6 Professores
Em 2023, 67% das matrículas em cursos de formação inicial docente foram na modalidade a distância.
Dentre todos os fatores escolares, é consenso que o professor é o componente mais importante para a aprendizagem dos estudantes, por ser transversal a todas as políticas educacionais. Por isso, deve ser prioridade contribuir para que tenhamos profissionais bem preparados, motivados e com condições adequadas de trabalho em todas as escolas.
Panorama dos professores brasileiros
O Brasil tem quase dois terços de seus licenciandos se formando a distância (67%). Em 2023, foi superada a marca de um milhão e cem mil matrículas no Ensino Superior em cursos voltados à docência nesta modalidade, mais que o dobro das quase 446 mil matrículas de 2013.
Já em relação à formação do atual corpo docente, 12,8% dos profissionais da Educação Básica não possuíam graduação em 2023. O pior índice foi observado na Educação Infantil, etapa em que aproximadamente um em cada cinco docentes não tem curso superior.
Quanto à carreira e remuneração, em 2023, o rendimento médio mensal dos profissionais do magistério das redes públicas, com Ensino Superior, chegou a R$ 4.942, valor que é 86% do rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade (R$ 5.747). Em 2013, esse percentual era de 71%. Já a modalidade de contratação em formato temporário disparou, de 2013 para 2023, na maioria das redes estaduais, que, hoje, contam com mais da metade de seu corpo docente contratada como temporária.
Outro fator importante para esses profissionais é a existência e a adoção de critérios de um Plano de Cargo e Carreira. Sob esse aspecto, 96,3% das redes municipais e 100% das estaduais possuem esse instrumento.
Formação inicial docente
Modalidade e rede de ensino
Matrículas e concluintes no Ensino Superior em cursos voltados à docência, por modalidade – Brasil (em milhares)
Matrículas
Ano | Pública - Presencial | Pública - EAD | Privada - Presencial | Privada - EAD |
---|---|---|---|---|
2013 | 486724 | 93182 | 420314 | 352790 |
2014 | 489179 | 94454 | 421473 | 439644 |
2015 | 475357 | 83881 | 415796 | 476742 |
2016 | 481043 | 79021 | 383665 | 558524 |
2017 | 475515 | 105302 | 354270 | 634304 |
2018 | 482035 | 108932 | 312552 | 701570 |
2019 | 485454 | 101511 | 284967 | 791625 |
2020 | 437131 | 100900 | 222079 | 879846 |
2021 | 458657 | 106701 | 166311 | 890705 |
2022 | 449417 | 101799 | 130787 | 962726 |
2023 | 434987 | 107370 | 114807 | 1028741 |
Concluintes
Ano | Pública - Presencial | Pública - EAD | Privada - Presencial | Privada - EAD |
---|---|---|---|---|
2013 | 58363 | 10975 | -79762 | -49787 |
2014 | 70307 | 11183 | -70027 | -62974 |
2015 | 65787 | 11204 | -85002 | -73365 |
2016 | 66258 | 10190 | -81414 | -79027 |
2017 | 64124 | 9044 | -79417 | -98555 |
2018 | 63321 | 11981 | -68119 | -104816 |
2019 | 61693 | 8031 | -57133 | -125113 |
2020 | 42768 | 10733 | -50877 | -137050 |
2021 | 46786 | 14771 | -45917 | -173749 |
2022 | 53700 | 11477 | -36503 | -153807 |
2023 | 56206 | 11634 | -27111 | -135111 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Cursos
Concluintes por modalidade e rede dos 5 maiores cursos voltados à docência, em 2023 – Brasil (em milhares)
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Corpo docente
Formação adequada
Professores da rede pública com formação adequada (tipo 1) na Educação Básica, por etapa – Brasil (em %)
Educação Infantil
Ano | Educação Infantil |
---|---|
2013 | 47,90% |
2014 | 50,00% |
2015 | 50,70% |
2016 | 52,70% |
2017 | 54,20% |
2018 | 55,80% |
2019 | 60,20% |
2020 | 64,00% |
2021 | 64,90% |
2022 | 66,70% |
2023 | 68,00% |
Ensino Fundamental
Ano | Anos Iniciais | Anos Finais |
---|---|---|
2013 | 56,70% | 46,70% |
2014 | 59,60% | 48,10% |
2015 | 60,70% | 47,50% |
2016 | 62,60% | 49,70% |
2017 | 64,40% | 48,60% |
2018 | 67,30% | 50,50% |
2019 | 69,80% | 52,00% |
2020 | 73,50% | 55,70% |
2021 | 74,80% | 57,30% |
2022 | 77,30% | 58,50% |
2023 | 78,60% | 59,20% |
Ensino Médio
Ano | Ensino Médio |
---|---|
2013 | 57,20% |
2014 | 59,00% |
2015 | 58,30% |
2016 | 60,10% |
2017 | 60,70% |
2018 | 61,60% |
2019 | 63,30% |
2020 | 65,00% |
2021 | 66,10% |
2022 | 67,40% |
2023 | 67,70% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar.
