% |
2021
8% |
2022
9% |
2023
10% |
Unidades da federação
Mato Grosso do Sul |
2013
3% |
2014
3% |
2015
3% |
2016
3% |
2017
5% |
2018
6% |
2019
7% |
2020
9% |
2021
14% |
2022
17% |
2023
18% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Educação Integral
Escolas que oferecem o Ensino Médio em tempo integral na rede pública – por unidade da federação (em %)
Unidades da federação |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
2021 |
2022 |
2023 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Unidades da federação
Brasil |
2013
6% |
2014
7% |
2015
8% |
2016
9% |
2017
10% |
2018
13% |
2019
14% |
2020
17% |
2021
21% |
2022
30% |
2023
30% |
Unidades da federação
Norte |
|||||||||||
Unidades da federação
Acre |
2013
5% |
2014
5% |
2015
1% |
2016
1% |
2017
9% |
2018
6% |
2019
5% |
2020
6% |
2021
6% |
2022
6% |
2023
8% |
Unidades da federação
Amapá |
2013
1% |
2014
0% |
2015
2% |
2016
3% |
2017
8% |
2018
9% |
2019
12% |
2020
20% |
2021
21% |
2022
26% |
2023
26% |
Unidades da federação
Amazonas |
2013
8% |
2014
13% |
2015
13% |
2016
11% |
2017
13% |
2018
15% |
2019
16% |
2020
16% |
2021
16% |
2022
17% |
2023
17% |
Unidades da federação
Pará |
2013
1% |
2014
1% |
2015
1% |
2016
1% |
2017
3% |
2018
5% |
2019
5% |
2020
5% |
2021
7% |
2022
9% |
2023
10% |
Unidades da federação
Rondônia |
2013
34% |
2014
23% |
2015
32% |
2016
20% |
2017
10% |
2018
8% |
2019
8% |
2020
10% |
2021
11% |
2022
11% |
2023
10% |
Unidades da federação
Roraima |
2013
2% |
2014
2% |
2015
3% |
2016
3% |
2017
7% |
2018
11% |
2019
7% |
2020
6% |
2021
6% |
2022
6% |
2023
6% |
Unidades da federação
Tocantins |
2013
8% |
2014
11% |
2015
11% |
2016
9% |
2017
11% |
2018
11% |
2019
14% |
2020
14% |
2021
15% |
2022
14% |
2023
17% |
Unidades da federação
Nordeste |
|||||||||||
Unidades da federação
Alagoas |
2013
1% |
2014
1% |
2015
2% |
2016
7% |
2017
13% |
2018
18% |
2019
20% |
2020
33% |
2021
26% |
2022
29% |
2023
39% |
Unidades da federação
Bahia |
2013
3% |
2014
4% |
2015
5% |
2016
5% |
2017
7% |
2018
8% |
2019
8% |
2020
12% |
2021
14% |
2022
16% |
2023
21% |
Unidades da federação
Ceará |
2013
17% |
2014
18% |
2015
19% |
2016
22% |
2017
28% |
2018
34% |
2019
40% |
2020
43% |
2021
44% |
2022
58% |
2023
68% |
Unidades da federação
Maranhão |
2013
2% |
2014
2% |
2015
2% |
2016
2% |
2017
3% |
2018
6% |
2019
7% |
2020
10% |
2021
11% |
2022
12% |
2023
11% |
Unidades da federação
Paraíba |
2013
14% |
2014
14% |
2015
14% |
2016
12% |
2017
18% |
2018
29% |
2019
36% |
2020
50% |
2021
65% |
2022
65% |
2023
64% |
Unidades da federação
Pernambuco |
2013
33% |
2014
40% |
2015
40% |
2016
41% |
2017
48% |
2018
49% |
2019
50% |
2020
53% |
2021
56% |
2022
62% |
2023
66% |
Unidades da federação
Piauí |
2013
6% |
2014
10% |
2015
13% |
2016
24% |
2017
30% |
2018
37% |
2019
37% |
2020
20% |
2021
20% |
2022
22% |
2023
66% |
Unidades da federação
Rio Grande do Norte |
2013
1% |
2014
1% |
