6 Professores
Em 2023, 67% das matrículas em cursos de formação inicial docente foram na modalidade a distância.
Dentre todos os fatores escolares, é consenso que o professor é o componente mais importante para a aprendizagem dos estudantes, por ser transversal a todas as políticas educacionais. Por isso, deve ser prioridade contribuir para que tenhamos profissionais bem preparados, motivados e com condições adequadas de trabalho em todas as escolas.
Panorama dos professores brasileiros
O Brasil tem quase dois terços de seus licenciandos se formando a distância (67%). Em 2023, foi superada a marca de um milhão e cem mil matrículas no Ensino Superior em cursos voltados à docência nesta modalidade, mais que o dobro das quase 446 mil matrículas de 2013.
Já em relação à formação do atual corpo docente, 12,8% dos profissionais da Educação Básica não possuíam graduação em 2023. O pior índice foi observado na Educação Infantil, etapa em que aproximadamente um em cada cinco docentes não tem curso superior.
Quanto à carreira e remuneração, em 2023, o rendimento médio mensal dos profissionais do magistério das redes públicas, com Ensino Superior, chegou a R$ 4.942, valor que é 86% do rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade (R$ 5.747). Em 2013, esse percentual era de 71%. Já a modalidade de contratação em formato temporário disparou, de 2013 para 2023, na maioria das redes estaduais, que, hoje, contam com mais da metade de seu corpo docente contratada como temporária.
Outro fator importante para esses profissionais é a existência e a adoção de critérios de um Plano de Cargo e Carreira. Sob esse aspecto, 96,3% das redes municipais e 100% das estaduais possuem esse instrumento.
Veja o artigo Novas Diretrizes, velhos desafios: a urgência da formação inicial docente de Haroldo Corrêa RochaFormação inicial docente
Modalidade e rede de ensino
Matrículas e concluintes no Ensino Superior em cursos voltados à docência, por modalidade – Brasil (em milhares)
Matrículas
Ano |
Pública - Presencial |
Pública - EAD |
Privada - Presencial |
Privada - EAD |
---|---|---|---|---|
2013 |
486724 |
93182 |
420314 |
352790 |
2014 |
489179 |
94454 |
421473 |
439644 |
2015 |
475357 |
83881 |
415796 |
476742 |
2016 |
481043 |
79021 |
383665 |
558524 |
2017 |
475515 |
105302 |
354270 |
634304 |
2018 |
482035 |
108932 |
312552 |
701570 |
2019 |
485454 |
101511 |
284967 |
791625 |
2020 |
437131 |
100900 |
222079 |
879846 |
2021 |
458657 |
106701 |
166311 |
890705 |
2022 |
449417 |
101799 |
130787 |
962726 |
2023 |
434987 |
107370 |
114807 |
1028741 |
Concluintes
Ano |
Pública - Presencial |
Pública - EAD |
Privada - Presencial |
Privada - EAD |
---|---|---|---|---|
2013 |
58363 |
10975 |
-79762 |
-49787 |
2014 |
70307 |
11183 |
-70027 |
-62974 |
2015 |
65787 |
11204 |
-85002 |
-73365 |
2016 |
66258 |
10190 |
-81414 |
-79027 |
2017 |
64124 |
9044 |
-79417 |
-98555 |
2018 |
63321 |
11981 |
-68119 |
-104816 |
2019 |
61693 |
8031 |
-57133 |
-125113 |
2020 |
42768 |
10733 |
-50877 |
-137050 |
2021 |
46786 |
14771 |
-45917 |
-173749 |
2022 |
53700 |
11477 |
-36503 |
-153807 |
2023 |
56206 |
11634 |
-27111 |
-135111 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Cursos
Concluintes por modalidade e rede dos 5 maiores cursos voltados à docência, em 2023 – Brasil (em milhares)
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Corpo docente
Formação adequada
Professores da rede pública com formação adequada (tipo 1) na Educação Básica, por etapa – Brasil (em %)
Educação Infantil
Ano |
Educação Infantil |
---|---|
2013 |
47,90% |
2014 |
50,00% |
2015 |
50,70% |
2016 |
52,70% |
2017 |
54,20% |
2018 |
55,80% |
2019 |
60,20% |
2020 |
64,00% |
2021 |
64,90% |
2022 |
66,70% |
2023 |
68,00% |
Ensino Fundamental
Ano |
Anos Iniciais |
Anos Finais |
---|---|---|
2013 |
56,70% |
46,70% |
2014 |
59,60% |
48,10% |
2015 |
60,70% |
47,50% |
2016 |
62,60% |
49,70% |
2017 |
64,40% |
48,60% |
2018 |
67,30% |
50,50% |
2019 |
69,80% |
52,00% |
2020 |
73,50% |
55,70% |
2021 |
74,80% |
57,30% |
2022 |
77,30% |
58,50% |
2023 |
78,60% |
59,20% |
Ensino Médio
Ano |
Ensino Médio |
---|---|
2013 |
57,20% |
2014 |
59,00% |
2015 |
58,30% |
2016 |
60,10% |
2017 |
60,70% |
2018 |
61,60% |
2019 |
63,30% |
2020 |
65,00% |
2021 |
66,10% |
2022 |
67,40% |
2023 |
67,70% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
26
Adequação Formação Docente 1: Docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica), na mesma área da disciplina que lecionam.
