3 Anos Finais do Ensino Fundamental
O Ideb dos Anos Finais do Ensino Fundamental caiu em 2023, em comparação a 2021; além disso, as crianças estão aprendendo menos: o indicador de aprendizagem teve uma redução importante.
Os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) abrangem os alunos de 11 a 14 anos. Essa etapa é crítica para a Educação, pois corresponde a um período de mudanças significativas para os estudantes, que entram na adolescência, ao mesmo tempo que enfrentam um contexto escolar novo e mais complexo. Também é o momento da trajetória escolar em que mais alunos começam a ter resultados abaixo do esperado.
Panorama dos Anos Finais do Ensino Fundamental
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, o Ideb de 2023 da rede pública foi de 4,7, frente a 4,6 em 2019. Isso graças a uma redução no indicador de aprendizagem (5,21 para 5,10) e aumento no indicador de fluxo (0,89 para 0,93). Apenas seis estados evoluíram no indicador de aprendizagem dos estudantes, sendo os maiores avanços no Amapá, Alagoas e Pará. Por outro lado, os que mais retrocederam foram Mato Grosso do Sul, Rondônia e Minas Gerais.
A taxa líquida de matrícula para os Anos Finais foi de 97,7%, significando que praticamente todas as crianças e jovens de 11 a 14 anos estão matriculados nessa etapa. É o maior percentual da série histórica analisada. Considerados os quintis de renda e localização, houve crescimento ao longo dos anos, chegando aos maiores patamares da série – em especial dos mais pobres (aumento de 18,7 pontos percentuais) e na zona rural (aumento de 19,6 pontos percentuais).
Além disso, a taxa de distorção idade-série diminuiu ao longo dos anos, chegando a 19,3% em 2023 — era de 30,7%, em 2013. Situação semelhante foi registrada na taxa de abandono (1,4%, em 2023) e na taxa de reprovação (5,4%). Já a proporção dos jovens de 16 anos que concluíram a etapa cresceu de forma consistente, chegando a 84,6%.
Apesar do acesso e da trajetória terem melhorado ao longo dos anos, a aprendizagem não seguiu o mesmo ritmo de crescimento. Em 2019, só 14,5% dos jovens tinham aprendizagem adequada em Matemática e em Língua Portuguesa.
Todos os estados apresentaram crescimento nesse indicador, embora alguns em menor proporção, como o Amapá, que passou de 1,7% dos alunos com aprendizagem adequada em Matemática e em Língua Portuguesa, em 2013, para 3,7%, em 2019. Outros estados, como o Ceará, tiveram um aumento mais expressivo, subindo de 7,1% para 20,2%, no mesmo período.
Acesso - todas as redes
Matrículas nos Anos Finais
Crianças e jovens de 11 a 14 anos que frequentam a escola – Brasil (em %)
Ano | Percentual |
---|---|
2013 | 98,1 |
2014 | 98,1 |
2015 | 98,3 |
2016 | 98,8 |
2017 | 99,0 |
2018 | 98,9 |
2019 | 98,9 |
2020 | 99,3 |
2021 | 99,3 |
2022 | 99,4 |
2023 | 99,3 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
Matrículas nos Anos Finais
Crianças e jovens de 11 a 14 anos que estão matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental – Brasil (em %)
Ano | Percentual |
---|---|
2013 | 84,7 |
2014 | 86,3 |
2015 | 87,5 |
2016 | 87,5 |
2017 | 88,6 |
2018 | 96,3 |
2019 | 96,4 |
2020 | 97,3 |
2021 | 97,0 |
2022 | 97,4 |
2023 | 97,7 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
Desigualdade socioeconômica
Crianças e jovens de 11 a 14 anos que estão matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental, por quintis de renda – Brasil (em %)
Ano | 20% mais pobres | 20% mais ricos |
---|---|---|
2013 | 78,0 | 83,9 |
2014 | 79,4 | 85,5 |
2015 | 81,7 | 86,9 |
2016 | 81,4 | 86,8 |
2017 | 83,1 | 87,9 |
2018 | 94,2 | 96,0 |
2019 | 94,2 | 96,2 |
2020 | 95,9 | 97,2 |
2021 | 95,3 | 96,7 |
2022 | 95,9 | 97,3 |
2023 | 96,7 | 97,6 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
Desigualdade regional
Crianças e jovens de 11 a 14 anos que estão matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental, por localidade – Brasil (em %)
Ano | Rural | Urbana |
---|---|---|
2013 | 76,2 | 86,7 |
2014 | 78,7 | 88,0 |
2015 | 80,9 | 89,0 |
2016 | 81,7 | 88,7 |
2017 | 82,8 | 89,8 |
2018 | 93,5 | 96,9 |
2019 | 93,8 | 97,0 |
2020 | 95,5 | 97,7 |
2021 | 95,4 | 97,3 |
2022 | 96,5 | 97,6 |
2023 | 95,8 | 98,1 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
Trajetória
Fluxo
Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental com 2 ou mais anos de atraso na trajetória escolar (distorção idade-série) – Brasil (em %)
Ano | Percentual |
---|---|
2013 | 30,7 |
2014 | 30,6 |
2015 | 30,1 |
2016 | 29,7 |
2017 | 29,3 |
2018 | 27,9 |
2019 | 26,5 |
2020 | 25,7 |
2021 | 23,8 |
2022 | 21,0 |
2023 | 19,3 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração: Todos Pela Educação.
Taxas de rendimento
Taxas de aprovação, reprovação e abandono dos Anos Finais do Ensino Fundamental – Brasil (em %)
Ano | Aprovação | Reprovação | Abandono |
---|---|---|---|
2013 | 83,7 | 12,3 | 4,0 |
2014 | 83,2 | 12,7 | 4,1 |
2015 | 84,1 | 12,2 | 3,7 |
2016 | 83,8 | 12,7 | 3,5 |
2017 | 85,5 | 11,3 | 3,2 |
2018 | 86,5 | 10,7 | 2,8 |
2019 | 88,6 | 9,2 | 2,2 |
2020 | 97,7 | 1,1 | 1,2 |
2021 | 95,2 | 2,7 | 2,1 |
2022 | 91,0 | 6,8 | 2,2 |
2023 | 93,2 | 5,4 | 1,4 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Conclusão
Jovens de 16 anos que já concluíram o Ensino Fundamental, em todas as redes – Brasil (em %)
Ano | Percentual |
---|---|
2013 | 71,5 |
2014 | 73,4 |
2015 | 74,7 |
2016 | 74,8 |
2017 | 75,8 |
2018 | 75,8 |
2019 | 78,4 |
2020 | 82,1 |
2021 | 81,5 |
2022 | 83,1 |
2023 | 84,6 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
Desigualdade socioeconômica
Jovens de 16 anos que já concluíram o Ensino Fundamental, em todas as redes, por quintis de renda – Brasil (em %)
Ano | 20% mais pobres | 20% mais ricos |
---|---|---|
2013 | 57,6 | 69,8 |
2014 | 59,7 | 71,5 |
2015 | 61,8 | 73,0 |
2016 | 63,4 | 73,0 |
2017 | 64,3 | 74,3 |
2018 | 64,5 | 74,3 |
2019 | 67,4 | 77,3 |
2020 | 74,0 | 81,1 |
2021 | 73,5 | 80,0 |
2022 | 75,2 | 82,1 |
2023 | 76,8 | 83,6 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
Desigualdade regional
Jovens de 16 anos que já concluíram o Ensino Fundamental, em todas as redes, por localidade – Brasil (em %)
Ano | Rural | Urbana |
---|---|---|
2013 | 58,2 | 74,5 |
2014 | 59,8 | 76,1 |
2015 | 61,0 | 77,5 |
2016 | 62,8 | 77,4 |
2017 | 65,2 | 77,8 |
2018 | 66,1 | 77,8 |
2019 | 67,5 | 80,7 |
2020 | 73,3 | 83,7 |
2021 | 72,3 | 83,3 |
2022 | 75,1 | 84,6 |
2023 | 76,4 | 85,9 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
Aprendizagem - Rede Pública
9º ano
Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática, no 9º ano do Ensino Fundamental – Brasil (em %)
| Língua Portuguesa e Matemática | Língua Portuguesa | Matemática |
---|---|---|---|
2013 | 7,9 | 23,6 | 11,2 |
2015 | 9,5 | 28,7 | 13,2 |
2017 | 12,2 | 33,7 | 15,5 |
2019 | 14,5 | 35,9 | 18,4 |
2021 | 12,3 | 34,9 | 15,3 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
7
Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.
