12 Infraestrutura Escolar

Embora, em 2023, mais de 94% das escolas públicas contassem com itens de infraestrutura básica como água potável e banheiro, quase 50% tinham bibliotecas e/ou salas de leitura, e um número ainda menor possuía acesso a uma velocidade adequada de internet: 30,4%. 

Não é possível falar de Educação Pública de qualidade sem infraestrutura mínima nas escolas: água potável, banheiro, energia elétrica, coleta de lixo, entre outros itens. Ao mesmo tempo, é preciso oferecer equipamentos de aprendizagem, como bibliotecas, e recursos de tecnologia que garantam aos alunos o desenvolvimento de competências integrais. 

Panorama da infraestrutura escolar brasileira

Os itens de infraestrutura básica estavam presentes em quase todas as escolas brasileiras, em 2023: água potável, banheiro, cozinha e energia da rede pública. A ausência de alguns deles é mais notada em estados como o Acre, onde somente 63,8% das escolas têm água potável, e Roraima, em que 72% das instituições de ensino têm banheiro.

Quando se trata de recursos tecnológicos, 39,2% das escolas possuem internet para uso dos alunos, contudo, apenas 30,4% com uma velocidade adequada de rede. Um percentual de 44,7% disponibiliza computador de mesa para uso dos alunos.

Em relação aos equipamentos de aprendizagem, os números são menores. Apenas 36,2% das instituições públicas contam com quadra de esportes, e 29,7% têm laboratório de Informática. Já os laboratórios de Ciências são oferecidos em apenas 10% dos estabelecimentos de ensino. No caso específico das bibliotecas, esse espaço está presente em somente 32% das instituições de Educação Infantil.

Infraestrutura básica

Escolas da rede pública que possuem itens de infraestrutura básica, em 2023 – Brasil (em %)

94,6 %

Água potável

96,9 %

Banheiro

96,5 %

Cozinha

96,3 %

Energia - rede pública

47,6 %

Esgoto - rede pública

78,3 %

Coleta de lixo

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Escolas da rede pública que possuem todos os itens de infraestrutura básica, por etapa da Educação Básica, em 2023 – Brasil (em %)

Educação Infantil

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Anos Finais do Ensino Fundamental

Ensino Médio

Água potável

94,10%

92,90%

94,20%

94,70%

Banheiro

96,50%

95,40%

96,50%

98,60%

Cozinha

97,00%

96,10%

96,80%

96,70%

Energia

95,20%

93,80%

94,20%

99,20%

Esgoto

40,80%

35,10%

45,30%

62,10%

Coleta de lixo

70,10%

66,00%

78,00%

93,90%

Reciclagem

11,30%

11,00%

13,50%

28,50%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Equipamentos para a aprendizagem

Escolas da rede pública que possuem itens de infraestrutura de equipamentos para a aprendizagem, em 2023 – Brasil (em %)

Equipamentos

Escolas

Biblioteca/Sala de leitura

48,3%

Quadra de esportes

36,2%

Laboratório de Informática

29,7%

Laboratório de Ciências

10,0%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Escolas da rede pública que possuem itens de infraestrutura dos equipamentos para a aprendizagem, por etapa da Educação Básica, em 2023 – Brasil (em %)

Educação Infantil

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Anos Finais do Ensino Fundamental

Ensino Médio

Biblioteca/Sala de leitura

32,0%

45,7%

68,4%

87,0%

Laboratório
////de Informática

13,5%

27,8%

47,7%

73,2%

Laboratório
////de Ciências

1,6%

5,3%

18,9%

44,7%

Quadra
////de esportes

20,0%

36,0%

57,9%

75,5%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Escolas da rede pública que possuem itens de infraestrutura dos equipamentos para a aprendizagem, por localização, em 2023 – Brasil (em %)

Item de infraestrutura

Urbana

Rural

Biblioteca∕
////Sala de leitura

61,9%

25,2%

Laboratório de
////Informática

40,0%

12,1%

Laboratório
////de Ciências

14,6%

2,3%

Quadra
////de esportes

47,6%

16,9%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Tecnologias na Educação

30,4 %

das escolas públicas possuem internet em velocidade adequada, segundo os dados do Medidor Educação Conectada.