2015
0% |
2016
0% |
2017
6% |
2018
11% |
2019
18% |
2020
20% |
2021
15% |
2022
19% |
2023
24% |
Unidades da federação
Sergipe |
2013
4% |
2014
4% |
2015
5% |
2016
6% |
2017
11% |
2018
23% |
2019
29% |
2020
30% |
2021
35% |
2022
42% |
2023
46% |
Unidades da federação
Sudeste |
|||||||||||
Unidades da federação
Espírito Santo |
2013
3% |
2014
4% |
2015
4% |
2016
6% |
2017
10% |
2018
14% |
2019
15% |
2020
21% |
2021
26% |
2022
37% |
2023
43% |
Unidades da federação
Minas Gerais |
2013
4% |
2014
2% |
2015
2% |
2016
2% |
2017
2% |
2018
4% |
2019
3% |
2020
11% |
2021
18% |
2022
48% |
2023
29% |
Unidades da federação
Rio de Janeiro |
2013
10% |
2014
11% |
2015
11% |
2016
12% |
2017
12% |
2018
15% |
2019
21% |
2020
24% |
2021
23% |
2022
24% |
2023
23% |
Unidades da federação
São Paulo |
2013
3% |
2014
6% |
2015
8% |
2016
9% |
2017
10% |
2018
11% |
2019
12% |
2020
17% |
2021
26% |
2022
43% |
2023
46% |
Unidades da federação
Sul |
|||||||||||
Unidades da federação
Paraná |
2013
2% |
2014
2% |
2015
2% |
2016
2% |
2017
3% |
2018
3% |
2019
3% |
2020
5% |
2021
5% |
2022
7% |
2023
12% |
Unidades da federação
Rio Grande do Sul |
2013
4% |
2014
5% |
2015
5% |
2016
4% |
2017
5% |
2018
5% |
2019
5% |
2020
5% |
2021
5% |
2022
6% |
2023
9% |
Unidades da federação
Santa Catarina |
2013
9% |
2014
11% |
2015
11% |
2016
12% |
2017
12% |
2018
13% |
2019
16% |
2020
17% |
2021
18% |
2022
22% |
2023
10% |
Unidades da federação
Centro-Oeste |
|||||||||||
Unidades da federação
Distrito Federal |
2013
2% |
2014
2% |
2015
3% |
2016
8% |
2017
9% |
2018
13% |
2019
11% |
2020
14% |
2021
17% |
2022
15% |
2023
9% |
Unidades da federação
Goiás |
2013
4% |
2014
6% |
2015
6% |
2016
7% |
2017
9% |
2018
12% |
2019
13% |
2020
15% |
2021
17% |
2022
27% |
2023
27% |
Unidades da federação
Mato Grosso |
2013
4% |
2014
3% |
2015
4% |
2016
6% |
2017
8% |
2018
12% |
2019
12% |
2020
11% |
2021
10% |
2022
10% |
2023
14% |
Unidades da federação
Mato Grosso do Sul |
2013
4% |
2014
4% |
2015
4% |
2016
3% |
2017
7% |
2018
7% |
2019
10% |
2020
15% |
2021
25% |
2022
34% |
2023
38% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Trajetória
Alunos do Ensino Médio com 2 ou mais anos de atraso na trajetória escolar (distorção idade-série) – por unidade da federação (em %)
Unidade da federação |
2013 |
2023 |
---|---|---|
Unidade da federação
Brasil |
2013
32,7 |
2023
21,6 |
Unidade da federação
Norte |
||
Unidade da federação
Amapá |
2013
40,2 |
2023
34,9 |
Unidade da federação
Acre |
2013
35,7 |
2023
28,0 |
Unidade da federação
Amazonas |
2013
48,8 |
2023
29,4 |
Unidade da federação
Pará |
2013
57,3 |
2023
34,7 |
Unidade da federação
Rondônia |
2013
33,0 |
2023
17,6 |
Unidade da federação
Roraima |
2013
29,9 |
2023
22,6 |
Unidade da federação
Tocantins |
2013
33,6 |
2023
21,1 |
Unidade da federação
Nordeste |
||
Unidade da federação
Alagoas |
2013
47,4 |
2023
26,1 |
Unidade da federação
Bahia |