Elaboração:Todos Pela Educação.
26
Adequação Formação Docente 1: Docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica), na mesma área da disciplina que lecionam.
Perfil docente
Professores da Educação Básica por nível de escolaridade – Brasil, todas as redes (em %)
Ano | Com Licenciatura | Sem Graduação | Sem Licenciatura |
---|---|---|---|
2013 | 69,90% | 25,20% | 4,9% |
2014 | 71,80% | 23,80% | 4,4% |
2015 | 71,90% | 23,60% | 4,5% |
2016 | 73,20% | 22,50% | 4,3% |
2017 | 74,20% | 21,70% | 4,2% |
2018 | 76,70% | 20,10% | 3,2% |
2019 | 79,00% | 14,80% | 6,3% |
2020 | 81,30% | 13,40% | 5,3% |
2021 | 83,10% | 12,60% | 4,3% |
2022 | 83,90% | 13,30% | 2,9% |
2023 | 84,50% | 12,80% | 2,7% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Sinopses da Educação Básica.
Elaboração:Todos Pela Educação.
27
Inclui cursos de complementação pedagógica.
Perfil docente
Professores da Educação Básica por nível de escolaridade e pela etapa escolar, em 2023 – Brasil, todas as redes (em %)
Etapa | Com Licenciatura | Sem Graduação | Sem Licenciatura |
---|---|---|---|
Educação Infantil | 78,4% | 20,5% | 1,1% |
Ensino Fundamental | 85,8% | 12,7% | 1,5% |
Ensino Fundamental | 90,3% | 8,0% | 1,7% |
Ensino Médio | 91,7% | 3,9% | 4,3% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Sinopses da Educação Básica.
Elaboração:Todos Pela Educação.
27
Inclui cursos de complementação pedagógica.
Contratação
Docentes por tipo de contratação e rede – Brasil (em %)
Federal
| Concursado/efetivo/estável | Contrato Temporário | Contrato terceirizado | Contrato CLT |
---|---|---|---|---|
2013 | 81,8% | 16,8% | 0,7% | 0,7% |
2023 | 85,5% | 13,5% | 0,5% | 0,5% |
Estadual
| Concursado/efetivo/estável | Contrato Temporário | Contrato terceirizado | Contrato CLT |
---|---|---|---|---|
2013 | 68,4% | 31,1% | 0,1% | 0,3% |
2023 | 46,5% | 51,6% | 0,1% | 1,8% |
Municipal
| Concursado/efetivo/estável | Contrato temporário | Contrato terceirizado | Contrato CLT |
---|---|---|---|---|
2013 | 72,8% | 25,6% | 0,3% | 1,3% |
2023 | 63,3% | 33,8% | 0,7% | 2,2% |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Sinopses da Educação Básica.
Elaboração:Todos Pela Educação.
O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino caiu ao menor patamar em dez anos, enquanto o total de temporários cresceu, de forma significativa, entre 2013 e 2023.