Perfil docente
Professores da Educação Básica por nível de escolaridade – Brasil, todas as redes (em %)
Ano |
Com Licenciatura |
Sem Graduação |
Sem Licenciatura |
---|---|---|---|
2013 |
69,90% |
25,20% |
4,9% |
2014 |
71,80% |
23,80% |
4,4% |
2015 |
71,90% |
23,60% |
4,5% |
2016 |
73,20% |
22,50% |
4,3% |
2017 |
74,20% |
21,70% |
4,2% |
2018 |
76,70% |
20,10% |
3,2% |
2019 |
79,00% |
14,80% |
6,3% |
2020 |
81,30% |
13,40% |
5,3% |
2021 |
83,10% |
12,60% |
4,3% |
2022 |
83,90% |
13,30% |
2,9% |
2023 |
84,50% |
12,80% |
2,7% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Sinopses da Educação Básica.
Elaboração:Todos Pela Educação.
27
Inclui cursos de complementação pedagógica.
Perfil docente
Professores da Educação Básica por nível de escolaridade e pela etapa escolar, em 2023 – Brasil, todas as redes (em %)
Etapa |
Com Licenciatura |
Sem Graduação |
Sem Licenciatura |
---|---|---|---|
Educação Infantil |
78,4% |
20,5% |
1,1% |
Ensino Fundamental |
85,8% |
12,7% |
1,5% |
Ensino Fundamental |
90,3% |
8,0% |
1,7% |
Ensino Médio |
91,7% |
3,9% |
4,3% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Sinopses da Educação Básica.
Elaboração:Todos Pela Educação.
27
Inclui cursos de complementação pedagógica.
Contratação
Docentes por tipo de contratação e rede – Brasil (em %)
Federal
|
Concursado/efetivo/estável |
Contrato Temporário |
Contrato terceirizado |
Contrato CLT |
---|---|---|---|---|
2013 |
81,8% |
16,8% |
0,7% |
0,7% |
2023 |
85,5% |
13,5% |
0,5% |
0,5% |
Estadual
|
Concursado/efetivo/estável |
Contrato Temporário |
Contrato terceirizado |
Contrato CLT |
---|---|---|---|---|
2013 |
68,4% |
31,1% |
0,1% |
0,3% |
2023 |
46,5% |
51,6% |
0,1% |
1,8% |
Municipal
|
Concursado/efetivo/estável |
Contrato temporário |
Contrato terceirizado |
Contrato CLT |
---|---|---|---|---|
2013 |
72,8% |
25,6% |
0,3% |
1,3% |
2023 |
63,3% |
33,8% |
0,7% |
2,2% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Sinopses da Educação Básica.
Elaboração:Todos Pela Educação.
O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino caiu ao menor patamar em dez anos, enquanto o total de temporários cresceu, de forma significativa, entre 2013 e 2023.