8
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
Desigualdade regional
Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática, no 9º ano do Ensino Fundamental, por localidade – Brasil (em %)
Rural
| Língua Portuguesa e Matemática | Língua Portuguesa | Matemática |
---|---|---|---|
2013 | 3,9 | 13,5 | 6,5 |
2015 | 4,9 | 17,7 | 7,3 |
2017 | 6,7 | 21,0 | 9,2 |
2019 | 8,8 | 23,4 | 12,2 |
2021 | 7,1 | 21,8 | 9,6 |
Urbana
| Língua Portuguesa e Matemática | Língua Portuguesa | Matemática |
---|---|---|---|
2013 | 8,4 | 24,7 | 11,7 |
2015 | 10,1 | 30,0 | 13,9 |
2017 | 12,9 | 35,4 | 16,3 |
2019 | 15,2 | 37,4 | 19,2 |
2021 | 12,9 | 36,6 | 16,0 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
7
Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.
8
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
Desigualdade socioeconômica
Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática, no 9º ano do Ensino Fundamental, por quintis de renda – Brasil (em %)
20% mais pobres
| Língua Portuguesa e Matemática | Língua Portuguesa | Matemática |
---|---|---|---|
2013 | 2,9 | 12,5 | 4,8 |
2015 | 3,6 | 16,6 | 5,8 |
2017 | 4,8 | 19,5 | 6,8 |
2019 | 7,7 | 24,7 | 10,5 |
2021 | 6,3 | 23,7 | 8,5 |
20% mais ricos
| Língua Portuguesa e Matemática | Língua Portuguesa | Matemática |
---|---|---|---|
2013 | 13,9 | 33,2 | 18,7 |
2015 | 16,5 | 38,9 | 21,8 |
2017 | 21,1 | 45,7 | 25,9 |
2019 | 22,8 | 46,1 | 28,2 |
2021 | 20,3 | 46,0 | 24,6 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
7
Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.
8
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
Qualidade da Educação - Rede Pública
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - Rede Pública
Ideb dos Anos Finais do Ensino Fundamental – Brasil
| Resultado | Meta |
---|---|---|
2005 | 3,2 |
|
2007 | 3,5 | 3,3 |
2009 | 3,7 | 3,4 |
2011 | 3,9 | 3,7 |
2013 | 4 | 4,1 |
2015 | 4,2 | 4,5 |
2017 | 4,4 | 4,7 |
2019 | 4,6 | 5,0 |
2021 | 4,9 | 5,2 |
2023 | 4,7 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Ideb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
12
O Ideb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, dessa forma, as taxas de aprovação tornam a comparação impossível, uma vez que as redes de ensino lidaram de formas diferentes com a aprovação dos alunos durante a crise da Covid-19.
13
As metas foram estipuladas para o Ideb brasileiro até o ano de 2021, ou seja, 2023 foi o primeiro ano em que não possuímos uma meta para esse indicador.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - Rede Pública
Decomposição: indicadores de rendimento e aprendizagem do 9º ano do Ensino Fundamental – Brasil
Rendimento
| Rendimento |
---|---|
2005 | 0,75 |
2007 | 0,78 |
2009 | 0,80 |
2011 | 0,82 |
2013 | 0,84 |
2015 | 0,84 |
2017 | 0,86 |
2019 | 0,89 |
2021 | 0,95 |
2023 | 0,93 |
Desempenho (Nota padronizada)
| Desempenho |
---|---|
2005 | 4,28 |
2007 | 4,49 |
2009 | 4,67 |
2011 | 4,73 |
2013 | 4,72 |
2015 | 4,97 |
2017 | 5,10 |
2019 | 5,21 |
2021 | 5,12 |
2023 | 5,10 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Ideb.
Elaboração: Todos Pela Educação.
12
O Ideb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, dessa forma, as taxas de aprovação tornam a comparação impossível, uma vez que as redes de ensino lidaram de formas diferentes com a aprovação dos alunos durante a crise da Covid-19.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - Rede Pública
Desempenho médio do 9º ano do Ensino Fundamental (Nota Saeb) – Brasil
Matemática
| Matemática |
---|---|
2005 | 231,62 |
2007 | 240,56 |
2009 | 241,78 |
2011 | 244,84 |
2013 | 243,79 |
2015 | 250,57 |
2017 | 251,97 |
2019 | 257,18 |
2021 | 252,04 |
2023 | 251,27 |
Língua Portuguesa
| Língua Portuguesa |
---|---|
2005 | 225,42 |
2007 | 228,93 |
2009 | 238,68 |
2011 | 238,77 |
2013 | 239,39 |
2015 | 247,33 |
2017 | 253,77 |
2019 | 255,68 |
2021 | 254,88 |
2023 | 254,62 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
8
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
Nos municípios
Ideb médio do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipais, por faixas de investimento por aluno da Educação Básica, em 2023 – Brasil
Investimento por aluno | Ideb 2023 | Número de municípios |
---|---|---|
Até 10 mil | 4,4 | 908 |
Entre 10 e 12 mil | 4,5 | 920 |
Entre 12 e 14 mil | 4,7 | 571 |
Entre 14 e 16 mil | 4,9 | 334 |
Maior que 16 mil | 5,0 | 320 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb, Microdados do Censo Escolar e Siconfi/Finbra.
Elaboração:Todos Pela Educação.
14
Para o cálculo de investimento por aluno, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e demais subfunções da Educação, além da subfunção Transferências para a Educação Básica, e retiramos as despesas com a Educação Superior.
15
Para o cálculo, consideramos apenas os municípios que possuíam despesas empenhadas e pagas para os anos da análise.
16
Para o cálculo, consideramos o total de alunos na rede pública municipal acrescentado ao total de estudantes das redes privadas conveniadas a cada ente.
Nos municípios
Investimento por aluno da Educação Básica e Ideb do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipais, em 2023 – Brasil
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb, Microdados do Censo Escolar e Siconfi/Finbra.
Elaboração:Todos Pela Educação.
14
Para o cálculo de investimento por aluno, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e demais subfunções da Educação, além da subfunção Transferências para a Educação Básica, e retiramos as despesas com a Educação Superior.
15
Para o cálculo, consideramos apenas os municípios que possuíam despesas empenhadas e pagas para os anos da análise.
16
Para o cálculo, consideramos o total de alunos na rede pública municipal acrescentado ao total de estudantes das redes privadas conveniadas a cada ente.
19
Este gráfico só apresenta municípios com estimativa de gasto por aluno anual de até R$ 35 mil.