Carreira e remuneração
Carreira
Porcentagem de municípios e estados que possuem plano de cargo e carreira para os docentes – Brasil
titulo | |
---|---|
Municípios | 96,3% |
Estados | 100% |
---|
Porcentagem de municípios e estados cujo plano de carreira prevê expressamente o limite de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos - Brasil
Título | |
---|---|
Municípios | 82,9% |
Título | |
---|---|
Estados | 85,2% |
Quando comparamos os quesitos plano de cargo e carreira para docentes e o limite de 2/3 (dois terços) da carga horária desses profissionais para o desempenho das atividades de interação com os alunos, estados e municípios se comportam de maneira muito semelhante.
Municípios e estados que possuem os seguintes critérios para a promoção de carreira para os docentes – Brasil (em %)
Municípios | Estados | |
---|---|---|
Qualificação ou titulação | 92,3% | 100,0% |
Tempo de efetivo | 82,3% | 81,5% |
Avaliação de desempenho | 38,0% | 44,4% |
Desempenho em prova | 3,6% | 11,1% |
Desempenho dos alunos | 3,2% | 3,7% |
Incorporação permanente de | 5,2% | 7,4% |
Outros | 4,0% | 0,0% |
Fonte:IBGE/Munic e Estadic 2021.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Remuneração
Remuneração média dos professores em exercício (mediana e quartis) – Valores a preços correntes, em 2020 – Brasil (em milhares de reais)
Pública | Federal | Estadual | Municipal | Privada | |
---|---|---|---|---|---|
Média | 3.758,94 | 12.842,94 | 3.625,78 | 3.580,33 | 2.486,17 |
1º Quartil | 2.289,12 | 9.777,78 | 2.244,12 | 2.288,48 | 1.239,26 |
Mediana | 3.186,33 | 12.783,45 | 3.116,77 | 3.171,85 | 1.810,71 |
3º Quartil | 4.550,43 | 17.283,23 | 4.533,45 | 4.421,51 | 2.959,91 |
Cada quartil divide a amostra em quatro partes iguais. Dessa forma, o 1º Quartil representa que 25% dos professores têm uma remuneração menor do que os valores mostrados e 75%, maior. Já o 3º Quartil traz o inverso: 75% recebem menos e 25% mais do que esses valores. A mediana marca a metade dessa amostra, em que 50% recebem uma remuneração maior e 50%, menor.
Rede | Carga horária média semanal | Remuneração média padronizada para 40h semanais (em R$) |
---|---|---|
Pública | 29,5 | 5.104,73 |
Federal | 39,6 | 12.977,57 |
Estadual | 29,3 | 4.946,54 |
Municipal | 29,2 | 4.896,65 |
Privada | 28,1 | 3.534,28 |
Fonte:Censo da Educação Básica e Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) - ano base.
Elaboração:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
28
Número de docentes em exercício na Educação Básica (função que exerce na escola igual a docente ou docente titular - coordenador de tutoria - EAD) registrados no Censo Escolar.
29
Contabiliza o número de docentes do Censo que foram localizados na RAIS em algum emprego vinculado à Educação (avaliado pela Classificação Brasileira de Ocupações ou Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e cuja natureza jurídica do contrato era equivalente à rede de ensino do Censo Escolar.
30
De acordo com as orientações de preenchimento da RAIS, integram as remunerações mensais: salários, ordenados, vencimentos, soldos, soldadas, honorários, vantagens, adicionais extraordinários, suplementações, representações, bonificações, gorjetas, gratificações, participações, produtividade, porcentagens, comissões e corretagens (o 13º salário não é incluído nas remunerações mensais).
31
A média da remuneração bruta corresponde à seguinte fórmula: (Total de remunerações recebidas, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa)/ (Total de meses trabalhados, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa).
32
A carga horária média semanal corresponde à seguinte fórmula: (Total de horas contratuais trabalhadas, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa)/(Total de meses trabalhados, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa)/4.