2013
47,9 |
2023
35,7 |
Unidade da federação
Ceará |
2013
33,2 |
2023
15,2 |
Unidade da federação
Maranhão |
2013
42,4 |
2023
25,0 |
Unidade da federação
Paraíba |
2013
40,2 |
2023
28,3 |
Unidade da federação
Pernambuco |
2013
40,1 |
2023
20,3 |
Unidade da federação
Piauí |
2013
49,2 |
2023
28,4 |
Unidade da federação
Rio Grande do Norte |
2013
48,4 |
2023
39,1 |
Unidade da federação
Sergipe |
2013
50,7 |
2023
32,9 |
Unidade da federação
Sudeste |
||
Unidade da federação
Espírito Santo |
2013
29,6 |
2023
20,6 |
Unidade da federação
Minas Gerais |
2013
30,0 |
2023
17,1 |
Unidade da federação
Rio de Janeiro |
2013
38,6 |
2023
32,6 |
Unidade da federação
São Paulo |
2013
17,1 |
2023
11,8 |
Unidade da federação
Sul |
||
Unidade da federação
Paraná |
2013
24,3 |
2023
12,5 |
Unidade da federação
Rio Grande do Sul |
2013
31,2 |
2023
26,5 |
Unidade da federação
Santa Catarina |
2013
18,4 |
2023
21,9 |
Unidade da federação
Centro-Oeste |
||
Unidade da federação
Distrito Federal |
2013
33,7 |
2023
23,7 |
Unidade da federação
Goiás |
2013
30,8 |
2023
13,9 |
Unidade da federação
Mato Grosso |
2013
34,3 |
2023
17,7 |
Unidade da federação
Mato Grosso do Sul |
2013
35 |
2023
25,6 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Trajetória
Taxas de aprovação, reprovação e abandono do Ensino Médio – por unidade da federação (em %)
Unidade da federação |
2013 |
2023 |
||||
---|---|---|---|---|---|---|
Aprovação |
Reprovação |
Abandono |
Aprovação |
Reprovação |
Abandono |
|
Unidade da federação
Brasil |
2013
78,1 |
2023
12,7 |
Aprovação
9,2 |
Reprovação
90,5 |
Abandono
5,7 |
Aprovação
3,8 |
Unidade da federação
Norte |
||||||
Unidade da federação
Amapá |
2013
70,8 |
2023
13,7 |
Aprovação
15,5 |
Reprovação
85,5 |
Abandono
9,3 |
Aprovação
5,2 |
Unidade da federação
Acre |
2013
78,0 |
2023
11,5 |
Aprovação
10,5 |
Reprovação
87,2 |
Abandono
6,5 |
Aprovação
6,3 |
Unidade da federação
Amazonas |
2013
80,6 |
2023
7,0 |
Aprovação
12,4 |
Reprovação
89,3 |
Abandono
6,3 |
Aprovação
4,4 |
Unidade da federação
Pará |
2013
68,2 |
2023
13,6 |
Aprovação
18,2 |
Reprovação
98,8 |
Abandono
0,9 |
Aprovação
0,3 |
Unidade da federação
Rondônia |
2013
77,7 |
2023
11,0 |
Aprovação
11,3 |
Reprovação
90,7 |
Abandono
5,1 |
Aprovação
4,2 |
Unidade da federação
Roraima |
2013
75,3 |
2023
15,7 |
Aprovação
9,0 |
Reprovação
87,6 |
Abandono
7,9 |
Aprovação
4,5 |
Unidade da federação
Tocantins |
2013
78,8 |
2023
13,9 |
Aprovação
7,3 |
Reprovação
94,5 |
Abandono
3,6 |
Aprovação
1,9 |
Unidade da federação
Nordeste |
||||||
Unidade da federação
Alagoas |
2013
71,0 |
2023
11,7 |
Aprovação
17,3 |
Reprovação
93,4 |
Abandono
3,8 |
Aprovação
2,8 |
Unidade da federação
Bahia |
2013
75,8 |
2023
15,0 |
Aprovação
9,2 |
Reprovação
91,1 |
Abandono
3,6 |
Aprovação
5,3 |
Unidade da federação
Ceará |
2013
83,2 |
2023
7,2 |
Aprovação
9,6 |
Reprovação
96,8 |
Abandono
1,0 |
Aprovação
2,2 |