Nos municípios
Municípios cujas redes tiveram as maiores notas no Ideb 2023 do 9º ano do Ensino Fundamental, por faixa populacional – Brasil
Faixa populacional | UF | Município | Ideb | Gasto por aluno em 2023 (em milhares R$) |
---|---|---|---|---|
Até 20.000 habitantes | AL | Santana do Mundaú | 9,3 | 8,1 |
CE | Pires Ferreira | 9,2 | 9,7 | |
CE | Deputado Irapuan Pinheiro | 8,8 | 9,5 | |
CE | Catunda | 8,4 | 9,5 | |
CE | Ararendá | 8,3 | 13,2 | |
De 20.001 a 50.000 habitantes | CE | Novo Oriente | 8,2 | 9,8 |
AL | São José da Laje | 7,8 | 8,8 | |
CE | Jijoca de Jericoacoara | 7,8 | 9,9 | |
CE | Tamboril | 7,3 | 10,6 | |
CE | Independência | 7,3 | 13,3 | |
De 50.001 a 100.000 habitantes | AL | Coruripe | 8,7 | 9,2 |
AL | União dos Palmares | 8,4 | 10,1 | |
CE | Brejo Santo | 6,4 | 11,2 | |
SP | Lins | 6,3 | 19,4 | |
SP | Jaguariúna | 6,1 | 17,6 | |
De 100.001 a 500.000 habitantes | CE | Sobral | 7,9 | 10,8 |
GO | Rio Verde | 6,4 | 12,6 | |
SP | Mogi das Cruzes | 6,4 | 12,8 | |
SP | Poá | 6,2 | 11,0 | |
SP | Hortolândia | 6,1 | 14,7 | |
Acima de 500.000 habitantes | SC | Joinville | 6,0 | 12,5 |
PI | Teresina | 5,8 | 11,6 | |
SP | Sorocaba | 5,8 | 14,1 | |
SP | São José dos Campos | 5,8 | 12,8 | |
PR | Curitiba | 5,5 | 14,5 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb, Microdados do Censo Escolar e Siconfi/Finbra.
Elaboração:Todos Pela Educação.
14
Para o cálculo de investimento por aluno, consideramos a “Função 12 – Educação”, a qual engloba dez subfunções: Administração Geral, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Básica e demais subfunções da Educação, além da subfunção Transferências para a Educação Básica, e retiramos as despesas com a Educação Superior.
15
Para o cálculo, consideramos apenas os municípios que possuíam despesas empenhadas e pagas para os anos da análise.
16
Para o cálculo, consideramos o total de alunos na rede pública municipal acrescentado ao total de estudantes das redes privadas conveniadas a cada ente.
Nos estados
Acesso
Crianças e jovens de 11 a 14 anos que estão matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental – por unidade da federação (em %)
Unidade da federação | 2013 | 2023 |
---|---|---|
Unidade da federação Brasil | 2013 98,1 | 2023 99,3 |
Unidade da federação Norte | ||
Unidade da federação Amapá | 2013 78,3 | 2023 98,1 |
Unidade da federação Acre | 2013 80,0 | 2023 92,7 |
Unidade da federação Amazonas | 2013 77,7 | 2023 97,3 |
Unidade da federação Pará | 2013 75,1 | 2023 95,8 |
Unidade da federação Rondônia | 2013 86,7 | 2023 97,7 |
Unidade da federação Roraima | 2013 88,0 | 2023 94,1 |
Unidade da federação Tocantins | 2013 86,1 | 2023 97,5 |
Unidade da federação Nordeste | ||
Unidade da federação Alagoas | 2013 79,2 | 2023 97,5 |
Unidade da federação Bahia | 2013 75,7 | 2023 95,3 |
Unidade da federação Ceará | 2013 85,5 | 2023 98,7 |
Unidade da federação Maranhão | 2013 78,4 | 2023 97,1 |
Unidade da federação Paraíba | 2013 81,6 | 2023 96,2 |
Unidade da federação Pernambuco | 2013 78,5 | 2023 95,9 |
Unidade da federação Piauí | 2013 79,2 | 2023 97,4 |
Unidade da federação Rio Grande do Norte | 2013 77,8 | 2023 97,8 |
Unidade da federação Sergipe | 2013 77,5 | 2023 95,8 |
Unidade da federação Sudeste | ||
Unidade da federação Espírito Santo | 2013 85,3 | 2023 98,3 |
Unidade da federação Minas Gerais | 2013 89,6 | 2023 99,1 |
Unidade da federação Rio de Janeiro | 2013 81,2 | 2023 96,9 |
Unidade da federação São Paulo | 2013 91,2 | 2023 98,9 |
Unidade da federação Sul | ||
Unidade da federação Paraná | 2013 91,0 | 2023 98,3 |
Unidade da federação Rio Grande do Sul | 2013 87,5 | 2023 98,6 |
Unidade da federação Santa Catarina | 2013 92,2 | 2023 98,8 |
Unidade da federação Centro-Oeste | ||
Unidade da federação Distrito Federal | 2013 85,2 | 2023 99,0 |
Unidade da federação Goiás | 2013 88,3 | 2023 98,5 |
Unidade da federação Mato Grosso | 2013 92,3 | 2023 98,4 |
Unidade da federação Mato Grosso do Sul | 2013 84,9 | 2023 97,8 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
Trajetória
Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental com 2 ou mais anos de atraso na trajetória escolar (distorção idade-série) – por unidade da federação (em %)
Unidade da federação | 2013 | 2023 |
---|---|---|
Unidade da federação Brasil | 2013 30,7 | 2023 19,3 |
Unidade da federação Norte | ||
Unidade da federação Amapá | 2013 34,6 | 2023 34,6 |
Unidade da federação Acre | 2013 31,0 | 2023 28,4 |
Unidade da federação Amazonas | 2013 44,0 | 2023 23,6 |
Unidade da federação Pará | 2013 46,7 | 2023 35,3 |
Unidade da federação Rondônia | 2013 39,0 | 2023 15,9 |
Unidade da federação Roraima | 2013 29,8 | 2023 23,4 |
Unidade da federação Tocantins | 2013 31,0 | 2023 15,8 |
Unidade da federação Nordeste | ||
Unidade da federação Alagoas | 2013 49,0 | 2023 22,9 |
Unidade da federação Bahia | 2013 46,5 | 2023 32,4 |
Unidade da federação Ceará | 2013 32,2 | 2023 10,4 |
Unidade da federação Maranhão | 2013 37,9 | 2023 24,1 |
Unidade da federação Paraíba | 2013 43,3 | 2023 27,5 |
Unidade da federação Pernambuco | 2013 38,6 | 2023 22,3 |
Unidade da federação Piauí | 2013 42,4 | 2023 23,5 |
Unidade da federação Rio Grande do Norte | 2013 47,7 | 2023 34,5 |
Unidade da federação Sergipe | 2013 50,6 | 2023 32,3 |
Unidade da federação Sudeste | ||
Unidade da federação Espírito Santo | 2013 31,0 | 2023 20,5 |
Unidade da federação Minas Gerais | 2013 26,1 | 2023 12,3 |
Unidade da federação Rio de Janeiro | 2013 41,0 | 2023 28,0 |
Unidade da federação São Paulo | 2013 11,9 | 2023 8,5 |
Unidade da federação Sul | ||
Unidade da federação Paraná | 2013 21,5 | 2023 11,5 |
Unidade da federação Rio Grande do Sul | 2013 33,3 | 2023 21,8 |
Unidade da federação Santa Catarina | 2013 17,7 | 2023 17,4 |
Unidade da federação Centro-Oeste | ||
Unidade da federação Distrito Federal | 2013 31,4 | 2023 19,9 |
Unidade da federação Goiás | 2013 28,9 | 2023 14,6 |
Unidade da federação Mato Grosso | 2013 15,4 | 2023 10,2 |
Unidade da federação Mato Grosso do Sul | 2013 37,4 | 2023 25,3 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Trajetória