Fonte:NIC.BR.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Mediante solicitação do Todos Pela Educação, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou, em 17/10/2024, uma planilha de dados em que acompanha a adequação da velocidade de conectividade das escolas brasileiras. Tenha acesso aqui a esse material.

Escolas da rede pública que possuem itens de tecnologia, em 2023 – Brasil (em %)

Item de tecnologia

Escolas

Internet

88,6%

Internet para
////uso administrativo

85,3%

Banda Larga

84,8%

Internet para uso
////na aprendizagem

62,1%

Projetor multimídia

61,4%

Computador de mesa
////para uso dos alunos

44,7%

Internet para
////uso dos alunos

39,2%

Computador portátil
////para uso dos alunos

38,1%

Velocidade adequada
////de internet

30,4%

Tablet para uso dos alunos

15,7%

Lousa digital

14,6%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar e NIC.BR.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

69

Considera-se apenas as escolas com medidor de velocidade adequada de 1mbps por aluno. Velocidade adequada (NIC.BR – 2024).

Escolas da rede pública que possuem itens de tecnologia por etapa, em 2023 – Brasil (em %)

Educação Infantil

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Anos Finais do Ensino Fundamental

Ensino Médio

Internet

82,9%

82,1%

84,3%

89,1%

Banda Larga

29,3%

36,0%

50,6%

62,7%

Internet para
////uso dos alunos

30,6%

42,0%

59,8%

82,9%

Internet para
////uso administrativo

51,6%

58,9%

75,8%

81,5%

Internet para uso
////na aprendizagem

80,8%

79,3%

89,1%

96,3%

Lousa digital

24,4%

39,1%

57,8%

78,9%

Projetor multimídia

55,9%

56,8%

67,0%

79,8%

Computador de mesa
////para uso dos alunos

85,1%

83,7%

91,0%

97,6%

Computador portátil
////para uso dos alunos

8,9%

13,6%

21,1%

30,2%

Tablet para
////uso dos alunos

11,5%

15,1%

20,1%

27,0%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

69

Considera-se apenas as escolas com medidor de velocidade adequada de 1mbps por aluno. Velocidade adequada (NIC.BR – 2024).

70

Os equipamentos para a aprendizagem considerados aqui são: biblioteca/sala de leitura, laboratório de informática, laboratório de ciências e quadra de esportes.

Nos estados

Infraestrutura básica

Escolas da rede pública que possuem todos os itens de infraestrutura básica, em 2023 – por unidade da federação (em %)