33
A remuneração média padronizada para 40 horas semanais pode ser calculada pela seguinte fórmula: 40*(média da remuneração bruta)/(carga horária média semanal).
34
A remuneração bruta de um docente corresponde à seguinte fórmula: (Total de remunerações recebidas pelo docente, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa)/(Total de meses trabalhados pelo docente, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa).
35
Para mais informações, veja a nota técnica do indicador: https://download.inep.gov.br/dados_abertos/indicadores_educacionais/nota_tecnica_remuneracao_media_docentes_educacao_basica.pdf.
Remuneração
Rendimento bruto médio mensal dos profissionais das redes públicas da Educação Básica com nível superior completo e dos demais profissionais assalariados com mesmo nível de escolaridade - Em milhares de reais e relação entre eles (%) - Brasil
Demais profissionais | Profissionais do magistério | |
---|---|---|
2013 | 7.089,04 | 5.055,26 |
2014 | 7.194,97 | 5.051,59 |
2015 | 6.961,57 | 4.991,08 |
2016 | 6.605,50 | 4.625,14 |
2017 | 6.495,39 | 4.857,20 |
2018 | 6.522,09 | 4.907,16 |
2019 | 6.303,97 | 4.898,13 |
2020 | 6.252,43 | 5.090,07 |
2021 | 6.008,64 | 4.996,82 |
2022 | 5.607,89 | 4.612,01 |
2023 | 5.747,17 | 4.942,63 |
Relação percentual | |
---|---|
2013 | 71,3% |
2014 | 70,2% |
2015 | 71,7% |
2016 | 70,0% |
2017 | 74,8% |
2018 | 75,2% |
2019 | 77,7% |
2020 | 81,4% |
2021 | 83,2% |
2022 | 82,2% |
2023 | 86,0% |
Fonte:IBGE/Pnad Contínua.
Elaboração:Todos Pela Educação.
36
Valores corrigidos pela variação do IPCA/IBGE a preços de maio/2023.
Nos estados
Contratação
Docentes em contrato temporário – por rede e unidade da federação (em %)
UF | Estadual | Municipal | ||
---|---|---|---|---|
2013 | 2023 | 2013 | 2023 | |
UF Brasil | Estadual 31,1 | Municipal 51,6 | 2013 25,6 | 2023 33,8 |
UF Norte | ||||
UF Acre | Estadual 65,5 | Municipal 75,1 | 2013 61,1 | 2023 53,3 |
UF Amapá | Estadual 17,8 | Municipal 30,2 | 2013 24,1 | 2023 33,6 |
UF Amazonas | Estadual 41,4 | Municipal 9,8 | 2013 41,5 | 2023 53,2 |
UF Pará | Estadual 17,2 | Municipal 6,4 | 2013 44,1 | 2023 48,7 |
UF Rondônia | Estadual 14,8 | Municipal 29,0 | 2013 11,2 | 2023 12,4 |
UF Roraima | Estadual 40,2 | Municipal 34,9 | 2013 48,5 | 2023 34,6 |
UF Tocantins | Estadual 35,5 | Municipal 79,4 | 2013 31,7 | 2023 46,0 |
UF Nordeste | ||||
UF Alagoas | Estadual 50,2 | Municipal 37,8 | 2013 33,7 | 2023 55,5 |
UF Bahia | Estadual 30,3 | Municipal 6,9 | 2013 23,4 | 2023 35,4 |
UF Ceará | Estadual 66,7 | Municipal 57,0 | 2013 36,2 | 2023 45,5 |
UF Maranhão | Estadual 29,9 | Municipal 55,1 | 2013 39,7 | 2023 46,6 |
UF Paraíba | Estadual 45,2 | Municipal 45,4 | 2013 29,4 | 2023 43,3 |
UF Pernambuco | Estadual 43,9 | Municipal 62,5 | 2013 35,1 | 2023 49,6 |
UF Piauí | Estadual 38,0 | Municipal 53,3 | 2013 23,7 | 2023 36,7 |
UF Rio Grande do Norte | Estadual 6,8 | Municipal 6,3 | 2013 21,9 | 2023 31,2 |
UF Sergipe | Estadual 8,1 | Municipal 30,2 | 2013 12,7 | 2023 35,7 |
UF Sudeste | ||||
UF Espírito Santo | Estadual 72,2 | Municipal 73,4 | 2013 41,0 | 2023 51,0 |
UF Minas Gerais | Estadual 13,1 | Municipal 80,4 | 2013 30,5 | 2023 33,9 |
UF Rio de Janeiro | Estadual 4,9 | Municipal 4,3 | 2013 13,5 | 2023 18,5 |
UF São Paulo | Estadual 25,7 | Municipal 50,7 | 2013 10,3 | 2023 21,0 |
UF Sul | ||||
UF Paraná | Estadual 39,3 | Municipal 50,9 | 2013 5,2 | 2023 13,8 |
UF Rio Grande do Sul | Estadual 37,6 | Municipal 58,7 | 2013 8,7 | 2023 17,5 |
UF Santa Catarina | Estadual 58,3 | Municipal 71,0 | 2013 38,9 | 2023 42,1 |
UF Centro-Oeste | ||||