Carreira e remuneração
Carreira
Porcentagem de municípios e estados que possuem plano de cargo e carreira para os docentes – Brasil
titulo |
|
---|---|
Municípios |
96,3% |
Estados |
100% |
---|
Porcentagem de municípios e estados cujo plano de carreira prevê expressamente o limite de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos - Brasil
Título |
|
---|---|
Municípios |
82,9% |
Título |
|
---|---|
Estados |
85,2% |
Quando comparamos os quesitos plano de cargo e carreira para docentes e o limite de 2/3 (dois terços) da carga horária desses profissionais para o desempenho das atividades de interação com os alunos, estados e municípios se comportam de maneira muito semelhante.
Municípios e estados que possuem os seguintes critérios para a promoção de carreira para os docentes – Brasil (em %)
Municípios |
Estados |
|
---|---|---|
Qualificação ou titulação |
92,3% |
100,0% |
Tempo de efetivo |
82,3% |
81,5% |
Avaliação de desempenho |
38,0% |
44,4% |
Desempenho em prova |
3,6% |
11,1% |
Desempenho dos alunos |
3,2% |
3,7% |
Incorporação permanente de |
5,2% |
7,4% |
Outros |
4,0% |
0,0% |
Fonte:IBGE/Munic e Estadic 2021.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Remuneração
Remuneração média dos professores em exercício (mediana e quartis) – Valores a preços correntes, em 2020 – Brasil (em milhares de reais)
Pública |
Federal |
Estadual |
Municipal |
Privada |
|
---|---|---|---|---|---|
Média |
3.758,94 |
12.842,94 |
3.625,78 |
3.580,33 |
2.486,17 |
1º Quartil |
2.289,12 |
9.777,78 |
2.244,12 |
2.288,48 |
1.239,26 |
Mediana |
3.186,33 |
12.783,45 |
3.116,77 |
3.171,85 |
1.810,71 |
3º Quartil |
4.550,43 |
17.283,23 |
4.533,45 |
4.421,51 |
2.959,91 |
Cada quartil divide a amostra em quatro partes iguais. Dessa forma, o 1º Quartil representa que 25% dos professores têm uma remuneração menor do que os valores mostrados e 75%, maior. Já o 3º Quartil traz o inverso: 75% recebem menos e 25% mais do que esses valores. A mediana marca a metade dessa amostra, em que 50% recebem uma remuneração maior e 50%, menor.
Remuneração média dos professores por rede de ensino – Brasil (em R$)
Rede |
Carga horária média semanal |
Remuneração média padronizada para 40h semanais (em R$) |
---|---|---|
Pública |
29,5 |
5.104,73 |
Federal |
39,6 |
12.977,57 |
Estadual |
29,3 |
4.946,54 |
Municipal |
29,2 |
4.896,65 |
Privada |
28,1 |
3.534,28 |
Fonte:Censo da Educação Básica e Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) - ano base.
Elaboração:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
28
Número de docentes em exercício na Educação Básica (função que exerce na escola igual a docente ou docente titular - coordenador de tutoria - EAD) registrados no Censo Escolar.
29
Contabiliza o número de docentes do Censo que foram localizados na RAIS em algum emprego vinculado à Educação (avaliado pela Classificação Brasileira de Ocupações ou Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e cuja natureza jurídica do contrato era equivalente à rede de ensino do Censo Escolar.
30
De acordo com as orientações de preenchimento da RAIS, integram as remunerações mensais: salários, ordenados, vencimentos, soldos, soldadas, honorários, vantagens, adicionais extraordinários, suplementações, representações, bonificações, gorjetas, gratificações, participações, produtividade, porcentagens, comissões e corretagens (o 13º salário não é incluído nas remunerações mensais).
31
A média da remuneração bruta corresponde à seguinte fórmula: (Total de remunerações recebidas, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa)/ (Total de meses trabalhados, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa).
32
A carga horária média semanal corresponde à seguinte fórmula: (Total de horas contratuais trabalhadas, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa)/(Total de meses trabalhados, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa)/4.
33
A remuneração média padronizada para 40 horas semanais pode ser calculada pela seguinte fórmula: 40*(média da remuneração bruta)/(carga horária média semanal).