Unidade da federação

Água potável

Banheiro

Cozinha

Energia - rede pública

Esgoto - rede pública

Coleta de lixo

Unidade da federação

Brasil

Água potável

94,6

Banheiro

96,9

Cozinha

96,5

Energia - rede pública

96,3

Esgoto - rede pública

47,6

Coleta de lixo

78,3

Unidade da federação

Norte

Unidade da federação

Acre

Água potável

63,8

Banheiro

83,1

Cozinha

90,7

Energia - rede pública

60,8

Esgoto - rede pública

13,8

Coleta de lixo

35,3

Unidade da federação

Amapá

Água potável

85,5

Banheiro

95,7

Cozinha

95,8

Energia - rede pública

79,3

Esgoto - rede pública

8,1

Coleta de lixo

62,7

Unidade da federação

Amazonas

Água potável

91,7

Banheiro

81,4

Cozinha

83,2

Energia - rede pública

68,9

Esgoto - rede pública

7,3

Coleta de lixo

33,6

Unidade da federação

Pará

Água potável

78,7

Banheiro

85,9

Cozinha

95,3

Energia - rede pública

79,2

Esgoto - rede pública

7,4

Coleta de lixo

43,7

Unidade da federação

Rondônia

Água potável

98,1

Banheiro

97,0

Cozinha

96,5

Energia - rede pública

96,4

Esgoto - rede pública

12,0

Coleta de lixo

75,5

Unidade da federação

Roraima

Água potável

64,9

Banheiro

72,0

Cozinha

73,1

Energia - rede pública

74,2

Esgoto - rede pública

16,3

Coleta de lixo

40,2

Unidade da federação

Tocantins

Água potável

93,7

Banheiro

99,2

Cozinha

99,2

Energia - rede pública

98,7

Esgoto - rede pública

18,7

Coleta de lixo

79,1

Unidade da federação

Nordeste

Unidade da federação

Alagoas

Água potável

98,3

Banheiro

99,9

Cozinha

99,3

Energia - rede pública

100,0

Esgoto - rede pública

26,2

Coleta de lixo

81,0

Unidade da federação

Bahia

Água potável

88,4

Banheiro

97,6

Cozinha

95,3

Energia - rede pública

98,5

Esgoto - rede pública

38,0

Coleta de lixo

72,5

Unidade da federação

Ceará

Água potável

96,6

Banheiro

99,8

Cozinha

99,1

Energia - rede pública

99,9

Esgoto - rede pública

34,8

Coleta de lixo

84,8

Unidade da federação

Maranhão

Água potável

89,6

Banheiro

94,2

Cozinha

93,3

Energia - rede pública

98,8

Esgoto - rede pública

7,8

Coleta de lixo

40,5

Unidade da federação

Paraíba

Água potável

98,8

Banheiro

98,8

Cozinha

99,5

Energia - rede pública

99,8

Esgoto - rede pública

37,7

Coleta de lixo

72,7

Unidade da federação

Pernambuco

Água potável

96,4

Banheiro

98,9

Cozinha

98,3

Energia - rede pública

99,8

Esgoto - rede pública

44,2

Coleta de lixo

72,5

Unidade da federação

Piauí

Água potável

96,7

Banheiro

98,2

Cozinha

97,3

Energia - rede pública

98,8

Esgoto - rede pública

16,1

Coleta de lixo

68,4

Unidade da federação

Rio Grande do Norte

Água potável

98,5

Banheiro

99,9

Cozinha

99,6

Energia - rede pública

99,9

Esgoto - rede pública

31,9

Coleta de lixo

83,8

Unidade da federação

Sergipe

Água potável

99,2

Banheiro

99,9

Cozinha

99,7

Energia - rede pública

100,0

Esgoto - rede pública

39,2

Coleta de lixo

91,3

Unidade da federação

Sudeste

Unidade da federação

Espírito Santo

Água potável

99,7

Banheiro

99,7

Cozinha

99,4

Energia - rede pública

99,8

Esgoto - rede pública

65,8

Coleta de lixo

92,7

Unidade da federação

Minas Gerais

Água potável

99,0

Banheiro

99,6

Cozinha

99,2

Energia - rede pública

99,9

Esgoto - rede pública

75,9

Coleta de lixo

87,9

Unidade da federação

Rio de Janeiro

Água potável

98,4

Banheiro

99,9

Cozinha

98,6

Energia - rede pública

99,9

Esgoto - rede pública

83,3

Coleta de lixo

99,3

Unidade da federação

São Paulo

Água potável

99,6

Banheiro

99,2

Cozinha

96,9

Energia - rede pública

99,8

Esgoto - rede pública

92,7

Coleta de lixo

99,3

Unidade da federação

Sul

Unidade da federação

Paraná

Água potável

99,6

Banheiro

99,9

Cozinha

99,0

Energia - rede pública

99,8

Esgoto - rede pública

61,9

Coleta de lixo

96,9

Unidade da federação

Rio Grande do Sul

Água potável

97,0

Banheiro

99,4

Cozinha

94,8

Energia - rede pública

99,8

Esgoto - rede pública

54,9

Coleta de lixo

97,1

Unidade da federação

Santa Catarina

Água potável

98,9

Banheiro

99,7

Cozinha

96,8

Energia - rede pública

100,0

Esgoto - rede pública

53,4

Coleta de lixo

96,6

Unidade da federação

Centro-Oeste

Unidade da federação

Distrito Federal

Água potável

100,0

Banheiro

100,0

Cozinha

97,5

Energia - rede pública

100,0

Esgoto - rede pública

86,1

Coleta de lixo

100,0

Unidade da federação

Goiás

Água potável

99,8

Banheiro

99,9

Cozinha

99,9

Energia - rede pública

99,8

Esgoto - rede pública

50,7

Coleta de lixo

93,4

Unidade da federação

Mato Grosso

Água potável

99,0

Banheiro

98,0

Cozinha

97,5

Energia - rede pública

97,1

Esgoto - rede pública

26,0

Coleta de lixo

80,0

Unidade da federação

Mato Grosso do Sul

Água potável

95,9

Banheiro

99,9

Cozinha

99,5

Energia - rede pública

99,4

Esgoto - rede pública

52,1

Coleta de lixo

92,4

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Equipamentos para a aprendizagem