UF Distrito Federal | Estadual 27,6 | Municipal 56,4 | 2013 - | 2023 - |
UF Goiás | Estadual 27,8 | Municipal 47,6 | 2013 18,7 | 2023 27,8 |
UF Mato Grosso | Estadual 64,6 | Municipal 66,4 | 2013 43,4 | 2023 45,4 |
UF Mato Grosso do Sul | Estadual 64,7 | Municipal 69,6 | 2013 49,6 | 2023 52,1 |
Fonte:MEC/Inep/DEED - Sinopses da Educação Básica.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Carreira
Porcentagem de municípios que, em 2021, possuíam plano de cargo e carreira e critérios para os docentes – por unidade da federação
UF | Plano cargo e carreira | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos |
---|---|---|
UF Brasil | Plano cargo e carreira 96,3 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 82,9 |
UF Norte | ||
UF Acre | Plano cargo e carreira 91 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 90 |
UF Amapá | Plano cargo e carreira 98 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 80 |
UF Amazonas | Plano cargo e carreira 100 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 100 |
UF Pará | Plano cargo e carreira 97 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 74 |
UF Rondônia | Plano cargo e carreira 94 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 90 |
UF Roraima | Plano cargo e carreira 100 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 93 |
UF Tocantins | Plano cargo e carreira 91 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 91 |
UF Nordeste | ||
UF Alagoas | Plano cargo e carreira 98 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 91 |
UF Bahia | Plano cargo e carreira 98 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 84 |
UF Ceará | Plano cargo e carreira 99 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 86 |
UF Maranhão | Plano cargo e carreira 97 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 89 |
UF Paraíba | Plano cargo e carreira 100 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 93 |
UF Pernambuco | Plano cargo e carreira 98 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 91 |
UF Piauí | Plano cargo e carreira 98 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 91 |
UF Rio Grande do Norte | Plano cargo e carreira 99 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 87 |
UF Sergipe | Plano cargo e carreira 97 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 90 |
UF Sudeste | ||
UF Espírito Santo | Plano cargo e carreira 100 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 78 |
UF Minas Gerais | Plano cargo e carreira 89 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 77 |
UF Rio de Janeiro | Plano cargo e carreira 93 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 49 |
UF São Paulo | Plano cargo e carreira 96 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 84 |
UF Sul | ||
UF Paraná | Plano cargo e carreira 99 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 80 |
UF Rio Grande do Sul | Plano cargo e carreira 100 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 68 |
UF Santa Catarina | Plano cargo e carreira 98 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 88 |
UF Centro-Oeste | ||
UF Distrito Federal | Plano cargo e carreira 100 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 100 |
UF Goiás | Plano cargo e carreira 96 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 91 |
UF Mato Grosso | Plano cargo e carreira 98 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 88 |
UF Mato Grosso do Sul | Plano cargo e carreira 95 | Plano prevê 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos 93 |
Fonte:IBGE/Munic 2021.
