3 Anos Finais do Ensino Fundamental
O Ideb dos Anos Finais do Ensino Fundamental caiu em 2023, em comparação a 2021; além disso, as crianças estão aprendendo menos: o indicador de aprendizagem teve uma redução importante.
Os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) abrangem os alunos de 11 a 14 anos. Essa etapa é crítica para a Educação, pois corresponde a um período de mudanças significativas para os estudantes, que entram na adolescência, ao mesmo tempo que enfrentam um contexto escolar novo e mais complexo. Também é o momento da trajetória escolar em que mais alunos começam a ter resultados abaixo do esperado.
Panorama dos Anos Finais do Ensino Fundamental
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, o Ideb de 2023 da rede pública foi de 4,7, frente a 4,6 em 2019. Isso graças a uma redução no indicador de aprendizagem (5,21 para 5,10) e aumento no indicador de fluxo (0,89 para 0,93). Apenas seis estados evoluíram no indicador de aprendizagem dos estudantes, sendo os maiores avanços no Amapá, Alagoas e Pará. Por outro lado, os que mais retrocederam foram Mato Grosso do Sul, Rondônia e Minas Gerais.
A taxa líquida de matrícula para os Anos Finais foi de 97,7%, significando que praticamente todas as crianças e jovens de 11 a 14 anos estão matriculados nessa etapa. É o maior percentual da série histórica analisada. Considerados os quintis de renda e localização, houve crescimento ao longo dos anos, chegando aos maiores patamares da série – em especial dos mais pobres (aumento de 18,7 pontos percentuais) e na zona rural (aumento de 19,6 pontos percentuais).
Além disso, a taxa de distorção idade-série diminuiu ao longo dos anos, chegando a 19,3% em 2023 — era de 30,7%, em 2013. Situação semelhante foi registrada na taxa de abandono (1,4%, em 2023) e na taxa de reprovação (5,4%). Já a proporção dos jovens de 16 anos que concluíram a etapa cresceu de forma consistente, chegando a 84,6%.
Apesar do acesso e da trajetória terem melhorado ao longo dos anos, a aprendizagem não seguiu o mesmo ritmo de crescimento. Em 2019, só 14,5% dos jovens tinham aprendizagem adequada em Matemática e em Língua Portuguesa.
Todos os estados apresentaram crescimento nesse indicador, embora alguns em menor proporção, como o Amapá, que passou de 1,7% dos alunos com aprendizagem adequada em Matemática e em Língua Portuguesa, em 2013, para 3,7%, em 2019. Outros estados, como o Ceará, tiveram um aumento mais expressivo, subindo de 7,1% para 20,2%, no mesmo período.
Veja o artigo Adolescências que não podem mais ser esquecidas de Patricia Mota GuedesAcesso - todas as redes
Matrículas nos Anos Finais
Crianças e jovens de 11 a 14 anos que frequentam a escola – Brasil (em %)
Ano |
Percentual |
---|---|
2013 |
98,1 |
2014 |
98,1 |
2015 |
98,3 |
2016 |
98,8 |
2017 |
99,0 |
2018 |
98,9 |
2019 |
98,9 |
2020 |
99,3 |
2021 |
99,3 |
2022 |
99,4 |
2023 |
99,3 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
2
Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.
Matrículas nos Anos Finais
Crianças e jovens de 11 a 14 anos que estão matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental – Brasil (em %)
Ano |
Percentual |
---|---|
2013 |
84,7 |
2014 |
86,3 |
2015 |
87,5 |
2016 |
87,5 |
2017 |
88,6 |
2018 |
96,3 |
2019 |
96,4 |
2020 |
97,3 |
2021 |
97,0 |
2022 |
97,4 |
2023 |
97,7 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
2
Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.
Desigualdade socioeconômica
Crianças e jovens de 11 a 14 anos que estão matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental, por quintis de renda – Brasil (em %)
Ano |
20% mais pobres |
20% mais ricos |
---|---|---|
2013 |
78,0 |
83,9 |
2014 |
79,4 |
85,5 |
2015 |
81,7 |
86,9 |
2016 |
81,4 |
86,8 |
2017 |
83,1 |
87,9 |
2018 |
94,2 |
96,0 |
2019 |
94,2 |
96,2 |
2020 |
95,9 |
97,2 |
2021 |
95,3 |
96,7 |
2022 |
95,9 |
97,3 |
2023 |
96,7 |
97,6 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
2
Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.
Desigualdade regional
Crianças e jovens de 11 a 14 anos que estão matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental, por localidade – Brasil (em %)
Ano |
Rural |
Urbana |
---|---|---|
2013 |
76,2 |
86,7 |
2014 |
78,7 |
88,0 |
2015 |
80,9 |
89,0 |
2016 |
81,7 |
88,7 |
2017 |
82,8 |
89,8 |
2018 |
93,5 |
96,9 |
2019 |
93,8 |
97,0 |
2020 |
95,5 |
97,7 |
2021 |
95,4 |
97,3 |
2022 |
96,5 |
97,6 |
2023 |
95,8 |
98,1 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
2
Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.