Taxas de aprovação, reprovação e abandono dos Anos Finais do Ensino Fundamental – por unidade da federação (em %)
Unidade da federação | 2013 | 2023 | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
Aprovação | Reprovação | Abandono | Aprovação | Reprovação | Abandono | |
Unidade da federação Brasil | 2013 83,7 | 2023 12,3 | Aprovação 4,0 | Reprovação 93,2 | Abandono 5,4 | Aprovação 1,4 |
Unidade da federação Norte | ||||||
Unidade da federação Amapá | 2013 82,2 | 2023 12,7 | Aprovação 5,1 | Reprovação 87,8 | Abandono 10,2 | Aprovação 2,0 |
Unidade da federação Acre | 2013 90,5 | 2023 5,9 | Aprovação 3,6 | Reprovação 91,4 | Abandono 4,5 | Aprovação 4,1 |
Unidade da federação Amazonas | 2013 83,0 | 2023 8,9 | Aprovação 8,1 | Reprovação 93,5 | Abandono 4,3 | Aprovação 2,2 |
Unidade da federação Pará | 2013 77,9 | 2023 15,1 | Aprovação 7,0 | Reprovação 88,4 | Abandono 8,3 | Aprovação 3,3 |
Unidade da federação Rondônia | 2013 79,1 | 2023 16,4 | Aprovação 4,5 | Reprovação 95,2 | Abandono 3,3 | Aprovação 1,5 |
Unidade da federação Roraima | 2013 82,0 | 2023 12,6 | Aprovação 5,4 | Reprovação 91,8 | Abandono 5,9 | Aprovação 2,3 |
Unidade da federação Tocantins | 2013 83,1 | 2023 14,1 | Aprovação 2,8 | Reprovação 96,3 | Abandono 3,0 | Aprovação 0,7 |
Unidade da federação Nordeste | ||||||
Unidade da federação Alagoas | 2013 68,4 | 2023 19,6 | Aprovação 12,0 | Reprovação 95,7 | Abandono 3,0 | Aprovação 1,3 |
Unidade da federação Bahia | 2013 73,9 | 2023 19,1 | Aprovação 7,0 | Reprovação 86,6 | Abandono 10,2 | Aprovação 3,2 |
Unidade da federação Ceará | 2013 87,2 | 2023 9,0 | Aprovação 3,8 | Reprovação 98,7 | Abandono 0,9 | Aprovação 0,4 |
Unidade da federação Maranhão | 2013 83,3 | 2023 11,5 | Aprovação 5,2 | Reprovação 93,0 | Abandono 5,1 | Aprovação 1,9 |
Unidade da federação Paraíba | 2013 74,4 | 2023 16,3 | Aprovação 9,3 | Reprovação 88,0 | Abandono 9,1 | Aprovação 2,9 |
Unidade da federação Pernambuco | 2013 78,6 | 2023 15,9 | Aprovação 5,5 | Reprovação 93,8 | Abandono 5,4 | Aprovação 0,8 |
Unidade da federação Piauí | 2013 79,7 | 2023 15,6 | Aprovação 4,7 | Reprovação 95,7 | Abandono 3,3 | Aprovação 1,0 |
Unidade da federação Rio Grande do Norte | 2013 70,7 | 2023 21,7 | Aprovação 7,6 | Reprovação 79,8 | Abandono 17,0 | Aprovação 3,2 |
Unidade da federação Sergipe | 2013 63,6 | 2023 28,4 | Aprovação 8,0 | Reprovação 84,4 | Abandono 13,5 | Aprovação 2,1 |
Unidade da federação Sudeste | ||||||
Unidade da federação Espírito Santo | 2013 79,8 | 2023 17,5 | Aprovação 2,7 | Reprovação 94,2 | Abandono 5,3 | Aprovação 0,5 |
Unidade da federação Minas Gerais | 2013 89,0 | 2023 8,0 | Aprovação 3,0 | Reprovação 92,2 | Abandono 6,4 | Aprovação 1,4 |
Unidade da federação Rio de Janeiro | 2013 81,5 | 2023 15,5 | Aprovação 3,0 | Reprovação 90,1 | Abandono 8,9 | Aprovação 1,0 |
Unidade da federação São Paulo | 2013 92,3 | 2023 5,8 | Aprovação 1,9 | Reprovação 97,3 | Abandono 1,8 | Aprovação 0,9 |
Unidade da federação Sul | ||||||
Unidade da federação Paraná | 2013 83,2 | 2023 13,6 | Aprovação 3,2 | Reprovação 98,3 | Abandono 1,5 | Aprovação 0,2 |
Unidade da federação Rio Grande do Sul | 2013 78,7 | 2023 18,9 | Aprovação 2,4 | Reprovação 89,6 | Abandono 8,9 | Aprovação 1,5 |
Unidade da federação Santa Catarina | 2013 86,5 | 2023 12,1 | Aprovação 1,4 | Reprovação 91,5 | Abandono 8,0 | Aprovação 0,5 |
Unidade da federação Centro-Oeste | ||||||
Unidade da federação Distrito Federal | 2013 79,5 | 2023 17,8 | Aprovação 2,7 | Reprovação 92,5 | Abandono 6,2 | Aprovação 1,3 |
Unidade da federação Goiás | 2013 90,1 | 2023 6,9 | Aprovação 3,0 | Reprovação 97,8 | Abandono 1,8 | Aprovação 0,4 |
Unidade da federação Mato Grosso | 2013 95,2 | 2023 3,2 | Aprovação 1,6 | Reprovação 98,7 | Abandono 0,8 | Aprovação 0,5 |
Unidade da federação Mato Grosso do Sul | 2013 78,2 | 2023 17,6 | Aprovação 4,2 | Reprovação 91,7 | Abandono 7,3 | Aprovação 1,0 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Trajetória
Jovens de 16 anos que já concluíram o Ensino Fundamental – por unidade da federação (em %)
Unidade da federação | 2013 | 2023 |
---|---|---|
Unidade da federação Brasil | 2013 71,5 | 2023 84,6 |
Unidade da federação Norte | ||
Unidade da federação Amapá | 2013 66,1 | 2023 74,0 |
Unidade da federação Acre | 2013 72,0 | 2023 71,1 |
Unidade da federação Amazonas | 2013 58,3 | 2023 81,0 |
Unidade da federação Pará | 2013 53,5 | 2023 68,0 |
Unidade da federação Rondônia | 2013 70,9 | 2023 82,4 |
Unidade da federação Roraima | 2013 75,0 | 2023 84,4 |
Unidade da federação Tocantins | 2013 70,8 | 2023 80,0 |
Unidade da federação Nordeste | ||
Unidade da federação Alagoas | 2013 50,8 | 2023 78,9 |
Unidade da federação Bahia | 2013 54,6 | 2023 75,4 |
Unidade da federação Ceará | 2013 69,2 | 2023 92,4 |
Unidade da federação Maranhão | 2013 64,5 | 2023 81,4 |
Unidade da federação Paraíba | 2013 60,0 | 2023 80,0 |
Unidade da federação Pernambuco | 2013 61,8 | 2023 81,7 |
Unidade da federação Piauí | 2013 62,0 | 2023 79,4 |
Unidade da federação Rio Grande do Norte | 2013 61,3 | 2023 70,3 |
Unidade da federação Sergipe | 2013 57,6 | 2023 74,3 |
Unidade da federação Sudeste | ||
Unidade da federação Espírito Santo | 2013 71,7 | 2023 86,6 |
Unidade da federação Minas Gerais | 2013 75,1 | 2023 91,3 |
Unidade da federação Rio de Janeiro | 2013 68,7 | 2023 82,0 |
Unidade da federação São Paulo | 2013 87,7 | 2023 93,9 |
Unidade da federação Sul | ||
Unidade da federação Paraná | 2013 79,2 | 2023 84,7 |
Unidade da federação Rio Grande do Sul | 2013 76,2 | 2023 82,5 |
Unidade da federação Santa Catarina | 2013 87,3 | 2023 82,3 |
Unidade da federação Centro-Oeste | ||
Unidade da federação Distrito Federal | 2013 74,5 | 2023 82,9 |
Unidade da federação Goiás | 2013 78,6 | 2023 92,3 |
Unidade da federação Mato Grosso | 2013 80,1 | 2023 86,3 |
Unidade da federação Mato Grosso do Sul | 2013 67,0 | 2023 79,6 |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua 2013-2015 / Pnad Contínua (módulo Educação) 2016-2023.
Elaboração:Todos Pela Educação.
1
As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.
