3 Anos Finais do Ensino Fundamental

O Ideb dos Anos Finais do Ensino Fundamental caiu em 2023, em comparação a 2021; além disso, as crianças estão aprendendo menos: o indicador de aprendizagem teve uma redução importante.

Os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) abrangem os alunos de 11 a 14 anos. Essa etapa é crítica para a Educação, pois corresponde a um período de mudanças significativas para os estudantes, que entram na adolescência, ao mesmo tempo que enfrentam um contexto escolar novo e mais complexo. Também é o momento da trajetória escolar em que mais alunos começam a ter resultados abaixo do esperado. 

Panorama dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, o Ideb de 2023 da rede pública foi de 4,7, frente a 4,6 em 2019. Isso graças a uma redução no indicador de aprendizagem (5,21 para 5,10) e aumento no indicador de fluxo (0,89 para 0,93). Apenas seis estados evoluíram no indicador de aprendizagem dos estudantes, sendo os maiores avanços no Amapá, Alagoas e Pará. Por outro lado, os que mais retrocederam foram Mato Grosso do Sul, Rondônia e Minas Gerais.

A taxa líquida de matrícula para os Anos Finais foi de 97,7%, significando que praticamente todas as crianças e jovens de 11 a 14 anos estão matriculados nessa etapa. É o maior percentual da série histórica analisada. Considerados os quintis de renda e localização, houve crescimento ao longo dos anos, chegando aos maiores patamares da série – em especial dos mais pobres (aumento de 18,7 pontos percentuais) e na zona rural (aumento de 19,6 pontos percentuais).

Além disso, a taxa de distorção idade-série diminuiu ao longo dos anos, chegando a 19,3% em 2023 — era de 30,7%, em 2013. Situação semelhante foi registrada na taxa de abandono (1,4%, em 2023) e na taxa de reprovação (5,4%). Já a proporção dos jovens de 16 anos que concluíram a etapa cresceu de forma consistente, chegando a 84,6%. 

Apesar do acesso e da trajetória terem melhorado ao longo dos anos, a aprendizagem não seguiu o mesmo ritmo de crescimento. Em 2019, só 14,5% dos jovens tinham aprendizagem adequada em Matemática e em Língua Portuguesa.

Todos os estados apresentaram crescimento nesse indicador, embora alguns em menor proporção, como o Amapá, que passou de 1,7% dos alunos com aprendizagem adequada em Matemática e em Língua Portuguesa, em 2013, para 3,7%, em 2019. Outros estados, como o Ceará, tiveram um aumento mais expressivo, subindo de 7,1% para 20,2%, no mesmo período.

Veja o artigo Adolescências que não podem mais ser esquecidas de Patricia Mota Guedes

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Matrículas nos Anos Finais

Crianças e jovens de 11 a 14 anos que frequentam a escola – Brasil (em %)

Ano

Percentual

2013

98,1

2014

98,1

2015

98,3

2016

98,8

2017

99,0

2018

98,9

2019

98,9

2020

99,3

2021

99,3

2022

99,4

2023

99,3

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.

Matrículas nos Anos Finais

Crianças e jovens de 11 a 14 anos que estão matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental – Brasil (em %)

Ano

Percentual

2013

84,7

2014

86,3

2015

87,5

2016

87,5

2017

88,6

2018

96,3

2019

96,4

2020

97,3

2021

97,0

2022

97,4

2023

97,7

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.

Desigualdade socioeconômica

Crianças e jovens de 11 a 14 anos que estão matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental, por quintis de renda – Brasil (em %)

Ano

20% mais pobres

20% mais ricos

2013

78,0

83,9

2014

79,4

85,5

2015

81,7

86,9

2016

81,4

86,8

2017

83,1

87,9

2018

94,2

96,0

2019

94,2

96,2

2020

95,9

97,2

2021

95,3

96,7

2022

95,9

97,3

2023

96,7

97,6

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.

Desigualdade regional

Crianças e jovens de 11 a 14 anos que estão matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental, por localidade – Brasil (em %)

Ano

Rural

Urbana

2013

76,2

86,7

2014

78,7

88,0

2015

80,9

89,0

2016

81,7

88,7

2017

82,8

89,8

2018

93,5

96,9

2019

93,8

97,0

2020

95,5

97,7

2021

95,4

97,3

2022

96,5

97,6

2023

95,8

98,1

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.