Educação Integral
Matrículas nos Anos Finais do Ensino Fundamental em tempo integral na rede pública – Brasil (em %)
ano |
Anos Finais do Ensino Fundamental |
---|---|
2013 |
10% |
2014 |
15% |
2015 |
16% |
2016 |
9% |
2017 |
14% |
2018 |
10% |
2019 |
11% |
2020 |
8% |
2021 |
10% |
2022 |
16% |
2023 |
19% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Educação Integral
Escolas que oferecem os Anos Finais do Ensino Fundamental em tempo integral na rede pública – Brasil (em %)
ano |
|
---|---|
2013 |
18% |
2014 |
28% |
2015 |
29% |
2016 |
14% |
2017 |
23% |
2018 |
15% |
2019 |
18% |
2020 |
10% |
2021 |
13% |
2022 |
18% |
2023 |
22% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Consideram-se, em tempo integral, as matrículas que estão em turmas com 7 ou mais horas diárias de duração e as que estão em turmas com carga horária menor, mas que somada com o tempo de Atividade Complementar atinja as 7 horas ou mais, ou também 35 horas de aulas semanais. Já as escolas contabilizadas possuíam, pelo menos, 25% das matrículas na etapa em tempo integral.
Trajetória
Fluxo
Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental com 2 ou mais anos de atraso na trajetória escolar (distorção idade-série) – Brasil (em %)
Ano |
Percentual |
---|---|
2013 |
30,7 |
2014 |
30,6 |
2015 |
30,1 |
2016 |
29,7 |
2017 |
29,3 |
2018 |
27,9 |
2019 |
26,5 |
2020 |
25,7 |
2021 |
23,8 |
2022 |
21,0 |
2023 |
19,3 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração: Todos Pela Educação.
Taxas de rendimento
Taxas de aprovação, reprovação e abandono dos Anos Finais do Ensino Fundamental – Brasil (em %)
Ano |
Aprovação |
Reprovação |
Abandono |
---|---|---|---|
2013 |
83,7 |
12,3 |
4,0 |
2014 |
83,2 |
12,7 |
4,1 |
2015 |
84,1 |
12,2 |
3,7 |
2016 |
83,8 |
12,7 |
3,5 |
2017 |
85,5 |
11,3 |
3,2 |
2018 |
86,5 |
10,7 |
2,8 |
2019 |
88,6 |
9,2 |
2,2 |
2020 |
97,7 |
1,1 |
1,2 |
2021 |
95,2 |
2,7 |
2,1 |
2022 |
91,0 |
6,8 |
2,2 |
2023 |
93,2 |
5,4 |
1,4 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Conclusão
Jovens de 16 anos que já concluíram o Ensino Fundamental, em todas as redes – Brasil (em %)
Ano |
Percentual |
---|---|
2013 |
71,5 |
2014 |
73,4 |
2015 |
74,7 |
2016 |
74,8 |
2017 |
75,8 |
2018 |
75,8 |
2019 |
78,4 |
2020 |
82,1 |
2021 |
81,5 |
2022 |
83,1 |
2023 |
84,6 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
2
Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.
Desigualdade socioeconômica
Jovens de 16 anos que já concluíram o Ensino Fundamental, em todas as redes, por quintis de renda – Brasil (em %)
Ano |
20% mais pobres |
20% mais ricos |
---|---|---|
2013 |
57,6 |
69,8 |
2014 |
59,7 |
71,5 |
2015 |
61,8 |
73,0 |
2016 |
63,4 |
73,0 |
2017 |
64,3 |
74,3 |
2018 |
64,5 |
74,3 |
2019 |
67,4 |
77,3 |
2020 |
74,0 |
81,1 |
2021 |
73,5 |
80,0 |
2022 |
75,2 |
82,1 |
2023 |
76,8 |
83,6 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
2
Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.
Desigualdade regional
Jovens de 16 anos que já concluíram o Ensino Fundamental, em todas as redes, por localidade – Brasil (em %)
Ano |
Rural |
Urbana |
---|---|---|
2013 |
58,2 |
74,5 |
2014 |
59,8 |
76,1 |
2015 |
61,0 |
77,5 |
2016 |
62,8 |
77,4 |
2017 |
65,2 |
77,8 |
2018 |
66,1 |
77,8 |
2019 |
67,5 |
80,7 |
2020 |
73,3 |
83,7 |
2021 |
72,3 |
83,3 |
2022 |
75,1 |
84,6 |
2023 |
76,4 |
85,9 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
2
Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.
Aprendizagem - Rede Pública
9º ano
Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática, no 9º ano do Ensino Fundamental – Brasil (em %)
|
Língua Portuguesa e Matemática |
Língua Portuguesa |
Matemática |
---|---|---|---|
2013 |
7,9 |
23,6 |
11,2 |
2015 |
9,5 |
28,7 |
13,2 |
2017 |
12,2 |
33,7 |
15,5 |
2019 |
14,5 |
35,9 |
18,4 |
2021 |
12,3 |
34,9 |
15,3 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
7
Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.
8
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
Desigualdade regional
Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática, no 9º ano do Ensino Fundamental, por localidade – Brasil (em %)
Rural
|
Língua Portuguesa e Matemática |
Língua Portuguesa |
Matemática |
---|---|---|---|
2013 |
3,9 |
13,5 |
6,5 |
2015 |
4,9 |
17,7 |
7,3 |
2017 |
6,7 |
21,0 |
9,2 |
2019 |
8,8 |
23,4 |
12,2 |
2021 |
7,1 |
21,8 |
9,6 |
Urbana
|
Língua Portuguesa e Matemática |
Língua Portuguesa |
Matemática |
---|---|---|---|
2013 |
8,4 |
24,7 |
11,7 |
2015 |
10,1 |
30,0 |
13,9 |
2017 |
12,9 |
35,4 |
16,3 |
2019 |
15,2 |
37,4 |
19,2 |
2021 |
12,9 |
36,6 |
16,0 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
7
Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.