Aprendizagem
Alunos com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental – por unidade da federação (em %)
Unidade da federação | 2013 | 2019 | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa e Matemática | Língua Portuguesa | Matemática | Língua Portuguesa e Matemática | Língua Portuguesa | Matemática | |
Unidade da federação Brasil | 2013 7,9 | 2019 23,6 | Língua Portuguesa e Matemática 11,2 | Língua Portuguesa 14,5 | Matemática 35,9 | Língua Portuguesa e Matemática 18,4 |
Unidade da federação Norte | ||||||
Unidade da federação Amapá | 2013 1,7 | 2019 12,7 | Língua Portuguesa e Matemática 2,5 | Língua Portuguesa 3,7 | Matemática 20,2 | Língua Portuguesa e Matemática 5,1 |
Unidade da federação Acre | 2013 5,7 | 2019 23,1 | Língua Portuguesa e Matemática 7,9 | Língua Portuguesa 12,6 | Matemática 34,9 | Língua Portuguesa e Matemática 16,2 |
Unidade da federação Amazonas | 2013 5,3 | 2019 19,4 | Língua Portuguesa e Matemática 7,8 | Língua Portuguesa 9,4 | Matemática 29,1 | Língua Portuguesa e Matemática 12,1 |
Unidade da federação Pará | 2013 2,6 | 2019 14,2 | Língua Portuguesa e Matemática 4,1 | Língua Portuguesa 5,5 | Matemática 21,1 | Língua Portuguesa e Matemática 7,7 |
Unidade da federação Rondônia | 2013 6,2 | 2019 21,4 | Língua Portuguesa e Matemática 9,9 | Língua Portuguesa 12,8 | Matemática 33,7 | Língua Portuguesa e Matemática 17,0 |
Unidade da federação Roraima | 2013 3,6 | 2019 14,2 | Língua Portuguesa e Matemática 5,4 | Língua Portuguesa 6,9 | Matemática 21,0 | Língua Portuguesa e Matemática 9,4 |
Unidade da federação Tocantins | 2013 6,4 | 2019 19,6 | Língua Portuguesa e Matemática 9,5 | Língua Portuguesa 12,4 | Matemática 29,7 | Língua Portuguesa e Matemática 16,6 |
Unidade da federação Nordeste | ||||||
Unidade da federação Alagoas | 2013 1,8 | 2019 9,4 | Língua Portuguesa e Matemática 3,2 | Língua Portuguesa 10,6 | Matemática 27,7 | Língua Portuguesa e Matemática 14,7 |
Unidade da federação Bahia | 2013 3,0 | 2019 13,7 | Língua Portuguesa e Matemática 5,0 | Língua Portuguesa 6,8 | Matemática 24,3 | Língua Portuguesa e Matemática 9,4 |
Unidade da federação Ceará | 2013 7,1 | 2019 22,8 | Língua Portuguesa e Matemática 10,7 | Língua Portuguesa 20,2 | Matemática 44,0 | Língua Portuguesa e Matemática 25,0 |
Unidade da federação Maranhão | 2013 1,9 | 2019 10,5 | Língua Portuguesa e Matemática 3,1 | Língua Portuguesa 5,5 | Matemática 20,0 | Língua Portuguesa e Matemática 7,6 |
Unidade da federação Paraíba | 2013 2,9 | 2019 13,5 | Língua Portuguesa e Matemática 4,8 | Língua Portuguesa 8,2 | Matemática 27,0 | Língua Portuguesa e Matemática 11,3 |
Unidade da federação Pernambuco | 2013 4,0 | 2019 15,3 | Língua Portuguesa e Matemática 6,4 | Língua Portuguesa 11,6 | Matemática 30,6 | Língua Portuguesa e Matemática 15,6 |
Unidade da federação Piauí | 2013 4,0 | 2019 15,5 | Língua Portuguesa e Matemática 6,3 | Língua Portuguesa 13,3 | Matemática 30,6 | Língua Portuguesa e Matemática 17,8 |
Unidade da federação Rio Grande do Norte | 2013 4,6 | 2019 16,7 | Língua Portuguesa e Matemática 6,7 | Língua Portuguesa 7,3 | Matemática 24,1 | Língua Portuguesa e Matemática 9,8 |
Unidade da federação Sergipe | 2013 2,8 | 2019 13,0 | Língua Portuguesa e Matemática 5,2 | Língua Portuguesa 6,3 | Matemática 23,6 | Língua Portuguesa e Matemática 9,4 |
Unidade da federação Sudeste | ||||||
Unidade da federação Espírito Santo | 2013 10,8 | 2019 27,5 | Língua Portuguesa e Matemática 15,7 | Língua Portuguesa 18,1 | Matemática 40,2 | Língua Portuguesa e Matemática 23,5 |
Unidade da federação Minas Gerais | 2013 14,9 | 2019 33,8 | Língua Portuguesa e Matemática 20,3 | Língua Portuguesa 18,4 | Matemática 40,0 | Língua Portuguesa e Matemática 23,0 |
Unidade da federação Rio de Janeiro | 2013 9,3 | 2019 26,6 | Língua Portuguesa e Matemática 12,8 | Língua Portuguesa 12,5 | Matemática 35,1 | Língua Portuguesa e Matemática 16,2 |
Unidade da federação São Paulo | 2013 9,5 | 2019 27,3 | Língua Portuguesa e Matemática 12,9 | Língua Portuguesa 18,8 | Matemática 43,3 | Língua Portuguesa e Matemática 22,9 |
Unidade da federação Sul | ||||||
Unidade da federação Paraná | 2013 9,2 | 2019 26,6 | Língua Portuguesa e Matemática 13,2 | Língua Portuguesa 19,4 | Matemática 42,8 | Língua Portuguesa e Matemática 25,0 |
Unidade da federação Rio Grande do Sul | 2013 9,8 | 2019 30,5 | Língua Portuguesa e Matemática 14,1 | Língua Portuguesa 16,8 | Matemática 42,7 | Língua Portuguesa e Matemática 21,3 |
Unidade da federação Santa Catarina | 2013 9,6 | 2019 27,0 | Língua Portuguesa e Matemática 13,7 | Língua Portuguesa 20,9 | Matemática 44,6 | Língua Portuguesa e Matemática 26,3 |
Unidade da federação Centro-Oeste | ||||||
Unidade da federação Distrito Federal | 2013 9,0 | 2019 27,4 | Língua Portuguesa e Matemática 13,2 | Língua Portuguesa 13,9 | Matemática 36,4 | Língua Portuguesa e Matemática 18,3 |
Unidade da federação Goiás | 2013 10,0 | 2019 28,7 | Língua Portuguesa e Matemática 14,0 | Língua Portuguesa 18,1 | Matemática 42,3 | Língua Portuguesa e Matemática 22,3 |
Unidade da federação Mato Grosso | 2013 5,5 | 2019 19,1 | Língua Portuguesa e Matemática 8,0 | Língua Portuguesa 10,7 | Matemática 29,8 | Língua Portuguesa e Matemática 14,1 |
Unidade da federação Mato Grosso do Sul | 2013 9,1 | 2019 28,4 | Língua Portuguesa e Matemática 13,1 | Língua Portuguesa 13,7 | Matemática 35,1 | Língua Portuguesa e Matemática 18,4 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Saeb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
7
Até a data de publicação deste Anuário, o Inep ainda não havia disponibilizado os dados necessários para o cálculo deste indicador referente ao ano de 2023. Assim que essas informações forem divulgadas, o gráfico será atualizado na versão on-line desta edição.
8
O Saeb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à edição de 2019. Por isso, não utilizamos o Saeb 2021 para comparações.