Educação Integral

Matrículas nos Anos Finais do Ensino Fundamental em tempo integral na rede pública – Brasil (em %)

ano

Anos Finais do Ensino Fundamental

2013

10%

2014

15%

2015

16%

2016

9%

2017

14%

2018

10%

2019

11%

2020

8%

2021

10%

2022

16%

2023

19%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Educação Integral

Escolas que oferecem os Anos Finais do Ensino Fundamental em tempo integral na rede pública – Brasil (em %)

ano

2013

18%

2014

28%

2015

29%

2016

14%

2017

23%

2018

15%

2019

18%

2020

10%

2021

13%

2022

18%

2023

22%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Consideram-se, em tempo integral, as matrículas que estão em turmas com 7 ou mais horas diárias de duração e as que estão em turmas com carga horária menor, mas que somada com o tempo de Atividade Complementar atinja as 7 horas ou mais, ou também 35 horas de aulas semanais. Já as escolas contabilizadas possuíam, pelo menos, 25% das matrículas na etapa em tempo integral.

Trajetória

Fluxo

Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental com 2 ou mais anos de atraso na trajetória escolar (distorção idade-série) – Brasil (em %)

Ano

Percentual

2013

30,7

2014

30,6

2015

30,1

2016

29,7

2017

29,3

2018

27,9

2019

26,5

2020

25,7

2021

23,8

2022

21,0

2023

19,3

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração: Todos Pela Educação.

Taxas de rendimento

Taxas de aprovação, reprovação e abandono dos Anos Finais do Ensino Fundamental – Brasil (em %)

Ano

Aprovação

Reprovação

Abandono

2013

83,7

12,3

4,0

2014

83,2

12,7

4,1

2015

84,1

12,2

3,7

2016

83,8

12,7

3,5

2017

85,5

11,3

3,2

2018

86,5

10,7

2,8

2019

88,6

9,2

2,2

2020

97,7

1,1

1,2

2021

95,2

2,7

2,1

2022

91,0

6,8

2,2

2023

93,2

5,4

1,4

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Conclusão

Jovens de 16 anos que já concluíram o Ensino Fundamental, em todas as redes – Brasil (em %)

Ano

Percentual

2013

71,5

2014

73,4

2015

74,7

2016

74,8

2017

75,8

2018

75,8

2019

78,4

2020

82,1

2021

81,5

2022

83,1

2023

84,6

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.

Desigualdade socioeconômica

Jovens de 16 anos que já concluíram o Ensino Fundamental, em todas as redes, por quintis de renda – Brasil (em %)

Ano

20% mais pobres

20% mais ricos

2013

57,6

69,8

2014

59,7

71,5

2015

61,8

73,0

2016

63,4

73,0

2017

64,3

74,3

2018

64,5

74,3

2019

67,4

77,3

2020

74,0

81,1

2021

73,5

80,0

2022

75,2

82,1

2023

76,8

83,6

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.

Desigualdade regional

Jovens de 16 anos que já concluíram o Ensino Fundamental, em todas as redes, por localidade – Brasil (em %)

Ano

Rural

Urbana

2013

58,2

74,5

2014

59,8

76,1

2015

61,0

77,5

2016

62,8

77,4

2017

65,2

77,8

2018

66,1

77,8

2019

67,5

80,7

2020

73,3

83,7

2021

72,3

83,3

2022

75,1

84,6

2023

76,4

85,9

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.

Aprendizagem - Rede Pública

9º ano

Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática, no 9º ano do Ensino Fundamental – Brasil (em %)

 

Língua Portuguesa e Matemática

Língua Portuguesa

Matemática

2013

7,9

23,6

11,2

2015

9,5

28,7

13,2

2017

12,2

33,7

15,5

2019

14,5

35,9

18,4

2021

12,3

34,9

15,3

Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

7

Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.

8

O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.

Desigualdade regional

Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática, no 9º ano do Ensino Fundamental, por localidade – Brasil (em %)

Rural

 

Língua Portuguesa e Matemática

Língua Portuguesa

Matemática

2013

3,9

13,5

6,5

2015

4,9

17,7

7,3

2017

6,7

21,0

9,2

2019

8,8

23,4

12,2

2021

7,1

21,8

9,6

Urbana

 

Língua Portuguesa e Matemática

Língua Portuguesa

Matemática

2013

8,4

24,7

11,7

2015

10,1

30,0

13,9

2017

12,9

35,4

16,3

2019

15,2

37,4

19,2

2021

12,9

36,6

16,0

Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

7

Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.

8

O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.

Desigualdade socioeconômica

Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática, no 9º ano do Ensino Fundamental, por quintis de renda – Brasil (em %)

20% mais pobres

 

Língua Portuguesa e Matemática

Língua Portuguesa

Matemática

2013

2,9

12,5

4,8

2015

3,6

16,6

5,8

2017

4,8

19,5

6,8

2019

7,7

24,7

10,5

2021

6,3

23,7

8,5

20% mais ricos

 

Língua Portuguesa e Matemática

Língua Portuguesa

Matemática

2013

13,9

33,2

18,7

2015

16,5

38,9

21,8

2017

21,1

45,7

25,9

2019

22,8

46,1

28,2

2021

20,3

46,0

24,6

Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

7

Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.