8
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
Desigualdade socioeconômica
Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática, no 9º ano do Ensino Fundamental, por quintis de renda – Brasil (em %)
20% mais pobres
|
Língua Portuguesa e Matemática |
Língua Portuguesa |
Matemática |
---|---|---|---|
2013 |
2,9 |
12,5 |
4,8 |
2015 |
3,6 |
16,6 |
5,8 |
2017 |
4,8 |
19,5 |
6,8 |
2019 |
7,7 |
24,7 |
10,5 |
2021 |
6,3 |
23,7 |
8,5 |
20% mais ricos
|
Língua Portuguesa e Matemática |
Língua Portuguesa |
Matemática |
---|---|---|---|
2013 |
13,9 |
33,2 |
18,7 |
2015 |
16,5 |
38,9 |
21,8 |
2017 |
21,1 |
45,7 |
25,9 |
2019 |
22,8 |
46,1 |
28,2 |
2021 |
20,3 |
46,0 |
24,6 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
7
Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.
8
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
Qualidade da Educação - Rede Pública
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - Rede Pública
Ideb dos Anos Finais do Ensino Fundamental – Brasil
|
Resultado |
Meta |
---|---|---|
2005 |
3,2 |
|
2007 |
3,5 |
3,3 |
2009 |
3,7 |
3,4 |
2011 |
3,9 |
3,7 |
2013 |
4 |
4,1 |
2015 |
4,2 |
4,5 |
2017 |
4,4 |
4,7 |
2019 |
4,6 |
5,0 |
2021 |
4,9 |
5,2 |
2023 |
4,7 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Ideb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
12
O Ideb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, dessa forma, as taxas de aprovação tornam a comparação impossível, uma vez que as redes de ensino lidaram de formas diferentes com a aprovação dos alunos durante a crise da Covid-19.
13
As metas foram estipuladas para o Ideb brasileiro até o ano de 2021, ou seja, 2023 foi o primeiro ano em que não possuímos uma meta para esse indicador.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - Rede Pública
Decomposição: indicadores de rendimento e aprendizagem do 9º ano do Ensino Fundamental – Brasil
Rendimento
|
Rendimento |
---|---|
2005 |
0,75 |
2007 |
0,78 |
2009 |
0,80 |
2011 |
0,82 |
2013 |
0,84 |
2015 |
0,84 |
2017 |
0,86 |
2019 |
0,89 |
2021 |
0,95 |
2023 |
0,93 |
Desempenho (Nota padronizada)
|
Desempenho |
---|---|
2005 |
4,28 |
2007 |
4,49 |
2009 |
4,67 |
2011 |
4,73 |
2013 |
4,72 |
2015 |
4,97 |
2017 |
5,10 |
2019 |
5,21 |
2021 |
5,12 |
2023 |
5,10 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Ideb.
Elaboração: Todos Pela Educação.
12
O Ideb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, dessa forma, as taxas de aprovação tornam a comparação impossível, uma vez que as redes de ensino lidaram de formas diferentes com a aprovação dos alunos durante a crise da Covid-19.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - Rede Pública
Desempenho médio do 9º ano do Ensino Fundamental (Nota Saeb) – Brasil
Matemática
|
Matemática |
---|---|
2005 |
231,62 |
2007 |
240,56 |
2009 |
241,78 |
2011 |
244,84 |
2013 |
243,79 |
2015 |
250,57 |
2017 |
251,97 |
2019 |
257,18 |
2021 |
252,04 |
2023 |
251,27 |
Língua Portuguesa
|
Língua Portuguesa |
---|---|
2005 |
225,42 |
2007 |
228,93 |
2009 |
238,68 |
2011 |
238,77 |
2013 |
239,39 |
2015 |
247,33 |
2017 |
253,77 |
2019 |
255,68 |
2021 |
254,88 |
2023 |
254,62 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
8
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
Nos municípios
Ideb médio do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipais, por faixas de investimento por aluno da Educação Básica, em 2023 – Brasil
Investimento por aluno |
Ideb 2023 |
Número de municípios |
---|---|---|
Até 10 mil |
4,4 |
908 |
Entre 10 e 12 mil |
4,5 |
920 |
Entre 12 e 14 mil |
4,7 |
571 |
Entre 14 e 16 mil |
4,9 |
334 |
Maior que 16 mil |
5,0 |
320 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb, Microdados do Censo Escolar e Siconfi/Finbra.
Elaboração:Todos Pela Educação.
14
Para o cálculo de investimento por aluno, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e demais subfunções da Educação, além da subfunção Transferências para a Educação Básica, e retiramos as despesas com a Educação Superior.
15
Para o cálculo, consideramos apenas os municípios que possuíam despesas empenhadas e pagas para os anos da análise.
16
Para o cálculo, consideramos o total de alunos na rede pública municipal acrescentado ao total de estudantes das redes privadas conveniadas a cada ente.
Nos municípios
Investimento por aluno da Educação Básica e Ideb do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipais, em 2023 – Brasil
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb, Microdados do Censo Escolar e Siconfi/Finbra.
Elaboração:Todos Pela Educação.
14
Para o cálculo de investimento por aluno, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e demais subfunções da Educação, além da subfunção Transferências para a Educação Básica, e retiramos as despesas com a Educação Superior.
15
Para o cálculo, consideramos apenas os municípios que possuíam despesas empenhadas e pagas para os anos da análise.
16
Para o cálculo, consideramos o total de alunos na rede pública municipal acrescentado ao total de estudantes das redes privadas conveniadas a cada ente.
19
Este gráfico só apresenta
municípios com estimativa de gasto por aluno anual de até
R$ 35 mil.