Unidade da federação
Maranhão |
2013
76,2 |
2023
12,3 |
Aprovação
11,5 |
Reprovação
92,3 |
Abandono
4,3 |
Aprovação
3,4 |
Unidade da federação
Paraíba |
2013
75,3 |
2023
9,8 |
Aprovação
14,9 |
Reprovação
84,2 |
Abandono
8,3 |
Aprovação
7,5 |
Unidade da federação
Pernambuco |
2013
83,7 |
2023
10,9 |
Aprovação
5,4 |
Reprovação
94,9 |
Abandono
4,2 |
Aprovação
0,9 |
Unidade da federação
Piauí |
2013
75,2 |
2023
9,7 |
Aprovação
15,1 |
Reprovação
96,5 |
Abandono
1,4 |
Aprovação
2,1 |
Unidade da federação
Rio Grande do Norte |
2013
71,5 |
2023
11,9 |
Aprovação
16,6 |
Reprovação
77,4 |
Abandono
13,5 |
Aprovação
9,1 |
Unidade da federação
Sergipe |
2013
69,0 |
2023
15,6 |
Aprovação
15,4 |
Reprovação
88,3 |
Abandono
8,7 |
Aprovação
3,0 |
Unidade da federação
Sudeste |
||||||
Unidade da federação
Espírito Santo |
2013
75,3 |
2023
16,4 |
Aprovação
8,3 |
Reprovação
95,2 |
Abandono
3,0 |
Aprovação
1,8 |
Unidade da federação
Minas Gerais |
2013
80,5 |
2023
10,2 |
Aprovação
9,3 |
Reprovação
86,8 |
Abandono
7,7 |
Aprovação
5,5 |
Unidade da federação
Rio de Janeiro |
2013
79,3 |
2023
13,6 |
Aprovação
7,1 |
Reprovação
80,8 |
Abandono
14,1 |
Aprovação
5,1 |
Unidade da federação
São Paulo |
2013
81,6 |
2023
12,8 |
Aprovação
5,6 |
Reprovação
92,4 |
Abandono
4,3 |
Aprovação
3,3 |
Unidade da federação
Sul |
||||||
Unidade da federação
Paraná |
2013
78,7 |
2023
14,0 |
Aprovação
7,3 |
Reprovação
96,3 |
Abandono
3,0 |
Aprovação
0,7 |
Unidade da federação
Rio Grande do Sul |
2013
73,6 |
2023
16,4 |
Aprovação
10,0 |
Reprovação
81,0 |
Abandono
10,6 |
Aprovação
8,4 |
Unidade da federação
Santa Catarina |
2013
76,6 |
2023
15,0 |
Aprovação
8,4 |
Reprovação
81,4 |
Abandono
13,6 |
Aprovação
5,0 |
Unidade da federação
Centro-Oeste |
||||||
Unidade da federação
Distrito Federal |
2013
74,4 |
2023
18,3 |
Aprovação
7,3 |
Reprovação
84,6 |
Abandono
11,6 |
Aprovação
3,8 |
Unidade da federação
Goiás |
2013
83,8 |
2023
9,1 |
Aprovação
7,1 |
Reprovação
97,9 |
Abandono
1,4 |
Aprovação
0,7 |
Unidade da federação
Mato Grosso |
2013
62,6 |
2023
22,9 |
Aprovação
14,5 |
Reprovação
96,2 |
Abandono
1,6 |
Aprovação
2,2 |
Unidade da federação
Mato Grosso do Sul |
2013
72,7 |
2023
16,7 |
Aprovação
10,6 |
Reprovação
86,5 |
Abandono
9,5 |
Aprovação
4,0 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Trajetória
Jovens de 19 anos que já concluíram o Ensino Médio – por unidade da federação (em %)
Unidade da federação |
2013 |
2023 |
---|---|---|
Unidade da federação
Brasil |
2013
52,9 |
2023
71,0 |
Unidade da federação
Norte |
||
Unidade da federação
Amapá |
2013
52,7 |
2023
66,0 |
Unidade da federação
Acre |
2013
57,0 |
2023
60,1 |
Unidade da federação
Amazonas |
2013
42,1 |
2023
66,0 |
Unidade da federação
Pará |
2013
36,1 |
2023
51,9 |
Unidade da federação
Rondônia |
2013
39,9 |
2023
63,5 |
Unidade da federação
Roraima |
2013
50,2 |
2023
66,9 |
Unidade da federação
Tocantins |
2013
48,2 |
2023 |