Escolas da rede pública que possuem todos os itens de infraestrutura de equipamentos para a aprendizagem, em 2023 – por unidade da federação (em %)

Unidade da federação

Biblioteca/
Sala de leitura

Laboratório de Informática

Laboratório de Ciências

Quadra de esportes

Unidade da federação

Brasil

Biblioteca/Sala de leitura

48,3

Laboratório de Informática

29,7

Laboratório de Ciências

10,0

Quadra de esportes

36,2

Unidade da federação

Norte

Unidade da federação

Acre

Biblioteca/Sala de leitura

19,1

Laboratório de Informática

8,2

Laboratório de Ciências

3,8

Quadra de esportes

10,4

Unidade da federação

Amapá

Biblioteca/Sala de leitura

41,1

Laboratório de Informática

13,1

Laboratório de Ciências

4,8

Quadra de esportes

20,3

Unidade da federação

Amazonas

Biblioteca/Sala de leitura

24,3

Laboratório de Informática

16,5

Laboratório de Ciências

5,0

Quadra de esportes

13,7

Unidade da federação

Pará

Biblioteca/Sala de leitura

27,7

Laboratório de Informática

13,7

Laboratório de Ciências

4,2

Quadra de esportes

18,7

Unidade da federação

Rondônia

Biblioteca/Sala de leitura

52,9

Laboratório de Informática

39,6

Laboratório de Ciências

15,6

Quadra de esportes

46,0

Unidade da federação

Roraima

Biblioteca/Sala de leitura

25,2

Laboratório de Informática

10,9

Laboratório de Ciências

7,1

Quadra de esportes

21,3

Unidade da federação

Tocantins

Biblioteca/Sala de leitura

49,8

Laboratório de Informática

18,9

Laboratório de Ciências

5,0

Quadra de esportes

38,4

Unidade da federação

Nordeste

Unidade da federação

Alagoas

Biblioteca/Sala de leitura

38,5

Laboratório de Informática

20,8

Laboratório de Ciências

10,1

Quadra de esportes

21,8

Unidade da federação

Bahia

Biblioteca/Sala de leitura

31,4

Laboratório de Informática

12,1

Laboratório de Ciências

3,1

Quadra de esportes

24,5

Unidade da federação

Ceará

Biblioteca/Sala de leitura

60,6

Laboratório de Informática

32,0

Laboratório de Ciências

13,6

Quadra de esportes

38,6

Unidade da federação

Maranhão

Biblioteca/Sala de leitura

20,2

Laboratório de Informática

8,4

Laboratório de Ciências

3,1

Quadra de esportes

9,6

Unidade da federação

Paraíba

Biblioteca/Sala de leitura

44,0

Laboratório de Informática

21,1

Laboratório de Ciências

8,3

Quadra de esportes

22,8

Unidade da federação

Pernambuco

Biblioteca/Sala de leitura

49,7

Laboratório de Informática

21,0

Laboratório de Ciências

10,0

Quadra de esportes

25,7

Unidade da federação

Piauí

Biblioteca/Sala de leitura

31,9

Laboratório de Informática

18,5

Laboratório de Ciências

4,5

Quadra de esportes

26,0

Unidade da federação

Rio Grande do Norte

Biblioteca/Sala de leitura

56,5

Laboratório de Informática

28,9

Laboratório de Ciências

9,8

Quadra de esportes

19,8

Unidade da federação

Sergipe

Biblioteca/Sala de leitura

33,4

Laboratório de Informática

23,0

Laboratório de Ciências

6,3

Quadra de esportes

22,9

Unidade da federação

Sudeste

Unidade da federação

Espírito Santo

Biblioteca/Sala de leitura

49,2

Laboratório de Informática

29,2

Laboratório de Ciências

14,4

Quadra de esportes

39,1

Unidade da federação

Minas Gerais

Biblioteca/Sala de leitura

69,4

Laboratório de Informática

45,0

Laboratório de Ciências

12,8

Quadra de esportes

49,0

Unidade da federação

Rio de Janeiro

Biblioteca/Sala de leitura

70,4