Nos municípios
Municípios cujas redes tiveram as maiores notas no Ideb 2023 do 9º ano do Ensino Fundamental, por faixa populacional – Brasil
Faixa populacional |
UF |
Município |
Ideb |
Gasto por aluno, em 2023 (em milhares R$) |
---|---|---|---|---|
Até 20.000 habitantes |
AL |
Santana do Mundaú |
9,3 |
8,1 |
CE |
Pires Ferreira |
9,2 |
9,7 |
|
CE |
Deputado Irapuan Pinheiro |
8,8 |
9,5 |
|
CE |
Catunda |
8,4 |
9,5 |
|
CE |
Ararendá |
8,3 |
13,2 |
|
De 20.001 a 50.000 habitantes |
CE |
Novo Oriente |
8,2 |
9,8 |
AL |
São José da Laje |
7,8 |
8,8 |
|
CE |
Jijoca de Jericoacoara |
7,8 |
9,9 |
|
CE |
Tamboril |
7,3 |
10,6 |
|
CE |
Independência |
7,3 |
13,3 |
|
De 50.001 a 100.000 habitantes |
AL |
Coruripe |
8,7 |
9,2 |
AL |
União dos Palmares |
8,4 |
10,1 |
|
CE |
Brejo Santo |
6,4 |
11,2 |
|
SP |
Lins |
6,3 |
19,4 |
|
SP |
Jaguariúna |
6,1 |
17,6 |
|
De 100.001 a 500.000 habitantes |
CE |
Sobral |
7,9 |
10,8 |
GO |
Rio Verde |
6,4 |
12,6 |
|
SP |
Mogi das Cruzes |
6,4 |
12,8 |
|
SP |
Poá |
6,2 |
11,0 |
|
SP |
Hortolândia |
6,1 |
14,7 |
|
Acima de 500.000 habitantes |
SC |
Joinville |
6,0 |
12,5 |
PI |
Teresina |
5,8 |
11,6 |
|
SP |
Sorocaba |
5,8 |
14,1 |
|
SP |
São José dos Campos |
5,8 |
12,8 |
|
PR |
Curitiba |
5,5 |
14,5 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb, Microdados do Censo Escolar e Siconfi/Finbra.
Elaboração:Todos Pela Educação.
14
Para o cálculo de investimento por aluno, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e demais subfunções da Educação, além da subfunção Transferências para a Educação Básica, e retiramos as despesas com a Educação Superior.
15
Para o cálculo, consideramos apenas os municípios que possuíam despesas empenhadas e pagas para os anos da análise.
16
Para o cálculo, consideramos o total de alunos na rede pública municipal acrescentado ao total de estudantes das redes privadas conveniadas a cada ente.
Nos estados
Acesso
Crianças e jovens de 11 a 14 anos que estão matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental – por unidade da federação (em %)
Unidade da federação |
2013 |
2023 |
---|---|---|
Unidade da federação
Brasil |
2013
98,1 |
2023
99,3 |
Unidade da federação
Norte |
||
Unidade da federação
Amapá |
2013
78,3 |
2023
98,1 |
Unidade da federação
Acre |
2013
80,0 |
2023
92,7 |
Unidade da federação
Amazonas |
2013
77,7 |
2023
97,3 |
Unidade da federação
Pará |
2013
75,1 |
2023
95,8 |
Unidade da federação
Rondônia |
2013
86,7 |
2023
97,7 |
Unidade da federação
Roraima |
2013
88,0 |
2023
94,1 |
Unidade da federação
Tocantins |
2013
86,1 |
2023
97,5 |
Unidade da federação
Nordeste |
||
Unidade da federação
Alagoas |
2013
79,2 |
2023
97,5 |
Unidade da federação
Bahia |
2013
75,7 |
2023
95,3 |
Unidade da federação
Ceará |
2013
85,5 |
2023
98,7 |
Unidade da federação
Maranhão |
2013
78,4 |
2023
97,1 |
Unidade da federação
Paraíba |
2013
81,6 |
2023
96,2 |
Unidade da federação
Pernambuco |
2013
78,5 |
2023
95,9 |
Unidade da federação
Piauí |
2013
79,2 |
2023
97,4 |
Unidade da federação
Rio Grande do Norte |
2013
77,8 |
2023
97,8 |
Unidade da federação
Sergipe |
2013
77,5 |
2023
95,8 |
Unidade da federação
Sudeste |
||
Unidade da federação
Espírito Santo |
2013
85,3 |
2023
98,3 |
Unidade da federação
Minas Gerais |
2013
89,6 |
2023
99,1 |
Unidade da federação
Rio de Janeiro |
2013
81,2 |
2023
96,9 |
Unidade da federação
São Paulo |
2013
91,2 |
2023
98,9 |
Unidade da federação
Sul |
||
Unidade da federação
Paraná |
2013
91,0 |
2023
98,3 |
Unidade da federação
Rio Grande do Sul |
2013
87,5 |
2023
98,6 |
Unidade da federação
Santa Catarina |
2013
92,2 |
2023
98,8 |
Unidade da federação
Centro-Oeste |
||
Unidade da federação
Distrito Federal |
2013
85,2 |
2023
99,0 |
Unidade da federação
Goiás |
2013
88,3 |
2023
98,5 |
Unidade da federação
Mato Grosso |
2013
92,3 |
2023
98,4 |
Unidade da federação
Mato Grosso do Sul |
2013
84,9 |
2023
97,8 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
2
Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.