Qualidade da Educação
Ideb dos Anos Finais do Ensino Fundamental – por unidade da federação
Unidade da federação | 2005 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 | 2017 | 2019 | 2021 | 2023 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Unidade da federação Brasil | 2005 3,2 | 2007 3,5 | 2009 3,7 | 2011 3,9 | 2013 4,0 | 2015 4,2 | 2017 4,4 | 2019 4,6 | 2021 4,9 | 2023 4,7 |
Unidade da federação Norte | ||||||||||
Unidade da federação Amapá | 2005 3,4 | 2007 3,4 | 2009 3,6 | 2011 3,5 | 2013 3,4 | 2015 3,5 | 2017 3,5 | 2019 3,8 | 2021 3,9 | 2023 4,1 |
Unidade da federação Acre | 2005 3,4 | 2007 3,7 | 2009 4,1 | 2011 4,1 | 2013 4,3 | 2015 4,4 | 2017 4,6 | 2019 4,8 | 2021 4,7 | 2023 4,7 |
Unidade da federação Amazonas | 2005 2,6 | 2007 3,2 | 2009 3,4 | 2011 3,7 | 2013 3,8 | 2015 4,2 | 2017 4,4 | 2019 4,5 | 2021 4,6 | 2023 4,7 |
Unidade da federação Pará | 2005 3,2 | 2007 3,1 | 2009 3,4 | 2011 3,5 | 2013 3,4 | 2015 3,6 | 2017 3,6 | 2019 3,9 | 2021 4,3 | 2023 4,2 |
Unidade da federação Rondônia | 2005 3,1 | 2007 3,3 | 2009 3,5 | 2011 3,6 | 2013 3,8 | 2015 4,1 | 2017 4,8 | 2019 4,8 | 2021 4,8 | 2023 4,7 |
Unidade da federação Roraima | 2005 3,2 | 2007 3,5 | 2009 3,7 | 2011 3,6 | 2013 3,5 | 2015 3,7 | 2017 4,0 | 2019 4,1 | 2021 4,6 | 2023 4,2 |
Unidade da federação Tocantins | 2005 3,3 | 2007 3,6 | 2009 3,9 | 2011 4,0 | 2013 3,8 | 2015 4,0 | 2017 4,5 | 2019 4,5 | 2021 4,8 | 2023 4,8 |
Unidade da federação Nordeste | ||||||||||
Unidade da federação Alagoas | 2005 2,3 | 2007 2,6 | 2009 2,7 | 2011 2,6 | 2013 2,8 | 2015 3,2 | 2017 3,9 | 2019 4,5 | 2021 4,6 | 2023 4,8 |
Unidade da federação Bahia | 2005 2,6 | 2007 2,8 | 2009 2,9 | 2011 3,1 | 2013 3,2 | 2015 3,4 | 2017 3,4 | 2019 3,8 | 2021 4,2 | 2023 3,9 |
Unidade da federação Ceará | 2005 2,8 | 2007 3,3 | 2009 3,6 | 2011 3,9 | 2013 4,1 | 2015 4,5 | 2017 4,9 | 2019 5,2 | 2021 5,3 | 2023 5,4 |
Unidade da federação Maranhão | 2005 2,8 | 2007 3,2 | 2009 3,4 | 2011 3,4 | 2013 3,4 | 2015 3,7 | 2017 3,7 | 2019 4,0 | 2021 4,2 | 2023 4,3 |
Unidade da federação Paraíba | 2005 2,5 | 2007 2,8 | 2009 2,9 | 2011 3,1 | 2013 3,2 | 2015 3,5 | 2017 3,6 | 2019 3,9 | 2021 4,5 | 2023 4,2 |
Unidade da federação Pernambuco | 2005 2,4 | 2007 2,6 | 2009 3,0 | 2011 3,2 | 2013 3,4 | 2015 3,8 | 2017 4,1 | 2019 4,5 | 2021 4,7 | 2023 4,7 |
Unidade da federação Piauí | 2005 2,8 | 2007 3,2 | 2009 3,5 | 2011 3,6 | 2013 3,6 | 2015 3,9 | 2017 4,2 | 2019 4,6 | 2021 4,8 | 2023 4,9 |
Unidade da federação Rio Grande do Norte | 2005 2,5 | 2007 2,8 | 2009 2,9 | 2011 3,0 | 2013 3,2 | 2015 3,4 | 2017 3,4 | 2019 3,6 | 2021 4,0 | 2023 3,7 |
Unidade da federação Sergipe | 2005 2,7 | 2007 2,8 | 2009 2,8 | 2011 2,9 | 2013 2,8 | 2015 3,1 | 2017 3,4 | 2019 3,6 | 2021 4,4 | 2023 4,0 |
Unidade da federação Sudeste | ||||||||||
Unidade da federação Espírito Santo | 2005 3,5 | 2007 3,7 | 2009 3,8 | 2011 3,9 | 2013 3,9 | 2015 4,1 | 2017 4,4 | 2019 4,7 | 2021 4,8 | 2023 5,0 |
Unidade da federação Minas Gerais | 2005 3,6 | 2007 3,8 | 2009 4,1 | 2011 4,4 | 2013 4,6 | 2015 4,6 | 2017 4,5 | 2019 4,7 | 2021 5,1 | 2023 4,7 |
Unidade da federação Rio de Janeiro | 2005 3,2 | 2007 3,5 | 2009 3,4 | 2011 3,7 | 2013 3,9 | 2015 4,0 | 2017 4,2 | 2019 4,4 | 2021 4,8 | 2023 4,5 |
Unidade da federação São Paulo | 2005 3,8 | 2007 4,0 | 2009 4,3 | 2011 4,4 | 2013 4,4 | 2015 4,7 | 2017 4,9 | 2019 5,2 | 2021 5,3 | 2023 5,1 |
Unidade da federação Sul | ||||||||||
Unidade da federação Paraná | 2005 3,3 | 2007 4,0 | 2009 4,1 | 2011 4,1 | 2013 4,1 | 2015 4,3 | 2017 4,7 | 2019 5,1 | 2021 5,2 | 2023 5,4 |
Unidade da federação Rio Grande do Sul | 2005 3,6 | 2007 3,7 | 2009 3,9 | 2011 3,9 | 2013 4,0 | 2015 4,2 | 2017 4,4 | 2019 4,5 | 2021 5,0 | 2023 4,7 |
Unidade da federação Santa Catarina | 2005 4,1 | 2007 4,1 | 2009 4,3 | 2011 4,7 | 2013 4,3 | 2015 4,9 | 2017 5,0 | 2019 4,9 | 2021 5,0 | 2023 4,9 |
Unidade da federação Centro-Oeste | ||||||||||
Unidade da federação Distrito Federal | 2005 3,3 | 2007 3,5 | 2009 3,9 | 2011 3,9 | 2013 3,9 | 2015 4,0 | 2017 4,3 | 2019 4,6 | 2021 4,9 | 2023 4,6 |
Unidade da federação Goiás | 2005 3,3 | 2007 3,5 | 2009 3,7 | 2011 3,9 | 2013 4,5 | 2015 4,6 | 2017 5,1 | 2019 5,1 | 2021 5,1 | 2023 5,4 |
Unidade da federação Mato Grosso | 2005 3,0 | 2007 3,7 | 2009 4,2 | 2011 4,3 | 2013 4,2 | 2015 4,5 | 2017 4,7 | 2019 4,5 | 2021 4,8 | 2023 4,8 |
Unidade da federação Mato Grosso do Sul | 2005 3,1 | 2007 3,7 | 2009 3,9 | 2011 3,8 | 2013 3,9 | 2015 4,3 | 2017 4,6 | 2019 4,6 | 2021 4,7 | 2023 4,6 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Ideb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
12
O Ideb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, dessa forma, as taxas de aprovação tornam a comparação impossível, uma vez que as redes de ensino lidaram de formas diferentes com a aprovação dos alunos durante a crise da Covid-19.