Laboratório de Informática

39,1

Laboratório de Ciências

15,9

Quadra de esportes

47,3

Unidade da federação

São Paulo

Biblioteca/Sala de leitura

53,7

Laboratório de Informática

45,0

Laboratório de Ciências

9,1

Quadra de esportes

54,1

Unidade da federação

Sul

Unidade da federação

Paraná

Biblioteca/Sala de leitura

61,9

Laboratório de Informática

43,8

Laboratório de Ciências

22,6

Quadra de esportes

57,5

Unidade da federação

Rio Grande do Sul

Biblioteca/Sala de leitura

71,7

Laboratório de Informática

45,5

Laboratório de Ciências

22,4

Quadra de esportes

46,1

Unidade da federação

Santa Catarina

Biblioteca/Sala de leitura

55,3

Laboratório de Informática

37,6

Laboratório de Ciências

11,6

Quadra de esportes

48,1

Unidade da federação

Centro-Oeste

Unidade da federação

Distrito Federal

Biblioteca/Sala de leitura

88,6

Laboratório de Informática

53,6

Laboratório de Ciências

16,0

Quadra de esportes

72,6

Unidade da federação

Goiás

Biblioteca/Sala de leitura

63,2

Laboratório de Informática

40,1

Laboratório de Ciências

11,8

Quadra de esportes

47,7

Unidade da federação

Mato Grosso

Biblioteca/Sala de leitura

54,9

Laboratório de Informática

30,6

Laboratório de Ciências

9,0

Quadra de esportes

49,4

Unidade da federação

Mato Grosso do Sul

Biblioteca/Sala de leitura

49,5

Laboratório de Informática

49,9

Laboratório de Ciências

15,5

Quadra de esportes

62,0

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Itens de tecnologia

Escolas da rede pública que possuem itens de tecnologia, em 2023 – por unidade da federação (em %)

Unidade da federação

Internet

Banda Larga

Internet para uso dos alunos

Internet para uso adm.

Internet para uso na aprendizagem

Lousa digital

Projetor multimídia

Computador de mesa para uso dos alunos

Computador portátil para uso dos alunos

Tablet para uso dos alunos

Unidade da federação

Brasil

Internet

88,6

Banda Larga

84,8

Internet para uso dos alunos

39,2

Internet para uso adm.

85,3

Internet para uso na aprendizagem

62,1

Lousa digital

14,6

Projetor multimídia

61,4

Computador de mesa para uso dos alunos

44,7

Computador portátil para uso dos alunos

38,1

Tablet para uso dos alunos

15,7

Unidade da federação

Norte

Unidade da federação

Acre

Internet

45,5

Banda Larga

71,2

Internet para uso dos alunos

14,0

Internet para uso adm.

39,0

Internet para uso na aprendizagem

22,0

Lousa digital

4,0

Projetor multimídia

34,1

Computador de mesa para uso dos alunos

18,4

Computador portátil para uso dos alunos

15,2

Tablet para uso dos alunos

4,2

Unidade da federação

Amapá

Internet

61,7

Banda Larga

65,8

Internet para uso dos alunos

15,0

Internet para uso adm.

59,8

Internet para uso na aprendizagem

26,1

Lousa digital

11,6

Projetor multimídia

41,4

Computador de mesa para uso dos alunos

28,6

Computador portátil para uso dos alunos

14,2

Tablet para uso dos alunos

2,3

Unidade da federação

Amazonas

Internet

51,1

Banda Larga

71,0

Internet para uso dos alunos

16,7

Internet para uso adm.

43,8

Internet para uso na aprendizagem

28,6

Lousa digital

1,2

Projetor multimídia

33,4

Computador de mesa para uso dos alunos

23,2

Computador portátil para uso dos alunos

11,5

Tablet para uso dos alunos

9,7

Unidade da federação

Pará

Internet

65,6

Banda Larga

78,0

Internet para uso dos alunos

23,4

Internet para uso adm.