34
A remuneração bruta de um docente corresponde à seguinte fórmula: (Total de remunerações recebidas pelo docente, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa)/(Total de meses trabalhados pelo docente, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa).
35
Para mais informações, veja a nota técnica do indicador:
Remuneração
Rendimento bruto médio mensal dos profissionais das redes públicas da Educação Básica com nível superior completo e dos demais profissionais assalariados com mesmo nível de escolaridade - Em milhares de reais e relação entre eles (%) - Brasil
Demais profissionais |
Profissionais do magistério |
|
---|---|---|
2013 |
7.089,04 |
5.055,26 |
2014 |
7.194,97 |
5.051,59 |
2015 |
6.961,57 |
4.991,08 |
2016 |
6.605,50 |
4.625,14 |
2017 |
6.495,39 |
4.857,20 |
2018 |
6.522,09 |
4.907,16 |
2019 |
6.303,97 |
4.898,13 |
2020 |
6.252,43 |
5.090,07 |
2021 |
6.008,64 |
4.996,82 |
2022 |
5.607,89 |
4.612,01 |
2023 |
5.747,17 |
4.942,63 |
Relação percentual |
|
---|---|
2013 |
71,3% |
2014 |
70,2% |
2015 |
71,7% |
2016 |
70,0% |
2017 |
74,8% |
2018 |
75,2% |
2019 |
77,7% |
2020 |
81,4% |
2021 |
83,2% |
2022 |
82,2% |
2023 |
86,0% |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua.
Elaboração:Todos Pela Educação.
36
Valores corrigidos pela variação do IPCA/IBGE a preços de maio/2023.
Nos estados
Contratação
Docentes em contrato temporário – por rede e unidade da federação (em %)
UF |
Estadual |
Municipal |
||
---|---|---|---|---|
2013 |
2023 |
2013 |
2023 |
|
UF
Brasil |
Estadual
31,1 |
Municipal
51,6 |
2013
25,6 |
2023
33,8 |
UF
Norte |
||||
UF
Acre |
Estadual
65,5 |
Municipal
75,1 |
2013
61,1 |
2023
53,3 |
UF
Amapá |
Estadual
17,8 |
Municipal
30,2 |
2013
24,1 |
2023
33,6 |
UF
Amazonas |
Estadual
41,4 |
Municipal
9,8 |
2013
41,5 |
2023
53,2 |
UF
Pará |
Estadual
17,2 |
Municipal
6,4 |
2013
44,1 |
2023
48,7 |
UF
Rondônia |
Estadual
14,8 |
Municipal
29,0 |
2013
11,2 |
2023
12,4 |
UF
Roraima |
Estadual
40,2 |
Municipal
34,9 |
2013
48,5 |
2023
34,6 |
UF
Tocantins |
Estadual
35,5 |
Municipal
79,4 |
2013
31,7 |
2023
46,0 |
UF
Nordeste |
||||
UF
Alagoas |
Estadual
50,2 |
Municipal
37,8 |
2013
33,7 |
2023
55,5 |
UF
Bahia |
Estadual
30,3 |
Municipal
6,9 |
2013
23,4 |
2023
35,4 |
UF
Ceará |
Estadual
66,7 |
Municipal
57,0 |
2013
36,2 |
2023
45,5 |
UF
Maranhão |
Estadual
29,9 |
Municipal
55,1 |
2013
39,7 |
2023
46,6 |
UF
Paraíba |
Estadual
45,2 |
Municipal
45,4 |
2013
29,4 |
2023
43,3 |
UF
Pernambuco |
Estadual
43,9 |
Municipal
62,5 |
2013
35,1 |
2023
49,6 |
UF
Piauí |
Estadual
38,0 |
Municipal
53,3 |
2013
23,7 |
2023
36,7 |
UF
Rio Grande do Norte |
Estadual
6,8 |
Municipal
6,3 |
2013
21,9 |
2023
31,2 |
UF
Sergipe |
Estadual
8,1 |
Municipal
30,2 |
2013
12,7 |
2023
35,7 |
UF
Sudeste |
||||
UF
Espírito Santo |
Estadual
72,2 |
Municipal
73,4 |
2013
41,0 |
2023
51,0 |
UF
Minas Gerais |
Estadual
13,1 |
Municipal
80,4 |
2013
30,5 |
2023
33,9 |
UF
Rio de Janeiro |
Estadual
4,9 |
Municipal
4,3 |
2013
13,5 |
2023
18,5 |
UF
São Paulo |
Estadual
25,7 |
Municipal
50,7 |
2013
10,3 |
2023
21,0 |
UF
Sul |
||||
UF
Paraná |
Estadual
39,3 |
Municipal
50,9 |
2013
5,2 |
2023
13,8 |
UF
Rio Grande do Sul |
Estadual
37,6 |
Municipal
58,7 |
2013
8,7 |
2023
17,5 |
UF
Santa Catarina |
Estadual
58,3 |
Municipal
71,0 |
2013
38,9 |
2023
42,1 |
UF
Centro-Oeste |
||||
UF
Distrito Federal |
Estadual
27,6 |
Municipal
56,4 |
2013
- |
2023
- |
UF
Goiás |
Estadual
27,8 |
Municipal
47,6 |
2013
18,7 |
2023
27,8 |
UF
Mato Grosso |
Estadual
64,6 |
Municipal
66,4 |
2013
43,4 |
2023
45,4 |
UF
Mato Grosso do Sul |
Estadual
64,7 |
Municipal
69,6 |
2013
49,6 |
2023
52,1 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Sinopses da Educação Básica.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Carreira
Porcentagem de municípios que, em 2021, possuíam plano de cargo e carreira e critérios para os docentes – por unidade da federação