Qualidade da Educação
Decomposição: indicadores de rendimento e aprendizagem do 9º ano do Ensino Fundamental – por unidade da federação
Unidade da federação | Rendimento | Desempenho (Nota Padronizada) | ||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2005 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 | 2017 | 2019 | 2021 | 2023 | 2005 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 | 2017 | 2019 | 2021 | 2023 | |
Unidade da federação Brasil | Rendimento 0,75 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,78 | 2005 0,80 | 2007 0,82 | 2009 0,84 | 2011 0,84 | 2013 0,86 | 2015 0,89 | 2017 0,95 | 2019 0,93 | 2021 4,3 | 2023 4,5 | 2005 4,7 | 2007 4,7 | 2009 4,7 | 2011 5,0 | 2013 5,1 | 2015 5,2 | 2017 5,1 | 2019 5,1 |
Unidade da federação Norte | ||||||||||||||||||||
Unidade da federação Amapá | Rendimento 0,85 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,83 | 2005 0,84 | 2007 0,83 | 2009 0,82 | 2011 0,80 | 2013 0,81 | 2015 0,84 | 2017 0,84 | 2019 0,90 | 2021 4,1 | 2023 4,1 | 2005 4,3 | 2007 4,2 | 2009 4,2 | 2011 4,3 | 2013 4,4 | 2015 4,5 | 2017 4,7 | 2019 4,7 |
Unidade da federação Acre | Rendimento 0,82 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,86 | 2005 0,88 | 2007 0,90 | 2009 0,91 | 2011 0,90 | 2013 0,91 | 2015 0,92 | 2017 0,94 | 2019 0,90 | 2021 4,1 | 2023 4,3 | 2005 4,6 | 2007 4,6 | 2009 4,8 | 2011 4,9 | 2013 5,1 | 2015 5,2 | 2017 5,0 | 2019 5,1 |
Unidade da federação Amazonas | Rendimento 0,68 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,75 | 2005 0,75 | 2007 0,83 | 2009 0,83 | 2011 0,87 | 2013 0,88 | 2015 0,89 | 2017 0,95 | 2019 0,90 | 2021 3,8 | 2023 4,3 | 2005 4,6 | 2007 4,5 | 2009 4,6 | 2011 4,9 | 2013 5,0 | 2015 5,0 | 2017 4,9 | 2019 5,0 |
Unidade da federação Pará | Rendimento 0,75 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,74 | 2005 0,78 | 2007 0,80 | 2009 0,78 | 2011 0,79 | 2013 0,80 | 2015 0,83 | 2017 0,90 | 2019 0,90 | 2021 4,2 | 2023 4,2 | 2005 4,4 | 2007 4,4 | 2009 4,4 | 2011 4,6 | 2013 4,5 | 2015 4,7 | 2017 4,7 | 2019 4,8 |
Unidade da federação Rondônia | Rendimento 0,73 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,75 | 2005 0,75 | 2007 0,75 | 2009 0,79 | 2011 0,80 | 2013 0,90 | 2015 0,92 | 2017 0,96 | 2019 1,00 | 2021 4,3 | 2023 4,4 | 2005 4,6 | 2007 4,8 | 2009 4,8 | 2011 5,1 | 2013 5,3 | 2015 5,2 | 2017 5,0 | 2019 4,9 |
Unidade da federação Roraima | Rendimento 0,81 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,82 | 2005 0,84 | 2007 0,82 | 2009 0,82 | 2011 0,82 | 2013 0,86 | 2015 0,89 | 2017 0,93 | 2019 0,90 | 2021 4,0 | 2023 4,3 | 2005 4,4 | 2007 4,4 | 2009 4,3 | 2011 4,5 | 2013 4,6 | 2015 4,6 | 2017 4,9 | 2019 4,6 |
Unidade da federação Tocantins | Rendimento 0,83 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,85 | 2005 0,86 | 2007 0,86 | 2009 0,83 | 2011 0,84 | 2013 0,87 | 2015 0,90 | 2017 0,97 | 2019 1,00 | 2021 4,0 | 2023 4,3 | 2005 4,5 | 2007 4,6 | 2009 4,6 | 2011 4,8 | 2013 5,1 | 2015 5,1 | 2017 4,9 | 2019 4,9 |
Unidade da federação Nordeste | ||||||||||||||||||||
Unidade da federação Alagoas | Rendimento 0,62 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,66 | 2005 0,67 | 2007 0,66 | 2009 0,69 | 2011 0,73 | 2013 0,83 | 2015 0,91 | 2017 0,96 | 2019 0,96 | 2021 3,6 | 2023 3,9 | 2005 4,1 | 2007 3,9 | 2009 4,0 | 2011 4,4 | 2013 4,7 | 2015 4,9 | 2017 4,8 | 2019 5,0 |
Unidade da federação Bahia | Rendimento 0,65 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,69 | 2005 0,70 | 2007 0,72 | 2009 0,74 | 2011 0,74 | 2013 0,75 | 2015 0,80 | 2017 0,90 | 2019 0,87 | 2021 4,0 | 2023 4,1 | 2005 4,2 | 2007 4,3 | 2009 4,3 | 2011 4,6 | 2013 4,6 | 2015 4,8 | 2017 4,7 | 2019 4,5 |
Unidade da federação Ceará | Rendimento 0,74 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,80 | 2005 0,83 | 2007 0,85 | 2009 0,87 | 2011 0,89 | 2013 0,92 | 2015 0,94 | 2017 0,99 | 2019 0,99 | 2021 3,8 | 2023 4,1 | 2005 4,4 | 2007 4,5 | 2009 4,7 | 2011 5,1 | 2013 5,3 | 2015 5,5 | 2017 5,4 | 2019 5,5 |
Unidade da federação Maranhão | Rendimento 0,75 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,80 | 2005 0,83 | 2007 0,83 | 2009 0,84 | 2011 0,84 | 2013 0,85 | 2015 0,88 | 2017 0,93 | 2019 0,93 | 2021 3,8 | 2023 4,0 | 2005 4,1 | 2007 4,1 | 2009 4,1 | 2011 4,4 | 2013 4,4 | 2015 4,6 | 2017 4,5 | 2019 4,6 |
Unidade da federação Paraíba | Rendimento 0,65 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,68 | 2005 0,70 | 2007 0,73 | 2009 0,75 | 2011 0,77 | 2013 0,78 | 2015 0,81 | 2017 0,96 | 2019 0,88 | 2021 3,9 | 2023 4,1 | 2005 4,2 | 2007 4,2 | 2009 4,2 | 2011 4,5 | 2013 4,6 | 2015 4,8 | 2017 4,7 | 2019 4,7 |
Unidade da federação Pernambuco | Rendimento 0,64 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,66 | 2005 0,72 | 2007 0,76 | 2009 0,79 | 2011 0,82 | 2013 0,86 | 2015 0,91 | 2017 0,96 | 2019 0,94 | 2021 3,7 | 2023 3,9 | 2005 4,2 | 2007 4,2 | 2009 4,3 | 2011 4,7 | 2013 4,8 | 2015 5,0 | 2017 4,9 | 2019 5,0 |
Unidade da federação Piauí | Rendimento 0,73 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,77 | 2005 0,80 | 2007 0,80 | 2009 0,80 | 2011 0,82 | 2013 0,85 | 2015 0,89 | 2017 0,97 | 2019 0,96 | 2021 3,8 | 2023 4,2 | 2005 4,4 | 2007 4,5 | 2009 4,5 | 2011 4,7 | 2013 5,0 | 2015 5,2 | 2017 4,9 | 2019 5,2 |
Unidade da federação Rio Grande do Norte | Rendimento 0,66 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,67 | 2005 0,67 | 2007 0,70 | 2009 0,72 | 2011 0,73 | 2013 0,74 | 2015 0,77 | 2017 0,84 | 2019 0,80 | 2021 3,8 | 2023 4,1 | 2005 4,3 | 2007 4,3 | 2009 4,4 | 2011 4,6 | 2013 4,6 | 2015 4,7 | 2017 4,7 | 2019 4,6 |
Unidade da federação Sergipe | Rendimento 0,65 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,68 | 2005 0,65 | 2007 0,66 | 2009 0,64 | 2011 0,66 | 2013 0,71 | 2015 0,75 | 2017 0,96 | 2019 0,84 | 2021 4,3 | 2023 4,1 | 2005 4,4 | 2007 4,3 | 2009 4,3 | 2011 4,6 | 2013 4,8 | 2015 4,8 | 2017 4,6 | 2019 4,7 |
Unidade da federação Sudeste | ||||||||||||||||||||
Unidade da federação Espírito Santo | Rendimento 0,78 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,80 | 2005 0,78 | 2007 0,79 | 2009 0,80 | 2011 0,80 | 2013 0,83 | 2015 0,88 | 2017 0,95 | 2019 0,94 | 2021 4,5 | 2023 4,6 | 2005 4,9 | 2007 5,0 | 2009 4,9 | 2011 5,1 | 2013 5,3 | 2015 5,4 | 2017 5,1 | 2019 5,3 |