Educação Integral
Matrículas nos Anos Finais do Ensino Fundamental em tempo integral na rede pública – por unidade da federação (em %)
Unidades da federação |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
2021 |
2022 |
2023 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Unidades da federação
Brasil |
2013
10% |
2014
15% |
2015
16% |
2016
9% |
2017
14% |
2018
10% |
2019
11% |
2020
8% |
2021
10% |
2022
16% |
2023
19% |
Unidades da federação
Norte |
|||||||||||
Unidades da federação
Acre |
2013
14% |
2014
14% |
2015
21% |
2016
12% |
2017
6% |
2018
4% |
2019
3% |
2020
2% |
2021
1% |
2022
4% |
2023
5% |
Unidades da federação
Amapá |
2013
10% |
2014
9% |
2015
10% |
2016
1% |
2017
2% |
2018
0% |
2019
1% |
2020
0% |
2021
0% |
2022
1% |
2023
3% |
Unidades da federação
Amazonas |
2013
13% |
2014
13% |
2015
20% |
2016
12% |
2017
17% |
2018
9% |
2019
11% |
2020
7% |
2021
6% |
2022
8% |
2023
10% |
Unidades da federação
Pará |
2013
8% |
2014
15% |
2015
18% |
2016
4% |
2017
10% |
2018
9% |
2019
9% |
2020
2% |
2021
3% |
2022
6% |
2023
9% |
Unidades da federação
Rondônia |
2013
21% |
2014
21% |
2015
28% |
2016
9% |
2017
6% |
2018
4% |
2019
4% |
2020
3% |
2021
3% |
2022
3% |
2023
4% |
Unidades da federação
Roraima |
2013
0% |
2014
2% |
2015
1% |
2016
5% |
2017
2% |
2018
1% |
2019
0% |
2020
0% |
2021
0% |
2022
2% |
2023
2% |
Unidades da federação
Tocantins |
2013
28% |
2014
39% |
2015
43% |
2016
20% |
2017
37% |
2018
19% |
2019
21% |
2020
13% |
2021
15% |
2022
21% |
2023
27% |
Unidades da federação
Nordeste |
|||||||||||
Unidades da federação
Alagoas |
2013
8% |
2014
16% |
2015
17% |
2016
6% |
2017
14% |
2018
15% |
2019
17% |
2020
14% |
2021
12% |
2022
17% |
2023
19% |
Unidades da federação
Bahia |
2013
13% |
2014
24% |
2015
30% |
2016
18% |
2017
26% |
2018
16% |
2019
15% |
2020
6% |
2021
7% |
2022
11% |
2023
17% |
Unidades da federação
Ceará |
2013
21% |
2014
33% |
2015
31% |
2016
12% |
2017
34% |
2018
23% |
2019
43% |
2020
28% |
2021
33% |
2022
40% |
2023
54% |
Unidades da federação
Maranhão |
2013
14% |
2014
27% |
2015
36% |
2016
13% |
2017
25% |
2018
26% |
2019
33% |
2020
15% |
2021
27% |
2022
41% |
2023
42% |
Unidades da federação
Paraíba |
2013
22% |
2014
38% |
2015
27% |
2016
10% |
2017
23% |
2018
17% |
2019
19% |
2020
11% |
2021
12% |
2022
15% |
2023
18% |
Unidades da federação
Pernambuco |
2013
15% |
2014
24% |
2015
22% |
2016
8% |
2017
20% |
2018
9% |
2019
15% |
2020
5% |
2021
6% |
2022
11% |
2023
16% |
Unidades da federação
Piauí |
2013
15% |
2014
24% |
2015
37% |
2016
20% |
2017
29% |
2018
28% |
2019
33% |
2020
19% |
2021
25% |
2022
39% |
2023
51% |
Unidades da federação
Rio Grande do Norte |
2013
26% |
2014
34% |
2015
30% |
2016
12% |
2017
22% |
2018
11% |
2019
15% |
2020
4% |
2021
4% |
2022
7% |
2023
11% |
Unidades da federação
Sergipe |
2013
11% |
2014
14% |
2015
12% |
2016
4% |
2017
11% |
2018
8% |
2019
6% |
2020
1% |
2021
4% |
2022
13% |
2023
16% |
Unidades da federação
Sudeste |
|||||||||||
Unidades da federação
Espírito Santo |
2013
8% |
2014
11% |
2015
12% |
2016
6% |
2017
6% |
2018
5% |
2019
6% |
2020
7% |
2021
11% |
2022
15% |
2023
17% |
Unidades da federação
Minas Gerais |
2013
8% |
2014
8% |
2015
8% |
2016
8% |
2017
9% |
2018
7% |
2019
4% |
2020
5% |
2021
4% |
2022
7% |
2023
7% |
Unidades da federação
Rio de Janeiro |
2013
15% |
2014
14% |
2015
9% |
2016
8% |
2017
13% |
2018
11% |
2019
11% |
2020
11% |
2021
12% |
2022
14% |
2023
17% |
Unidades da federação
São Paulo |
2013
4% |
2014
7% |
2015
10% |
2016
9% |
2017
9% |
2018
6% |
2019
6% |
2020
9% |
2021
17% |
2022
27% |
2023
31% |
Unidades da federação
Sul |
|||||||||||
Unidades da federação
Paraná |
2013
5% |
2014
6% |
2015
5% |
2016
4% |
2017
2% |
2018
1% |
2019
2% |
2020
3% |
2021
3% |
2022
5% |
2023
8% |
Unidades da federação
Rio Grande do Sul |
2013
11% |
2014
15% |
2015
14% |