61,7

Internet para uso na aprendizagem

24,9

Lousa digital

1,9

Projetor multimídia

37,5

Computador de mesa para uso dos alunos

23,4

Computador portátil para uso dos alunos

7,5

Tablet para uso dos alunos

1,6

Unidade da federação

Rondônia

Internet

91,9

Banda Larga

76,8

Internet para uso dos alunos

47,1

Internet para uso adm.

87,5

Internet para uso na aprendizagem

70,0

Lousa digital

22,6

Projetor multimídia

77,4

Computador de mesa para uso dos alunos

55,1

Computador portátil para uso dos alunos

38,0

Tablet para uso dos alunos

11,7

Unidade da federação

Roraima

Internet

59,1

Banda Larga

66,3

Internet para uso dos alunos

25,0

Internet para uso adm.

55,9

Internet para uso na aprendizagem

30,8

Lousa digital

12,1

Projetor multimídia

38,0

Computador de mesa para uso dos alunos

20,9

Computador portátil para uso dos alunos

18,1

Tablet para uso dos alunos

14,1

Unidade da federação

Tocantins

Internet

94,1

Banda Larga

91,9

Internet para uso dos alunos

44,5

Internet para uso adm.

91,8

Internet para uso na aprendizagem

73,9

Lousa digital

12,4

Projetor multimídia

74,3

Computador de mesa para uso dos alunos

39,1

Computador portátil para uso dos alunos

26,8

Tablet para uso dos alunos

4,6

Unidade da federação

Nordeste

Unidade da federação

Alagoas

Internet

91,8

Banda Larga

89,2

Internet para uso dos alunos

32,6

Internet para uso adm.

85,5

Internet para uso na aprendizagem

59,2

Lousa digital

7,0

Projetor multimídia

60,5

Computador de mesa para uso dos alunos

35,6

Computador portátil para uso dos alunos

36,9

Tablet para uso dos alunos

5,7

Unidade da federação

Bahia

Internet

88,1

Banda Larga

74,7

Internet para uso dos alunos

29,7

Internet para uso adm.

82,7

Internet para uso na aprendizagem

52,1

Lousa digital

5,1

Projetor multimídia

55,5

Computador de mesa para uso dos alunos

36,6

Computador portátil para uso dos alunos

30,6

Tablet para uso dos alunos

8,7

Unidade da federação

Ceará

Internet

97,2

Banda Larga

81,7

Internet para uso dos alunos

40,7

Internet para uso adm.

95,0

Internet para uso na aprendizagem

67,8

Lousa digital

16,5

Projetor multimídia

80,2

Computador de mesa para uso dos alunos

47,6

Computador portátil para uso dos alunos

50,4

Tablet para uso dos alunos

20,0

Unidade da federação

Maranhão

Internet

71,9

Banda Larga

79,2

Internet para uso dos alunos

21,0

Internet para uso adm.

67,5

Internet para uso na aprendizagem

33,8

Lousa digital

2,4

Projetor multimídia

35,6

Computador de mesa para uso dos alunos

24,6

Computador portátil para uso dos alunos

20,0

Tablet para uso dos alunos

4,4

Unidade da federação

Paraíba

Internet

90,3

Banda Larga

86,8

Internet para uso dos alunos

35,5

Internet para uso adm.

85,6

Internet para uso na aprendizagem

49,9

Lousa digital

6,4

Projetor multimídia

56,0

Computador de mesa para uso dos alunos

50,5

Computador portátil para uso dos alunos

36,7

Tablet para uso dos alunos

9,6

Unidade da federação

Pernambuco

Internet

89,8

Banda Larga

84,2

Internet para uso dos alunos

36,6

Internet para uso adm.

81,8

Internet para uso na aprendizagem

63,2

Lousa digital

12,3

Projetor multimídia

66,1

Computador de mesa para uso dos alunos

36,0

Computador portátil para uso dos alunos

33,0

Tablet para uso dos alunos

17,6

Unidade da federação

Piauí

Internet

90,2

Banda Larga

82,5

Internet para uso dos alunos

33,9

Internet para uso adm.