8

O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.

Qualidade da Educação - Rede Pública

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - Rede Pública

Ideb dos Anos Finais do Ensino Fundamental – Brasil

 

Resultado

Meta

2005

3,2

 

2007

3,5

3,3

2009

3,7

3,4

2011

3,9

3,7

2013

4

4,1

2015

4,2

4,5

2017

4,4

4,7

2019

4,6

5,0

2021

4,9

5,2

2023

4,7

Fonte:MEC/Inep/Daeb - Ideb.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

12

O Ideb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, dessa forma, as taxas de aprovação tornam a comparação impossível, uma vez que as redes de ensino lidaram de formas diferentes com a aprovação dos alunos durante a crise da Covid-19.

13

As metas foram estipuladas para o Ideb brasileiro até o ano de 2021, ou seja, 2023 foi o primeiro ano em que não possuímos uma meta para esse indicador.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - Rede Pública

Decomposição: indicadores de rendimento e aprendizagem do 9º ano do Ensino Fundamental – Brasil

Rendimento

 

Rendimento

2005

0,75

2007

0,78

2009

0,80

2011

0,82

2013

0,84

2015

0,84

2017

0,86

2019

0,89

2021

0,95

2023

0,93

Desempenho (Nota padronizada)

 

Desempenho

2005

4,28

2007

4,49

2009

4,67

2011

4,73

2013

4,72

2015

4,97

2017

5,10

2019

5,21

2021

5,12

2023

5,10

Fonte:MEC/Inep/Daeb - Ideb.

Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota:

12

O Ideb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, dessa forma, as taxas de aprovação tornam a comparação impossível, uma vez que as redes de ensino lidaram de formas diferentes com a aprovação dos alunos durante a crise da Covid-19.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - Rede Pública

Desempenho médio do 9º ano do Ensino Fundamental (Nota Saeb) – Brasil

Matemática

 

Matemática

2005

231,62

2007

240,56

2009

241,78

2011

244,84

2013

243,79

2015

250,57

2017

251,97

2019

257,18

2021

252,04

2023

251,27

Língua Portuguesa

 

Língua Portuguesa

2005

225,42

2007

228,93

2009

238,68

2011

238,77

2013

239,39

2015

247,33

2017

253,77

2019

255,68

2021

254,88

2023

254,62

Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Nota:

8

O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.

Nos municípios

Ideb médio do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipais, por faixas de investimento por aluno da Educação Básica, em 2023 – Brasil

Investimento por aluno

Ideb 2023

Número de municípios

Até 10 mil

4,4

908

Entre 10 e 12 mil

4,5

920

Entre 12 e 14 mil

4,7

571

Entre 14 e 16 mil

4,9

334

Maior que 16 mil

5,0

320

Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb, Microdados do Censo Escolar e Siconfi/Finbra.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

14

Para o cálculo de investimento por aluno, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e demais subfunções da Educação, além da subfunção Transferências para a Educação Básica, e retiramos as despesas com a Educação Superior.

15

Para o cálculo, consideramos apenas os municípios que possuíam despesas empenhadas e pagas para os anos da análise.

16

Para o cálculo, consideramos o total de alunos na rede pública municipal acrescentado ao total de estudantes das redes privadas conveniadas a cada ente.

Nos municípios

Investimento por aluno da Educação Básica e Ideb do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipais, em 2023 – Brasil

Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb, Microdados do Censo Escolar e Siconfi/Finbra.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

14

Para o cálculo de investimento por aluno, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e demais subfunções da Educação, além da subfunção Transferências para a Educação Básica, e retiramos as despesas com a Educação Superior.

15

Para o cálculo, consideramos apenas os municípios que possuíam despesas empenhadas e pagas para os anos da análise.

16

Para o cálculo, consideramos o total de alunos na rede pública municipal acrescentado ao total de estudantes das redes privadas conveniadas a cada ente.

19

Este gráfico só apresenta municípios com estimativa de gasto por aluno anual de até
R$ 35 mil.

Nos municípios

Municípios cujas redes tiveram as maiores notas no Ideb 2023 do 9º ano do Ensino Fundamental, por faixa populacional – Brasil

Faixa populacional

UF

Município

Ideb

Gasto por aluno, em 2023 (em milhares R$)