2016
5% |
2017
9% |
2018
3% |
2019
4% |
2020
3% |
2021
2% |
2022
4% |
2023
5% |
Unidades da federação
Santa Catarina |
2013
4% |
2014
5% |
2015
6% |
2016
4% |
2017
5% |
2018
3% |
2019
3% |
2020
2% |
2021
2% |
2022
4% |
2023
4% |
Unidades da federação
Centro-Oeste |
|||||||||||
Unidades da federação
Distrito Federal |
2013
8% |
2014
8% |
2015
8% |
2016
7% |
2017
7% |
2018
6% |
2019
6% |
2020
6% |
2021
4% |
2022
7% |
2023
6% |
Unidades da federação
Goiás |
2013
13% |
2014
21% |
2015
8% |
2016
7% |
2017
13% |
2018
7% |
2019
9% |
2020
7% |
2021
8% |
2022
13% |
2023
11% |
Unidades da federação
Mato Grosso |
2013
14% |
2014
19% |
2015
18% |
2016
6% |
2017
8% |
2018
5% |
2019
6% |
2020
4% |
2021
3% |
2022
5% |
2023
19% |
Unidades da federação
Mato Grosso do Sul |
2013
6% |
2014
7% |
2015
5% |
2016
4% |
2017
5% |
2018
3% |
2019
4% |
2020
5% |
2021
8% |
2022
10% |
2023
12% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Educação Integral
Escolas que oferecem os Anos Finais do Ensino Fundamental em tempo integral na rede pública – por unidade da federação (em %)
Unidades da federação |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
2021 |
2022 |
2023 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Unidades da federação
Brasil |
2013
18% |
2014
28% |
2015
29% |
2016
14% |
2017
23% |
2018
15% |
2019
18% |
2020
10% |
2021
13% |
2022
18% |
2023
22% |
Unidades da federação
Norte |
|||||||||||
Unidades da federação
Acre |
2013
18% |
2014
20% |
2015
29% |
2016
16% |
2017
7% |
2018
4% |
2019
6% |
2020
5% |
2021
1% |
2022
1% |
2023
0% |
Unidades da federação
Amapá |
2013
15% |
2014
13% |
2015
13% |
2016
3% |
2017
3% |
2018
1% |
2019
0% |
2020
0% |
2021
0% |
2022
0% |
2023
2% |
Unidades da federação
Amazonas |
2013
9% |
2014
11% |
2015
20% |
2016
9% |
2017
14% |
2018
6% |
2019
9% |
2020
3% |
2021
4% |
2022
7% |
2023
11% |
Unidades da federação
Pará |
2013
13% |
2014
24% |
2015
30% |
2016
7% |
2017
14% |
2018
13% |
2019
14% |
2020
3% |
2021
4% |
2022
6% |
2023
9% |
Unidades da federação
Rondônia |
2013
24% |
2014
24% |
2015
39% |
2016
12% |
2017
6% |
2018
3% |
2019
4% |
2020
4% |
2021
4% |
2022
4% |
2023
4% |
Unidades da federação
Roraima |
2013
0% |
2014
2% |
2015
1% |
2016
8% |
2017
1% |
2018
0% |
2019
0% |
2020
0% |
2021
0% |
2022
0% |
2023
0% |
Unidades da federação
Tocantins |
2013
40% |
2014
58% |
2015
63% |
2016
28% |
2017
47% |
2018
22% |
2019
30% |
2020
15% |
2021
18% |
2022
25% |
2023
31% |
Unidades da federação
Nordeste |
|||||||||||
Unidades da federação
Alagoas |
2013
14% |
2014
28% |
2015
29% |
2016
12% |
2017
26% |
2018
27% |
2019
26% |
2020
16% |
2021
16% |
2022
22% |
2023
25% |
Unidades da federação
Bahia |
2013
20% |
2014
37% |
2015
48% |
2016
25% |
2017
41% |
2018
26% |
2019
25% |
2020
8% |
2021
8% |
2022
14% |
2023
23% |
Unidades da federação
Ceará |
2013
38% |
2014
56% |
2015
53% |
2016
18% |
2017
56% |
2018
33% |
2019
65% |
2020
37% |
2021
38% |
2022
49% |
2023
64% |
Unidades da federação
Maranhão |
2013
18% |
2014
35% |
2015
49% |
2016
14% |
2017
31% |
2018
27% |
2019
37% |
2020
15% |
2021
30% |
2022
45% |
2023
44% |
Unidades da federação
Paraíba |
2013
38% |
2014
65% |
2015
45% |
2016
15% |
2017
41% |
2018
29% |
2019
29% |
2020
19% |
2021
20% |
2022
23% |
2023
26% |
Unidades da federação
Pernambuco |
2013
27% |
2014
43% |
2015
37% |
2016
12% |
2017
35% |
2018
15% |
2019
26% |
2020
6% |
2021
6% |
2022
12% |
2023
18% |
Unidades da federação
Piauí |
2013
19% |
2014
34% |
2015
56% |
2016
25% |
2017
38% |
2018
36% |
2019
42% |
2020
20% |
2021
27% |
2022
43% |
2023
62% |
Unidades da federação
Rio Grande do Norte |
2013
38% |
2014
56% |
2015
49% |
2016
19% |
2017
38% |
2018
18% |
2019
24% |
2020
4% |
2021
4% |
2022
9% |
2023
15% |
Unidades da federação
Sergipe |
2013
22% |
2014
29% |
2015
28% |
2016
8% |
2017
21% |
2018
15% |
2019