Elaboração:Todos Pela Educação.
Remuneração
Remuneração média dos professores da rede pública em exercício (mediana e quartis) - Valores a preços correntes, em 2020 – por unidade da federação, em R$
UF | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais | ||||||
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Remuneração Bruta, em R$ | Carga horária média semanal | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ | |||||
1º quartil | Mediana | Média | 3º quartil | Desvio padrão | |||
UF Brasil | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.289,12 | Remuneração Bruta, em R$ 3.186,33 | Carga horária média semanal 3.758,94 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 4.550,43 | 1º quartil 2.371,79 | Mediana 29,5 | Média 5.104,73 |
UF Norte | |||||||
UF Acre | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.162,41 | Remuneração Bruta, em R$ 2.494,90 | Carga horária média semanal 2.835,87 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 3.178,00 | 1º quartil 1.451,60 | Mediana 30,0 | Média 3.781,58 |
UF Amapá | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 4.095,98 | Remuneração Bruta, em R$ 5.521,60 | Carga horária média semanal 5.774,31 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 6.775,24 | 1º quartil 2.305,07 | Mediana 38,8 | Média 5.946,60 |
UF Amazonas | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.092,45 | Remuneração Bruta, em R$ 2.605,93 | Carga horária média semanal 3.108,66 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 3.820,67 | 1º quartil 1.832,58 | Mediana 29,2 | Média 4.259,94 |
UF Pará | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.616,02 | Remuneração Bruta, em R$ 3.954,03 | Carga horária média semanal 4.344,39 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 5.624,86 | 1º quartil 2.339,57 | Mediana 29,4 | Média 5.907,51 |
UF Rondônia | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.879,10 | Remuneração Bruta, em R$ 3.674,65 | Carga horária média semanal 3.741,21 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 4.048,48 | 1º quartil 1.753,59 | Mediana 35,0 | Média 4.281,22 |
UF Roraima | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.893,52 | Remuneração Bruta, em R$ 3.426,87 | Carga horária média semanal 4.074,79 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 4.561,69 | 1º quartil 2.154,92 | Mediana 35,4 | Média 4.604,52 |
UF Tocantins | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.530,32 | Remuneração Bruta, em R$ 3.535,78 | Carga horária média semanal 3.775,19 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 4.367,43 | 1º quartil 2.215,55 | Mediana 36,6 | Média 4.125,61 |
UF Nordeste | |||||||
UF Alagoas | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 1.775,58 | Remuneração Bruta, em R$ 2.436,11 | Carga horária média semanal 2.882,03 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 3.358,77 | 1º quartil 2.347,94 | Mediana 30,2 | Média 3.811,25 |
UF Bahia | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.126,16 | Remuneração Bruta, em R$ 3.264,16 | Carga horária média semanal 4.060,04 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 5.248,27 | 1º quartil 2.744,02 | Mediana 28,7 | Média 5.653,20 |
UF Ceará | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 1.658,89 | Remuneração Bruta, em R$ 2.325,87 | Carga horária média semanal 3.001,79 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 3.840,71 | 1º quartil 2.129,52 | Mediana 29,3 | Média 4.098,50 |
UF Maranhão | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.254,80 | Remuneração Bruta, em R$ 3.132,49 | Carga horária média semanal 3.399,97 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 3.933,48 | 1º quartil 1.965,87 | Mediana 24,3 | Média 5.591,32 |
UF Paraíba | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.083,34 | Remuneração Bruta, em R$ 2.956,69 | Carga horária média semanal 3.199,71 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 3.723,95 | 1º quartil 2.280,73 | Mediana 34,8 | Média 3.672,87 |
UF Pernambuco | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 1.854,68 | Remuneração Bruta, em R$ 2.920,32 | Carga horária média semanal 3.300,87 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 4.124,42 | 1º quartil 2.320,02 | Mediana 35,2 | Média 3.751,99 |