UF |
Plano cargo e carreira |
Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos |
---|---|---|
UF
Brasil |
Plano cargo e
carreira
96,3 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
82,9 |
UF
Norte |
||
UF
Acre |
Plano cargo e
carreira
91 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
90 |
UF
Amapá |
Plano cargo e carreira
100 |
Plano prevê 2/3 (dois terços)
da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos
100 |
UF
Amazonas |
Plano cargo e
carreira
98 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
80 |
UF
Pará |
Plano cargo e
carreira
97 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
74 |
UF
Rondônia |
Plano cargo e
carreira
94 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
90 |
UF
Roraima |
Plano cargo e carreira
100 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
93 |
UF
Tocantins |
Plano cargo e
carreira
91 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
91 |
UF
Nordeste |
||
UF
Alagoas |
Plano cargo e
carreira
98 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
91 |
UF
Bahia |
Plano cargo e
carreira
98 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
84 |
UF
Ceará |
Plano cargo e
carreira
99 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
86 |
UF
Maranhão |
Plano cargo e
carreira
97 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
89 |
UF
Paraíba |
Plano cargo e carreira
100 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
93 |
UF
Pernambuco |
Plano cargo e
carreira
98 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
91 |
UF
Piauí |
Plano cargo e
carreira
98 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
91 |
UF
Rio Grande do Norte |
Plano cargo e
carreira
99 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
87 |
UF
Sergipe |
Plano cargo e
carreira
97 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
90 |
UF
Sudeste |
||
UF
Espírito Santo |
Plano cargo e carreira
100 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
78 |
UF
Minas Gerais |
Plano cargo e
carreira
89 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
77 |
UF
Rio de Janeiro |
Plano cargo e
carreira
93 |
Plano prevê 2/3 (dois terços)
da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos
49 |
UF
São Paulo |
Plano cargo e
carreira
96 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
84 |
UF
Sul |
||
UF
Paraná |
Plano cargo e
carreira
99 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
80 |
UF
Rio Grande do Sul |
Plano cargo e carreira
100 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
68 |
UF
Santa Catarina |
Plano cargo e
carreira
98 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
88 |
UF
Centro-Oeste |
||
UF
Distrito Federal |
Plano cargo e carreira
100 |
Plano prevê 2/3 (dois terços)
da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos
100 |
UF
Goiás |
Plano cargo e
carreira
96 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
91 |
UF
Mato Grosso |
Plano cargo e
carreira
98 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
88 |
UF
Mato Grosso do Sul |
Plano cargo e
carreira
95 |
Plano prevê
2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os
alunos
93 |
Fonte:IBGE/Munic 2021.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Remuneração
Remuneração média dos professores da rede pública em exercício (mediana e quartis) - Valores a preços correntes, em 2020, em R$ – por unidade da federação
UF |
Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais |
||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Remuneração Bruta, em R$ |
Carga horária média semanal |
Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ |
|||||
1º quartil |
Mediana |
Média |
3º quartil |
Desvio padrão |
|||
UF
Brasil |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.289,12 |
Remuneração
Bruta, em R$
3.186,33 |