12% |
2020
3% |
2021
6% |
2022
18% |
2023
22% |
Unidades da federação
Sudeste |
|||||||||||
Unidades da federação
Espírito Santo |
2013
13% |
2014
19% |
2015
21% |
2016
8% |
2017
10% |
2018
7% |
2019
10% |
2020
10% |
2021
14% |
2022
19% |
2023
22% |
Unidades da federação
Minas Gerais |
2013
13% |
2014
15% |
2015
15% |
2016
17% |
2017
18% |
2018
13% |
2019
8% |
2020
8% |
2021
8% |
2022
11% |
2023
12% |
Unidades da federação
Rio de Janeiro |
2013
26% |
2014
26% |
2015
17% |
2016
13% |
2017
19% |
2018
16% |
2019
15% |
2020
15% |
2021
15% |
2022
16% |
2023
19% |
Unidades da federação
São Paulo |
2013
7% |
2014
12% |
2015
16% |
2016
14% |
2017
14% |
2018
8% |
2019
9% |
2020
11% |
2021
18% |
2022
31% |
2023
35% |
Unidades da federação
Sul |
|||||||||||
Unidades da federação
Paraná |
2013
8% |
2014
14% |
2015
12% |
2016
9% |
2017
6% |
2018
3% |
2019
3% |
2020
3% |
2021
4% |
2022
7% |
2023
12% |
Unidades da federação
Rio Grande do Sul |
2013
17% |
2014
26% |
2015
25% |
2016
9% |
2017
16% |
2018
6% |
2019
6% |
2020
4% |
2021
4% |
2022
5% |
2023
5% |
Unidades da federação
Santa Catarina |
2013
7% |
2014
10% |
2015
11% |
2016
6% |
2017
7% |
2018
5% |
2019
3% |
2020
2% |
2021
3% |
2022
5% |
2023
5% |
Unidades da federação
Centro-Oeste |
|||||||||||
Unidades da federação
Distrito Federal |
2013
8% |
2014
9% |
2015
8% |
2016
10% |
2017
8% |
2018
6% |
2019
9% |
2020
9% |
2021
8% |
2022
9% |
2023
8% |
Unidades da federação
Goiás |
2013
23% |
2014
41% |
2015
15% |
2016
13% |
2017
23% |
2018
13% |
2019
14% |
2020
10% |
2021
11% |
2022
17% |
2023
17% |
Unidades da federação
Mato Grosso |
2013
24% |
2014
33% |
2015
31% |
2016
11% |
2017
14% |
2018
8% |
2019
9% |
2020
7% |
2021
6% |
2022
8% |
2023
25% |
Unidades da federação
Mato Grosso do Sul |
2013
11% |
2014
12% |
2015
11% |
2016
9% |
2017
11% |
2018
6% |
2019
8% |
2020
9% |
2021
13% |
2022
17% |
2023
19% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Trajetória
Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental com 2 ou mais anos de atraso na trajetória escolar (distorção idade-série) – por unidade da federação (em %)
Unidade da federação |
2013 |
2023 |
---|---|---|
Unidade da federação
Brasil |
2013
30,7 |
2023
19,3 |
Unidade da federação
Norte |
||
Unidade da federação
Amapá |
2013
34,6 |
2023
34,6 |
Unidade da federação
Acre |
2013
31,0 |
2023
28,4 |
Unidade da federação
Amazonas |
2013
44,0 |
2023
23,6 |
Unidade da federação
Pará |
2013
46,7 |
2023
35,3 |
Unidade da federação
Rondônia |
2013
39,0 |
2023
15,9 |
Unidade da federação
Roraima |
2013
29,8 |
2023
23,4 |
Unidade da federação
Tocantins |
2013
31,0 |
2023
15,8 |
Unidade da federação
Nordeste |
||
Unidade da federação
Alagoas |
2013
49,0 |
2023
22,9 |
Unidade da federação
Bahia |
2013
46,5 |
2023
32,4 |
Unidade da federação
Ceará |
2013
32,2 |
2023
10,4 |
Unidade da federação
Maranhão |
2013
37,9 |
2023
24,1 |
Unidade da federação
Paraíba |
2013
43,3 |
2023
27,5 |
Unidade da federação
Pernambuco |
2013
38,6 |
2023
22,3 |
Unidade da federação
Piauí |
2013
42,4 |
2023
23,5 |
Unidade da federação
Rio Grande do Norte |
2013
47,7 |
2023
34,5 |
Unidade da federação
Sergipe |
2013
50,6 |
2023
32,3 |
Unidade da federação
Sudeste |
||
Unidade da federação
Espírito Santo |
2013
31,0 |
2023
20,5 |
Unidade da federação
Minas Gerais |
2013
26,1 |
2023
12,3 |
Unidade da federação
Rio de Janeiro |
2013
41,0 |
2023
28,0 |
Unidade da federação
São Paulo |
2013
11,9 |
2023
8,5 |
Unidade da federação
Sul |
||
Unidade da federação
Paraná |
2013
21,5 |
2023
11,5 |
Unidade da federação
Rio Grande do Sul |
2013
33,3 |
2023
21,8 |
Unidade da federação
Santa Catarina |
2013
17,7 |
2023
17,4 |
Unidade da federação
Centro-Oeste |
||
Unidade da federação
Distrito Federal |
2013
31,4 |
2023
19,9 |
Unidade da federação
Goiás |
2013
28,9 |
2023
14,6 |
Unidade da federação