Até 20.000 habitantes

AL

Santana do Mundaú

9,3

8,1

CE

Pires Ferreira

9,2

9,7

CE

Deputado Irapuan Pinheiro

8,8

9,5

CE

Catunda

8,4

9,5

CE

Ararendá

8,3

13,2

De 20.001 a 50.000 habitantes

CE

Novo Oriente

8,2

9,8

AL

São José da Laje

7,8

8,8

CE

Jijoca de Jericoacoara

7,8

9,9

CE

Tamboril

7,3

10,6

CE

Independência

7,3

13,3

De 50.001 a 100.000 habitantes

AL

Coruripe

8,7

9,2

AL

União dos Palmares

8,4

10,1

CE

Brejo Santo

6,4

11,2

SP

Lins

6,3

19,4

SP

Jaguariúna

6,1

17,6

De 100.001 a 500.000 habitantes

CE

Sobral

7,9

10,8

GO

Rio Verde

6,4

12,6

SP

Mogi das Cruzes

6,4

12,8

SP

Poá

6,2

11,0

SP

Hortolândia

6,1

14,7

Acima de 500.000 habitantes

SC

Joinville

6,0

12,5

PI

Teresina

5,8

11,6

SP

Sorocaba

5,8

14,1

SP

São José dos Campos

5,8

12,8

PR

Curitiba

5,5

14,5

Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb, Microdados do Censo Escolar e Siconfi/Finbra.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

14

Para o cálculo de investimento por aluno, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e demais subfunções da Educação, além da subfunção Transferências para a Educação Básica, e retiramos as despesas com a Educação Superior.

15

Para o cálculo, consideramos apenas os municípios que possuíam despesas empenhadas e pagas para os anos da análise.

16

Para o cálculo, consideramos o total de alunos na rede pública municipal acrescentado ao total de estudantes das redes privadas conveniadas a cada ente.

Nos estados

Acesso

Crianças e jovens de 11 a 14 anos que estão matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental – por unidade da federação (em %)

Unidade da federação

2013

2023

Unidade da federação

Brasil

2013

98,1

2023

99,3

Unidade da federação

Norte

Unidade da federação

Amapá

2013

78,3

2023

98,1

Unidade da federação

Acre

2013

80,0

2023

92,7

Unidade da federação

Amazonas

2013

77,7

2023

97,3

Unidade da federação

Pará

2013

75,1

2023

95,8

Unidade da federação

Rondônia

2013

86,7

2023

97,7

Unidade da federação

Roraima

2013

88,0

2023

94,1

Unidade da federação

Tocantins

2013

86,1

2023

97,5

Unidade da federação

Nordeste

Unidade da federação

Alagoas

2013

79,2

2023

97,5

Unidade da federação

Bahia

2013

75,7

2023

95,3

Unidade da federação

Ceará

2013

85,5

2023

98,7

Unidade da federação

Maranhão

2013

78,4

2023

97,1

Unidade da federação

Paraíba

2013

81,6

2023

96,2

Unidade da federação

Pernambuco

2013

78,5

2023

95,9

Unidade da federação

Piauí

2013

79,2

2023

97,4

Unidade da federação

Rio Grande do Norte

2013

77,8

2023

97,8

Unidade da federação

Sergipe

2013

77,5

2023

95,8

Unidade da federação

Sudeste

Unidade da federação

Espírito Santo

2013

85,3

2023

98,3

Unidade da federação

Minas Gerais

2013

89,6

2023

99,1

Unidade da federação

Rio de Janeiro

2013

81,2

2023

96,9

Unidade da federação

São Paulo

2013

91,2

2023

98,9

Unidade da federação

Sul 

Unidade da federação

Paraná

2013

91,0

2023

98,3

Unidade da federação

Rio Grande do Sul

2013

87,5

2023

98,6

Unidade da federação

Santa Catarina

2013

92,2

2023

98,8

Unidade da federação

Centro-Oeste

Unidade da federação

Distrito Federal

2013

85,2

2023

99,0

Unidade da federação

Goiás

2013

88,3

2023

98,5

Unidade da federação

Mato Grosso

2013

92,3

2023

98,4

Unidade da federação

Mato Grosso do Sul

2013

84,9

2023

97,8

Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Notas:

1

As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

2

Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE não divulgou o módulo de Educação da Pnad Contínua nos anos de 2020 e 2021, por isso, não temos informações para a Educação Infantil. Contudo, os dados da Pnad Contínua trimestral, base de dados utilizada para compor os indicadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que abrange uma coleta básica sobre Educação de indivíduos a partir de 5 anos, foram divulgados normalmente pelo IBGE, ainda que o processo de coleta tenha sido adaptado às circunstâncias da pandemia, com entrevistas realizadas por telefone e uma amostra reduzida. Nesse contexto, as estimativas trimestrais utilizadas no Anuário incorporaram um novo método de ponderação, detalhado na Nota Técnica nº 03/2021, do IBGE.