Unidade da federação Minas Gerais | Rendimento 0,76 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,78 | 2005 0,81 | 2007 0,83 | 2009 0,89 | 2011 0,87 | 2013 0,85 | 2015 0,88 | 2017 0,96 | 2019 0,92 | 2021 4,7 | 2023 4,8 | 2005 5,1 | 2007 5,3 | 2009 5,2 | 2011 5,3 | 2013 5,3 | 2015 5,3 | 2017 5,3 | 2019 5,1 |
Unidade da federação Rio de Janeiro | Rendimento 0,74 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,77 | 2005 0,71 | 2007 0,79 | 2009 0,82 | 2011 0,81 | 2013 0,82 | 2015 0,86 | 2017 0,96 | 2019 0,90 | 2021 4,4 | 2023 4,5 | 2005 4,8 | 2007 4,7 | 2009 4,7 | 2011 4,9 | 2013 5,1 | 2015 5,1 | 2017 5,0 | 2019 5,0 |
Unidade da federação São Paulo | Rendimento 0,88 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,88 | 2005 0,91 | 2007 0,91 | 2009 0,92 | 2011 0,93 | 2013 0,93 | 2015 0,96 | 2017 0,98 | 2019 0,97 | 2021 4,4 | 2023 4,6 | 2005 4,7 | 2007 4,8 | 2009 4,8 | 2011 5,1 | 2013 5,2 | 2015 5,4 | 2017 5,4 | 2019 5,3 |
Unidade da federação Sul | ||||||||||||||||||||
Unidade da federação Paraná | Rendimento 0,76 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,82 | 2005 0,83 | 2007 0,82 | 2009 0,83 | 2011 0,85 | 2013 0,86 | 2015 0,92 | 2017 0,98 | 2019 0,98 | 2021 4,4 | 2023 4,8 | 2005 5,0 | 2007 4,9 | 2009 4,9 | 2011 5,1 | 2013 5,4 | 2015 5,5 | 2017 5,4 | 2019 5,5 |
Unidade da federação Rio Grande do Sul | Rendimento 0,74 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,77 | 2005 0,77 | 2007 0,77 | 2009 0,79 | 2011 0,80 | 2013 0,81 | 2015 0,83 | 2017 0,95 | 2019 0,90 | 2021 4,9 | 2023 4,8 | 2005 5,1 | 2007 5,1 | 2009 5,1 | 2011 5,2 | 2013 5,4 | 2015 5,5 | 2017 5,3 | 2019 5,3 |
Unidade da federação Santa Catarina | Rendimento 0,85 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,87 | 2005 0,86 | 2007 0,91 | 2009 0,87 | 2011 0,89 | 2013 0,90 | 2015 0,88 | 2017 0,92 | 2019 0,92 | 2021 4,8 | 2023 4,8 | 2005 5,0 | 2007 5,1 | 2009 4,9 | 2011 5,5 | 2013 5,6 | 2015 5,6 | 2017 5,5 | 2019 5,4 |
Unidade da federação Centro-Oeste | ||||||||||||||||||||
Unidade da federação Distrito Federal | Rendimento 0,77 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,80 | 2005 0,80 | 2007 0,79 | 2009 0,80 | 2011 0,79 | 2013 0,83 | 2015 0,89 | 2017 0,94 | 2019 0,92 | 2021 4,2 | 2023 4,4 | 2005 4,9 | 2007 4,9 | 2009 4,9 | 2011 5,1 | 2013 5,2 | 2015 5,2 | 2017 5,2 | 2019 5,0 |
Unidade da federação Goiás | Rendimento 0,69 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,73 | 2005 0,81 | 2007 0,84 | 2009 0,90 | 2011 0,90 | 2013 0,93 | 2015 0,95 | 2017 0,97 | 2019 0,98 | 2021 4,7 | 2023 4,8 | 2005 4,6 | 2007 4,7 | 2009 5,0 | 2011 5,2 | 2013 5,4 | 2015 5,4 | 2017 5,3 | 2019 5,5 |
Unidade da federação Mato Grosso | Rendimento 0,71 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,83 | 2005 0,89 | 2007 0,93 | 2009 0,95 | 2011 0,95 | 2013 0,95 | 2015 0,92 | 2017 0,97 | 2019 0,99 | 2021 4,2 | 2023 4,4 | 2005 4,7 | 2007 4,6 | 2009 4,5 | 2011 4,7 | 2013 4,9 | 2015 4,9 | 2017 4,9 | 2019 4,9 |
Unidade da federação Mato Grosso do Sul | Rendimento 0,68 | Desempenho (Nota Padronizada) 0,76 | 2005 0,76 | 2007 0,76 | 2009 0,78 | 2011 0,81 | 2013 0,86 | 2015 0,88 | 2017 0,93 | 2019 0,92 | 2021 4,6 | 2023 4,8 | 2005 5,1 | 2007 5,1 | 2009 5,1 | 2011 5,4 | 2013 5,4 | 2015 5,3 | 2017 5,1 | 2019 5,0 |
Fonte:MEC/Inep/Daeb - Ideb.
Elaboração:Todos Pela Educação.
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O Ideb 2021 foi o primeiro realizado após a pandemia, dessa forma, as taxas de aprovação tornam a comparação impossível, uma vez que as redes de ensino lidaram de formas diferentes com a aprovação dos alunos durante a crise da Covid-19.
Adolescências que não podem mais ser esquecidas
Os Anos Finais do Ensino Fundamental (entre 6º e 9º anos) foram, ao longo das últimas décadas, a etapa mais esquecida pelas políticas educacionais no Brasil. Quem passou por esse período intenso de transições deve se lembrar: mais componentes curriculares, mais professores, mudança de turno, de turma e, por vezes, de escola ou, até mesmo, de rede pública, além das transformações físicas, emocionais e cognitivas da puberdade – sempre atravessadas pelos múltiplos contextos de um país tão diverso e desigual como o nosso.
Mas, por que essa fase tão estratégica foi deixada de lado? Certamente, não por falta de desafios. Afinal, a cada nova divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), identificamos níveis baixos de desempenho: por exemplo, somente 18% dos estudantes chegavam ao 9º ano com aprendizagem adequada em Matemática, em 2019. Análises do Censo Escolar revelam que metade dos estudantes passa por, ao menos, uma experiência de reprovação, repetência, abandono e evasão. E, ainda, as desigualdades por raça/cor, gênero, deficiências e nível socioeconômico só se intensificam.
Mudar esse cenário significa, por exemplo, desenvolver estratégias de preparo e acolhimento na transição, tanto do quinto para o sexto quanto do nono ano para o Ensino Médio. Outro ponto é ofertar uma proposta curricular engajadora, ampliando as oportunidades de experimentação, aprofundamento e protagonismo, com tarefas e projetos que conectem a teoria à prática. Professores e gestores precisam de sensibilização e formação sobre as especificidades desta fase de desenvolvimento.
Em mapeamento internacional sobre os Anos Finais, realizado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), há uma recomendação que acaba de ocorrer no Brasil: processos de engajamento dos pré-adolescentes e adolescentes no desenho e na implementação das políticas. Em 2024, o Ministério da Educação e secretarias estaduais e municipais realizaram uma semana nacional de escuta, com mais de dois milhões de estudantes. As informações, com devolutivas para estudantes, escolas e redes, contribuem para o Programa Nacional Escola das Adolescências, que inaugura um novo momento para essa etapa.
Discussões sobre o Plano Nacional de Educação e seus desdobramentos e a revisão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também são oportunidades para um olhar específico para as adolescências. Que, em resposta ao esquecimento, políticas e programas específicos para os Anos Finais gerem experiências e memórias intensas de pertencimento, sentido e aprendizado para toda e todo adolescente.
Patricia Mota Guedes
Superintendente do Itaú Social