Mato Grosso |
2013
15,4 |
2023
10,2 |
Unidade da federação
Mato Grosso do Sul |
2013
37,4 |
2023
25,3 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Trajetória
Taxas de aprovação, reprovação e abandono dos Anos Finais do Ensino Fundamental – por unidade da federação (em %)
Unidade da federação |
2013 |
2023 |
||||
---|---|---|---|---|---|---|
Aprovação |
Reprovação |
Abandono |
Aprovação |
Reprovação |
Abandono |
|
Unidade da federação
Brasil |
2013
83,7 |
2023
12,3 |
Aprovação
4,0 |
Reprovação
93,2 |
Abandono
5,4 |
Aprovação
1,4 |
Unidade da federação
Norte |
||||||
Unidade da federação
Amapá |
2013
82,2 |
2023
12,7 |
Aprovação
5,1 |
Reprovação
87,8 |
Abandono
10,2 |
Aprovação
2,0 |
Unidade da federação
Acre |
2013
90,5 |
2023
5,9 |
Aprovação
3,6 |
Reprovação
91,4 |
Abandono
4,5 |
Aprovação
4,1 |
Unidade da federação
Amazonas |
2013
83,0 |
2023
8,9 |
Aprovação
8,1 |
Reprovação
93,5 |
Abandono
4,3 |
Aprovação
2,2 |
Unidade da federação
Pará |
2013
77,9 |
2023
15,1 |
Aprovação
7,0 |
Reprovação
88,4 |
Abandono
8,3 |
Aprovação
3,3 |
Unidade da federação
Rondônia |
2013
79,1 |
2023
16,4 |
Aprovação
4,5 |
Reprovação
95,2 |
Abandono
3,3 |
Aprovação
1,5 |
Unidade da federação
Roraima |
2013
82,0 |
2023
12,6 |
Aprovação
5,4 |
Reprovação
91,8 |
Abandono
5,9 |
Aprovação
2,3 |
Unidade da federação
Tocantins |
2013
83,1 |
2023
14,1 |
Aprovação
2,8 |
Reprovação
96,3 |
Abandono
3,0 |
Aprovação
0,7 |
Unidade da federação
Nordeste |
||||||
Unidade da federação
Alagoas |
2013
68,4 |
2023
19,6 |
Aprovação
12,0 |
Reprovação
95,7 |
Abandono
3,0 |
Aprovação
1,3 |
Unidade da federação
Bahia |
2013
73,9 |
2023
19,1 |
Aprovação
7,0 |
Reprovação
86,6 |
Abandono
10,2 |
Aprovação
3,2 |
Unidade da federação
Ceará |
2013
87,2 |
2023
9,0 |
Aprovação
3,8 |
Reprovação
98,7 |
Abandono
0,9 |
Aprovação
0,4 |
Unidade da federação
Maranhão |
2013
83,3 |
2023
11,5 |
Aprovação
5,2 |
Reprovação
93,0 |
Abandono
5,1 |
Aprovação
1,9 |
Unidade da federação
Paraíba |
2013
74,4 |
2023
16,3 |
Aprovação
9,3 |
Reprovação
88,0 |
Abandono
9,1 |
Aprovação
2,9 |
Unidade da federação
Pernambuco |
2013
78,6 |
2023
15,9 |
Aprovação
5,5 |
Reprovação
93,8 |
Abandono
5,4 |
Aprovação
0,8 |
Unidade da federação
Piauí |
2013
79,7 |
2023
15,6 |
Aprovação
4,7 |
Reprovação
95,7 |
Abandono
3,3 |
Aprovação
1,0 |
Unidade da federação
Rio Grande do Norte |
2013
70,7 |
2023
21,7 |
Aprovação
7,6 |
Reprovação
79,8 |
Abandono
17,0 |
Aprovação
3,2 |
Unidade da federação
Sergipe |
2013
63,6 |
2023
28,4 |
Aprovação
8,0 |
Reprovação
84,4 |
Abandono
13,5 |
Aprovação
2,1 |
Unidade da federação
Sudeste |
||||||
Unidade da federação
Espírito Santo |
2013
79,8 |
2023
17,5 |
Aprovação
2,7 |
Reprovação
94,2 |
Abandono
5,3 |
Aprovação
0,5 |
Unidade da federação
Minas Gerais |
2013
89,0 |
2023
8,0 |
Aprovação
3,0 |
Reprovação
92,2 |
Abandono
6,4 |
Aprovação
1,4 |
Unidade da federação
Rio de Janeiro |
2013
81,5 |
2023
15,5 |
Aprovação
3,0 |
Reprovação
90,1 |
Abandono
8,9 |
Aprovação
1,0 |
Unidade da federação
São Paulo |
2013
92,3 |
2023
5,8 |
Aprovação
1,9 |
Reprovação
97,3 |
Abandono
1,8 |
Aprovação
0,9 |
Unidade da federação
Sul |
||||||
Unidade da federação
Paraná |
2013
83,2 |
2023
13,6 |
Aprovação
3,2 |
Reprovação
98,3 |
Abandono
1,5 |
Aprovação
0,2 |
Unidade da federação
Rio Grande do Sul |
2013
78,7 |
2023
18,9 |
Aprovação
2,4 |
Reprovação
89,6 |
Abandono
8,9 |
Aprovação
1,5 |
Unidade da federação
Santa Catarina |
2013
86,5 |
2023
12,1 |
Aprovação
1,4 |
Reprovação
91,5 |
Abandono
8,0 |
Aprovação
0,5 |
Unidade da federação
Centro-Oeste |
||||||
Unidade da federação
Distrito Federal |
2013
79,5 |
2023
17,8 |
Aprovação
2,7 |
Reprovação
92,5 |
Abandono
6,2 |
Aprovação
1,3 |
Unidade da federação
Goiás |
2013
90,1 |
2023
6,9 |
Aprovação
3,0 |
Reprovação
97,8 |
Abandono
1,8 |
Aprovação
0,4 |
Unidade da federação
Mato Grosso |