Educação Integral

Matrículas nos Anos Finais do Ensino Fundamental em tempo integral na rede pública – por unidade da federação (em %)

Unidades da federação

2013

2014

2015

2016

2017

2018

2019

2020

2021

2022

2023

Unidades da federação

Brasil

2013

10%

2014

15%

2015

16%

2016

9%

2017

14%

2018

10%

2019

11%

2020

8%

2021

10%

2022

16%

2023

19%

Unidades da federação

Norte

Unidades da federação

Acre

2013

14%

2014

14%

2015

21%

2016

12%

2017

6%

2018

4%

2019

3%

2020

2%

2021

1%

2022

4%

2023

5%

Unidades da federação

Amapá

2013

10%

2014

9%

2015

10%

2016

1%

2017

2%

2018

0%

2019

1%

2020

0%

2021

0%

2022

1%

2023

3%

Unidades da federação

Amazonas

2013

13%

2014

13%

2015

20%

2016

12%

2017

17%

2018

9%

2019

11%

2020

7%

2021

6%

2022

8%

2023

10%

Unidades da federação

Pará

2013

8%

2014

15%

2015

18%

2016

4%

2017

10%

2018

9%

2019

9%

2020

2%

2021

3%

2022

6%

2023

9%

Unidades da federação

Rondônia

2013

21%

2014

21%

2015

28%

2016

9%

2017

6%

2018

4%

2019

4%

2020

3%

2021

3%

2022

3%

2023

4%

Unidades da federação

Roraima

2013

0%

2014

2%

2015

1%

2016

5%

2017

2%

2018

1%

2019

0%

2020

0%

2021

0%

2022

2%

2023

2%

Unidades da federação

Tocantins

2013

28%

2014

39%

2015

43%

2016

20%

2017

37%

2018

19%

2019

21%

2020

13%

2021

15%

2022

21%

2023

27%

Unidades da federação

Nordeste

Unidades da federação

Alagoas

2013

8%

2014

16%

2015

17%

2016

6%

2017

14%

2018

15%

2019

17%

2020

14%

2021

12%

2022

17%

2023

19%

Unidades da federação

Bahia

2013

13%

2014

24%

2015

30%

2016

18%

2017

26%

2018

16%

2019

15%

2020

6%

2021

7%

2022

11%

2023

17%

Unidades da federação

Ceará

2013

21%

2014

33%

2015

31%

2016

12%

2017

34%

2018

23%

2019

43%

2020

28%

2021

33%

2022

40%

2023

54%

Unidades da federação

Maranhão

2013

14%

2014

27%

2015

36%

2016

13%

2017

25%

2018

26%

2019

33%

2020

15%

2021

27%

2022

41%

2023

42%

Unidades da federação

Paraíba

2013

22%

2014

38%

2015

27%

2016

10%

2017

23%

2018

17%

2019

19%

2020

11%

2021

12%

2022

15%

2023

18%

Unidades da federação

Pernambuco

2013

15%

2014

24%

2015

22%

2016

8%

2017

20%

2018

9%

2019

15%

2020

5%

2021

6%

2022

11%

2023

16%

Unidades da federação

Piauí

2013

15%

2014

24%

2015

37%

2016

20%

2017

29%

2018

28%

2019

33%

2020

19%

2021

25%

2022

39%

2023

51%

Unidades da federação

Rio Grande do Norte

2013

26%

2014

34%

2015

30%

2016

12%

2017

22%

2018

11%

2019

15%

2020

4%

2021

4%

2022

7%

2023

11%

Unidades da federação

Sergipe

2013

11%

2014

14%

2015

12%

2016

4%

2017

11%

2018

8%

2019

6%

2020

1%

2021

4%

2022

13%

2023

16%

Unidades da federação

Sudeste

Unidades da federação

Espírito Santo

2013

8%

2014

11%

2015

12%

2016

6%

2017

6%

2018

5%

2019

6%

2020

7%

2021

11%

2022

15%

2023

17%

Unidades da federação

Minas Gerais

2013

8%

2014

8%

2015

8%

2016

8%

2017

9%

2018

7%

2019

4%

2020

5%

2021

4%

2022

7%

2023

7%

Unidades da federação

Rio de Janeiro

2013

15%

2014

14%

2015

9%

2016

8%

2017

13%

2018

11%

2019

11%

2020

11%

2021

12%

2022

14%

2023

17%

Unidades da federação

São Paulo

2013

4%

2014

7%

2015

10%

2016

9%

2017

9%

2018

6%

2019

6%

2020

9%

2021

17%

2022

27%

2023

31%

Unidades da federação

Sul

Unidades da federação

Paraná

2013

5%

2014

6%

2015

5%

2016

4%

2017

2%

2018

1%

2019

2%

2020

3%

2021

3%

2022

5%

2023

8%

Unidades da federação

Rio Grande do Sul

2013

11%

2014

15%

2015

14%

2016

5%

2017

9%

2018

3%

2019

4%

2020

3%

2021

2%

2022

4%

2023

5%

Unidades da federação

Santa Catarina

2013

4%

2014

5%

2015

6%

2016

4%

2017

5%

2018

3%

2019

3%

2020

2%

2021

2%

2022

4%

2023

4%

Unidades da federação

Centro-Oeste

Unidades da federação

Distrito Federal

2013

8%

2014

8%

2015

8%

2016

7%

2017

7%

2018

6%

2019

6%

2020

6%

2021

4%

2022

7%

2023

6%

Unidades da federação

Goiás

2013

13%

2014

21%

2015

8%

2016

7%

2017

13%

2018

7%

2019

9%

2020

7%

2021

8%

2022

13%

2023

11%

Unidades da federação

Mato Grosso

2013

14%

2014

19%

2015

18%

2016

6%

2017

8%

2018

5%

2019

6%

2020

4%

2021

3%

2022

5%

2023

19%

Unidades da federação

Mato Grosso do Sul

2013

6%

2014

7%

2015

5%

2016

4%

2017

5%

2018

3%

2019

4%

2020

5%

2021

8%

2022

10%

2023

12%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Educação Integral

Escolas que oferecem os Anos Finais do Ensino Fundamental em tempo integral na rede pública – por unidade da federação (em %)