86,3

Internet para uso na aprendizagem

54,1

Lousa digital

8,1

Projetor multimídia

59,4

Computador de mesa para uso dos alunos

44,3

Computador portátil para uso dos alunos

35,4

Tablet para uso dos alunos

13,7

Unidade da federação

Rio Grande
do Norte

Internet

93,5

Banda Larga

76,5

Internet para uso dos alunos

41,5

Internet para uso adm.

87,2

Internet para uso na aprendizagem

59,7

Lousa digital

12,2

Projetor multimídia

70,4

Computador de mesa para uso dos alunos

49,8

Computador portátil para uso dos alunos

46,1

Tablet para uso dos alunos

13,2

Unidade da federação

Sergipe

Internet

95,2

Banda Larga

92,6

Internet para uso dos alunos

50,3

Internet para uso adm.

92,7

Internet para uso na aprendizagem

60,4

Lousa digital

10,1

Projetor multimídia

65,9

Computador de mesa para uso dos alunos

41,3

Computador portátil para uso dos alunos

52,5

Tablet para uso dos alunos

40,7

Unidade da federação

Sudeste

Unidade da federação

Espírito Santo

Internet

94,1

Banda Larga

86,8

Internet para uso dos alunos

41,4

Internet para uso adm.

91,2

Internet para uso na aprendizagem

72,6

Lousa digital

14,1

Projetor multimídia

75,8

Computador de mesa para uso dos alunos

42,4

Computador portátil para uso dos alunos

45,9

Tablet para uso dos alunos

14,1

Unidade da federação

Minas Gerais

Internet

93,7

Banda Larga

91,5

Internet para uso dos alunos

44,6

Internet para uso adm.

90,9

Internet para uso na aprendizagem

62,2

Lousa digital

24,2

Projetor multimídia

74,8

Computador de mesa para uso dos alunos

58,5

Computador portátil para uso dos alunos

41,7

Tablet para uso dos alunos

15,9

Unidade da federação

Rio de Janeiro

Internet

96,2

Banda Larga

96,1

Internet para uso dos alunos

38,1

Internet para uso adm.

95,5

Internet para uso na aprendizagem

58,4

Lousa digital

17,6

Projetor multimídia

80,7

Computador de mesa para uso dos alunos

52,9

Computador portátil para uso dos alunos

52,7

Tablet para uso dos alunos

17,6

Unidade da federação

São Paulo

Internet

97,8

Banda Larga

95,1

Internet para uso dos alunos

52,4

Internet para uso adm.

97,2

Internet para uso na aprendizagem

89,7

Lousa digital

25,1

Projetor multimídia

46,4

Computador de mesa para uso dos alunos

50,1

Computador portátil para uso dos alunos

43,9

Tablet para uso dos alunos

29,1

Unidade da federação

Sul

Unidade da federação

Paraná

Internet

99,1

Banda Larga

75,8

Internet para uso dos alunos

50,1

Internet para uso adm.

96,8

Internet para uso na aprendizagem

87,4

Lousa digital

3,9

Projetor multimídia

81,9

Computador de mesa para uso dos alunos

64,6

Computador portátil para uso dos alunos

55,6

Tablet para uso dos alunos

22,7

Unidade da federação

Rio Grande
do Sul

Internet

98,4

Banda Larga

80,1

Internet para uso dos alunos

61,0

Internet para uso adm.

97,3

Internet para uso na aprendizagem

81,8

Lousa digital

24,4

Projetor multimídia

82,4

Computador de mesa para uso dos alunos

64,4

Computador portátil para uso dos alunos

63,3

Tablet para uso dos alunos

16,5

Unidade da federação

Santa Catarina

Internet

99,0

Banda Larga

89,1

Internet para uso dos alunos

48,8

Internet para uso adm.

96,2

Internet para uso na aprendizagem

85,0

Lousa digital

37,5

Projetor multimídia

80,2

Computador de mesa para uso dos alunos

50,5

Computador portátil para uso dos alunos

49,6

Tablet para uso dos alunos

37,2

Unidade da federação

Centro-Oeste

Unidade da federação

Distrito Federal

Internet

99,0

Banda Larga

97,6

Internet para uso dos alunos

39,8

Internet para uso adm.