UF Piauí | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 1.773,52 | Remuneração Bruta, em R$ 2.944,79 | Carga horária média semanal 3.366,71 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 4.240,64 | 1º quartil 2.351,60 | Mediana 32,8 | Média 4.109,79 |
UF Rio Grande do Norte | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.910,81 | Remuneração Bruta, em R$ 3.664,93 | Carga horária média semanal 4.157,93 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 4.535,96 | 1º quartil 2.714,61 | Mediana 30,9 | Média 5.378,28 |
UF Sergipe | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 3.733,17 | Remuneração Bruta, em R$ 4.685,82 | Carga horária média semanal 4.928,66 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 5.712,81 | 1º quartil 2.528,13 | Mediana 38,3 | Média 5.153,30 |
UF Sudeste | |||||||
UF Espírito Santo | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.141,37 | Remuneração Bruta, em R$ 2.620,55 | Carga horária média semanal 3.136,81 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 3.471,07 | 1º quartil 2.189,24 | Mediana 25,9 | Média 4.839,97 |
UF Minas Gerais | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.135,81 | Remuneração Bruta, em R$ 2.661,22 | Carga horária média semanal 3.154,48 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 3.638,80 | 1º quartil 2.109,44 | Mediana 25,1 | Média 5.017,79 |
UF Rio de Janeiro | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.176,84 | Remuneração Bruta, em R$ 3.006,48 | Carga horária média semanal 3.906,54 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 4.864,89 | 1º quartil 2.590,04 | Mediana 27,2 | Média 5.755,21 |
UF São Paulo | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.792,82 | Remuneração Bruta, em R$ 3.634,58 | Carga horária média semanal 4.224,87 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 5.074,64 | 1º quartil 2.267,48 | Mediana 32,9 | Média 5.133,01 |
UF Sul | |||||||
UF Paraná | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.318,62 | Remuneração Bruta, em R$ 3.094,49 | Carga horária média semanal 3.525,44 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 4.137,16 | 1º quartil 1.961,56 | Mediana 24,8 | Média 5.697,01 |
UF Rio Grande do Sul | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.193,85 | Remuneração Bruta, em R$ 2.876,14 | Carga horária média semanal 3.371,08 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 3.715,39 | 1º quartil 2.268,93 | Mediana 25,5 | Média 5.285,55 |
UF Santa Catarina | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.032,67 | Remuneração Bruta, em R$ 3.128,92 | Carga horária média semanal 3.664,10 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 4.520,09 | 1º quartil 2.500,46 | Mediana 29,1 | Média 5.034,35 |
UF Centro-Oeste | |||||||
UF Distrito Federal | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 4.902,53 | Remuneração Bruta, em R$ 5.650,63 | Carga horária média semanal 6.545,92 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 8.442,62 | 1º quartil 2.584,47 | Mediana 33,8 | Média 7.748,63 |
UF Goiás | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.652,69 | Remuneração Bruta, em R$ 4.527,71 | Carga horária média semanal 4.678,33 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 5.952,86 | 1º quartil 2.588,95 | Mediana 35,8 | Média 5.234,28 |
UF Mato Grosso | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.598,99 | Remuneração Bruta, em R$ 4.104,89 | Carga horária média semanal 4.348,56 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 5.613,45 | 1º quartil 2.493,49 | Mediana 34,5 | Média 5.042,20 |
UF Mato Grosso do Sul | Dados de remuneração dos docentes localizados na Rais 2.334,03 | Remuneração Bruta, em R$ 3.230,82 | Carga horária média semanal 3.656,82 | Remuneração média padronizada para 40h semanais, em R$ 4.395,53 | 1º quartil 2.126,81 | Mediana 22,2 | Média 6.586,58 |
Fonte:Censo da Educação Básica e Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) - Ano base.
Elaboração:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
29
Contabiliza o número de docentes do Censo que foram localizados na RAIS em algum emprego vinculado à Educação (avaliado pela Classificação Brasileira de Ocupações ou Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e cuja natureza jurídica do contrato era equivalente à rede de ensino do Censo Escolar.