Unidades da federação

2013

2014

2015

2016

2017

2018

2019

2020

2021

2022

2023

Unidades da federação

Brasil

2013

18%

2014

28%

2015

29%

2016

14%

2017

23%

2018

15%

2019

18%

2020

10%

2021

13%

2022

18%

2023

22%

Unidades da federação

Norte

Unidades da federação

Acre

2013

18%

2014

20%

2015

29%

2016

16%

2017

7%

2018

4%

2019

6%

2020

5%

2021

1%

2022

1%

2023

0%

Unidades da federação

Amapá

2013

15%

2014

13%

2015

13%

2016

3%

2017

3%

2018

1%

2019

0%

2020

0%

2021

0%

2022

0%

2023

2%

Unidades da federação

Amazonas

2013

9%

2014

11%

2015

20%

2016

9%

2017

14%

2018

6%

2019

9%

2020

3%

2021

4%

2022

7%

2023

11%

Unidades da federação

Pará

2013

13%

2014

24%

2015

30%

2016

7%

2017

14%

2018

13%

2019

14%

2020

3%

2021

4%

2022

6%

2023

9%

Unidades da federação

Rondônia

2013

24%

2014

24%

2015

39%

2016

12%

2017

6%

2018

3%

2019

4%

2020

4%

2021

4%

2022

4%

2023

4%

Unidades da federação

Roraima

2013

0%

2014

2%

2015

1%

2016

8%

2017

1%

2018

0%

2019

0%

2020

0%

2021

0%

2022

0%

2023

0%

Unidades da federação

Tocantins

2013

40%

2014

58%

2015

63%

2016

28%

2017

47%

2018

22%

2019

30%

2020

15%

2021

18%

2022

25%

2023

31%

Unidades da federação

Nordeste

Unidades da federação

Alagoas

2013

14%

2014

28%

2015

29%

2016

12%

2017

26%

2018

27%

2019

26%

2020

16%

2021

16%

2022

22%

2023

25%

Unidades da federação

Bahia

2013

20%

2014

37%

2015

48%

2016

25%

2017

41%

2018

26%

2019

25%

2020

8%

2021

8%

2022

14%

2023

23%

Unidades da federação

Ceará

2013

38%

2014

56%

2015

53%

2016

18%

2017

56%

2018

33%

2019

65%

2020

37%

2021

38%

2022

49%

2023

64%

Unidades da federação

Maranhão

2013

18%

2014

35%

2015

49%

2016

14%

2017

31%

2018

27%

2019

37%

2020

15%

2021

30%

2022

45%

2023

44%

Unidades da federação

Paraíba

2013

38%

2014

65%

2015

45%

2016

15%

2017

41%

2018

29%

2019

29%

2020

19%

2021

20%

2022

23%

2023

26%

Unidades da federação

Pernambuco

2013

27%

2014

43%

2015

37%

2016

12%

2017

35%

2018

15%

2019

26%

2020

6%

2021

6%

2022

12%

2023

18%

Unidades da federação

Piauí

2013

19%

2014

34%

2015

56%

2016

25%

2017

38%

2018

36%

2019

42%

2020

20%

2021

27%

2022

43%

2023

62%

Unidades da federação

Rio Grande do Norte

2013

38%

2014

56%

2015

49%

2016

19%

2017

38%

2018

18%

2019

24%

2020

4%

2021

4%

2022

9%

2023

15%

Unidades da federação

Sergipe

2013

22%

2014

29%

2015

28%

2016

8%

2017

21%

2018

15%

2019

12%

2020

3%

2021

6%

2022

18%

2023

22%

Unidades da federação

Sudeste

Unidades da federação

Espírito Santo

2013

13%

2014

19%

2015

21%

2016

8%

2017

10%

2018

7%

2019

10%

2020

10%

2021

14%

2022

19%

2023

22%

Unidades da federação

Minas Gerais

2013

13%

2014

15%

2015

15%

2016

17%

2017

18%

2018

13%

2019

8%

2020

8%

2021

8%

2022

11%

2023

12%

Unidades da federação

Rio de Janeiro

2013

26%

2014

26%

2015

17%

2016

13%

2017

19%

2018

16%

2019

15%

2020

15%

2021

15%

2022

16%

2023

19%

Unidades da federação

São Paulo

2013

7%

2014

12%

2015

16%

2016

14%

2017

14%

2018