Carga horária
média semanal
3.758,94 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
4.550,43 |
1º
quartil
2.371,79 |
Mediana
29,5 |
Média
5.104,73 |
UF
Norte |
|||||||
UF
Acre |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.162,41 |
Remuneração
Bruta, em R$
2.494,90 |
Carga
horária média semanal
2.835,87 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
3.178,00 |
1º quartil
1.451,60 |
Mediana
30,0 |
Média
3.781,58 |
UF
Amapá |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
4.095,98 |
Remuneração
Bruta, em R$
5.521,60 |
Carga horária
média semanal
5.774,31 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
6.775,24 |
1º
quartil
2.305,07 |
Mediana
38,8 |
Média
5.946,60 |
UF
Amazonas |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.092,45 |
Remuneração
Bruta, em R$
2.605,93 |
Carga
horária média semanal
3.108,66 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
3.820,67 |
1º
quartil
1.832,58 |
Mediana
29,2 |
Média
4.259,94 |
UF
Pará |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.616,02 |
Remuneração
Bruta, em R$
3.954,03 |
Carga horária
média semanal
4.344,39 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
5.624,86 |
1º
quartil
2.339,57 |
Mediana
29,4 |
Média
5.907,51 |
UF
Rondônia |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.879,10 |
Remuneração
Bruta, em R$
3.674,65 |
Carga horária
média semanal
3.741,21 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
4.048,48 |
1º
quartil
1.753,59 |
Mediana
35,0 |
Média
4.281,22 |
UF
Roraima |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.893,52 |
Remuneração
Bruta, em R$
3.426,87 |
Carga
horária média semanal
4.074,79 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
4.561,69 |
1º
quartil
2.154,92 |
Mediana
35,4 |
Média
4.604,52 |
UF
Tocantins |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.530,32 |
Remuneração
Bruta, em R$
3.535,78 |
Carga horária
média semanal
3.775,19 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
4.367,43 |
1º
quartil
2.215,55 |
Mediana
36,6 |
Média
4.125,61 |
UF
Nordeste |
|||||||
UF
Alagoas |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
1.775,58 |
Remuneração
Bruta, em R$
2.436,11 |
Carga
horária média semanal
2.882,03 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
3.358,77 |
1º
quartil
2.347,94 |
Mediana
30,2 |
Média
3.811,25 |
UF
Bahia |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.126,16 |
Remuneração
Bruta, em R$
3.264,16 |
Carga
horária média semanal
4.060,04 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
5.248,27 |
1º
quartil
2.744,02 |
Mediana
28,7 |
Média
5.653,20 |
UF
Ceará |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
1.658,89 |
Remuneração
Bruta, em R$
2.325,87 |
Carga
horária média semanal
3.001,79 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
3.840,71 |
1º
quartil
2.129,52 |
Mediana
29,3 |
Média
4.098,50 |
UF
Maranhão |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.254,80 |
Remuneração
Bruta, em R$
3.132,49 |
Carga horária
média semanal
3.399,97 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
3.933,48 |
1º
quartil
1.965,87 |
Mediana
24,3 |
Média
5.591,32 |
UF
Paraíba |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.083,34 |
Remuneração
Bruta, em R$
2.956,69 |
Carga horária
média semanal
3.199,71 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
3.723,95 |
1º
quartil
2.280,73 |
Mediana
34,8 |
Média
3.672,87 |
UF
Pernambuco |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
1.854,68 |
Remuneração
Bruta, em R$
2.920,32 |
Carga
horária média semanal
3.300,87 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
4.124,42 |
1º
quartil
2.320,02 |
Mediana
35,2 |
Média
3.751,99 |
UF
Piauí |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
1.773,52 |
Remuneração
Bruta, em R$
2.944,79 |
Carga horária
média semanal