30
De acordo com as orientações de preenchimento da RAIS, integram as remunerações mensais: salários, ordenados, vencimentos, soldos, soldadas, honorários, vantagens, adicionais extraordinários, suplementações, representações, bonificações, gorjetas, gratificações, participações, produtividade, porcentagens, comissões e corretagens (o 13º salário não é incluído nas remunerações mensais).
31
A média da remuneração bruta corresponde à seguinte fórmula: (Total de remunerações recebidas, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa)/ (Total de meses trabalhados, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa).
32
A carga horária média semanal corresponde à seguinte fórmula: (Total de horas contratuais trabalhadas, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa)/(Total de meses trabalhados, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa)/4.
33
A remuneração média padronizada para 40 horas semanais pode ser calculada pela seguinte fórmula: 40*(média da remuneração bruta)/(carga horária média semanal).
34
A remuneração bruta de um docente corresponde à seguinte fórmula: (Total de remunerações recebidas pelo docente, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa)/(Total de meses trabalhados pelo docente, em 2020, no ente federado, na dependência administrativa).
35
Para mais informações, veja a nota técnica do indicador: https://download.inep.gov.br/dados_abertos/indicadores_educacionais/nota_tecnica_remuneracao_media_docentes_educacao_basica.pdf.
37
O Secretário de Estado do Rio de Janeiro solicitou a exclusão do resultado da rede estadual, informando que houve um equívoco na informação da carga horária contratual na RAIS, gerando uma informação não correspondente com a realidade.
Novas Diretrizes, velhos desafios: a urgência da formação inicial docente
O Ministério da Educação (MEC) homologou, em 2024, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissional do Magistério da Educação Escolar Básica (Resolução 04/2024), um marco significativo para a Educação brasileira.
Há três avanços a serem destacados nas novas DCNs: 1) sustentação de que os futuros professores sejam formados com foco nas práticas docentes; 2) reconhecimento das redes de ensino e escolas da Educação Básica como corresponsáveis pela formação dos professores; e 3) definição clara do perfil do egresso.
Com muita ênfase, foi reafirmada a necessidade de maior articulação, inclusive com formalização através de convênios, das instituições formadoras e as redes de ensino e suas escolas, visando estruturar e propiciar o campo de estágio e práticas docentes.
A existência de Diretrizes que orientam a formação de professores está em linha com as evidências científicas e experiências educacionais exitosas. É também um movimento que faz sentido, dado que a figura do professor explica 60% da aprendizagem do estudante e é mais importante do que todos os demais fatores intraescolares juntos (Instituto Península, 2024).
Um dos principais desafios na formação de professores é a desconexão entre os cursos de formação inicial e a realidade escolar. Muitos cursos de licenciatura, na contramão das Diretrizes, ainda mantêm um currículo que não reflete os desafios da escola. Este descompasso, em muitos casos, resulta na preparação inadequada dos futuros professores, que enfrentam um ambiente escolar cada vez mais complexo e diversificado.
Além disso, a modalidade de Ensino a Distância cresceu significativamente nos últimos dez anos. Em 2023, mais de um milhão de matrículas foram registradas em cursos voltados para a docência no EaD, o que representa mais que o dobro das matrículas de 2013. Embora a Educação a Distância tenha contribuído para a democratização do acesso ao Ensino Superior, sua eficácia na formação docente ainda é debatida.
Ainda que importantes, as novas DCNs não representam uma bala de prata para todos os desafios enfrentados pela Educação. Elas servem mais como um guia estratégico para melhorar a formação dos futuros professores. Devemos, no entanto, enfrentar o desafio da sua implementação. O MEC e o CNE (Conselho Nacional de Educação) deveriam formar um Grupo de Trabalho, composto pelas Instituições de Ensino Superior (IES) formadoras e pelas redes de Educação Básica, para mapear os desafios da implementação e pactuar estratégias e ações de transformação para a formação inicial de professores.
Haroldo Corrêa Rocha
Coordenador-geral do Movimento Profissão Docente