8%

2019

9%

2020

11%

2021

18%

2022

31%

2023

35%

Unidades da federação

Sul

Unidades da federação

Paraná

2013

8%

2014

14%

2015

12%

2016

9%

2017

6%

2018

3%

2019

3%

2020

3%

2021

4%

2022

7%

2023

12%

Unidades da federação

Rio Grande do Sul

2013

17%

2014

26%

2015

25%

2016

9%

2017

16%

2018

6%

2019

6%

2020

4%

2021

4%

2022

5%

2023

5%

Unidades da federação

Santa Catarina

2013

7%

2014

10%

2015

11%

2016

6%

2017

7%

2018

5%

2019

3%

2020

2%

2021

3%

2022

5%

2023

5%

Unidades da federação

Centro-Oeste

Unidades da federação

Distrito Federal

2013

8%

2014

9%

2015

8%

2016

10%

2017

8%

2018

6%

2019

9%

2020

9%

2021

8%

2022

9%

2023

8%

Unidades da federação

Goiás

2013

23%

2014

41%

2015

15%

2016

13%

2017

23%

2018

13%

2019

14%

2020

10%

2021

11%

2022

17%

2023

17%

Unidades da federação

Mato Grosso

2013

24%

2014

33%

2015

31%

2016

11%

2017

14%

2018

8%

2019

9%

2020

7%

2021

6%

2022

8%

2023

25%

Unidades da federação

Mato Grosso do Sul

2013

11%

2014

12%

2015

11%

2016

9%

2017

11%

2018

6%

2019

8%

2020

9%

2021

13%

2022

17%

2023

19%

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Trajetória

Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental com 2 ou mais anos de atraso na trajetória escolar (distorção idade-série) – por unidade da federação (em %)

Unidade da federação

2013

2023

Unidade da federação

Brasil

2013

30,7

2023

19,3

Unidade da federação

Norte

Unidade da federação

Amapá

2013

34,6

2023

34,6

Unidade da federação

Acre

2013

31,0

2023

28,4

Unidade da federação

Amazonas

2013

44,0

2023

23,6

Unidade da federação

Pará

2013

46,7

2023

35,3

Unidade da federação

Rondônia

2013

39,0

2023

15,9

Unidade da federação

Roraima

2013

29,8

2023

23,4

Unidade da federação

Tocantins

2013

31,0

2023

15,8

Unidade da federação

Nordeste

Unidade da federação

Alagoas

2013

49,0

2023

22,9

Unidade da federação

Bahia

2013

46,5

2023

32,4

Unidade da federação

Ceará

2013

32,2

2023

10,4

Unidade da federação

Maranhão

2013

37,9

2023

24,1

Unidade da federação

Paraíba

2013

43,3

2023

27,5

Unidade da federação

Pernambuco

2013

38,6

2023

22,3

Unidade da federação

Piauí

2013

42,4

2023

23,5

Unidade da federação

Rio Grande do Norte

2013

47,7

2023

34,5

Unidade da federação

Sergipe

2013

50,6

2023

32,3

Unidade da federação

Sudeste

Unidade da federação

Espírito Santo

2013

31,0

2023

20,5

Unidade da federação

Minas Gerais

2013

26,1

2023

12,3

Unidade da federação

Rio de Janeiro

2013

41,0

2023

28,0

Unidade da federação

São Paulo

2013

11,9

2023

8,5

Unidade da federação

Sul

Unidade da federação

Paraná

2013

21,5

2023

11,5

Unidade da federação

Rio Grande do Sul

2013

33,3

2023

21,8

Unidade da federação

Santa Catarina

2013

17,7

2023

17,4

Unidade da federação

Centro-Oeste

Unidade da federação

Distrito Federal

2013

31,4

2023

19,9

Unidade da federação

Goiás

2013

28,9

2023

14,6

Unidade da federação

Mato Grosso

2013

15,4

2023

10,2

Unidade da federação

Mato Grosso do Sul

2013

37,4

2023

25,3

Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.

Elaboração:Todos Pela Educação.