3.366,71 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
4.240,64 |
1º
quartil
2.351,60 |
Mediana
32,8 |
Média
4.109,79 |
UF
Rio Grande do Norte |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.910,81 |
Remuneração
Bruta, em R$
3.664,93 |
Carga horária
média semanal
4.157,93 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
4.535,96 |
1º
quartil
2.714,61 |
Mediana
30,9 |
Média
5.378,28 |
UF
Sergipe |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
3.733,17 |
Remuneração
Bruta, em R$
4.685,82 |
Carga horária
média semanal
4.928,66 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
5.712,81 |
1º
quartil
2.528,13 |
Mediana
38,3 |
Média
5.153,30 |
UF
Sudeste |
|||||||
UF
Espírito Santo |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.141,37 |
Remuneração
Bruta, em R$
2.620,55 |
Carga
horária média semanal
3.136,81 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
3.471,07 |
1º
quartil
2.189,24 |
Mediana
25,9 |
Média
4.839,97 |
UF
Minas Gerais |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.135,81 |
Remuneração
Bruta, em R$
2.661,22 |
Carga horária
média semanal
3.154,48 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
3.638,80 |
1º
quartil
2.109,44 |
Mediana
25,1 |
Média
5.017,79 |
UF
Rio de Janeiro |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.176,84 |
Remuneração
Bruta, em R$
3.006,48 |
Carga
horária média semanal
3.906,54 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
4.864,89 |
1º
quartil
2.590,04 |
Mediana
27,2 |
Média
5.755,21 |
UF
São Paulo |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.792,82 |
Remuneração
Bruta, em R$
3.634,58 |
Carga horária
média semanal
4.224,87 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
5.074,64 |
1º
quartil
2.267,48 |
Mediana
32,9 |
Média
5.133,01 |
UF
Sul |
|||||||
UF
Paraná |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.318,62 |
Remuneração
Bruta, em R$
3.094,49 |
Carga
horária média semanal
3.525,44 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
4.137,16 |
1º
quartil
1.961,56 |
Mediana
24,8 |
Média
5.697,01 |
UF
Rio Grande do Sul |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.193,85 |
Remuneração
Bruta, em R$
2.876,14 |
Carga horária
média semanal
3.371,08 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
3.715,39 |
1º
quartil
2.268,93 |
Mediana
25,5 |
Média
5.285,55 |
UF
Santa Catarina |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.032,67 |
Remuneração
Bruta, em R$
3.128,92 |
Carga horária
média semanal
3.664,10 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
4.520,09 |
1º
quartil
2.500,46 |
Mediana
29,1 |
Média
5.034,35 |
UF
Centro-Oeste |
|||||||
UF
Distrito Federal |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
4.902,53 |
Remuneração
Bruta, em R$
5.650,63 |
Carga horária
média semanal
6.545,92 |
Remuneração média padronizada
para 40h semanais, em R$
8.442,62 |
1º
quartil
2.584,47 |
Mediana
33,8 |
Média
7.748,63 |
UF
Goiás |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.652,69 |
Remuneração
Bruta, em R$
4.527,71 |
Carga
horária média semanal
4.678,33 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
5.952,86 |
1º
quartil
2.588,95 |
Mediana
35,8 |
Média
5.234,28 |
UF
Mato Grosso |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.598,99 |
Remuneração
Bruta, em R$
4.104,89 |
Carga horária
média semanal
4.348,56 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
5.613,45 |
1º
quartil
2.493,49 |
Mediana
34,5 |
Média
5.042,20 |
UF
Mato Grosso do Sul |
Dados de
remuneração dos docentes localizados na Rais
2.334,03 |
Remuneração
Bruta, em R$
3.230,82 |
Carga horária
média semanal
3.656,82 |
Remuneração
média padronizada para 40h semanais, em R$
4.395,53 |
1º
quartil
2.126,81 |
Mediana
22,2 |
Média
6.586,58 |
Fonte:Censo da Educação Básica e Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) - Ano base.