97,9

Internet para uso na aprendizagem

59,8

Lousa digital

28,6

Projetor multimídia

97,3

Computador de mesa para uso dos alunos

64,4

Computador portátil para uso dos alunos

36,0

Tablet para uso dos alunos

17,3

Unidade da federação

Goiás

Internet

99,3

Banda Larga

92,0

Internet para uso dos alunos

48,1

Internet para uso adm.

98,5

Internet para uso na aprendizagem

80,5

Lousa digital

28,3

Projetor multimídia

80,6

Computador de mesa para uso dos alunos

54,2

Computador portátil para uso dos alunos

52,9

Tablet para uso dos alunos

12,5

Unidade da federação

Mato Grosso

Internet

95,9

Banda Larga

75,7

Internet para uso dos alunos

48,3

Internet para uso adm.

93,9

Internet para uso na aprendizagem

80,1

Lousa digital

26,2

Projetor multimídia

80,9

Computador de mesa para uso dos alunos

52,2

Computador portátil para uso dos alunos

48,3

Tablet para uso dos alunos

10,7

Unidade da federação

Mato Grosso
do Sul

Internet

99,5

Banda Larga

90,6

Internet para uso dos alunos

50,5

Internet para uso adm.

98,4

Internet para uso na aprendizagem

76,4

Lousa digital

29,8

Projetor multimídia

83,0

Computador de mesa para uso dos alunos

65,1

Computador portátil para uso dos alunos

45,1

Tablet para uso dos alunos

14,8

Fonte:NIC.BR.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

69

Considera-se apenas as escolas com medidor de velocidade adequada de 1mbps por aluno. Velocidade adequada (NIC.BR – 2024).

Opinião

Tecnologia na Educação: potenciais para o avanço na qualidade e equidade

Após a pandemia de Covid-19, o uso de tecnologia nos espaços escolares se tornou essencial para a aplicação de ferramentas pedagógicas para o ensino remoto e de intervenções pedagógicas mais eficazes no retorno das aulas presenciais. Nesse contexto, a tecnologia também é fundamental para a melhoria da gestão desses espaços. Com a utilização de sistemas de gestão e o monitoramento qualificado de dados educacionais, é possível otimizar a alocação de professores, a distribuição de estudantes e subsidiar as decisões dos gestores para o uso estratégico de recursos para reforma, ampliação de infraestrutura e compra de equipamentos.

A digitalização de processos educacionais, como matrículas, controle de frequência e notas e a padronização dos dados educacionais permite que gestores identifiquem e atendam rapidamente às necessidades dos estudantes e da comunidade escolar. Uma vez garantido o acesso e o acompanhamento das trajetórias escolares dos estudantes, é necessário oferecer condições para o uso dos espaços pedagógicos com qualidade e flexibilidade para alunos e professores, com internet de alta velocidade e disponibilização de dispositivos. De acordo com o Censo Escolar 2023, 62,1% das escolas públicas têm acesso à internet para ensino, e 42,1%1 possuem dispositivos pedagógicos. Sem as condições adequadas, a integração tecnológica nas escolas é comprometida e o potencial da tecnologia para apoio à aprendizagem não é plenamente desenvolvido.

Onde os desafios de conectividade e equipamentos já foram superados, é necessário ainda a implementação de políticas de formação e desenvolvimento de competências digitais dos professores para o uso qualificado das ferramentas disponíveis e para a promoção de processos de ensino-aprendizagem mais dinâmicos e alinhados ao currículo e às necessidades da sociedade digital.

A integração tecnológica na Educação Pública é um imperativo para que o sistema educacional enfrente os desafios do século XXI. Investimentos contínuos em infraestrutura, ferramentas digitais e formação docente são fundamentais para que o ensino brasileiro avance na redução das desigualdades educacionais. 

Izabella Cavalcante

Gerente de Articulação e Fomento a Políticas Públicas do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb)

Julia Sant’Anna

Diretora-executiva do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb)

1. Média do percentual de escolas, por etapa de ensino, que disponibilizam desktop - Aluno; Computador Portátil; Tablet - Aluno.

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