Trajetória

Taxas de aprovação, reprovação e abandono dos Anos Finais do Ensino Fundamental – por unidade da federação (em %)

Unidade da federação

2013

2023

Aprovação

Reprovação

Abandono

Aprovação

Reprovação

Abandono

Unidade da federação

Brasil

2013

83,7

2023

12,3

Aprovação

4,0

Reprovação

93,2

Abandono

5,4

Aprovação

1,4

Unidade da federação

Norte

Unidade da federação

Amapá

2013

82,2

2023

12,7

Aprovação

5,1

Reprovação

87,8

Abandono

10,2

Aprovação

2,0

Unidade da federação

Acre

2013

90,5

2023

5,9

Aprovação

3,6

Reprovação

91,4

Abandono

4,5

Aprovação

4,1

Unidade da federação

Amazonas

2013

83,0

2023

8,9

Aprovação

8,1

Reprovação

93,5

Abandono

4,3

Aprovação

2,2

Unidade da federação

Pará

2013

77,9

2023

15,1

Aprovação

7,0

Reprovação

88,4

Abandono

8,3

Aprovação

3,3

Unidade da federação

Rondônia

2013

79,1

2023

16,4

Aprovação

4,5

Reprovação

95,2

Abandono

3,3

Aprovação

1,5

Unidade da federação

Roraima

2013

82,0

2023

12,6

Aprovação

5,4

Reprovação

91,8

Abandono

5,9

Aprovação

2,3

Unidade da federação

Tocantins

2013

83,1

2023

14,1

Aprovação

2,8

Reprovação

96,3

Abandono

3,0

Aprovação

0,7

Unidade da federação

Nordeste

Unidade da federação

Alagoas

2013

68,4

2023

19,6

Aprovação

12,0

Reprovação

95,7

Abandono

3,0

Aprovação

1,3

Unidade da federação

Bahia

2013

73,9

2023

19,1

Aprovação

7,0

Reprovação

86,6

Abandono

10,2

Aprovação

3,2

Unidade da federação

Ceará

2013

87,2

2023

9,0

Aprovação

3,8

Reprovação

98,7

Abandono

0,9

Aprovação

0,4

Unidade da federação

Maranhão

2013

83,3

2023

11,5

Aprovação

5,2

Reprovação

93,0

Abandono

5,1

Aprovação

1,9

Unidade da federação

Paraíba

2013

74,4

2023

16,3

Aprovação

9,3

Reprovação

88,0

Abandono

9,1

Aprovação

2,9

Unidade da federação

Pernambuco

2013

78,6

2023

15,9

Aprovação

5,5

Reprovação

93,8

Abandono

5,4

Aprovação

0,8

Unidade da federação

Piauí

2013

79,7

2023

15,6

Aprovação

4,7

Reprovação

95,7

Abandono

3,3

Aprovação

1,0

Unidade da federação

Rio Grande do Norte

2013

70,7

2023

21,7

Aprovação

7,6

Reprovação

79,8

Abandono

17,0

Aprovação

3,2

Unidade da federação

Sergipe

2013

63,6

2023

28,4

Aprovação

8,0

Reprovação

84,4

Abandono

13,5

Aprovação

2,1

Unidade da federação

Sudeste

Unidade da federação

Espírito Santo

2013

79,8

2023

17,5

Aprovação

2,7

Reprovação

94,2

Abandono

5,3

Aprovação

0,5

Unidade da federação

Minas Gerais

2013

89,0

2023

8,0

Aprovação

3,0

Reprovação

92,2

Abandono

6,4

Aprovação

1,4

Unidade da federação

Rio de Janeiro

2013

81,5

2023

15,5

Aprovação

3,0

Reprovação

90,1

Abandono

8,9

Aprovação

1,0

Unidade da federação

São Paulo

2013

92,3

2023

5,8

Aprovação

1,9

Reprovação

97,3

Abandono

1,8

Aprovação

0,9

Unidade da federação

Sul 

Unidade da federação

Paraná

2013

83,2

2023

13,6

Aprovação

3,2

Reprovação

98,3

Abandono

1,5

Aprovação

0,2

Unidade da federação

Rio Grande do Sul

2013

78,7

2023

18,9

Aprovação

2,4

Reprovação

89,6

Abandono

8,9

Aprovação

1,5

Unidade da federação

Santa Catarina

2013

86,5

2023

12,1

Aprovação

1,4

Reprovação

91,5

Abandono

8,0

Aprovação

0,5

Unidade da federação

Centro-Oeste

Unidade da federação

Distrito Federal

2013

79,5

2023

17,8

Aprovação

2,7

Reprovação

92,5

Abandono

6,2

Aprovação

1,3

Unidade da federação

Goiás

2013

90,1

2023

6,9

Aprovação

3,0

Reprovação

97,8

Abandono

1,8

Aprovação

0,4

Unidade da federação

Mato Grosso