Elaboração:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
29
Contabiliza o número de docentes do Censo que foram localizados na RAIS em algum emprego vinculado à Educação (avaliado pela Classificação Brasileira de Ocupações ou Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e cuja natureza jurídica do contrato era equivalente à rede de ensino do Censo Escolar.
30
De acordo com as orientações de preenchimento da RAIS, integram as remunerações mensais: salários, ordenados, vencimentos, soldos, soldadas, honorários, vantagens, adicionais extraordinários, suplementações, representações, bonificações, gorjetas, gratificações, participações, produtividade, porcentagens, comissões e corretagens (o 13º salário não é incluído nas remunerações mensais).
31
A média da remuneração bruta corresponde à seguinte fórmula: (Total de remunerações recebidas, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa)/ (Total de meses trabalhados, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa).
32
A carga horária média semanal corresponde à seguinte fórmula: (Total de horas contratuais trabalhadas, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa)/(Total de meses trabalhados, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa)/4.
33
A remuneração média padronizada para 40 horas semanais pode ser calculada pela seguinte fórmula: 40*(média da remuneração bruta)/(carga horária média semanal).
34
A remuneração bruta de um docente corresponde à seguinte fórmula: (Total de remunerações recebidas pelo docente, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa)/(Total de meses trabalhados pelo docente, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa).
35
Para mais informações, veja a nota técnica do indicador:
37
O Secretário de Estado do Rio de Janeiro solicitou a exclusão do resultado da rede estadual, informando que houve um equívoco na informação da carga horária contratual na RAIS, gerando uma informação não correspondente com a realidade.
Novas Diretrizes, velhos desafios: a urgência da formação inicial docente
O Ministério da Educação (MEC) homologou, em 2024, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissional do Magistério da Educação Escolar Básica (Resolução 04/2024), um marco significativo para a Educação brasileira.
Há três avanços a serem destacados nas novas DCNs: 1) sustentação de que os futuros professores sejam formados com foco nas práticas docentes; 2) reconhecimento das redes de ensino e escolas da Educação Básica como corresponsáveis pela formação dos professores; e 3) definição clara do perfil do egresso.
Com muita ênfase, foi reafirmada a necessidade de maior articulação, inclusive com formalização, por meio de convênios, das instituições formadoras e as redes de ensino e suas escolas, visando estruturar e propiciar o campo de estágio e práticas docentes.
A existência de Diretrizes que orientam a formação de professores está em linha com as evidências científicas e experiências educacionais exitosas. É também um movimento que faz sentido, dado que a figura do professor explica 60% da aprendizagem do estudante e é mais importante do que todos os demais fatores intraescolares juntos (Instituto Península, 2024).
Um dos principais desafios na formação de professores é a desconexão entre os cursos de formação inicial e a realidade escolar. Muitos cursos de licenciatura, na contramão das Diretrizes, ainda mantêm um currículo que não reflete os desafios da escola. Este descompasso, em muitos casos, resulta na preparação inadequada dos futuros professores, que enfrentam um ambiente escolar cada vez mais complexo e diversificado.
Além disso, a modalidade de Ensino a Distância cresceu significativamente nos últimos dez anos. Em 2023, mais de um milhão de matrículas foram registradas em cursos voltados para a docência na EaD, o que representa mais que o dobro das matrículas de 2013. Embora a Educação a Distância tenha contribuído para a democratização do acesso ao Ensino Superior, sua eficácia na formação docente ainda é debatida.
Ainda que importantes, as novas DCNs não representam uma “bala de prata” para todos os desafios enfrentados pela Educação. Elas servem mais como um guia estratégico para melhorar a formação dos futuros professores. Devemos, no entanto, enfrentar o desafio da sua implementação. O MEC e o CNE (Conselho Nacional de Educação) deveriam formar um Grupo de Trabalho, composto pelas Instituições de Ensino Superior (IES) formadoras e pelas redes de Educação Básica, para mapear os desafios da implementação e pactuar estratégias e ações de transformação para a formação inicial de professores.
Haroldo Corrêa Rocha
Coordenador-geral do Movimento Profissão Docente